Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.400
Total de tópicos
26.900
  • Centro Espírita - O Que É, Como Funciona?
    Iniciado por IceBurn
    Lido 68.037 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Centro Espírita



Quem está por detrás de um Centro Espírita?
O Centro Espírita é constituído por um grupo de pessoas que se interessam pela doutrina espírita, em estudá-la, praticá-la e divulgá-la. Tem um carácter cultural e objectiva a divulgação da cultura espírita bem como a prática da fraternidade entre todos.


Quem são os espíritas?
Os espíritas são pessoas normais, com os seus empregos, famílias, obrigações sociais, e que nos seus tempos livres dedicam-se ao estudo, e prática do espiritismo, gratuitamente, apenas com o objectivo da prática do bem e do auxílio desinteressado ao próximo. Nenhuma actividade é paga nem se aceitam donativos em troca das suas actividades.


Como subsiste o Centro?
O Centro Espírita tem sócios fundadores bem como pessoas beneméritas, que perfeitamente integradas na doutrina espírita, auxiliam na manutenção do Centro Espírita e nas suas actividades.


Que actividades têm?
O Centro Espírita tem várias actividades, desde atendimento ao público, grupo de jovens, auxílio a famílias carenciadas, conferências semanais, fluidoterapia, grupos de estudo da doutrina espírita e reunião de intercâmbio com o mundo espiritual.






Actividades

Atendimento ao público (em privado)
É um espaço onde as pessoas podem colocar os seus problemas, solicitar auxílio de ordem espiritual, ou simplesmente conversar, trocar ideias, esclarecer dúvidas sobre o Espiritismo.


Palestra pública
É um espaço onde alguém deste Centro aborda um tema à luz do Espiritismo, tema esse que depois é debatido com os presentes, procurando ser um espaço de trocas de ideias, onde todos se sintam como em casa, partilhando conhecimentos. Quem desejar pode colocar as suas questões relacionadas com o tema ou com outros assuntos relacionados com o Espiritismo.


Fluidoterapia
A fluidoterapia consiste na magnetização da água, para quem necessitar, bem como no passe espírita que é uma transmissão de energias quer do passista quer do mundo espiritual para a pessoa necessitada, que lhe vai revitalizar todo o seu campo energético, conferindo mais paz, saúde e bem-estar. Os efeitos positivos desta prática foram comprovados em laboratório pelo Dr. Bernard Grad, bioquímico, no Canadá, na Universidade de McGill.


Curso Básico de Espiritismo
O Curso básico de Espiritismo é um grupo de estudo que está preparado para qualquer pessoa frequentar, seja analfabeta ou licenciada,objectivando fornecer informação básica acerca do espiritismo. É totalmente gratuito como aliás são todas as actividades no nosso Centro. Este curso pode ter outros horários diferentes do aqui publicitado, de acordo com as necessidades dos alunos.


Educação da Mediunidade
Este estudo e educação da mediunidade destina-se às pessoas que se interessam pela componente prática do espiritismo e que já tenham efectuado o curso básico de espiritismo. Serve para auxiliar a educar a mediunidade (faculdade que permite ao ser humano captar o mundo espiritual). Pode ser frequentado por pessoas que sejam portadoras desta faculdade como de pessoas que não tenham mediunidade mas se interessam pelo seu estudo. É totalmente gratuito.






Como participar?

As pessoas que desejem frequentar as actividades do Centro Espírita poderão fazê-lo livremente. Ninguém ganhará vínculo a este , podendo frequentá-lo ou não, desistir ou não, independentemente de quem quer que seja, das sua opiniões, cor, idade, sexo, filiação partidária ou religiosa ou de outra natureza. Para nós espíritas, todo o homem é nosso irmão, e como tal será tratado, mesmo que não partilhando das nossas ideias ou opiniões.








Consultar também: Centros Espíritas em Portugal ( Ordenados por Distritos )



Quero tirar uma duvida, os centros espiritas se comunicam entre eles.
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

coldwater
Olá Bachor,

O Espiritismo é um movimento de voluntariado. Os espíritas são pessoas que angariam o seu sustento nas suas profissões. Como tal, só nas horas vagas se podem dedicar ao estudo e divulgação do Espiritismo. Não havendo hierarquias no Espiritismo, nem sacerdócio ou profissionalismo, os centros espíritas têm uma actividade parecida com a de outros grupos culturais amadores. Comunicam sempre que podem. Quer pelas relações de amizade entre pessoas e grupos, quer nos eventos públicos tais como palestras, congressos, seminários, etc..

Ainda recentemente decorreu mais uma edição das Jornadas Médico-Espíritas, eLisboa. Em breve decorrerá mais uma edição das Jornadas de Cultura Espírita da Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal, e por aí fora.

A razão de ser das Federações Espíritas é a representatividade das associações filiadas e também o contacto, através de eventos e de publicações.

Espero ter respondido,

coldwater


Boa tarde

Muito boa essa exposição do que é um Centro Espírita
Obrigado IceBurn.
Eu colaboro com um Centro no Porto, e é sempre bem-vinda a divulgação da filosofia Espírita.
Um abraço.

Citação de: IceBurn em 06 setembro, 2009, 03:02
Centro Espírita



Quem está por detrás de um Centro Espírita?
O Centro Espírita é constituído por um grupo de pessoas que se interessam pela doutrina espírita, em estudá-la, praticá-la e divulgá-la. Tem um carácter cultural e objectiva a divulgação da cultura espírita bem como a prática da fraternidade entre todos.


Quem são os espíritas?
Os espíritas são pessoas normais, com os seus empregos, famílias, obrigações sociais, e que nos seus tempos livres dedicam-se ao estudo, e prática do espiritismo, gratuitamente, apenas com o objectivo da prática do bem e do auxílio desinteressado ao próximo. Nenhuma actividade é paga nem se aceitam donativos em troca das suas actividades.


Como subsiste o Centro?
O Centro Espírita tem sócios fundadores bem como pessoas beneméritas, que perfeitamente integradas na doutrina espírita, auxiliam na manutenção do Centro Espírita e nas suas actividades.


Que actividades têm?
O Centro Espírita tem várias actividades, desde atendimento ao público, grupo de jovens, auxílio a famílias carenciadas, conferências semanais, fluidoterapia, grupos de estudo da doutrina espírita e reunião de intercâmbio com o mundo espiritual.






Actividades

Atendimento ao público (em privado)
É um espaço onde as pessoas podem colocar os seus problemas, solicitar auxílio de ordem espiritual, ou simplesmente conversar, trocar ideias, esclarecer dúvidas sobre o Espiritismo.


Palestra pública
É um espaço onde alguém deste Centro aborda um tema à luz do Espiritismo, tema esse que depois é debatido com os presentes, procurando ser um espaço de trocas de ideias, onde todos se sintam como em casa, partilhando conhecimentos. Quem desejar pode colocar as suas questões relacionadas com o tema ou com outros assuntos relacionados com o Espiritismo.


Fluidoterapia
A fluidoterapia consiste na magnetização da água, para quem necessitar, bem como no passe espírita que é uma transmissão de energias quer do passista quer do mundo espiritual para a pessoa necessitada, que lhe vai revitalizar todo o seu campo energético, conferindo mais paz, saúde e bem-estar. Os efeitos positivos desta prática foram comprovados em laboratório pelo Dr. Bernard Grad, bioquímico, no Canadá, na Universidade de McGill.


Curso Básico de Espiritismo
O Curso básico de Espiritismo é um grupo de estudo que está preparado para qualquer pessoa frequentar, seja analfabeta ou licenciada,objectivando fornecer informação básica acerca do espiritismo. É totalmente gratuito como aliás são todas as actividades no nosso Centro. Este curso pode ter outros horários diferentes do aqui publicitado, de acordo com as necessidades dos alunos.


Educação da Mediunidade
Este estudo e educação da mediunidade destina-se às pessoas que se interessam pela componente prática do espiritismo e que já tenham efectuado o curso básico de espiritismo. Serve para auxiliar a educar a mediunidade (faculdade que permite ao ser humano captar o mundo espiritual). Pode ser frequentado por pessoas que sejam portadoras desta faculdade como de pessoas que não tenham mediunidade mas se interessam pelo seu estudo. É totalmente gratuito.






Como participar?

As pessoas que desejem frequentar as actividades do Centro Espírita poderão fazê-lo livremente. Ninguém ganhará vínculo a este , podendo frequentá-lo ou não, desistir ou não, independentemente de quem quer que seja, das sua opiniões, cor, idade, sexo, filiação partidária ou religiosa ou de outra natureza. Para nós espíritas, todo o homem é nosso irmão, e como tal será tratado, mesmo que não partilhando das nossas ideias ou opiniões.








Consultar também: Centros Espíritas em Portugal ( Ordenados por Distritos )




é bom encontrar espiritas por aqui...

o espiritismo esclarece bem o que muitos chamam de paranormal...


Ola a todos!

Gostei bastante da explicação.
Podem aconselhar-me um centro no Porto?

Obg

Boa noite... ao dirigir-me a 1 médium , informou-me que eu e a minha namorada sofremos 1 corte para nos separarmos e não atingirmos os nossos objetivos pessoais e profissionais. Após o trabalho efetuado pelo médium e por nós, até sentimos melhoras.. mas nunca sentimos que as coisas ficaram completamente normalizadas, pois continuamos a ter alguns problemas. Já fui la novamente e diz que não há nada a fazer, que eu sou muito cativo a esse tipo de coisas... apenas ser forte e ignorar essas coisas.... sinto cobrantos frequentemente. Embora eu e a minha namorada estejamos bem, sentimos que os nossos projectos não atam nem desatam. A quem acham que eu me deva dirigir?  Os centros espíritas podem aconselhar-me alguem de confiança? Obrigado
"Que Deus te dê o dobro do que me desejas"

Olá
Reparei que fizeste a mesma pergunta em 4 locais diferentes, deves precisar mesmo de ajuda ;D

És de que zona?
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Citação de: LilithP em 10 dezembro, 2013, 17:08
Olá
Reparei que fizeste a mesma pergunta em 4 locais diferentes, deves precisar mesmo de ajuda ;D

És de que zona?

Sou de Lisboa... não tou desesperado... apenas procuro resolver e ser elucidado da melhor forma esta questão. Acredito que sobretudo o bem supera quem me possa querer mal.
"Que Deus te dê o dobro do que me desejas"

Citação de: espreitaki em 10 dezembro, 2013, 17:38
Sou de Lisboa... não tou desesperado... apenas procuro resolver e ser elucidado da melhor forma esta questão. Acredito que sobretudo o bem supera quem me possa querer mal.

Nao disse desesperado mas pronto :)

Ja espreitaste a lista que ha no forum?

Citação de: IceBurn em 06 setembro, 2009, 03:02


Consultar também: Centros Espíritas em Portugal ( Ordenados por Distritos )



http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Citação de: LilithP em 10 dezembro, 2013, 18:05
Nao disse desesperado mas pronto :)

Ja espreitaste a lista que ha no forum?


Sim já vi... mas se fosse possível que me indicassem um mais fidedigno, e que pudesse dar-me resposta ou encaminhar-me para resolver o meu problema. 
"Que Deus te dê o dobro do que me desejas"

Acho que o IceBurn nao iria colocar centros que nao fossem fidedignos :)
Num deles deve ter ajuda para o teu problema, basta procurares e ires perguntando :)

Pessoalmente nao posso indicar nenhum porque nao sou dessa zona.

Se o que procuras não é realmente um centro espirita, o que é entao? :)
Agora fiquei um pouco confusa, desculpa xP
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Citação de: LilithP em 10 dezembro, 2013, 18:55
Acho que o IceBurn nao iria colocar centros que nao fossem fidedignos :)
Num deles deve ter ajuda para o teu problema, basta procurares e ires perguntando :)

Pessoalmente nao posso indicar nenhum porque nao sou dessa zona.

Se o que procuras não é realmente um centro espirita, o que é entao? :)
Agora fiquei um pouco confusa, desculpa xP

Eu só queria saber é se os centros espiritas podem orientar-me de modo a resolver o meu problema... em Lisboa qual o que me aconselham melhor?
"Que Deus te dê o dobro do que me desejas"

Na pratica não entendo muito de centros espiritas, lamento.
Mas provavelmente a maior parte deve ajudar-te, se o teu problema é mau olhado :)

Eu optaria por uma semente de boi e uma limpeza espiritual mas pronto

Não sou de lisboa lamento mas espero que alguem te possa ajudar.
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Citação de: LilithP em 11 dezembro, 2013, 20:59
Na pratica não entendo muito de centros espiritas, lamento.
Mas provavelmente a maior parte deve ajudar-te, se o teu problema é mau olhado :)

Eu optaria por uma semente de boi e uma limpeza espiritual mas pronto

Não sou de lisboa lamento mas espero que alguem te possa ajudar.
Obrigado :)
"Que Deus te dê o dobro do que me desejas"