Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.448
Total de tópicos
26.915
  • [Outro]Museu das Relações Terminadas: a arte do fim do amor
    Iniciado por MissTiny
    Lido 2.113 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Em Zagreb, na Croácia, existe um museu que, embora à primeira vista não pareça, combina de forma única áreas como a ciência, história, filosofia e arte contemporânea. Este museu aborda as consequências da famosa fórmula química da atracção. Depois de descobertos os seus efeitos, os receptores começam a sentir transformações inéditas até então: para além de uma coragem que os torna capaz de enfrentar qualquer obstáculo, a sua percepção sobre o mundo e todos os seus sentidos também é alterada.
No Museu das Relações Terminadas têm lugar estes amores que, apesar de terem tudo para dar certo, não foram felizes para sempre. As suas exposições são uma autêntica mostra da criatividade dos apaixonados. É que os objectos exibidos são mesmo reais, ou seja, foram ofertas da sua cara-metade durante a relação e doadas quando esta terminou.
A ideia deste museu partiu da própria história dos fundadores. Olinka Vistica e Drazen Grubisic quiseram criar algo inovador com o fim da sua relação amorosa. Depois da separação, apresentaram uma exposição numa bienal em Zagreb com alguns dos presentes e lembranças que tinham trocado. O que seria apenas a partilha artística de uma experiência pessoal, tornou-se num símbolo de identificação universal com convites para percorrer o mundo.

Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos, Sérvia e África do Sul são países por onde o museu já viajou e foi recolhendo mais objectos para a sua colecção. Segundo Drazen, a intenção do museu é oferecer uma oportunidade para superar a ruptura doando o que torna difícil esquecê-la. A cada contribuição feita, fica anexado também o seu significado e o momento em que foi oferecida. " Cada objecto exposto é único e tem uma descrição cheia de sentimento, de como a pessoa viveu essa situação. Isto porque nós pensamos que pode mesmo ser terapêutico para os corações partidos", acrescenta.
Variedade não falta no Museu das Relações Terminadas. Desde peças normais como roupa, ursinhos de peluche, álbuns de fotografia, porta-chaves e objectos decorativos, até aos bizarros como algemas, uma prótese ou um machado. Há ainda outros repletos de emoção: um vestido de noiva e um telemóvel pessoal oferecido à ex para se certificar de que nunca mais lhe telefonaria. A entrada custa 2Kn (cerca de 27 cêntimos). Em 2011, venceu o Prémio Europeu de Museus como o museu mais inovador da Europa.





Fonte:Obviousmag

Bem giro, Mas eu sempre preferi espatifar as ofertas que me vinham do outro lado  ;D ;D ;D ;D
Templa - Membro nº 708

Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Eu devia ter conhecido isto antes... E conheço algumas pessoas que também deveriam ter conhecido isto antes... Não há hipótese de abrir um em Portugal?

Pessoal do PP com o coração rachado, vamos todos juntar as nossas coisas e abrirmos o nosso próprio museu. 27 cent. por visita, ficamos todos ricos num instante...
Chegasteis até aqui,
Não chegarás mais além.

sofiagov
Citação de: Templa em 14 janeiro, 2012, 22:20
Bem giro, Mas eu sempre preferi espatifar as ofertas que me vinham do outro lado  ;D ;D ;D ;D
;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ...tive exactamente a mesma ideia Templa....

Já pensaram em vender as bujigangas em vez de as partirem?
Com esta crise ainda poderiam fazer uns trocos a mais  ;D

sofiagov
Citação de: hoopsy em 12 junho, 2014, 14:27
Já pensaram em vender as bujigangas em vez de as partirem?
Com esta crise ainda poderiam fazer uns trocos a mais  ;D

excelente idéia também...uns trocos vem sempre a calhar. ;D ;D ;D