Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.440
Total de tópicos
26.914
  • [Outro]A cair no sono
    Iniciado por MissTiny
    Lido 2.556 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.



Estás quase a adormecer quando de repente um abismo se abre, cais e acordas a dar um pulo na cama. Tudo numa rápida fracção de segundo: se já te aconteceu, não estás só. De facto é uma sensação quase tão comum quanto dormir, embora para alguns ela possa se tornar mais rara, pois a rigor é um bug do cérebro. Continua a ler...

Carl Sagan chegou a especular que esse bug seria uma memória da época em que ainda vivíamos em árvores e cair por um descuido no sono era algo muito real — e letal. É, contudo, apenas uma hipótese, e no que cientistas estão mais certos é que a sensação é parte de um espectro de pequenos desvios que ocorrem no complexo mecanismo que nos leva do estado alerta até o sono mais profundo.

Um outro fenómeno hipnagógico um pouco mais raro, e um tanto mais desagradável, é a paralisia do sono. Se a queda no sono foi associada por Sagan a nosso passado evolutivo, parte da mitologia científica moderna, a paralisa do sono foi historicamente associada a espíritos malignos e bruxas, ou mais recentemente, a abduções alienígenas, parte da mitologia pseudocientífica moderna.

Há muito entre a fronteira do estado alerta e o inconsciente que cruzamos todos os dias mas ainda entendemos pouco.

"Uma vez eu, Chuang Tzu, sonhei que era uma borboleta e era feliz como tal. Estava consciente e bem contente comigo mesmo, mas não sabia que era Tzu. De repente acordei, e lá estava eu, visivelmente Tzu. Não sei se era Tzu sonhando que era uma borboleta ou uma borboleta sonhando que era Tzu".


Fonte:Sedentário


Algo que acontece com muita frequencia a minha pessoa. ;D

Mas acho a teoria das arvores. Vi num doc que temos inúmeros instintos primitivos semelhantes aos dos primatas que vivem na selva, o que demostra que evoluimos de um ser que trepava as arvores.

Por exemplo eles testaram com recem-nascidos que, se deixares cair um bebé (o que espero que nunca testem) este instintivamente abre as mãos e extende os braços e pernas, para tentar agarrar algo que se entrelace nos seus membros. São pré-programações que temos antes de nascer, é como os bebes darem passos se agarramos neles e andarmos com eles para a frente, o cerebro diz-lhes instnintivamente para caminharem, apesar das pernas não suportarem o seu peso.
A vida é efémera, a morte inevitável mas a palavra é eterna...

a "queda" deve-se à "aterragem" um pouco bruta do espirito, quando estamos entre o cá e lá do sono e o nosso espirito quer ir logo viajar, mas por qualquer motivo a nossa mente desperta e o espirito precisa voltar de repente.
é comum e normal, apesar de apanharmos um susto sempre que acontece  ;D
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

isso também me acontece com muita frequencia =)

panito
e acordarem de repente debaixo da cama? ( sei que parece estupido lol) mas as primeiras vezes assusta...e doi muito as cabeçadas...=/ volta e meia pumba...

TinaSol
Citação de: panito em 25 maio, 2012, 10:54
e acordarem de repente debaixo da cama? ( sei que parece estupido lol) mas as primeiras vezes assusta...e doi muito as cabeçadas...=/ volta e meia pumba...

;D deves ter cá um mau dormir  ;D

A sensação de queda durante o sono, é comum a muita gente, também já me aconteceu algumas vezes.

panito
Não sei...mas uma Ex namorada minha diz que eu a dormir conto tudo (talvez por isso é que acabou LOL)...e tambem que uma vez correu tudo a minha procura e eu debaixo da cama LOL

TinaSol
Citação de: panito em 25 maio, 2012, 12:31
Não sei...mas uma Ex namorada minha diz que eu a dormir conto tudo (talvez por isso é que acabou LOL)...e tambem que uma vez correu tudo a minha procura e eu debaixo da cama LOL

;D ;D estás tramado  ;D essa tendência de te enfiares debaixo da cama, dá para desconfiar... ;D ;D

o meu puto também fala durante o sono, até falei com ele e ele respondeu (isto se calhar dava um tópico) e tem um mau dormir tal que ás vezes vou verificar se está mesmo a dormir ou se está desmaiado com o pancadão que deu...

panito
Citação de: TinaSol em 25 maio, 2012, 12:38
;D ;D estás tramado  ;D essa tendência de te enfiares debaixo da cama, dá para desconfiar... ;D ;D

o meu puto também fala durante o sono, até falei com ele e ele respondeu (isto se calhar dava um tópico) e tem um mau dormir tal que ás vezes vou verificar se está mesmo a dormir ou se está desmaiado com o pancadão que deu...

Ai ai...se dava um topico!!

Vou te já dizer que sendo assim o teu puto vai ter uma adolescência muito complicada....com as mulheres então ui....LOL...
A coisa que mais me chateia e acordarem me a chapada..LOL

TinaSol
Citação de: panito em 25 maio, 2012, 12:41
Ai ai...se dava um topico!!

Vou te já dizer que sendo assim o teu puto vai ter uma adolescência muito complicada....com as mulheres então ui....LOL...
A coisa que mais me chateia e acordarem me a chapada..LOL

;D olha... se calhar é uma maneira de garantir que vai dormir a casa  ;D
Calculo que a chapada é na altura em que falas demais  ;D

panito
Citação de: TinaSol em 25 maio, 2012, 12:44
;D olha... se calhar é uma maneira de garantir que vai dormir a casa  ;D
Calculo que a chapada é na altura em que falas demais  ;D

E calculas bem....fico cá com uma asia...mas agora já me habituei LOL

TinaSol
Citação de: panito em 25 maio, 2012, 12:50
E calculas bem....fico cá com uma asia...mas agora já me habituei LOL
;D ;D ;D estou a ver que és "tramado"  ;D ;D ;D

panito

Este tipo de sonhos têm uma interpretação muito simples.
Quando entramos na primeira fase do sono uma parte do nosso cerebro adormece (esta é a primeira parte do cerebro a adormecer) que é a parte que controla os nossos músculos. Ora quando isto acontece aliado ao facto de em determinadas circunstâncias os nossos musculos arrefecerem demasiado rápido e sem controle mental causam-nos espasmos e daí termos sonhos com a sensação de queda e dar-mos saltos e acordarmos de repente...