Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • Centro Espírita - O Que É, Como Funciona?
    Iniciado por IceBurn
    Lido 68.037 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá Jeronimus!

Obrigada pela sua resposta tão esclarecedora, eu também pensei logo que tinha de haver algo de errado com aquele CE, pois como disse e muito bem no seu texto,  Jesus não cobrava as suas palestras e nem a ajuda que dava às pessoas e de facto aquilo que tenho lido sobrea ddoutrina espirita vai ao encontro desta ajuda ao próximo sem qualquer tipo de interesse financeiro,  e quanto mais pesquiso pela doutrina espirita, cada vez me identifico com ela. Até agora não tinha me conseguido identificar com nenhuma religião e sentia-me um pouco agustiada com isso, mas Deus vês-me encontrar a doutrina espirita, e por eu me identuficar com ela cada vez mais e sentir que é aqui que eu pertenço e é aqui que eu quero ficar e poder evoluir, é que quero muito ir a um CE, mas gostava que alguém me pudesse aconselhar um aqui em Lisboa.

Muito obrigada e bem haja!

Olá Lorena

Felizmente existem muitas opções de centros espíritas em Lisboa, o que permite conjugar critérios de próximidade geográfica, ao local de trabalho ou de residência, bem como horários. Mas o mais importante mesmo é encontrar um centro verdadeiramente espírita e onde se sinta bem :-)

O Centro Espírita Perdão e Caridade fica na zona de Santos, próximo do Museu Nacional de Arte Antiga, e tem várias actividades quase todos os dias. Durante a semana costuma ser mais tranquilo e ao Sábado mais movimentado.

A Fraternidade Espírita Cristã fica na zona da Sé e tem também várias actividades semanais e uma página na internet muito completa. http://www.fec.pt/website/

O Grupo Espírita Batuíra fica em Algés e é muito dinâmico, desenvolvendo também diversas actividades de auxílio social. Está também ligado a uma editora espírita, a Verdade e Luz.

Não conheço muito dos restantes centros, mas não há nada como experimentar e ir verificando como se sente ao frequentar as actividades públicas. Como em tudo na vida também nestes casos se aplica a questão das afinidades, vamos encontrando um centro/grupo com o qual nos identificamos mais. Tenha em atenção que em alguns centros com muitas actividades por vezes existem diferentes equipas responsáveis pela condução dos trabalhos, pelo que se poderá identificar mais com uma determinada equipa, que costuma estar presente em determinados dias, do que com outras.

Por outro lado, na Amadora fica também a Federação Espírita Portuguesa que desenvolve algumas actividades interessantes, nomeadamente palestras e seminários. http://feportuguesa.pt/ Nesta página pode também encontrar as moradas completas.

Um conselho seria tentar ir ao centro num dia em que exista atendimento fraterno. Este atendimento é sempre gratuito e efectuado em privado, permitindo identificar as suas necessidades e favorecer o seu acolhimento.

Outro conselho seria aproveitar que estamos no início do ano lectivo e inscrever-se no Curso Básico de Espiritismo. Diversos centros espíritas disponibilizam este curso, as aulas costumam ser semanais e ainda devem estar nas primeiras semanas, por isso não seria complicado juntar-se. São cursos sempre gratuitos. Pode também fazer o curso na versão online no site: http://www.adeportugal.org/adep/index.php

Espero ter ajudado :-)

Olá Jeronimus!

Muito obrigada mais uma vez pela sua preciosa ajuda, descobri que a Federação Espirita na Amadora fica muito perto de onde eu moro,hoje mesmo ligarei para saber qual o dia que fazem o atendimento fraterno, vou perguntar também sobre o curso que me falou. Prometo dar-lhe noticias de como correu tudo :)

Deus o abençoe e bem haja!

Lorena

Boa tarde. Digam-me uma coisa um espirita que frequente esses centros tem obrigatoriamente um guia espiritual e consegue resolver os problemas da mesma ordem de outrem que não possua o dom?

Obrigado

Olá

Não percebi muito bem a questão mas posso deixar algumas notas sobre este assunto.

Segundo a doutrina espírita, bem como segundo diversas religiões, todos temos um guia espiritual ou anjo da guarda. Este facto não depende da frequência de um centro espírita ou de qualquer dom pessoal.

O guia espiritual é sempre um espírito mais avançado do que nós, e por isso nos pode aconselhar da melhor forma para o nosso progresso, mas ainda não é um espírito puro ou sublimado. É um companheiro que também está em evolução mas um pouco mais à frente do que nós. Ao ser o nosso guia espiritual está a desempenhar uma tarefa que também vai ajudar a sua própria evolução.

Para além deste "anjo da guarda", que nos foi atribuído ao nascimento e que muitas vezes nos acompanha durante toda a vida terrena, temos muitas vezes connosco outros espíritos amigos/espíritos familiares que nutrem simpatia por nós e nos podem ajudar e acompanhar.

Espero ter ajudado um pouco :-)

eu sou um estudioso do espiritismo sempre gostei de espiritismo acredito na reencarnaçao vidas passadas vida apos a morte ...

na verdade a nossa vida normal e a espiritual que e eterna

muitas vezes cansado desse mundo nos nos perguntamos sera que existe mundo melhor que na terra

digo existe sim a onde o amor reina entre as pessoas e todos vive felizes sem doença sem fome sem ter a necessidade de comermos alimentos somos alimentados pelo proprio amor entre uns ao outro

assim como e a paz de Deus...

Centro espírita na rua Pedro Hispano alguém aconselha? Horário? Alguém que o frequente de preferência

Bom dia a todos
Vivo.no Alentejo perto de Montemor o Novo e é com tristeza que verifico nao haver nenhum centro espirita, nem em Évora.
Obg. 

Citação de: rrs em 26 junho, 2015, 22:29
Boa noite, ja algum tempo fui a um centro espirita em Vila Fria, Oeiras. falei co o uma pessoa e a posterior fui a reunião em foi muito esclarecedora. A posterior fui a uma reunião em que alem da palestra tambem fizeram fluidoterapia. Adequeri  o livro "O Evangelho segundo o espiritismo" para ler sem seguimento e cada mensagem que leio é recumendavel. Por veses um paragrafo outras veses algumas folhas, medito sobre a leitura e ´só lamento não ter la voltado ainda, não sabendo o porque de esse dia tal estar sempre com o tal impedimento. Ainda não deve ser o momento, até la vou ler  por em pratica na minha vida e aguardar!
Bom dia!
Será que alguém me pode dizer se este centro continua em funcionamento!?
Obrigado pela atenção
Cumprimentos