Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.400
Total de tópicos
26.900
  • Filosofar um pouco sobre o Paranormal
    Iniciado por haborym22
    Lido 2.568 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá a todos,

Já sou participante neste fórum há algum tempo e gosto bastante das temáticas apresentadas.

Gosto bastante de observar o paranormal e mantenho uma mente aberta a todo o tipo de assuntos.

Contudo há coisas que me fazem confusão e que gostava de partilhar convosco, assim como saber a vossa opinião.
Relativamente a clarividentes, psíquicos, pessoas que adivinham o futuro e outros, se sabem tanto da vida dos outros, porque é que nunca ninguém enriquece com este dom ? E com o enriquecer, não quer dizer que seja apenas para proveito próprio, mas também uma forma de ajudar os outros.

Aos senhores e senhoras que falam com os espíritos, porque é que nunca sabemos bem onde estão os espíritos? Isto é, falam do Céu, do Inferno, ou de algum local não compreendido pelo ser humano? Porque não falam sobre se Deus existe ou não, e se existe, que deus é que existe exactamente ?
É fácil falar do Além com naturalidade, mas seria muito mais prático e credível conhecer o que realmente nos espera após a vida.

Com esta thread, não ponho em causa as crenças de ninguém, mas acho que é importante falarmos deste tipo de coisas abertamente, até para aprender a conhecer o que é real e o que é inventado.

Aguardo as vossas respostas e espero que possamos criar uma discussão engraçada e amigável.

P.S. – Aproveito para vos desejar um Feliz Natal e um próspero Ano Novo :)


chacalnegro
Citação de: haborym22 em 20 dezembro, 2011, 21:05
Olá a todos,

Já sou participante neste fórum há algum tempo e gosto bastante das temáticas apresentadas.

Gosto bastante de observar o paranormal e mantenho uma mente aberta a todo o tipo de assuntos.

Contudo há coisas que me fazem confusão e que gostava de partilhar convosco, assim como saber a vossa opinião.
Relativamente a clarividentes, psíquicos, pessoas que adivinham o futuro e outros, se sabem tanto da vida dos outros, porque é que nunca ninguém enriquece com este dom ? E com o enriquecer, não quer dizer que seja apenas para proveito próprio, mas também uma forma de ajudar os outros.

Aos senhores e senhoras que falam com os espíritos, porque é que nunca sabemos bem onde estão os espíritos? Isto é, falam do Céu, do Inferno, ou de algum local não compreendido pelo ser humano? Porque não falam sobre se Deus existe ou não, e se existe, que deus é que existe exactamente ?
É fácil falar do Além com naturalidade, mas seria muito mais prático e credível conhecer o que realmente nos espera após a vida.

Com esta thread, não ponho em causa as crenças de ninguém, mas acho que é importante falarmos deste tipo de coisas abertamente, até para aprender a conhecer o que é real e o que é inventado.

Aguardo as vossas respostas e espero que possamos criar uma discussão engraçada e amigável.

P.S. – Aproveito para vos desejar um Feliz Natal e um próspero Ano Novo :)



Não enriquecem!? Quem disse? Não enriquecem os que não levam nada pelas consultas. Um dos casos mais populares é o da Maya. No entanto, acho que a partir do momento em que industrializam as videncias, as vão perdendo progressivamente.
Relativamente aos espíritos, a que espíritos te referes, ao dos mortos? às entidades não corpóreas em geral? Existem diferentes planos de realidade ou dimensões diversas da nossa e é aí que vivem, o que não quer dizer que não possamos vislumbrar esses planos ou que essas entidades não possam passar para o nosso. Deus é uma questão interessante. Como é natural depende da fé de cada um. Sendo uma entidade não corpórea, a máxima, o Criador, poderá assumir as formas que os diferentes traços culturais lhe atribuam. A tendência é que as várias culturas e religiões tendam para o monoteísmo (ou seja para a crença num só Deus), embora a base possa ser politeísta. Todos os mitos da criação assumem uma só entidade criadora, as outras aparecem depois. Portanto, existem vários deuses em abstracto e um em concreto. Só variam os nomes: Deus, Allah, Yavé, Atum, Apsu, Grande Espírito etc etc etc, mas a essência é a mesma.
Relativamente ao Céu e Inferno, são só ideias reconhecíveis pela mente humana para categorizar os planos de existência atrás referidos. Por exemplo, o conceito de Inferno foi evoluindo do grego, um local para onde iam os mortos, governado por Hades, que passou para a teologia cristã como o lugar de tormentos que hoje conhecemos, ao qual preside Satanás.
Nós enquanto mortais, jamais teremos acesso completo ao Além, por uma razão muito simples: acabava-se o livre arbítrio e condicionava-se toda a actividade humana em prol dessa ideia. Será sempre preferível que tenhamos somente algumas pequenas informações sobre o lado de lá do que acesso a todo o conhecimento sobre esse tema. Bom, mas o que te apresento aqui é só uma ideia com base na minha crença, provavelmente encontrarás explicações mais consistentes. Não tenho a certeza de te ter esclarecido muito bem, mas vai perguntando. A falar é que a gente se entende...
Retribuo os votos

Boa resposta. gostei da tua abordagem relativamente a deus e o além. Quanto ao enriquecer, referia-me a por exemplo adivinhar o euromilhões :P, não me estava a referir a enriquecer a custa dos outros.

chacalnegro
Citação de: haborym22 em 20 dezembro, 2011, 23:01
Boa resposta. gostei da tua abordagem relativamente a deus e o além. Quanto ao enriquecer, referia-me a por exemplo adivinhar o euromilhões :P, não me estava a referir a enriquecer a custa dos outros.

Ah, tá bem... Bom, os dons de adivinhação são um "empréstimo" para que se possa ajudar as outras passoas, se abusam, a coisa pode correr-lhes mal. Aliás, acho que todos temos intuição mais ou menos desenvolvida, geralmente quanto mais evoluímos no plano espiritual, mais os "dons" são acrescentados, a não ser que por algum motivo esta ou aquela pessoa em especial tenha uma faculdade mais desenvolvida sem que para isso faça alguma coisa. Mas esses motivos são da competência de quem atribui as faculdades. Ninguém adivinha os numeros do euromilhões porque o dinheiro acabaria por ser usado em proveito próprio e acabaria por ser mal empregue, significando uma involução espiritual dessas pessoas. No entanto parece-me que há um padrão quando sai o prémio a alguém: geralmente são pessoas humildes e remediadas. Vê só o caso do casal de namorados a quem saiu o euromilhões e acabaram em litígio por ganância. Agora imagina uma pessoa com algum poder de adivinhação ou outro poder qualquer, desenvolvido, entrar num ciclo de cobiça e materialidade... Julgar-se-ia um super-homem de poder ilimitado, com as consequências que podemos adivinhar...

Citação de: haborym22 em 20 dezembro, 2011, 23:01
Boa resposta. gostei da tua abordagem relativamente a deus e o além. Quanto ao enriquecer, referia-me a por exemplo adivinhar o euromilhões :P, não me estava a referir a enriquecer a custa dos outros.
haborym22, divinação só se faz em relação a pessoas - todos trazemos tensões que nos impelem a agir consoantes as nossa história pessoal. Por mais ocultas que elas estejam em nós, sempre se manifestam. A divinação é um bocadinho como compreenderes o que outra pessoas sente quando conversas com ela, não precisas ouvir por palavras o sentimento, a empatia que  tens com a outra pessoa dá-te essa informação. No caso das divinações, não é tanto uma questão de sentimentos mas de saber ver o sentido que a pessoa dá às coisas, de saber interpretar o que acontece consoante a maneira de agir de cada um - ao desenvolver essas capacidades deixa-se de ter de pensar nas regras e as visões surgem mais intuitivas, um bocadinho como aprender a a escrever, depois de aprender as palavras surgem no papel - aqui são as imagens do "futuro potencial" que surgem. Nestes termos é difícil pensar em adivinhar os números do euromilhões ou mesmo de associar estas questões ao divino.
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

chacalnegro
Citação de: marcvs em 22 dezembro, 2011, 15:00
haborym22, divinação só se faz em relação a pessoas - todos trazemos tensões que nos impelem a agir consoantes as nossa história pessoal. Por mais ocultas que elas estejam em nós, sempre se manifestam. A divinação é um bocadinho como compreenderes o que outra pessoas sente quando conversas com ela, não precisas ouvir por palavras o sentimento, a empatia que  tens com a outra pessoa dá-te essa informação. No caso das divinações, não é tanto uma questão de sentimentos mas de saber ver o sentido que a pessoa dá às coisas, de saber interpretar o que acontece consoante a maneira de agir de cada um - ao desenvolver essas capacidades deixa-se de ter de pensar nas regras e as visões surgem mais intuitivas, um bocadinho como aprender a a escrever, depois de aprender as palavras surgem no papel - aqui são as imagens do "futuro potencial" que surgem. Nestes termos é difícil pensar em adivinhar os números do euromilhões ou mesmo de associar estas questões ao divino.
Boa resposta

Gostei bastante das vossas respostas :) Ajudaram-me a tirar algumas dúvidas que tinha.