Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • Vidas passadas e reencarnações
    Iniciado por bdolhar
    Lido 8.961 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Gostaria de avisar primeiro que este é o meu primeiro tópico, e que se estiver alguma coisa incorrecta ou, por exemplo, o tópico estiver colocado no sítio errado, por favor corrijam ou avisem , por favor :)

Hoje estava na missa, como todos os sábados e quando o padre estava a falar, algo reteu a minha atenção:
"...ficarão no sepulcro eterno ou na vida eterna". isto dependendo das nossas acções na Terra.

então, a dúvida à qual me questiono, é.. a igreja acredita ou não em vidas passadas e em reencarnação?
isto porque.. somos uma alma. uma alma que já esteve noutro ser. e que voltou ao plano astral com a morte física desse ser, e depois, reencarnou noutro. a nossa alma já tem um passado. e nós, almas encarnadas como seres humanos, estamos encarregues de o melhorar ou piorar, mas, ao mesmo tempo, estamos nas mãos do nosso karma.
então, é confuso a igreja dizer que a partir das nossas acções do presente nós caminharemos para o bem ou para o mal eterno, visto, que anteriormente ja estivemos nesse mal ou nesse bem que nos foi colocado e que, futuramente, iremos estar ou não. então, não depende de nós apenas, mas sim do nosso passado. pois, os nossos antepassados podem ter sido 'maus' e nós estarmos a sofrer isso em Terra, mas, no entanto, sermos boas pessoas, o que nos levaria para o "céu", tecnicamente, mas, com o peso das outras reencarnações, pouco subiriamos no plano astral.

Sei que está confuso. é como a minha mente se encontra agora. se alguem tiver condicionador, por favor, tente desembaraçar isto comigo :)

ahh.. eu sou católica sim, apesar de todas estas questões. o que é um facto é que eu sempre cresci com influencia de algo mais além que um simples mundo fisico e que espiritos e almas existem. então, apenas tento conciliar estas minhas duas crenças :)

Obrigada desde já :)

Citação de: bdolhar em 20 novembro, 2011, 03:44
Gostaria de avisar primeiro que este é o meu primeiro tópico, e que se estiver alguma coisa incorrecta ou, por exemplo, o tópico estiver colocado no sítio errado, por favor corrijam ou avisem , por favor :)

Hoje estava na missa, como todos os sábados e quando o padre estava a falar, algo reteu a minha atenção:
"...ficarão no sepulcro eterno ou na vida eterna". isto dependendo das nossas acções na Terra.

então, a dúvida à qual me questiono, é.. a igreja acredita ou não em vidas passadas e em reencarnação?
isto porque.. somos uma alma. uma alma que já esteve noutro ser. e que voltou ao plano astral com a morte física desse ser, e depois, reencarnou noutro. a nossa alma já tem um passado. e nós, almas encarnadas como seres humanos, estamos encarregues de o melhorar ou piorar, mas, ao mesmo tempo, estamos nas mãos do nosso karma.
então, é confuso a igreja dizer que a partir das nossas acções do presente nós caminharemos para o bem ou para o mal eterno, visto, que anteriormente ja estivemos nesse mal ou nesse bem que nos foi colocado e que, futuramente, iremos estar ou não. então, não depende de nós apenas, mas sim do nosso passado. pois, os nossos antepassados podem ter sido 'maus' e nós estarmos a sofrer isso em Terra, mas, no entanto, sermos boas pessoas, o que nos levaria para o "céu", tecnicamente, mas, com o peso das outras reencarnações, pouco subiriamos no plano astral.

Sei que está confuso. é como a minha mente se encontra agora. se alguem tiver condicionador, por favor, tente desembaraçar isto comigo :)

ahh.. eu sou católica sim, apesar de todas estas questões. o que é um facto é que eu sempre cresci com influencia de algo mais além que um simples mundo fisico e que espiritos e almas existem. então, apenas tento conciliar estas minhas duas crenças :)

Obrigada desde já :)


Quer a igreja acredite ou não na reencarnação, o objectivo de uma alma que reencarna é a expião dos erros de vidas passadas. Trata-se de um novo aprendizado. A vida passada até pode influenciar, mas é a vida presente que tem de ser vivida rumo à evolução espiritual.

É no que eu acredito

Fica bem

Templa
Templa - Membro nº 708

Ligeia
Quanto à pergunta se a Igreja (católica) acredita na reencarnação a resposta 'oficial' é um simples e taxativo "não" (embora existam alguns diferendos e argumentos que pretendem provar que essa mesma Igreja já acreditou, outrora...).

"...ficarão no sepulcro eterno ou na vida eterna": a Igreja acredita na imortalidade da alma, pelo que se vives para sempre estarás na vida eterna (isto se as tuas acções se demonstrarem merecedoras, caso contrário espera-te o sepulcro eterno, onde tudo aquilo que foste cessa de existir e viver...é a condenação última, julgo). Não há reencarnação porque o teu espírito não volta a um outro corpo mas viverá (e viverás) para sempre na Glória de Deus Pai.

Nota: não sou crente, apenas estudei Filosofia da Religião e Teologia em tempos idos, pelo que esta 'interpretação' é meramente reminiscente do que me foi ministrado. Como tal, vale o que vale :)


Sim, temos que tentar sempre evoluir espiritualmente, foi muito bem dito Templa , obrigada pelo teu contributo :)

Sendo "meramente reminiscente" ou não, gostei bastante da tua interpretação. Então, como disseste, nao há reencarnação por parte da igreja católica visto que um espirito nao voltará a Terra, mas viverá para sempre, então, no outro plano. Sim... faz sentido :)

Torna-se complicado ter pensamento cristão e espírita ao mesmo tempo :/

Citação de: bdolhar em 20 novembro, 2011, 18:36
Sim, temos que tentar sempre evoluir espiritualmente, foi muito bem dito Templa , obrigada pelo teu contributo :)

Sendo "meramente reminiscente" ou não, gostei bastante da tua interpretação. Então, como disseste, nao há reencarnação por parte da igreja católica visto que um espirito nao voltará a Terra, mas viverá para sempre, então, no outro plano. Sim... faz sentido :)

Torna-se complicado ter pensamento cristão e espírita ao mesmo tempo :/

Olá.

Um dia destes, num hipermercado, folheei o livro de um menino que terá estado no céu, ao colo de Jesus Cristo.

Bom, acredito que o menino, ou o seu espírito, terá estado no céu, em espirito, porque, enquanto isso, o corpo esteve no Hospital...

Mas, voltando à tua questão, a Igreja não acreditará na reencarnação porque defende mais a teoria da ressurreição  e interessar-lhe-á que o homem pratique desde logo o bem sem estar às espera de vidas futuras para se depurar...

Quanto a mim, nada sendo impossível a Deus, acredito na ressurreição, mas só de uma "população" mínima, nomeadamente dos santos como Santa Bernardete, S. Padre Pio e de todos quantos tiverem o corpo incorrupto

Mas como também acredito que Deus escolheu o paraíso para todos quantos criou à sua imagem e semelhança, creio também  num processo espiritual capaz de dupurar as almas do mal ao longo do tempo terreno, para depois essa alma ter entrada no paraíso. A reenccarnação será pois ideal para isso.

Quando o ser humano estiver realmente de alma pura como os santos, então sim, talvez Deus os ressuscite em massa e os coloque a todos no paraíso... E aí talvez eu própria ressuscite com todaa minha história de vidas passadas, depois da minha minha milésima encarnação e quando me chame, eventualmente,   Catarina ;D ;D ;D ;D.

De qualquer modo, já há muitos cientistas, nomeadamente médicos, que fizeram pesquisas importantes sobre a matéria,designadamente interrogando crianças que se lembram de vidas passadas anteriores. E há já muitos livros sobre isso. Um deles chama-se "almas antigas" e não me lembro do nome do autor, um jornalista americano que acompanhou um médico a vários paises onde a crença na reencarnação é comum, tal como a Índia e países do médio oriente.

Abraço

Templa
Templa - Membro nº 708

Boas, realmente a questão é um "pesadelo", para ser decifrada de forma resumida, até porque existem muitos "ses".

A Igreja (seja ela qual for), rejeita por vezes determinadas conjunturas, e no entanto aceita-as conforme a conveniência.

Senão vejamos:

- Como pode a Igreja dizer que não há reencarnação, quando está explicito(na Bíblia), por exemplo, que João Baptista, era na verdade o profeta Elias reencarnado ??

- Por outro lado, a Igreja também não vai andar a dizer que vamos reencarnar, pois seria o mesmo que dizer: " Vamos fazer o que nos der na gana, que na próxima vida estou desculpado, porque Deus tudo perdoa".

Qualquer dos exemplos, soam sempre a absurdo, não ?
Mas são as faces da mesma moeda ..

Como antes já referi, EU sou Agnóstico, e não acredito que possa haver reencarnação, do género ... que havemos todos de voltar e repetir esta vida, sem excepção, pois isto não tem a menor lógica.
E a historia de que as almas ficam todas numa caixinha a espera de vez para reencarnar, também não cola.

A única coisa que consegui entender até a data, é que religião é sinonimo de NEGOCIO.
Não estou a dizer que as pessoas que são religiosas o sejam, mas quem controla a religião controla um negocio. (está mais que provado)

Ainda gostava de saber uma religião que seguisse o que apregoa.
Não nos devemos guiar, somente pelo ideal religioso, pois seria o mesmo que andar as voltas com uma venda nos olhos.

Eu creio que cada um deve seguir, deve procurar, deve entender, pois em todas(Religiões), também existe um fundo de verdade, e em todas existe um fundo de mentira.
O que quero dizer é que, vendo os factos, entre Religião e Ciência, chegará o tempo em que muita mais se saberá, pois a meu ver não são incompatíveis.
Lamento dizer isto, mas na minha opinião, creio que terás de encontrar o teu rumo, com ou sem ajuda, mas sempre dependendo de ti. Não há resposta 100% certificada para essa e outras duvidas ..
Ou seja, EXACTAMENTE  aquilo que fizeste ao entrar neste fórum e iniciar este tópico ...
Começaste o teu caminho ...
;D

Espero não ter complicado

Fica bem ...
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Gostei bastante da tua maneira de interpretar Templa. Confesso que nunca tinha aberto o meu pensamento para algo tao grande, quanto o que disseste. É realmente um modo de pensar bastante saudavel, e que, de acordo com o que acredito, tem lógica :O :)


"Lamento dizer isto, mas na minha opinião, creio que terás de encontrar o teu rumo, com ou sem ajuda, mas sempre dependendo de ti. Não há resposta 100% certificada para essa e outras duvidas ..
Ou seja, EXACTAMENTE  aquilo que fizeste ao entrar neste fórum e iniciar este tópico ...
Começaste o teu caminho ...  "

Não lamentes Seth! Eu construo o meu caminho, dia a dia, de acordo com o que vou aprendendo e observando, não estou correcta? :)
Partilho sim a mesma opiniao, relativamente à corrupção... infelizmente, o bem material parece que se apodera de tudo o quanto é sagrado.
Sim, também senti que estava a começar o meu caminho. sou católica, porém, sou livre de escolher e viver a minha fé. isso é uma das coisas mais importantes. sermos nós proprios a reparar e repensar em tudo o que nos faz feliz e que nos faz sentir bem.
Gostei bastante do teu depoimento, obrigada :)

A colocação é inteligente. De fsacto a Igreja não aceita a reencarnaçãp fisica porque "nega" a ressurreição, referida por Cristo. Acho que há muita coisa que ainda não sabemos. Há cada vez mais evidencias de reencarnação, mas ainda não foram provadas cientificamente.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

À igreja interessa muito perpetuar o medo e sentimento de culpa . Tudo tem que ver com penitência e sofrimento . A reencarnação explica muitos mistérios. Quando deixamos o nosso corpo e recapitulamos a nossa vida somos nós que avaliamos com maior objectividade ,já que não estamos tão limitados.
Aquilo que não conseguimos ultrapassar e os erros que cometemos vamos tentar reparar na próxima vida. Por exemplo o ladrão provavelmente vai nascer num meio onde estará sujeito à tentação de roubar . Ele assim escolhe até que a sua alma deixe de querer enveredar pelo crime. Porque escolhe tão dura prova? Ele sabe que não evoluirá enquanto não ultrapassar as suas limitações.
Querem maior prova de justiça divina? Por isso quando estamos furiosos dizemos: Que fiz para merecer isto?
Bem...  ;)

fialves
#9
A Igreja não acredita na reencarnação. Acredita que temos uma hipótese para mostrarmos o que valemos e que finda essa hipótese existem três opções: paraíso (onde vivemos eternamente felizes junto de Deus), purgatório (estado em que expiamos as nossas faltas e evoluímos espiritualmente até estarmos prontos a ascender) e inferno (estado em que se encontram aqueles que renegam Deus e que assim se condenam a si próprios à infelicidade eterna, porque rejeitam o perdão divino).

Os católicos acreditam na ressurreição e na vida eterna, mas não na reencarnação em vidas sucessivas. É uma questão de fé: ninguém intelectualmente honesto pode afirmar que sabe o que existe após a morte, com base em provas científicas. Podemos é dizer que acreditamos que será desta ou daquela maneira. Ou seja, é 100% fé.

Pessoalmente não acredito na reencarnação. Nem vejo qualquer fundamento bíblico que a sustente, ao contrário do que algumas pessoas defendem (poderíamos discutir durante dias sobre Elias, sobre as crenças judaicas na vida além da morte, etc, para cada argumento 'bíblico' em favor da tese da reencarnação existem 10 que o desmontam).

Quanto às supostas memórias de vidas passadas, como é que podemos concluir de imediato que se trata disso, quando sabemos perfeitamente que isso pode dever-se a influências de entidades espirituais que incutem esses pensamentos nas crianças? Está provado, de resto, que o ser humano é capaz de criar memórias falsas.

Além disso, não vejo vantagem alguma em acreditar na reencarnação: se ela de facto existir, não perco nada em não acreditar nela. Pelo contrário, vejo até algumas desvantagens em acreditar piamente na reencarnação, porque há pessoas que facilitam, isto é, acham que "na próxima vida é que vai ser". Devemos procurar fazer o Bem, amar o próximo e servir a Deus nosso Pai. O resto saberemos a seu tempo (espero que dentro de muitos anos...).




Citação de: bdolhar em 20 novembro, 2011, 03:44
Gostaria de avisar primeiro que este é o meu primeiro tópico, e que se estiver alguma coisa incorrecta ou, por exemplo, o tópico estiver colocado no sítio errado, por favor corrijam ou avisem , por favor :)

Hoje estava na missa, como todos os sábados e quando o padre estava a falar, algo reteu a minha atenção:
"...ficarão no sepulcro eterno ou na vida eterna". isto dependendo das nossas acções na Terra.

então, a dúvida à qual me questiono, é.. a igreja acredita ou não em vidas passadas e em reencarnação?
isto porque.. somos uma alma. uma alma que já esteve noutro ser. e que voltou ao plano astral com a morte física desse ser, e depois, reencarnou noutro. a nossa alma já tem um passado. e nós, almas encarnadas como seres humanos, estamos encarregues de o melhorar ou piorar, mas, ao mesmo tempo, estamos nas mãos do nosso karma.
então, é confuso a igreja dizer que a partir das nossas acções do presente nós caminharemos para o bem ou para o mal eterno, visto, que anteriormente ja estivemos nesse mal ou nesse bem que nos foi colocado e que, futuramente, iremos estar ou não. então, não depende de nós apenas, mas sim do nosso passado. pois, os nossos antepassados podem ter sido 'maus' e nós estarmos a sofrer isso em Terra, mas, no entanto, sermos boas pessoas, o que nos levaria para o "céu", tecnicamente, mas, com o peso das outras reencarnações, pouco subiriamos no plano astral.

Sei que está confuso. é como a minha mente se encontra agora. se alguem tiver condicionador, por favor, tente desembaraçar isto comigo :)

ahh.. eu sou católica sim, apesar de todas estas questões. o que é um facto é que eu sempre cresci com influencia de algo mais além que um simples mundo fisico e que espiritos e almas existem. então, apenas tento conciliar estas minhas duas crenças :)

Obrigada desde já :)


Acredito em reencarnação. Já repararam como é dificil quando temos determinados defeitos e queremos melhorar? Não acredito que uma

vida chegue para a nossa evolução. Mas cada um deve acreditar naquilo que lhe é mais lógico... :)

Vou tentar dar o meu contributo ao debate que achei bastante interessante. Há quem pergunte que interesse tem saber se há ou não reencarnação. Posso dar o meu testemunho pessoal. Sou claramente uma pessoa de ciências, preciso pois de demonstrações para acreditar em algo.Agora estou reformada, mas enquanto estive em vida ativa, não tinha tempo p/ pensar nestas questões pois há sempre prioridades nas nossas vidas e por isso o trabalho, os filhos e marido, a casa, ... não me permitiam considerar estes temas como importantes. Agora que vivo só c/ meu marido e que sou ávida de conhecimentos em muitas áreas, comecei a interessar-me por este tema.
Quanto à religião, seja ela qual for (ou nenhuma) não me parece haver incompatibilidade com a procura do que possa existir p/ alem da morte. Se compararmos as religiões, todas elas têm muito em comum, desde que as analisemos com mente aberta e flexível. O que os homens fazem com ela e em seu nome, já é outra coisa. Eu fui educada no catolicismo mas por volta dos 17 ou 18 anos, comecei a querer analisar para entender e tornei-me agnóstica. Todas as religiões se baseiam na fé e eu não consigo basear-me nela, preciso de factos. Já li um livro s/ islamismo ensinado a crianças e só lá vi conselhos do bem. Contudo sabemos o que se faz em seu nome. Mas também o catolicismo tem muitas incoerências, para além de se ir modificando ao longo dos tempos. Umas vezes por interesses escondidos, outras p/ se adaptarem aos tempos, sendo que para mim estas são corretas e é pena que não avancem mais nessas adaptações. Por ex. porque havia de Jesus Cristo ser solteiro se na época todos os "homens bons" de uma terra tinham família ? Porque só passados muitos séculos impuseram o celibato aos sacerdotes ? Porque teve a mãe de Cristo de ter um filho de um Espírito Santo se S.José era um bom homem ? Há historiadores que o explicam como um seguimento à mitologia então preponderante, em que cada deus era sempre filho de uma terrena(o) e de um deus(a). Também não sabemos porque foram selecionados apenas 4 Evangelhos quando havia dezenas. Há quem defenda que foi o Imperador Constantino p/ evitar mais conflitos entre os seguidores de Cristo e o status qui existente. Enfim, concordo com os que aqui já defenderam que cada um deve escolher o seu caminho, acreditando no que lhe trouxer mais paz e harmonia, mantendo-se contudo com a mente aberta p/ evoluir, mesmo que tal implique mudar as suas crenças, pesquisando e refletindo sempre que a vida lho permita. Seja como for, acho que devemos sempre praticar o bem, ser solidário e generoso. Recordo-me de alguem ter dito neste forum que dá muito jeito acreditar em reencarnação p/ se poder deixar p/ depois o que está certo ... Mas a confissão não faz isso mesmo a curto prazo ? Se eu fosse católica ficaria sempre muito descansada pois se fizesse asneira, era só ir a correr confessar-me e logo teria o perdão divino ...
Ainda não me sinto capaz de dizer que acredito na reencarnação mas se não for assim, haverá espaço para todos quando chegar a ressurreição dos mortos ? E se ao nosso lado houver um espaço a outra dimensão que nós não conseguimos ver ? Como diz Stephen Hawking, pensemos uma folha A4; trata-se de um objeto a 2 dimensões (tem area - comprimento e largura, não tem volume). Agora imaginemos que enrolamos essa folha de uma forma cada vez mais apertadinha - ela tenderá para uma linha, que já é um objeto a 1 dimensão (só tem comprimento).Quanto à nossa realidade, ela tem 3 dimensões. Mas não haverá "coisas a 4 ou 5 dimensões ? Não poderão andar por aí os espiritos (energias) até reencarnarem? Li um livro escrito por um psiquiatra ainda vivo (cujo nome não recordo agora) que anda há dezenas de anos num projeto de recolha de depoimentos de pessoas (principalmente crianças) que garantem já terem vivido noutras terras bem longinquas das atuais e conseguem contar detalhes impossíveis de terem sido vividos por elas atualmente. Esse médico, quando tem dados suficientes p/ acreditar que se justifica a viagem vai pesquisar o que foi dito e descreve mais de uma centena ou duas de casos já verificados por ele. Isto já me parecem factos mas como muitas vezes há embustes, estou numa de expectante.
Eu de facto não devo ter a mínima apetência p/ estas coisas pois nunca vivenciei nada de paranormal e tenho pena ...
Perdoem-me aqueles que tiveram a paciência de me ler, mas eu não tenho ninguem com quem debater estes temas e por isso agradeço a este forum poder proporcionar-mo. O meu muito obrigada.

Citação de: Ana Miranda em 29 outubro, 2013, 18:24
Vou tentar dar o meu contributo ao debate que achei bastante interessante. Há quem pergunte que interesse tem saber se há ou não reencarnação. Posso dar o meu testemunho pessoal. Sou claramente uma pessoa de ciências, preciso pois de demonstrações para acreditar em algo.Agora estou reformada, mas enquanto estive em vida ativa, não tinha tempo p/ pensar nestas questões pois há sempre prioridades nas nossas vidas e por isso o trabalho, os filhos e marido, a casa, ... não me permitiam considerar estes temas como importantes. Agora que vivo só c/ meu marido e que sou ávida de conhecimentos em muitas áreas, comecei a interessar-me por este tema.
Quanto à religião, seja ela qual for (ou nenhuma) não me parece haver incompatibilidade com a procura do que possa existir p/ alem da morte. Se compararmos as religiões, todas elas têm muito em comum, desde que as analisemos com mente aberta e flexível. O que os homens fazem com ela e em seu nome, já é outra coisa. Eu fui educada no catolicismo mas por volta dos 17 ou 18 anos, comecei a querer analisar para entender e tornei-me agnóstica. Todas as religiões se baseiam na fé e eu não consigo basear-me nela, preciso de factos. Já li um livro s/ islamismo ensinado a crianças e só lá vi conselhos do bem. Contudo sabemos o que se faz em seu nome. Mas também o catolicismo tem muitas incoerências, para além de se ir modificando ao longo dos tempos. Umas vezes por interesses escondidos, outras p/ se adaptarem aos tempos, sendo que para mim estas são corretas e é pena que não avancem mais nessas adaptações. Por ex. porque havia de Jesus Cristo ser solteiro se na época todos os "homens bons" de uma terra tinham família ? Porque só passados muitos séculos impuseram o celibato aos sacerdotes ? Porque teve a mãe de Cristo de ter um filho de um Espírito Santo se S.José era um bom homem ? Há historiadores que o explicam como um seguimento à mitologia então preponderante, em que cada deus era sempre filho de uma terrena(o) e de um deus(a). Também não sabemos porque foram selecionados apenas 4 Evangelhos quando havia dezenas. Há quem defenda que foi o Imperador Constantino p/ evitar mais conflitos entre os seguidores de Cristo e o status qui existente. Enfim, concordo com os que aqui já defenderam que cada um deve escolher o seu caminho, acreditando no que lhe trouxer mais paz e harmonia, mantendo-se contudo com a mente aberta p/ evoluir, mesmo que tal implique mudar as suas crenças, pesquisando e refletindo sempre que a vida lho permita. Seja como for, acho que devemos sempre praticar o bem, ser solidário e generoso. Recordo-me de alguem ter dito neste forum que dá muito jeito acreditar em reencarnação p/ se poder deixar p/ depois o que está certo ... Mas a confissão não faz isso mesmo a curto prazo ? Se eu fosse católica ficaria sempre muito descansada pois se fizesse asneira, era só ir a correr confessar-me e logo teria o perdão divino ...
Ainda não me sinto capaz de dizer que acredito na reencarnação mas se não for assim, haverá espaço para todos quando chegar a ressurreição dos mortos ? E se ao nosso lado houver um espaço a outra dimensão que nós não conseguimos ver ? Como diz Stephen Hawking, pensemos uma folha A4; trata-se de um objeto a 2 dimensões (tem area - comprimento e largura, não tem volume). Agora imaginemos que enrolamos essa folha de uma forma cada vez mais apertadinha - ela tenderá para uma linha, que já é um objeto a 1 dimensão (só tem comprimento).Quanto à nossa realidade, ela tem 3 dimensões. Mas não haverá "coisas a 4 ou 5 dimensões ? Não poderão andar por aí os espiritos (energias) até reencarnarem? Li um livro escrito por um psiquiatra ainda vivo (cujo nome não recordo agora) que anda há dezenas de anos num projeto de recolha de depoimentos de pessoas (principalmente crianças) que garantem já terem vivido noutras terras bem longinquas das atuais e conseguem contar detalhes impossíveis de terem sido vividos por elas atualmente. Esse médico, quando tem dados suficientes p/ acreditar que se justifica a viagem vai pesquisar o que foi dito e descreve mais de uma centena ou duas de casos já verificados por ele. Isto já me parecem factos mas como muitas vezes há embustes, estou numa de expectante.
Eu de facto não devo ter a mínima apetência p/ estas coisas pois nunca vivenciei nada de paranormal e tenho pena ...
Perdoem-me aqueles que tiveram a paciência de me ler, mas eu não tenho ninguem com quem debater estes temas e por isso agradeço a este forum poder proporcionar-mo. O meu muito obrigada.

Olá Ana não tens que agradecer nem pedir perdão pois foi um prazer ler este texto até á ultima letra (e certamente não sou o único).
O psiquiatra que referes não será o Brian Weiss?
Gostei das perguntas colocadas mas infelizmente pouca gente se dá ao trabalho de as colocar...porque se está escrito é porque aconteceu mesmo e ai de quem pensar em duvidar >:D
Não me trates por VOCÊ!!!
Respeito mais tratando-te por TU do que tu a tratares-me por VOCÊ!

Acho que será Brian Weiss. Ja li muitos livros dele e achei interessantes :)
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

O médico/ autor a quem a Ana se referia era o Dr. Ian Stevenson. Ele foi o pioneiro nesta matéria. Correu meio mundo atrás de relatos de crianças que afirmavam lembrar-se de pormenores da sua vida anterior, muitos tinham até marcas de nascença ligadas a essa vida :)
O Dr. Brian Weiss baseou-se no trabalho do Dr. Ian Stevenson quando iniciou a sua propria "investigação" :D
"Listen: this world is the lunatic's sphere,
Don't always agree it's real,
Even with my feet upon it
And the postman knowing my door...
My address is somewhere else."

Também creio que se trata do Dr. Ian Stevenson. Há um livro, chamado "Almas Antigas", em que o autor, o jornalista Tom Shroder, descreve as viagens que fez com o Dr. Ian Stevenson. É um testemunho em primeira mão do trabalho realizado pelo médico, com todas as dificuldades que essas viagens implicavam. Vale a pena ler. Parece-me que o trabalho do Dr. Stevenson é muito credível, não se limita a pesquisa de gabinete, digamos assim...
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!