Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.445
Total de tópicos
26.915
  • Reencarnação
    Iniciado por chacalnegro
    Lido 7.837 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
INCUBUS
Estava-mos em ondas diferentes....tu nas teorias...e eu nas investigações.... :-[

#16
Na falta de bases concretas ... tudo são teorias ...

Mas gostei da expressão ...  ;D
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

INCUBUS
Bom todas as bases concretas se baseiam em teorias no inicio  ;), neste caso em particular são muitos seculos de teorias sem respostas, voto na ciência... >:D

Olá!

Embora não me enquadre na hoste dos crentes tal como genericamente aderem ao tema também não sou ceptico,este tema da reencarnação é complicado.

Embora o problema demografico constitua por si um paradoxo,visto que é razoavel perguntar onde estavam,ou onde estavamos durante milenios,e por um momento....a vida explodiu.

Mas como o tema da morte e da sobrevivencia, para mim sempre foi um lado-a-lado, tenho uma
opinião.

Para mais,na infancia,quatro ou cinco anos de idade,tive um sonho em que o tema era realmente
a morte e o que se passava  depois dela.Ainda hoje pela forma como o sonho se apresentou,o mesmo possui aureola numinosa,visto que nada sabia sobre a sobrevivencia ou morte,nunca tinha visto cadaver humano,nunca tinha tido experiencia de morte ou assistido a funeral,ou outro relacionado.

Diga-se de passagem  que já fui resgatado á morte por algumas vezes.Quando nasci,quando fiz operação ao apendice,quando estive para morrer afogado,(é verdade,o tunel de cor violeta exite),quando um transformador de computador se "colou" ao abdomen por sorte do lado esquerdo,ao ponto de me fazer arder a camisa.

Mas vamos á minha opinião sobre a Reencarnação.

Primeiro,nascemos uns dos outros,os nossos pais nasceram dos nossos avós ,nós dos nossos pais
e nós seremos origem de novas geraçoes.
Só existem dois tipos de materia,a materia inerte,para os mais exigentes,o que constitui a
Tabela Periodica.E a materia viva,isto é a Vida_Em_Si,na prepectiva Kantiana da Coisa_Em_Si.
Isto é existem muitas representaçoes da mesma nas diferentes formas de vida,mas a mesma nunca foi digamos em termos simples,representada,a fonte nunca se autorepesentou. 

Estas são radicalmente opostas.Por exemplo se num campo relvado deixar,um pedaço de ferro este oxida ate ficar em ferrugem,oxido de ferro.Logo a materia inerte tende para a decomposição
nos seus elementos basicos ,estados de energia simples,para a Entropia.

Por outro lado se deixar dois coelhos no mesmo lugar,falamos de Materia viva,a vida proliféra,
tende para estados de energia Complexa.digamos,lol,os muitos coelhos,a Exoentropia

Á materia terreste,aos constituintes basicos,vamos formando o corpo.Aos outros seres com vida
á materia viva e Egoica,vamos primeiramente "imitar" procedimentos basicos,depois consolidando
e aperfeiçoando nosso Ego,crescendo e descobrindo,construindo,tendendo para a nossa finalidade,isto é seres humanos.

A nossa interação com os demais constitui realmente o sentido de existencia ,passada,presente
e futura.

Como seres gregarios,isto é dados á sociabilisação,vamos,e agora dito em termos simples
influenciando a nossa existencia,construindo-a com tudo de bom ou de mau que podermos
fazer por nós e pelos outros,assim como os outros vao construindo sua existencia com tudo o de bom de mau que façam para si e para os outros.
Conclusão,quer queiramos ou não todos nós nos partilhamos,ofercemos e recebemos a todo o momento.

Esta é verdadeiramente a dinamica que a meu ver sustenta a ideia de reencarnação com os seus
apendices,o Karma e o Darma.

Quando morremos é certo,deixamos o corpo entregue á naturaza,para as proximas geraçoes.
Quanto ao nosso Ego esse,morre também,o fulano tal morreu,e a meu ver o Ser que era no seu todo terminou,nunca mais irá emergir como o mesmo que já foi.
Mas pela influencia boa ou má nas pessoas boas ou más que com ele interagiram ai ficaram as
sementes do porvir.
(Falo numa linguagem simples,o "bom" ou "mau",são pontos de vista comportamentais para que todos compreendam,e não no Mal ou no Bem do ponto de vista religioso,filosofico,etc.)

Assim essas Sementes do que fomos constituirão juntamente com Sementes do que outros foram, novos Seres,que nascem,unicos_em_si_mesmos,nunca só a soma do que foram.


Esta visão explica por um lado a continuidade do Ser sem ter que recorrer á ideia simplista
da reencarnação

O paradoxo demografico desaparece.

Explica as "reminiscencias" que temos de vidas passadas pela memoria contida na semente,sem que todavia fossemos o mesmo que viveu essas mesmas reminiscencias.

Pela reminiscencia seminal,explica o porquê de nos sentirmos "confortaveis" ou"desconfortaveis"
com alguns acontecimentos da vida,o Karma.
As sementes contêm também conteudos que tendem a inverter o sentido quando exageradamente foram vividos,Não devemos ser "muito bons" ou "muito maus" mas tender para o centro,para o equilibrio.

Isto é sentimos "no pelo" o que fizemos ou o que nos fizeram de bom ou mau.Sabemos que é
"karma"porque reagimos de forma singular,unica,a dada circunstancia como se alguma vez tevesssemos sido parte activa ou passiva.

Por outro lado explica o porquê do sentido de moralidade,justiça,porque quanto mais tendermos
para o centro,isto é não alimentar tênsoes,conflitos...etc mais justos somos com os outros
e com nós mesmos.

Ao nascerem novos seres apartir de nós e repetindo o ciclo,novos seres um dia serão mais sádios.

Ao proteger e educar e dar boas oportunidades ás novas geraçoes estamos a prepar o terreno onde nos semearemos,pois deles (re)nasceremos.
Não é isto que dizem desde á milenios os diversos mestres da humanidade???

P.S.
James Hillman, na obra "o Codigo da Alma" baseado inicialmente na historia de Platão contida na
Republica  "ER o Panfilio" explora este tema juntamente com o "genio",a verdadeira "semente" que
nos acompanha.

...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

fabiana
existe pessoas que só agreditam vendo então faze o que né e como tomé só agreditou que  jesus ressucitou  depois que viu ele vivo e com as feridas nas mãos....exemplo se eu escrever aqui que eu passei por uma esperiencia muito real de coissas que aconteceu comigo poucos irão  agreditar porque só agreditam  se acontecer com eles ou só agreditam vendo com os proprios olhos :o

Olá fabiana

Não se pode confundir, reencarnação com ressurreição, são coisas distintas ...

Além de que na Biblia, menciona claramente que após a morte de Jesus e na sua ressureição, houve muitos mortos,
que saíram dos seus túmulos, e apareceram a muitos nas cidades ...

A reencarnação deriva do Catolicismo, mas difere no contexto com a ressurreição ...


Fica bem
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

fabiana
#21
óla seth não estou misturando ressureição com reencarnação só estou me referindo as pessoas que só acreditam vendo assim como tomé só agreditou..vendo as marcas nas maõ de jesus tem pessoa que só acreditam vendo se a pessoa falar de uma esperiencia que teve eles não agreditam.só se acontecer com eles..estou me referindo a tomé

Olá!

Algo que caracteriza o Cristianismo ou as religiões que procedem do Juaismo,em relação á reencarnação,é que estas têm um Deus que as julgará nos seus actos e admitem no
Juizo Final algo parcido com reencarnação,a ressureição que não passa da ultima e unica reaencarnação.

Quanto aos orientais,pelo contrario,os Budistas por exemplo,não Têm um Deus Juiz,mas recorrem á figura da multipla  reencarnação  para atingir um estado divino o "nirvana".
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

chacalnegro
Citação de: INCUBUS em 18 fevereiro, 2012, 12:05
As Descobertas que têm sido feitas sobre a origem do homem claro, nessas descobertas nada nos indica que tenha havido reencarnação, acredito na religião na parte em que temos que nos agarrar a algo para justificar os nossos "pecados", mas a ciência é certa, não se baseia em suposições.
As descobertas só provam a evolução anatómica e orgânica do Homem. A alma e Deus não são objectos científicos. São caminhos distintos de conhecimento que não se cruzam.