Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.448
Total de tópicos
26.915
  • Rosa de Jericó verdade ou mentira?
    Iniciado por sandrapechorro
    Lido 29.207 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.



Planta milenar do médio oriente. A lenda diz que matou a sede a Jesus no deserto e que por isso foi abençoada. Atribuem-se-lhe propriedades protectoras e curativas entre outras. Um amuleto vivo! Vem acompanhada de oração e diversas formas de utilizar mediante o seu pedido (proteção, amor, paz no lar, dinheiro, etc).

Don´t be afraid

e também afasta os insectos enquanto seca, basta deitar agua que ela renasce;) onde se compra? nunca vi nenhuma à venda..

Citação de: mortgana em 07 fevereiro, 2012, 16:13
e também afasta os insectos enquanto seca, basta deitar agua que ela renasce;) onde se compra? nunca vi nenhuma à venda..

eu já vi, em lojas de exoterismo, em vila franca de Xira existe uma no centro comercial
e em Lisboa no parque das nações existem lá umas barraquinhas, algumas pessoas  a ler o tarot, e também vendem lá pedras e essa planta também já vi lá....
Don´t be afraid

Ligeia
Porque é que no título do tópico pergunta se é verdade ou mentira?
A planta revitaliza-se em contato com a água, sim. Encontra-se à venda em lojas de produtos místicos e não só (algumas floristas e hortos também vendem). A pergunta é dirigida à lenda? Se o é, uma lenda é isso mesmo, uma lenda...  ;)

chacalnegro
Olá, já alguém aqui teve uma rosa de Jericó? Eu tive várias, de facto a planta abre quando posta em água, mas nunca ficou verde ou mostrou sinais de estar viva. O que acho é que o enrolar e desenrolar as folhas é só um reflexo causado pelas oscilações de humidade, da mesma maneira que quando pomos folhas secas de qualquer planta em água para fazer uma infusão. Estão todas dobradas e secas, quando entram na água ficam direitinhas ;).

A lenda não é aplicável à Selaginella lepidophylla, porque é originária do México. Estará relacionada, com a Anastatica hierochuntica essa sim do Médio Oriente. Aliás a Selaginella lepidophylla é conhecida por falsa rosa de Jericó.

Citação de: chacalnegro em 12 fevereiro, 2012, 10:16
Olá, já alguém aqui teve uma rosa de Jericó? Eu tive várias, de facto a planta abre quando posta em água, mas nunca ficou verde ou mostrou sinais de estar viva. O que acho é que o enrolar e desenrolar as folhas é só um reflexo causado pelas oscilações de humidade, da mesma maneira que quando pomos folhas secas de qualquer planta em água para fazer uma infusão. Estão todas dobradas e secas, quando entram na água ficam direitinhas ;).

A lenda não é aplicável à Selaginella lepidophylla, porque é originária do México. Estará relacionada, com a Anastatica hierochuntica essa sim do Médio Oriente. Aliás a Selaginella lepidophylla é conhecida por falsa rosa de Jericó.

Obrigado pelo esclarecimento estava começando a ficar com dúvida sobre o que eu sabia.  ::)
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

serrasagrada
Perdão, não entendi a pergunta... quando perguntas se é verdade ou mentira, a que te referes?

dizem que se a rosa de jerico morrer e porque foi alguém a nossa casa que nós quer mal e que nos inveja e que essa inveja em vez de cair sobre nos cai sobre a planta, queria saber a vossa opinião se será verdade?
Don´t be afraid

chacalnegro
Citação de: sandrapechorro em 13 fevereiro, 2012, 11:41
dizem que se a rosa de jerico morrer e porque foi alguém a nossa casa que nós quer mal e que nos inveja e que essa inveja em vez de cair sobre nos cai sobre a planta, queria saber a vossa opinião se será verdade?
Sandra, a planta está seca e morta. Aconselho-vos a comprar uma e a pô-la em água. 2 semanas depois, não só não ficou verde, como apodreceu. Portanto isso não passa de uma crendice barata. Além do mais, o que quer que seja não é um talismã por si próprio. Outro erro, uma planta não pode ser objecto de devoção, a não ser que sejas animista, a quem são endereçadas orações. Portanto, não passa de uma crendice barata resultante da suposta ressurreição da planta. Alguém se lembrou um dia de criar um mito quando viu o reflexo da planta seca perante a humidade.

#9
Citação de: chacalnegro em 13 fevereiro, 2012, 12:17
Sandra, a planta está seca e morta. Aconselho-vos a comprar uma e a pô-la em água. 2 semanas depois, não só não ficou verde, como apodreceu. Portanto isso não passa de uma crendice barata. Além do mais, o que quer que seja não é um talismã por si próprio. Outro erro, uma planta não pode ser objecto de devoção, a não ser que sejas animista, a quem são endereçadas orações. Portanto, não passa de uma crendice barata resultante da suposta ressurreição da planta. Alguém se lembrou um dia de criar um mito quando viu o reflexo da planta seca perante a humidade.

concordo é o mais provável....
Don´t be afraid

Ligeia
Chacalnegro, já tive uma planta dessas em casa e não apodreceu ao fim de um par de semanas (mudava a água com alguma frequência)... Também ficou com bastantes folhas verdes (um verde desmaiado, é certo, mas ainda assim verde). Por isso não sei até que ponto será uma planta morta-morta... Mas vai na volta é mesmoe apanhei uma com resquícios de cor nas folhas.

Quanto a se a planta morrer é porque esteve presente alguém que nos quer mal... Vai da crença de cada um (diz-se isso de tantas plantas e seres vivos que, a ser verdade, não haveria uma só criatura viva no planeta, tal é a inveja e mal-querer que pulula por aí).





Selaginella lepidophylla (rosa de jericó)
Na verdade esta planta é da América central (mais ou menos), deserto de Chihuahua.

Quaando chove, a planta reverdesce, cria flores e quando a humidade não é suficiente "hiberna" :D

No México utilizam-na como diurético, agora  espiritualmente falando, se faz algum efeito, é simples: experimenta-se!

Faz as pessoas sentirem-se bem? faz-lhes bem  á alma? continuem, a planta até é gira
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

Citação de: Salomé em 14 fevereiro, 2012, 18:36
Selaginella lepidophylla (rosa de jericó)
Na verdade esta planta é da América central (mais ou menos), deserto de Chihuahua.

Quaando chove, a planta reverdesce, cria flores e quando a humidade não é suficiente "hiberna" :D

No México utilizam-na como diurético, agora  espiritualmente falando, se faz algum efeito, é simples: experimenta-se!

Faz as pessoas sentirem-se bem? faz-lhes bem  á alma? continuem, a planta até é gira

verdade, mal não hade fazer.....  ;D
Don´t be afraid

Eu tenho uma "rosa de jericó" e volta e meia tiro-lhe a agua, deixo-a secar durante uns tempos... depois lavo-a  debaixo da torneira (para retirar o pó), coloco-a dentro de agua e uma vez por semana deito-lhe um cadinho de adubo liquido para plantas verdes. Fica tão linda!
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

chacalnegro
Citação de: Salomé em 15 fevereiro, 2012, 17:41
Eu tenho uma "rosa de jericó" e volta e meia tiro-lhe a agua, deixo-a secar durante uns tempos... depois lavo-a  debaixo da torneira (para retirar o pó), coloco-a dentro de agua e uma vez por semana deito-lhe um cadinho de adubo liquido para plantas verdes. Fica tão linda!
Dá folhas novas e está verde?