Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Ansiedade...
    Iniciado por haborym22
    Lido 2.041 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá a todos,

Pois é, como o titulo indica, sofro de ansiedade. É algo que me tem acompanhado desde sempre. Tem-me prejudicado muito na minha vida pessoal e profissional. Há alguém aqui no forum que queira falar um pouco sobre isto, que sofra do mesmo, conselhos para dar relativamente ao controlo disto ?

Não sei que fazer, queria não recorrer a químicos para me sentir melhor, mas não consigo controlar isto...

aguardo as vossas respostas.

sim,também tenho no meu caso a ansiedade manifesta-se na vontade absurda de comer,tenho de me andar sempre a controlar...no meu caso tomo medicação para a tiróide que também ajuda bastante...

A mim surge como um nó no estômago que me dá dores, ansiedade.. enfim uma sensação horrivel que é constante.

há dias melhores, mas nunca passa...

TinaSol
olá, sou estreante por aqui e ando a pesquisar algumas situações que se têm passado comigo. Encontrei este tópico que tem a ver comigo, também tenho ansiedade e evito recorrer a químicos, apesar de já me terem sido prescritos. Mas ajudam alguns produtos naturais, como a valeriana, passiflora e o hipericão.
Para ultrapassar a ansiedade comecei à uns 3 anos a encará-la.Tenho os ataques de ansiedade, quando começam o meu coração quase salta do sítio, mas tenho conseguido controlar melhor.
Na altura comecei por uma psicóloga, fiz apenas umas 4 sessões (não tenho muitas posses para poder continuar), mas fez muita diferença: ensinou-me algumas técnicas de relaxamento e também algumas maneiras de lidar com as emoções e pensamentos.
No meu caso quando tenho o ataque inicial, tomo consciencia que está a acontecer e começo logo a respiração e a pensar estar naquele estado não ajuda e não vale a pena ficar assim, uma musiquinha do Jack Johson que me faz pensar na praia, no azul do céu, no mar...
Quando dura mais tempo (não durmo, os músculos não param quietos e sinto-me mal), ou em situações de maior stress, recorro aos produtos naturais, ninguém é de ferro.
Uma pergunta que uma amiga me fez e tb a psicóloga foi o que é que me faz sentir bem e fazer, principalmente nestas alturas. Também recolhermos boas recordações, imagens, músicas, para recordarmos quando estamos nestas situações. Estar com amigos, ler um livro, caminhar, aceitarmo-nos, afastarmo-nos do que nos faz sentir mal ou não nos deixarmos contagiar... investir
no que nos faz sentir melhor, cultivar o positivismo.
Com tudo isto, pelo menos a mim, ajuda muito e ensinou-me a encarar a vida de outra forma, senão com tudo o que me tem acontecido, já estava meio louca.

Nita e Tina, agradeço muito as vossas mensagens.

Sinto-me tentado a aprender técnicas de meditação... talvez consiga perceber o que é que me despoleta este mal estar constante.

Eu também tive a minha dose no que diz respeito a este assunto.
Durante a minha adolescência perdi o controlo e deixei de conseguir controlar a ansiedade, dando-se os tais ataques, que não são nada agradáveis.  ::)
Nessa altura, eu não conseguia lidar com eles como deve ser, acabando por tomar manifestações físicas ainda menos agradáveis (é incrível o que uma linha de pensamentos numa pessoa pode fazer desplotar físicamente) e tive que recorrer a medicação forte. Porém, hoje, já nem a produtos naturais necessito de recorrer.
Demorei alguns anos a combater o problema, mas com disciplina e dedicação acaba-se por conseguir o que se quer. Inicialmente tive que me tratar com medicação, porque a ansiedade tinha progredido para uma depressão e não havia maneira de com aquela idade eu conseguir curar-me sózinha. Entretanto, para além da medicação, eu tive que arranjar outra maneira de me tratar, na origem dos problemas. Inicialmente fui a um psicólogo, que com todo o respeito pela profissão, no meu caso não ajudou em nada, saí de lá igual ao quando tinha entrado.Talvez tivesse sido o senhor que não era o melhor na sua área... (Ao contrário do psicólogo da TinaSol, este não me ensinou técnicas de relaxamento nem nada...foi só conversa de treta) :-\ Mas decidi não voltar a ir, achei que era uma perda de dinheiro e tempo para mim e para os meus país e mais produtivo tentar ser eu a resolver o meu problema.
O que eu fiz, foi procurar encontrar a raiz do problema. Estava bem enterrada, mas consegui descobri-la. Procurei pensar nela, encontrar formas de a eliminar... Com os anos aprendi a lidar com esses medos que me causavam ansiedade, mudei a minha forma de pensar em relação a eles e encarei a realidade, aceitando que realmente eu tinha esse problema e que tudo o que tinha que fazer era resolvê-lo. Hoje, consigo lidar com as causas da minha ansiedade sózinha.
Estou no inicio da minha vida adulta e não tenho tido problemas de ansiedade.

Isto quase parece um relato de uma testemunha dos AA... mas sobre a ansiedade  ;D

Citação de: Nita em 11 dezembro, 2011, 00:32
(...) no meu caso tomo medicação para a tiróide que também ajuda bastante...

Tens Hipotiróidismo?

haborym22, se quiseres saber mais pormenorizadamente como resolvi o meu problema de ansiedade ou falar mais sobre isto, manda-me PV...  :)
""Ha no homem algo de fundamental, que nao se consegue."