Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • Lista de nomes próprios permitidos em Portugal
    Iniciado por Marlene
    Lido 23.403 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
A título de curiosidade, andei a pesquisar sobre quais os nomes próprios permitidos em Portugal e encontrei a seguinte listagem:

http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/vocabulos-admitidos-e/downloadFile/file/Lista_de_nomes30-09-2011.pdf?nocache=1323687849.87

Achei bastante interessante por alguns motivos, como por exemplo:

- Posso chamar de Luís Figo ao meu filho, mas não de Luís de Camões;
- Se o quiser registar como Kevin não posso, mas como Kévim ou Quévim já;
- Não encontrei a Lyonce nem a Viiktórya em lado nenhum (será que esse é mesmo o nome da cachopa?);
- Posso chamar a minha filha de América e de Índia mas não de África (isso é discriminação, pah!);
- Há quem tente dar o nome de personagens da Walt Disney aos putos (Aladino é permitido  :laugh: mas Sandokan não... é por não ser da Disney);
- Há pessoal que chega ao ponto de tentar registar os filhos com nomes de doenças (Lúpus) e de laboratórios farmacêuticos (Alter), mas graças a Deus que não deixaram...  ;D ;D ;D


Ligeia
#2
Tantas ideias, tantas ideias...  ;D

Mas deparei-me com nomes (sim, tive o cuidado de verificar a grafia) que não são permitidos mas dos quais tenho conhecimento como registados cá: Edviges (sem H), Ioque (num homem e não numa mulher), Marianela (e não Marinela), Lobélia e Lassalete (não me refiro ao colégio La-Salete em Barcelos). Esta agora...  ::)

Mavelete, Flamínia, Igelcemina e Iochabel, entre outros: estão cá dentro!  ;D




E depois temos aqueles com nomes engraçados. ;D

José Rasgado
Calhau Branco
Gentil Marado
Plínio Gaie
António Panelas
Vitorino Brochado
Alameda Aberta
Maria Cabra de Monte-Santo

:D :D :D :D
A vida é efémera, a morte inevitável mas a palavra é eterna...

Ligeia
Citação de: Sharkuel em 01 fevereiro, 2012, 09:34
E depois temos aqueles com nomes engraçados. ;D

José Rasgado
Calhau Branco
Gentil Marado
Plínio Gaie
António Panelas
Vitorino Brochado
Alameda Aberta
Maria Cabra de Monte-Santo

:D :D :D :D

Esse foi diretor do meu departamento o ano passado!  :D

Citação de: Ligeia em 02 fevereiro, 2012, 14:34
Esse foi diretor do meu departamento o ano passado!  :D

LOL elah! ;D lol será que já falei com ele?! lol Hmm... ;D Tens diretores com nomes engraçados no teu departamento =p lol
A vida é efémera, a morte inevitável mas a palavra é eterna...

Ligeia
Citação de: Sharkuel em 02 fevereiro, 2012, 19:10
LOL elah! ;D lol será que já falei com ele?! lol Hmm... ;D Tens diretores com nomes engraçados no teu departamento =p lol

Ui, ui, não me admirava nada, lá comunicativo era o director Vitorino! Isto de lidar constantemente com colegas e chefes novos é uma alegria, e bem vistas as coisas deparo-me com nomes super fofinhos, se deparo  ;D


Porque será que os nomes em ingles não são permitidos em portugal? No brasil são permitidos  :)

B.S

Citação de: BrunaBr em 02 fevereiro, 2012, 20:50
Porque será que os nomes em ingles não são permitidos em portugal? No brasil são permitidos  :)



Não faço ideia, mas não tem grande lógica...

Citação de: Marlene em 03 fevereiro, 2012, 12:37
Não faço ideia, mas não tem grande lógica...

Não tem lógica o que? O não ser permitido?
Eu concordo com a proibição, a lógica é que vivemos em Portugal os nomes devem ser Portugueses e devem ter a ver com a nossa cultura, pomos um nome a uma criança em inglês, pode ser muito bonitinho mas a maior parte das vezes nem sabem o significado do nome.

Citação de: romi em 03 fevereiro, 2012, 14:20
Não tem lógica o que? O não ser permitido?
Eu concordo com a proibição, a lógica é que vivemos em Portugal os nomes devem ser Portugueses e devem ter a ver com a nossa cultura, pomos um nome a uma criança em inglês, pode ser muito bonitinho mas a maior parte das vezes nem sabem o significado do nome.

Nem sabem o significado, nem sabem pronunciá-lo. É por isto que se calhar nos devemos ficar por nomes que tenham que ver com as nossas origens. Compreendo que se pode tornar um pouco frustrante gostar tanto de um nome que não pode ser atribuído, mas por outro lado a lista até é longa!  :laugh:

Citação de: romi em 03 fevereiro, 2012, 14:20
Não tem lógica o que? O não ser permitido?
Eu concordo com a proibição, a lógica é que vivemos em Portugal os nomes devem ser Portugueses e devem ter a ver com a nossa cultura, pomos um nome a uma criança em inglês, pode ser muito bonitinho mas a maior parte das vezes nem sabem o significado do nome.

Sim, concordo que como vivemos em países da língua portuguesa devemos conservar os nomes em portugues, mas não permitir já é de mais na minha opinião. Os pais deviam por o nome que quiser nos filhos.  :)
B.S

Citação de: romi em 03 fevereiro, 2012, 14:20
Não tem lógica o que? O não ser permitido?
Eu concordo com a proibição, a lógica é que vivemos em Portugal os nomes devem ser Portugueses e devem ter a ver com a nossa cultura, pomos um nome a uma criança em inglês, pode ser muito bonitinho mas a maior parte das vezes nem sabem o significado do nome.

Não tem lógica, na minha opinião, devido à quantidade de emigrantes que temos no nosso país (Vão colocar um nome com o qual não se identificam? Tipo um casal de ingleses ter que chamar o filho de João em vez de John, por exemplo).

Citação de: Marlene em 03 fevereiro, 2012, 15:19
Não tem lógica, na minha opinião, devido à quantidade de emigrantes que temos no nosso país (Vão colocar um nome com o qual não se identificam? Tipo um casal de ingleses ter que chamar o filho de João em vez de John, por exemplo).

Concordo com a Marlene. ;)
B.S

Outro exemplo é o que dei inicialmente, não poder chamar Kevin mas se for Kévim ou Quévim já se pode (que adaptações mais estranhas).

Mas sou totalmente contra aceitarem qualquer tipo de nomes, atenção!(há gente com bastante imaginação  :laugh:)