Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Explicações Científicas para a EFC
    Iniciado por Lunática
    Lido 4.066 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Lunática
OOBE ou OBE (out of body experiments) ou experiência corpo é o termo errado, escolhido para designar simplesmente um estado alterado de consciência. Um tipo de sonho diferente. Sonhos de viagens por lugares distantes ou desconhecidos são interpretados, por alguns, como um passeio fora do corpo. E não como produto da imaginação de quem sonha.

Se a esse sonho se acrescentam experiências telepáticas ou clarividentes, a explicação fica ainda mais distante da hipótese verdadeiramente científica e o chamam de viagens astrais, projeciologia, etc.

Exporemos a explicação parapsicológica bem resumidamente: conhecimento à distância. Podemos designá-lo com as siglas PG ou ESP. Psigamma e Percepção Extrasensorial, respectivamente. Em outras palavras, trata-se apenas de ter conhecimento de coisas e factos distantes de nós, mas uma adivinhação que não depende e supera os nossos sentidos.

Na maior parte das vezes trata-se apenas de uma sensação alucinatória... Raramente é uma projecção ectoplasmática à curta distância: fantasmogénese. A ideia que a pessoa tem de si mesma, de um morto, ou de algum vivo, espontânea e parapsicológicamente, pode ser plasmada externamente, com a exteriorização e transformação da energia orgânica corporal (ectoplasma). E não pode-se afastar muito da pessoa que a exterioriza.

Conclusão: ou imaginação ou fenómeno parapsicológico. Nada de sobrenatural. Corpo e alma não se separam nunca!

Caso desejem aprofundar no tema consultem o livro "As Forças Físicas da Mente".

Olá,   ésta explicação cientifica!!!!     sei não (como se diz na Bahia) não batem com que o senti e "vi"

Phlamell
#2
Ola Lunatica, ola pessoal

A explicação cientifica sobre a EFC não pode ficar restrita a apenas um autor, no caso o que escreveu as "Forças Fisicas da Mente" que.se não me engano é de autoria do Padre Quevedo.

Há um tratado com abordagem cientifica utilizando outro paradigma que aprofunda o tema.

Chama-se "Projeciologia" de autoria de Waldo Vieira. Um camalhaço com quase 2.000 paginas  e mais de 3.000 referencias bibliograficas sobre o assunto.

Nesse livro há também várias técnicas que ensinam a pessoa interessada em vivenciar pela força da vontade uma experiência fora do corpo, ali (no livro) chamado de Projeção da Consciência.

Aí em Portugal, em Évora, na região do Alentejo, tem uma instituição que se dedica ao estudo da EFC sobre essa abordagem, pode ser acessada em [Link Removido]. No Brasil [Link Removido]

Abço

Phlamell  



Por favor consulte/reveja as regras do forum. Regras Gerais do Fórum, alínea 3Regras Gerais do Fórum, alínea 14


Olá, Boa Tarde.
Esta explicação cintífica dada pelo Sr. Padre Quevedo, não é muito "lá" convincente, participei de uma palestra do Ilmo. Sr. Padre. Ele fêz (Acho) que oito perguntas ao publico, depois de respondida (5 delas por mim) na oitava infelismente ele "engasgou" um pouco. Só faltou ele dizer que estas coisas é por "Deus".  Ele é Padre, mas parece-me um pouco descrente!

Desculpe pela sinceridade, mas é a minha opinião.
Mas que "engasgou", como se diz na giria "Patinou no seco".

Como palestante cientifico ele foi e ainda é Iniciante (gosta de uma rede de televisão, principalmente as do tipo "Cleber"), discordo um pouco dele, sem ofensas. OK

seyon
Falta é ai explicarem como é que é possível em uma projecção podermos ver/sentir/ouvir coisas que estão presentes na realidade e que conseguimos saber apenas em uma projecção astral.
Eu ouvi a minha irmã na sala enquanto estava o meu corpo a dormir na minha cama.
Existem outros que leram e comunicaram com outros durante uma projecção.
Eu próprio já comuniquei (pelo menos assim foi o que me aparentou pois nunca desconfiei das possíveis respostas) com algo.
Ninguém diz que a chamada alma se separa do corpo, mas que é considero possível viajar com a consciência em um corpo energético, sim.