Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é
    Iniciado por ricardocosta28
    Lido 14.144 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
ricardocosta28
Olá quero alertar-los para o uso deste jogo que parece inofensivo mas é bastante perigoso

Tabuleiro Ouija

O Tabuleiro Ouija ou Tábua Ouija é qualquer superfície plana com letras, números ou outros símbolos em que se coloca um indicador móvel, utilizada supostamente para comunicação com espíritos. Os participantes colocam os dedos sobre o indicador que então se move pelo tabuleiro para responder perguntas e enviar mensagens. Na verdade, há um jogo de tabuleiro registrado no Departamento de Comércio estadounidense com o nome de Ouija, mas a designação passou a servir a qualquer tabuleiro que se utiliza da mesma idéia.
Em Portugal , há uma variante conhecida como a brincadeira do copo ou o jogo do copo, em que um copo faz as vezes do indicador para as respostas. Existem também apoios para a utilização de lápis durante as sessões.
Origem
O princípio que baseia o tabuleiro Ouija ficou conhecido depois de 1848, ano em que duas irmãs estadounidenses, Kate e Margaret Fox, supostamente contactaram um vendedor que havia morrido anos antes e espalharam uma febre espiritualista pelos Estados Unidos e Europa[. Há também indícios de que o princípio teria sido aperfeiçoado por um espiritualista por volta de 1853, chamado M. Planchette, que teria inventado o indicador de madeira que é utilizado até hoje.
Explicação científica
Cientistas e cépticos em geral atribuem o funcionamento do tabuleiro Ouija ao efeito ideomotor. Segundo eles, as pessoas participantes da sessão involuntariamente exercem uma força imperceptível sobre o indicador utilizado, e a conjunção da força exercida por várias pessoas faz o objeto se mover. O físico inglês Michael Faraday realizou experimentos que provaram que movimentos inexplicáveis (nesse caso, das mesas girantes) atribuídos a fontes ocultas eram na verdade realizados pelos participantes dos experimentos.
O mágico ilusionista e cético americano James Randi cita em seu livro An Encyclopedia of Claims, Frauds, and Hoaxes of the Occult and Supernatural que, quando vendados, os participantes do tabuleiro Ouija não conseguem produzir mensagens inteligíveis.
Explicação espiritualista
Espiritualistas que acreditam que é possível fazer contato real com o mundo dos mortos argumentam que vendar os olhos dos participantes da mesa prejudica suas supostas capacidades mediúnicas. A idéia que fundamenta o argumento é que o espírito utilizaria os sentidos do participante durante as sessões. A maioria dos adeptos dessa teoria acredita que o tabuleiro não tem poder em si mesmo, servindo apenas como ferramenta para o médium se comunicar com o mundo dos espíritos.
Críticas
Além das tradicionais críticas dos cépticos, o tabuleiro Ouija também é criticado entre os espiritualistas. O famoso Edgar Cayce declarou-os perigosos[. Críticos avisam que maus espíritos poderiam enganar os participantes e possuí-los espiritualmente.
No meio especializado, há diversos avisos contra o uso do tabuleiro por pessoas desavisadas. Há também notícias de tablóides relatando casos de suposta possessão demoníaca em decorrência de sessões envolvendo espíritos malignos.
A Igreja Católica é crítica com o tabuleiro e a brincadeira do copo, assim como as experiências de seus fiéis no Espiritismo em geral. A recomendação dos padres é que os fiéis se mantenham distantes de participações nesse tipo de evento . Da mesma forma, Igrejas Pentecostais costumam acusar as práticas espíritas como "brincadeiras com demônios"
O jogo "pode ter graves consequências", alerta a Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal (ADEP), com sede nas Caldas da Rainha, que tem recebido no seu sítio na Internet inúmeras mensagens sobre a experiência.
José Lucas, da ADEP, esclarece que não se trata de uma sessão espírita, mas de um "meio de comunicação com o mundo espiritual, onde é usado um copo como "guia" e um conjunto de letras e algarismos. O mal está no seu uso por pessoas impreparadas e apenas para satisfação de curiosidades", podendo tornar-se perigoso, pois "a pessoa corre perigo de obsessão espiritual. Sendo uma prática sem objectivos nobres são os espíritos inferiores e por vezes obstinados no mal que se apresentam, pois os espíritos bons e nobres não perdem tempo com futilidades".
José Lucas disse conhecer "variadíssimos casos de obsessão espiritual de pessoas que brincaram com o assunto sem terem preparação e demoraram muito tempo a libertar-se". Há também relatos de jovens com problemas psiquiátricos. Em Inglaterra, o jogo inspirou um filme de terror intitulado 'O jogo dos espíritos' e no Brasil deu origem à publicação do livro 'Copos que andam'. A curiosidade começou nas escolas, tornou-se 'moda' e muitos são os que se questionam se serão os "copos que andam" apenas uma "ingénua" brincadeira.
EXPERIÊNCIAS MAL SUCEDIDAS
Em Portugal, à semelhança do que acontece noutros países, existem centenas de relatos de experiências mal sucedidas com o 'Jogo do copo' e descrições de jovens com problemas psiquiátricos devido a este desafio chegaram também à Associação Cultural Espírita (ACE), com sede nas Caldas da Rainha.
Ana Oliveira, presidente da ACE, reconheceu que "muitas vezes os espíritos que se manifestam são brincalhões e provocam problemas aos jovens". "O objectivo dos jovens é terem certeza de que há comunicabilidade com os espíritos, acham engraçado o copo mexer-se, ir direito às letras e formar frases, só que às vezes fazem perguntas sobre as famílias e ficam transtornados com as respostas. Por exemplo, recebem respostas de que um amigo vai morrer e às vezes as coisas acontecem e eles ficam com medo e em pânico", explicou a responsável da ACE, adiantando: "No espiritismo nós nunca fazemos perguntas aos espíritos".
"O que parecia ser um simples e inofensivo jogo já teve consequências graves, com os jovens perturbados a terem de recorrer a psiquiatras", adiantou a presidente da Associação Cultural Espírita.

Gostaria de saber se é perigoso jogar jogo ouija na net online?

ricardocosta28
acho que online e treta mas se alguem mais experiente te poder resolver a duvida

Abraço

Muita luz para ti

Ouija online ?? ??

Depende se o espírito que "aparecer" online, teve algum curso de informática fantasmagórica ... >:D

Mas tem que ser um, que tenha falecido recentemente, porque os antigos ainda não tinham PC, nem net .. ;D
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Isso existe???

Bem, todos devem-se adaptar às novas tecnologias...  :laugh:

ricardocosta28
sim ha paginas na net que sim tem este jogo
descubri quando andei a procura de informaçao
mas nao acredito nada


Mephisto
Qualquer "jogo" ou evento por parte de uma pessoa ou grupo de pessoas, cujo objectivo culmine na comunicação forçada com entidades espirituais é um tiro no escuro. São acções que acarretam consequências imprevisíveis. Havendo ou não manifestação do fenómeno, o simples facto de activar o lado mais sensorial do "cérebro" através da invocação, provoca estímulos extraordinariamente complexos e de difícil controlo consciente.
Quanto a Ouija na Internet é seguramente palhaçada.

Bem Ouija online... demasiado avançado para os fantasminhas  :D

Só pode ser treta

"No espiritismo nós nunca fazemos perguntas aos espíritos".


Esta afirmação é falsa,uma vez que Allan Kardec escreveu o "livro dos espíritos" e outros interrogando entidades espirituais em sessões espíritas.

Muita luz
Anita
Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é irrelevante!

Inominado
#10
Citação de: Anitacleo em 11 julho, 2012, 14:22
"No espiritismo nós nunca fazemos perguntas aos espíritos".
Esta afirmação é falsa,uma vez que Allan Kardec escreveu o "livro dos espíritos" e outros interrogando entidades espirituais em sessões espíritas.

Tens toda a razão naquilo que dizes Anitacleo, mas penso que não estas a ver a frase no seu contexto

Penso que o comentário da ACE foi realizado no contexto do jogo do copo realizado por jovens. Todos sabemos que os jovens, pelo menos a sua maioria, não fazem perguntas com o objectivo de realizarem um estudo da realidade espiritual da vida, os jovens fazem sim perguntas baseadas na curiosidade e como diz e bem o texto fazem perguntas pessoais. É obvio que estas perguntas pessoais não são realizadas por nenhum centro espírita sério e o próprio Kardec não realizou perguntas de carácter pessoal. Na minha opinião, a ACE o que queria dizer era que perguntas pessoais não são realizadas, perguntas movidas pela curiosidade ou com o objectivo de obter respostas para problemas terrenos não são igualmente realizadas.

Por outro lado, perguntas sobre a realidade espiritual da vida são realizadas, afinal nada melhor que um espírito para falar sobre a sua condição. Contudo, a resposta não pode ser aceite de animo leve, isto é, a resposta têm de ser analisada e re-analisada, por um grupo de pessoas, de forma a aferir-se se a mesma resposta está de acordo com os princípios da razão e com os postulados da Codificação, e só após passar por este crivo é que as respostas são validadas ou rejeitadas.

Infelizmente, há cada vez mais gente que aceita tudo o que vêm do mundo espiritual como verdadeiro e depois dizem cada barbaridade, destruindo a sua reputação pessoal e diminuindo a reputação da filosofia que dizem defender.

ricardocosta28
ele deve querer referir-se a perguntas pessoais.mas nunca fazem perguntas sem o seu consentimento para tal.só respondendo ao que querem. Este texto e pra alertar as pessoas sobre o perigo do jogo. Muitos não tem idéia do perigo ou tem e ignoram . Isso tipo de coisas não são pra brincar.sem uma pessoa entendida no assunto somos dominado pelos espíritos que estão sempre a espera de uma oportunidade pra comunicar e gozar com a nossa cara e nos assustar.  muita luz


então será que me pode indicar onde comprar um tabuleiro?

Estou careca de ler neste fórum, advertências quanto ao chamado Jogo do Copo!

Que é perigoso, que não se deve fazer, enfim.... e agora vejo aqui o possollo1 a querer saber onde comprar um tabuleiro  :o

Ó meu amigo se quer realmente jogar "ao copo", porque não fazer o seu próprio tabuleiro? Existem imagens suficientes na net, para saber qual o aspecto de um!

Assim, fazendo o próprio tabuleiro, tábua ou mesa ou o que quer que seja, poderá ser que tenha sorte e que encontre realmente o que procura  >:D

E já agora, depois do jogo, partilhe connosco a experiência!
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).