Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.399
Total de tópicos
26.899
  • Será que quem não é baptizado atrai maus espíritos?
    Iniciado por sandrapechorro
    Lido 29.572 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
BlackMiau
Pronto... vou-me virar para o Satanismo só para ser do contra... (se bem que há certos "princípios satânicos" que fazem mais sentido que os do catolicismo)

Citação de: BlackMiau em 19 março, 2015, 01:06
Pronto... vou-me virar para o Satanismo só para ser do contra...

assim ainda vai é conseguir um lugar num dos muitos bunkers que a elite tem vindo a prepara para o "fim do mundo"...  ::)
a minha religião é a verdade...

BlackMiau
Chiça, nem pensar. Prefiro uma casinha numa árvore, com a devida autorização da mesma :)

então siga o exemplo de cristo e deixe a coisa andar... pode ser que algum dia consiga lá chegar...

¶ E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Apocalipse 21:1
a minha religião é a verdade...

Boas,

Vou colocar aqui um excerto de um artigo que encontrei, artigo esse feito pelo Padre Paulo Ricardo e que poderá clarificar algumas questões:

Sacramento do Batismo

A palavra "sacramentum" quer dizer também "misterium" em grego, pois Deus não cabe na nossa cabeça.

Vamos analisar comentários do papa sobre um trecho da epístola de S. Paulo aos Romanos (6,3-4):

(3) Ou ignorais que todos os que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte?

(4) Fomos, pois, sepultados com ele na sua morte pelo batismo para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova.

"Fomos batizados".

Ou seja, ninguém batiza a si mesmo. É algo que recebemos da comunidade, da Igreja, Igreja como Corpo de Cristo.
É receber um dom de algo que não nos pertence. É graça. É Cristo quem age, que realiza o batismo.

"Batismo é mais que um banho. É morte e ressurreição".'
Não é possível ser cristão sem romper com o mundo. É preciso morrer para este mundo.

Existe, por causa do pecado original, uma espécie de segunda natureza, a natureza do pecado, que se impôs, e nós nos acostumamos com ela: "ah, isso é humano...". Como se pecar fosse normal. Mas, essa não é a verdadeira natureza humana, o homem tem cura. E como é essa cura? Um processo de morte e ressurreição.

Especialmente na Quaresma, é necessário nos mortificarmos. Quem opta por Jesus precisa morrer para o pecado para então poder seguir Jesus.

Como diz S. Paulo, "eu estou morto".

"A matéria faz parte do sacramento". O cristianismo não é uma realidade apenas espiritual.
A Igreja realiza a continuação de Cristo na história.

PERGUNTAS AO VIVO:

1) No futuro breve, casais homossexuais vão querer batizar ... e os bebês de proveta. O que fazer?

A criança não tem culpa do pecado do "casal" supostos "pais". O que se exige dos "pais" (direito canônico)?

a) É necessário que um dos pais consinta.
b) Se não houver fundada esperança de que a criança seja educada na fé católica, deve-se adiar o batismo.

2) Os protestantes exigem consciência no ato do batismo e condenar o batismo das crianças. O que dizer?

Quem batiza é a Igreja. O "compromisso de uma boa consciência para com Deus" é uma realidade vivida eclesialmente. A criança é batizada na fé da Igreja e inserida no corpo eclesial.

A objeção protestante se dá porque a esmagadora maioria dos protestantes não acredita na eficácia do batismo. Acham que o batismo é apenas uma manifestação pública de fé. O batismo não faz nada.

Grande maioria. Os Luteranos batizam crianças, para apontar uma exceção.
A questão não é a consciência, mas se o batismo é sacramento de eficácia salvífica recebido de graça ou mera manifestação da fé da pessoa sendo batizada.

3) É possível batizar sem água?

Não.

4) O que é batismo de sangue? E batismo de desejo?

Podem ser salvos mesmo sem batismo os que "morreram por causa da fé" = batismo de sangue.
Batismo de desejo são aqueles que sob impulso da graça mesmo sem conhecer Cristo e a Igreja procuraram sinceramente Deus e se esforçaram por cumprir a Sua vontade.

5) E as crianças que morrem sem o batismo?

A Igreja as confia à misericórdia de Deus.
Note-se que o catecismo não fala de limbo, limbo é uma teoria teológica, não é de fé, não é obrigatória e o próprio papa se manifestou recentemente descartando essa teoria.

OS Sacramentos

A Igreja é obrigada a seguir o caminho dos sacramentos para salvar as pessoas. É um mandato missionário recebido diretamente de Jesus. Mas Deus não está obrigado a se limitar a eles para salvar.

6) Um batismo administrado pode não ser válido?

Sim, há circunstâncias.

- sem água (elemento que purifica, ninguém toma banho com coca-cola)
- auto-batismo
- a fórmula (é preciso batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, não apenas Jesus)
- batizar alguém já batizado
- intenção viciada de quem batiza (há que haver uma intenção correta mínima)

7) Qualquer um pode batizar?

Em casos extremos, sim.
Todo cristão deve saber batizar, deve aprender a batizar!

8)Porque evangélicos e ortodoxos mergulham o corpo todo na água e os católicos só molham a cabeça?

Há relatos no Novo Testamento de situações em que o batismo não foi por mergulho.
Na Igreja primitiva havia batismos por mergulho e por infusão.

9) Até onde vai a responsabilidade dos padrinhos?

Vai na mesma direção da responsabilidade dos pais, em educar na fé católica.
Deve-se levar mais a sério a função dos padrinhos.

Note-se: em caso de perigo de morte pode-se batizar sem consentimento dos pais.

10) Batismo e crisma.

Sem crisma, o cristão não recebeu a iniciação cristã completa.
A iniciação cristã é completa com os três sacramentos: batismo, crisma e eucaristia.

sofiagov
o ponto 9) é uma utopia e não corresponde ao que deveria ser....

o ponto 10) ...não tenho crisma, não tenho 1ª comunhão, nunca frequentei a catequese, apenas sou baptizada ..mas continuo a dizer que a religião seja ela qual for só a segue quem quer, porque o nosso interior é mais valioso que qualquer cálice sagrado, o que fazemos da nossa vida (e falo do bem que dispomos nela) é o maior santo sacramento .
Não sinto necessidade de ser crismada ou outra coisa... sinto sim a necessidade de ser melhor...para comigo e para com os outros.

Acredito e tenho um profundo respeito por cristo e todo o seu percurso enquanto homem.
Por vezes o processo de morte e ressurreição poderá ser subentendido como o fim de algo e inicio de um ciclo (por ex. da minha vida).
qualquer criança não tem culpa se os pais são do mesmo sexo, se há violência entra ambos, etc... simplesmente não tem culpa.

Na minha vida desacredito cada vez mais nessa fé que a igreja nos "despeja"... é a minha opinião ...apenas. :-\


Citação de: sofiagov em 19 março, 2015, 11:20
o ponto 9) é uma utopia e não corresponde ao que deveria ser....

o ponto 10) ...não tenho crisma, não tenho 1ª comunhão, nunca frequentei a catequese, apenas sou baptizada ..mas continuo a dizer que a religião seja ela qual for só a segue quem quer, porque o nosso interior é mais valioso que qualquer cálice sagrado, o que fazemos da nossa vida (e falo do bem que dispomos nela) é o maior santo sacramento .
Não sinto necessidade de ser crismada ou outra coisa... sinto sim a necessidade de ser melhor...para comigo e para com os outros.

Acredito e tenho um profundo respeito por cristo e todo o seu percurso enquanto homem.
Por vezes o processo de morte e ressurreição poderá ser subentendido como o fim de algo e inicio de um ciclo (por ex. da minha vida).
qualquer criança não tem culpa se os pais são do mesmo sexo, se há violência entra ambos, etc... simplesmente não tem culpa.

Na minha vida desacredito cada vez mais nessa fé que a igreja nos "despeja"... é a minha opinião ...apenas. :-\



Desculpe mas não entendo qual a duvida no ponto 9?

Quanto ao resto do seu post, na minha modesta opinião julgo que de fato deve fazer o que a sua consciência manda.

Essa pluralidade e liberdade de pensamento é do mais belo que existe no ser humano.
Cada um através das suas reflexões e crescimento tralha o seu próprio caminho e é tão bom ter-se personalidade.

Cumprimentos

sofiagov
#187
Citação de: J.ace em 19 março, 2015, 11:24
Desculpe mas não entendo qual a duvida no ponto 9?

Quanto ao resto do seu post, na minha modesta opinião julgo que de fato deve fazer o que a sua consciência manda.

Essa pluralidade e liberdade de pensamento é do mais belo que existe no ser humano.
Cada um através das suas reflexões e crescimento tralha o seu próprio caminho e é tão bom ter-se personalidade.

Cumprimentos

o ponto 9) não segue a regra que disse J.ace, tão somente isto...deverão os padrinhos representar os pais em caso excepcionais na vida ...mas nem sempre isso é literal .

o resto é opinião e não disse para representar que é belo , mas a minha realidade de pensar isso mesmo, tal como cada uma trilha o seu caminho...acrescentaria à personalidade o carácter...

Citação de: sofiagov em 19 março, 2015, 11:32
o ponto 9) não segue a regra que disse J.ace, tão somente isto...deverão os padrinhos representar os pais em caso excepcionais na vida ...mas nem sempre isso é literal .

o resto é opinião e não disse para representar que é belo , mas a minha realidade de pensar isso mesmo, tal como cada uma trilha o seu caminho...acrescentaria à personalidade o carácter...

Mas não acontece porquê?

Falta de conhecimento dos Pais ao convidar os Padrinhos?
Desleixo?

Lá por não acontecer não quer dizer que esteja correto.
O certo é que na falta inesperada dos Pais os Padrinhos tem o dever
de orientar e amparar a criança ou o jovem na sua vida.

Quanto à Personalidade e Carater, a Personalidade para mim é mais importante pois valorizo uma pessoa que assume as suas escolhas...já quanto ao carater pode-se ser uma pessoa com Carater Mau e assim não o valorizo.

Cumprimentos.

sofiagov
Citação de: J.ace em 19 março, 2015, 11:39
Mas não acontece porquê?

Falta de conhecimento dos Pais ao convidar os Padrinhos?
Desleixo?

Lá por não acontecer não quer dizer que esteja correto.
O certo é que na falta inesperada dos Pais os Padrinhos tem o dever
de orientar e amparar a criança ou o jovem na sua vida.

Quanto à Personalidade e Carater, a Personalidade para mim é mais importante pois valorizo uma pessoa que assume as suas escolhas...já quanto ao carater pode-se ser uma pessoa com Carater Mau e assim não o valorizo.

Cumprimentos.
correcto o seu pensamento J.ace e não discordo dele, pelo contrário...se é desleixo se é falta de conhecimento...dos pais?? acha?? ou falta de cumprimento de quem quer ser padrinho só porque é bonito e depois esquece...há diferença...ninguém pode obrigar ninguém...há quem assuma compromissos e depois os quebre...acha que tem os pais ou outro familiar tem que ir atrás de um padrinho para o obrigar a cumprir ? é nesta linha de pensamento que falo.
no entanto compreendo o que diz.

claramente que o carácter pode ser mau... mas não falava neste sentido.
Dentro e fora da igeja, baptizado ou não existe mau carácter, falta de personalidade... isto como disse anteriormente depende do tipo de pessoa quer frequente a igreja ou não. Agora o facto de seu eu baptizada não me invalida de estar estar cercada de "demónios", ou mais protegida.

Eu estava a evitar entrar nesta discussão, mas depois destes últimos comentários, vou ter mesmo que intervir.

Durante anos da minha vida pertenci à Igreja. Fiz tudo até ao Crisma... Depois, como já tinha 17 anos, dei catequese. Ensinei coisas aos miúdos que eu acreditava. Quando parei para pensar na vida e nos ensinamentos da Igreja, nas contradições, nas crenças, nas desvirtualizações que ela própria vinculava... apenas encontrei um vazio, um vazio que em nada era positivo. Duvidei de Deus, da Sua bondade e do seu amor... sim porque um Deus não poderia permitir que o sofrimento fosse o caminho para chegar ao paraíso... comecei a olhar à minha volta e ver que algo não batia certo.

Afastei-me da Igreja. Apesar de ter havido pessoas que me marcaram, não era por ali... porquê? Porque é tudo muito ritualista... tudo está nos procedimentos e mesmo estes mudam de igreja para igreja. Eu não queria ser uma "ovelha negra", mas recusei-me a aceitar um Deus assim... este certamente não era o meu Deus. Tenho padrinhos como todas as crianças batizadas. Cumprem que papel? Isso é puramente ficção! Imagine que eles até partem os dois antes dos pais da criança...

Hoje, acho que me sinto libertada. Amo a Deus sobre todas as coisas, falo com Ele porque sei que ele me ouve... mesmo que eu erre, eu tenho certeza que Ele me Ama, porque o amor dele não é segmentado. Com 18 anos, conheci o meu marido e fomos viver juntos. Estivemos 10 anos sem ter filhos, por opção. Quando nasceu o meu mais velho foi um problema baptizá-lo. Nenhum padre baptizava uma criança concebido no pecado... pelo menos aqui no Porto. Mais uma para acrescentar a esta instituição! Incrível que tivemos que fazer o batizado numa aldeia do Minho... pois o padre apenas quis saber que a intenção dos pais era batizar o filho. Porque é que o fizemos? Porque a sogra não se calava... só por isso.

Deus não está nos procedimentos, nos rituais e naquilo que a Igreja lhe faz querer. Deus está em si! No seu olhar, na forma como vive, como ama, como sorri, como ajuda os outros e não os julga... na sua abertura de consciência.

A Igreja, continua a colocar Jesus Cristo crucificado numa cruz para se lembrar, dia após dia, que foi ela mesma a causadora da sua crucificação...  porque certamente que um filho de Deus não poderia ser filho de um simples carpinteiro... teria que ter nascido num berço de ouro.

Para compreendermos a verdadeira essência das coisas, temos que mergulhar fundo e abrir a nossa consciência. Se mergulharmos apenas, afunilamos a nossa consciência para aquilo que queremos acreditar.

Não pretendo ferir ninguém com o meu comentário, apenas apresentar o meu ponto de vista.
Bem-hajam!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Eu nunca presenciei alguém possuído por um demónio, se é como nos filmes eu fugia!! =)
Mas não acredito que seja o baptismo que vá ditar se a pessoa será ou não possuída. A ,eu ver faz nenhum sentido. Porque daí em diante teria que completar as outras "festas" da catequese e virar freira ou padre ou uma coisa do género, pois só assim teria a certeza que nada lhe aconteceria.

Para mim, uma alma ingénua está mais "aberta" a esse tipo de "acontecimentos" do que uma pessoa que não é baptizada.

No meu seio familiar e não só, há crianças sem baptismo por opção dos pais ou por outras razões, e não creio que vão ser possuídas só por isso!
Aude id scire, memento, ut obliviscatur!
https://www.facebook.com/tutuga.fotografia.7?fref=ts

Citação de: sofiagov em 19 março, 2015, 11:48
correcto o seu pensamento J.ace e não discordo dele, pelo contrário...se é desleixo se é falta de conhecimento...dos pais?? acha?? ou falta de cumprimento de quem quer ser padrinho só porque é bonito e depois esquece...há diferença...ninguém pode obrigar ninguém...há quem assuma compromissos e depois os quebre...acha que tem os pais ou outro familiar tem que ir atrás de um padrinho para o obrigar a cumprir ? é nesta linha de pensamento que falo.
no entanto compreendo o que diz.

claramente que o carácter pode ser mau... mas não falava neste sentido.
Dentro e fora da igeja, baptizado ou não existe mau carácter, falta de personalidade... isto como disse anteriormente depende do tipo de pessoa quer frequente a igreja ou não. Agora o facto de seu eu baptizada não me invalida de estar estar cercada de "demónios", ou mais protegida.

Ok.
Relativamente aos Padrinhos estamos em sintonia.
Um dos males que eu considerado que nos dias de hoje se mais encontram disseminados pelas sociedades, é a facilidade com que se quebram compromissos, a facilidade com que o ser humano se "vende".

Quanto ao batismo ai já não acompanho o seu raciocínio, mas vou tentar explicar porquê e talvez consiga expor o que sem se aperceber existe no sacramento do batismo e na controvérsia de estarmos mais protegidos ou não.

Repare se o batismo é um primeiro exorcismo é porque se considera ser benéfico.

Agora repare neste raciocínio:

O Diabo supostamente tem como objetivo a perdição das Almas, certo?

Ora não será que uma Alma que se encontra mais perto de Deus por a pessoa ser uma pessoa que tenta viver segundo as regras da igreja e processa os sacramentos, não será uma Alma mais apetecida de resgatar pelo Diabo?

É uma fato histórico que Grandes Santos eram durante as suas vidas continuamente agredidos pelas entidade diabólicas como o Grande Santo Padre Pio, que inclusivamente era agredido fisicamente pelo Diabo.

Com isto quero apenas dizer que se para Cristo as Almas tresmalhadas são as mais preciosas e procuradas para a salvação, para o diabo é o inverso, as Almas tresmalhadas já não lhe interessam, mas sim aquelas que estão mais de acordo com a Igreja é que lhe interessa lutar por elas.

Por isso pode haver aqui 1 contrassenso, por um lado o batismo oferece uma proteção, mas por outro se a pessoa vive de acordo com os desígnios de Deus, torna-a num alvo.

Solução?
Segundo leituras que tenho feito, viver de acordo com os mandamentos de Deus, praticar os sacramentos e persistir na fé.

Cumprimentos


A Igreja, continua a colocar Jesus Cristo crucificado numa cruz para se lembrar, dia após dia, que foi ela mesma a causadora da sua crucificação...  porque certamente que um filho de Deus não poderia ser filho de um simples carpinteiro... teria que ter nascido num berço de ouro.

Faty, nunca concordei tanto!

oje em dia a igreja só serve para extrair dinheiro...
Aude id scire, memento, ut obliviscatur!
https://www.facebook.com/tutuga.fotografia.7?fref=ts

sofiagov
discussão bem saudável, e que seja sempre assim....  :angel:

o mesmo problema se pôs quando os meus pais quiseram baptizar-me .
O padre da nossa paróquia disse que não me baptizava porque eles não eram casados pela igreja.
Só sei pelo que a minha máe conta que o meu pai quase dava uma tareia no padre e nunca mais lhe dirigiu palavra, nem falar dele quanto mais e parece que o dito padre teria ele próprio filhos "escondidos"... ::)
enfim, tiveram que ir a outra igreja no centro de Lisboa onde um padre de origem holandesa me baptizou...
:) :)...