Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • exumação e cremação
    Iniciado por Morganne
    Lido 2.264 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá

O meu avô em breve vai ser exumado. Após a exumação, a sua ossada será cremada.
Gostava de poder continuar a colocar-lhe flores, pois é um local onde me "encontro" com ele, sei que está ali...
Gostava de trazer as cinzas dele para casa, mas por outro lado já me disseram que não as devemos trazer porque se deve separar o mundo dos vivos do mundo dos mortos.
Preferia que ele continuasse no cemitério, mas como não há essa hipótese, gostava de guardar as cinzas dele e continuar a colocar-lhe flores, ao lado do pote que irá conter as suas cinzas.
Sei que ele ia gostar de "voltar" a casa.
Na verdade, gostava de saber qual a vontade dele.
Queria receber as vossas opiniões: deverei trazer as cinzas para casa? Ou deverei espalhar num jardim... ou mandar ao mar?
Este assunto tem-me deixado perturbada, ao ponto de às vezes (parecer) sentir a presença dele...
Inicialmente eu era totalmente contra trazer as cinzas dele para dentro de casa, mas ultimamente parece que algo me diz que é isso que devo fazer.




"A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável"

#1
Citação de: Morganne em 18 dezembro, 2011, 04:27
Olá

O meu avô em breve vai ser exumado. Após a exumação, a sua ossada será cremada.
Gostava de poder continuar a colocar-lhe flores, pois é um local onde me "encontro" com ele, sei que está ali...
Gostava de trazer as cinzas dele para casa, mas por outro lado já me disseram que não as devemos trazer porque se deve separar o mundo dos vivos do mundo dos mortos.
Preferia que ele continuasse no cemitério, mas como não há essa hipótese, gostava de guardar as cinzas dele e continuar a colocar-lhe flores, ao lado do pote que irá conter as suas cinzas.
Sei que ele ia gostar de "voltar" a casa.
Na verdade, gostava de saber qual a vontade dele.
Queria receber as vossas opiniões: deverei trazer as cinzas para casa? Ou deverei espalhar num jardim... ou mandar ao mar?
Este assunto tem-me deixado perturbada, ao ponto de às vezes (parecer) sentir a presença dele...
Inicialmente eu era totalmente contra trazer as cinzas dele para dentro de casa, mas ultimamente parece que algo me diz que é isso que devo fazer.






Os meus sentimentos pela tua perda. :-[
acho que deves fazer aquilo que a tua consciência te diz.

chacalnegro
Citação de: Morganne em 18 dezembro, 2011, 04:27
Olá

O meu avô em breve vai ser exumado. Após a exumação, a sua ossada será cremada.
Gostava de poder continuar a colocar-lhe flores, pois é um local onde me "encontro" com ele, sei que está ali...
Gostava de trazer as cinzas dele para casa, mas por outro lado já me disseram que não as devemos trazer porque se deve separar o mundo dos vivos do mundo dos mortos.
Preferia que ele continuasse no cemitério, mas como não há essa hipótese, gostava de guardar as cinzas dele e continuar a colocar-lhe flores, ao lado do pote que irá conter as suas cinzas.
Sei que ele ia gostar de "voltar" a casa.
Na verdade, gostava de saber qual a vontade dele.
Queria receber as vossas opiniões: deverei trazer as cinzas para casa? Ou deverei espalhar num jardim... ou mandar ao mar?
Este assunto tem-me deixado perturbada, ao ponto de às vezes (parecer) sentir a presença dele...
Inicialmente eu era totalmente contra trazer as cinzas dele para dentro de casa, mas ultimamente parece que algo me diz que é isso que devo fazer.






Olá, apresento aqui também os meus sentimentos pela tua perda. Também concordo que deves fazer o que a tua consciência mandar. Mas creio que o teu avô não se sentirá mais ou menos feliz em saber onde estão as suas cinzas, porque já partiu. Se voltar é mau sinal. O facto de ele gostar ou não gostar de ir para casa, terá a ver com uma vontade em vida que não tem nada a ver com o que será ele depois da morte. Acho que isso é mais uma projecção tua considerando uma permissa natural dos sentimentos do ser humano que se traduz em bem-estar quando se volta para a segurança do lar.

Antes de mais, os meus sentimentos.
Estou de acordo tanto com a Nita como com o Chacalnegro, na medida em que deves fazer o que a tua consciência diz, mas também deves ter em mente que não é suposto o teu avô "voltar". Ou seja, do meu ponto de vista não será por guardares as cinzas dele contigo que não irá ter descanso, se por alguma razão o teu avô não partir para o outro mundo terá de haver outro motivo.

Neste momento já decidi o que fazer. Não vou mandar cremar. Optei pelo ossário. É isto que a minha consciência me pede.
Sinto que o meu avô está em paz.

Obrigado a todos pelas vossas respostas.

"A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável"