Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.454
Total de tópicos
26.915
  • Será que quem não é baptizado atrai maus espíritos?
    Iniciado por sandrapechorro
    Lido 29.623 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
já eu acho que estou a falar para a parede e que ninguém lê o que escrevo...  ::)

...eu considero-me minimamente inteligente para perceber algo se alguém me explicar... por isso eu pedia o favor de alguém me explicar o que é o pecado original... por favor... quem sabe eu venha a acreditar nele...  ::)
a minha religião é a verdade...

#151
Citação de: incertus em 18 março, 2015, 16:17
já eu acho que estou a falar para a parede e que ninguém lê o que escrevo...  ::)

...eu considero-me minimamente inteligente para perceber algo se alguém me explicar... por isso eu pedia o favor de alguém me explicar o que é o pecado original... por favor... quem sabe eu venha a acreditar nele...  ::)


Amigo incertus,

O "pecado original" remete-nos á história bíblica de Adão e Eva, a origem.

Relativamente ao baptismo, partilho da sua opinião, essa escolha deverá ser feita em consciência pela própria pessoa.

Muitos Pais, praticam o ritual do baptismo aos seus filhos ainda nos primeiros meses de idade, isto porque pelo Cristianismo é um ritual de protecção, em que quem for baptizado será limpo do "pecado original" (que supostamente todos carregamos)  tornando-se filhas de Deus Pai e abrindo o caminho para a salvação eterna. Isto obviamente pela Bíblia e Cristianismo.

Talvez por isto é que na cultura se diz que pessoas que não são baptizadas poderão "atrair maus espíritos", algo que não concordo, penso que enquanto entidades fisicas e espirituais todos pertencemos a Deus que é só um.
"Condemnation Without Investigation, Is The Height Of Ignorance."

Citação de: AngelUpon em 18 março, 2015, 17:46
Amigo incertus,

O "pecado original" remete-nos á história bíblica de Adão e Eva, a origem.

Relativamente ao baptismo, partilho da sua opinião, essa escolha deverá ser feita em consciência pela própria pessoa.

Muitos Pais, praticam o ritual do baptismo aos seus filhos ainda nos primeiros meses de idade, isto porque pelo Cristianismo é um ritual de protecção, em que quem for baptizado será limpo do "pecado original" (que supostamente todos carregamos)  tornando-se filhas de Deus Pai e abrindo o caminho para a salvação eterna. Isto obviamente pela Bíblia e Cristianismo.

Talvez por isto é que na cultura se diz que pessoas que não são baptizadas poderão "atrair maus espíritos", algo que não concordo, penso que enquanto entidades fisicas e espirituais todos pertencemos a Deus que é só um.

Sim, mas em que é que consiste esse pecado original? E já agora, o que se considera salvação?
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Littlelight,

Falo por aquilo que sei, o pecado original vem da origem do pecado que pela bíblia remete ao pecado de Adão e Eva.
Relativamente á salvação é isso mesmo, protecção na graça de Deus.

Eu não falo pessoalmente, em termos se esta é a minha crença pessoal, apenas tento ajudar pelo que sei de factos no Cristianismo.
"Condemnation Without Investigation, Is The Height Of Ignorance."

Ok, tudo bem, mas qual foi o grande pecado de Adão e Eva que supostamente levou à "maldição" de toda a humanidade? Eu conheço a história bíblica, só queria perceber um pouco porque é que esse pecado é assim tão grave. Queria ir um pouco mais a fundo e não ficar pelas mesmas histórias que me foram repetidas ao longo da vida. É porque desobedeceram a Deus? Mas se Deus não queria que eles desobedecessem, não lhes teria dado essa faculdade, uma vez que Deus é o criador todo-poderoso e deveria saber que a humanidade iria dar para o torto. Faz-me impressão um ser todo-poderoso dar-nos liberdade para desobedecê-lo, e ainda se ofender e nos espetar no inferno por exercemos a faculdade que ele próprio nos concedeu... Não pretendo ofender ninguém, estou apenas a pensar alto e a colocar em perspectiva tudo o que me foi ensinado enquanto eu não tinha a faculdade de raciocinar a este nível, outra faculdade concedida por Deus...
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

BlackMiau
Relativamente à "história" do pecado original, em nenhum lado diz que foi uma maçã, apesar de ser o fruto utilizado nas representações...

#156
CitaçãoO pecado original é uma doutrina cristã que pretende explicar a origem da imperfeição humana, do sofrimento e da existência do mal através da queda do homem. 1 Tal doutrina não existe no Judaísmo2 nem no Islamismo.3 Foi desenvolvida por bispo Irineu de Lyon (ca. 130 — 202), em sua controvérsia com o dualismo do Gnosticismo.

A doutrina do pecado original se apoia em várias passagens das Escrituras: a epístola de Paulo aos Romanos (5:12-21) e aos Coríntios (1 Co 15:22), e uma passagem do Salmo 51. Mas primeira exposição sistemática sobre o pecado original - de cuja interpretação derivaram todas as controvérsias - é a de Agostinho de Hipona, no século IV 4 . Foi também no século IV que se deu a conversão do Império Romano ao cristianismo. Segundo Le Goff, o dogma do pecado original teria contribuído para aumentar o poder de controle da Igreja sobre a vida sexual, na Idade Média. 5

Segundo a doutrina, os primeiros seres humanos e antepassados da humanidade, Adão e Eva, foram advertidos por Deus de que, se comessem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, certamente morreriam. No entanto, instigados pela serpente, ambos comeram o fruto proibido, tendo Eva cedido primeiramente à tentação e posteriormente oferecido o fruto a Adão, que o aceitou. Ambos continuaram vivos, mas foram expulsos do Jardim do Éden. Existem polêmicas quanto ao significado real dessa narrativa, bem como em que se constituiria tal pecado, se é que seria realmente algum. Algumas denominações cristãs recentes chegam mesmo a negar a sua existência. Na perspectiva cristã, contudo, a morte (imerecida) de Cristo é recorrentemente suposta como necessária para salvar os seres humanos desse "pecado de origem", que seria congênito e hereditário.

Nenhum trecho bíblico traz esclarecimentos que possam colocar fim a essa que é uma das maiores questões do cristianismo. As doutrinas a respeito do pecado original têm sido historicamente um dos principais motivos para o surgimento de heresias e para os cisma entre os cristãos, desde os primeiros séculos da era cristã. Várias interpretações divergentes sobre o significado da narrativa contida no livro do Gênesis foram dadas por teólogos, antropólogos e psicanalistas.
in: pt.wikipedia.org/wiki/Pecado_original

...sendo que nas escrituras NÃO existe uma unica passagem que refira claramente as palavras "pecado original"... e até que me provem o contrário... isto é PURA PROPAGANDA desde o inicio da igreja católica e tem como unico objectivo CONTROLAR os "fieis" atravéz da CULPA que NÃO têm...

...e como pouca gente se dá ao trabalho de questionar a igreja e engole tudo o que lhe dão caladinhos a coisa anda como anda...

é simplesmente PARVOICE vir dizer que um bebé nasce com pecado porque o adão e eva pecaram...  ::) ...SANTA PACIENCIA...

Batizar os putos é outra PARVOICE... as escrituras são CLARAS... CADA UM DEVE CRER E ESCOLHER SER BATIZADO... de outra forma o batismo NÃO VALE NADA... e no contexto da igreja catolilca serve apenas para PRENDER as pessoas na SEITA logo desde pequenas... tal como acontece... no inicio andam lá sem saber muito bem porque... pois como não têm forma de entender a fé, também não têm forma de perceber se estão bem ou mal... quando crescem acabam por ficar por MEDO ou VERGONHA de serem olhados de lado pelo resto do rebanho...

e como nós sabemos... as pessoas preferem estar numa "relação" FALSA, desde que seja comoda...

e a igreja catolica tirar partido disso DESDE SEMPRE...

no que respeita aos missionários... ainda que a cantiga que eles cantam seja uma... a verdade é outra... pois o objectivo principal é mesmo envangelizar... ou seja... arrastar mais pessoal para o rebanho... tal como os Jeovas ou outra seita qualquer...

no entanto, reconheço que no processo ajudam algumas pessoas... mas é uma falsa ajuda.

CitaçãoEsse processo de inicio na vida Cristã começa obviamente com o batismo.

pois... mas está errado... as escrituras dizem que deve começar com aprender a doutrina e só depois SE FOR A ESCOLHA DA PESSOA... batizar-se... Simples e clarinho como a água... ;)
a minha religião é a verdade...

Eu acho excelente questionarmos, só assim evoluímos. Mas aí já entramos num debate de Teologia, que não é de todo a minha área. :)

Relativamente á questão do tópico, de facto e de crença pessoal, julgo não fazer sentido o facto de sermos menos protegidos, só porque não fomos baptizados.
"Condemnation Without Investigation, Is The Height Of Ignorance."

Concordo consigo, AngelUpon, creio que não somos menos protegidos por não sermos baptizados.
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

a teologia é a área de todos...  ;)

acredita em Deus? ou não acredita em Deus? ...estas são as primeiras perguntas que se podem e devem fazer em teologia... a partir dai a verdade está dentro de cada um...  ;)

acham mesmo que um bebe que não tem sequer a capacidade de entender se morrer vai para o inferno?  ::)

e acham mesmo que Deus ia permitir a uma criança paguar pelos pecados dos outros quando tantas vezes nas escrituras é referido que cada um vai prestar contas pelos SEUS PROPRIOS pecados?  ::)
a minha religião é a verdade...

Falo de Teologia Cristã especificamente, devido ao tópico se tratar do baptismo cristão.  :)

Nas outras afirmação que faz incertus, estou alinhado e partilho dessa opinião. De certeza que jáajudou alguém a ficar mais esclarecido.
"Condemnation Without Investigation, Is The Height Of Ignorance."

Citação de: Ex3m em 09 março, 2015, 23:07
É necessário não esquecer que o ritual de baptismo não é exclusivo da religião católica apostólica romana, embora com outros nomes e com outros costumes o baptismo existe noutras religiões.
O hábito de se baptizar bebés é só um costume da religião referida de forma a manipolar a mente e a prova de que o que está escrito é alterado pelo homem...o mesmo que criou a religião.
O próprio jesus cristo foi baptizado aos 30 anos por isso...
Desculpem lá mas o baptismo, seja ele feito em que religião for, não protege nem prejudica coisa nenhuma...o nivel de lavagem cerebral é que prejudica e muito!

...não necessáriamente...  ;)

e pergunta o esquimó ao padre:
-Oh sr padre... se eu não soubesse da existencia de Deus, podia ir para o inferno?

responde o padre;
-Não meu filho... se não sabias, não tinhas culpa e por isso serias perdoado.

responde o esquimo:
-Então porque raio é que me contou?
a minha religião é a verdade...

"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

"Condemnation Without Investigation, Is The Height Of Ignorance."

Boas,

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, que de momento estou segurando nas mãos, a questão do Pecado Original é abordada da seguinte forma:

O Pecado Original

A Prova da Liberdade

Deus criou o homem <à sua imagem> e constitui-o na sua amizade.
Criatura espiritual, o homem só pode viver esta amizade na modalidade da livre submissão a Deus. É isso que exprime a proibição feita ao homem de comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, <pois no dia em que o comeres morrerás> (Gn 2, 17).
A <árvore de conhecer o bem e o mal> (Gn 2, 17) evoca simbolicamente o limite intransponível que o homem como criatura, deve livremente reconhecer e contidamente respeitar. O homem depende do Criador. Está sujeito às leis da criação e às normas morais que regulam o exercício da liberdade.

O Primeiro Pecado do Homem

Tentado pelo Diabo, o homem deixou morrer no coração a confiança no seu Criador. Abusando da liberdade, desobedeceu ao mandamento de Deus. Nisso consistiu o primeiro pecado do homem. Daí em diante, todo o pecado será uma desobediência a Deus e uma falta de confiança na sua bondade.

Neste pecado, o homem preferiu-se a si próprio a Deus, e por isso desprezou Deus: optou por si próprio contra Deus, contra as exigências da sua condição de criatura e, daí, contra o seu próprio bem. Constituído num estado de santidade, o homem estava destinado a ser plenamente <divinizado> põe Deus na glória. Pela sedução do Diabo, quis <ser como Deus>, mas <sem Deus, em vez de Deus, e não segundo Deus>.

A Escritura refere as consequências dramáticas desta primeira desobediência: Adão e Eva perdem imediatamente a graça da santidade original. Têm medo daquele Deus de quem se fizeram uma falsa imagem: a dum Deus ciumento das suas prerrogativas.

Consequências do Pecado de Adão para a Humanidade

Todos os homens estão implicados no pecado de Adão.
É São Paulo quem o afirma: <pela desobediência de um só homem, muitos (quer dizer, a totalidade dos homens) se tornaram pecadores> (Rm 5,19).
<Assim como, pelo pecado de um só, veio para todos a condenação, assim também, pela obra de justiça de um só (Cristo), virá para todos a justificação que dá a vida> (Rm 5,18).

Cumprimentos,

J.ace