Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • Conhecem o termo "Cofre Aberto"? Como se "Fecha o Cofre"?
    Iniciado por IceBurn
    Lido 109.251 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: IceBurn em 10 abril, 2009, 00:07
Olá!

Já tenho várias vezes ouvido o termo "Fechar o Cofre".

Sei que se trata de algo fora do âmbito da doutrina Espírita e que é feito para mediuns deixarem de incorporar entidades, ou pelo menos tornar essa incorporação mais difícil.

No entanto, estou curioso de como será feito e nessas áreas ainda tenho poucos conhecimentos? Alguém que me saiba explicar?

Obrigado!

ola,eu conheço esse termo-como alguém que tem morada aberta-"fechar a morada"
no meu ver ter morada aberta é ter um dom que já se nasce com ele e não é possível fechar,mas há muita gente que diz que tem morada aberta e vao a padres fazer um ritual para fechar a morada mas mais tarde ou mais cedo volta abrir se a morada,
também não posso dizer se é ou não verdade. >:(

Olá a todos!

Desde há anos que oiço essa expressão "morada aberta", ou "cofre". Quando era criança, ao que contam os meus pais, às 3h da manhã eu acordava a chorar sistematicamente. De seguida, a porta da casa, que na altura era de madeira, abanava em estrondos. O meu pai deixou passar uns tempos e pensou que algum engraçadinho passasse por ali para assustar as pessoas. Uma noite sentou-se à espera junto da porta e aconteceu o mesmo. Abriu-a e, segundo conta, viu uma ventania que levava tudo. Até há uns anos atrás nunca perguntei o que seria tal coisa nem os meus pais me diziam mais nada, mas em conversa com o meu irmão mais velho, disse-me que uma senhora ia diariamente junto da minha cama tratar de mim porque se dizia que eu tinha a morada aberta e era necessário fechá-la. Em simultâneo, o meu irmão confessou-me que na altura via sombras nas cortinas.
Acontece que desde há uns tempos para cá conheci 3 pessoas que do nada me disseram que eu tinha a morada aberta, que não se deveria fechar ou no caso tinha sido mal feito... Um senhor de idade amigo de família de uma colega minha disse-me mal me viu; outro amigo de um clube que participo olhou para mim e falou-me disso dizendo que se via nos meus olhos, o último foi o dono de uma loja esotérica onde entrei para comprar incenso. Simplesmente o senhor voltou-se para mim e disse-me que eu tinha um dom. Fui duas vezes a um centro espírita tentar encontrar uma resposta. Adorei as palestras, sempre apelando ao bem e à solidariedade, mas a receita era standard para todos os que lá ia...ou seja éramos todos mediuns, o que me levou a desconfiar da idoneidade do atendimento.
No meio disto tudo, nunca soube se tenho ou não o dom ou a tal morada aberta.
Não oiço nada nem vejo, mas sou extremamente distraída. Contudo, há fases na minha vida onde tudo corre ao contrário sem grande razão, avariam-se electrodomésticos, o carro fica com comportamentos estranhos( por exemplo, acelera sem eu lhe mexer no pedal), e, enfim...
Alguém aqui neste tópico referiu a cama a tremer. Ao que dizia o pai dos meus filhos, isso acontecia muitas vezes sempre que chegava e se deitava depois de mim. Alguém sabe o que significa? O mesmo com as pessoas desconhecidas que se aproximam de mim. Ou têm muitos problemas, ou andam depressivas, mas até no trabalho que tenho online quase só me aparecem pessoas que precisam de desabafar e com problemas graves. Tenho um colega que chega a ironizar a situação e diz: "mais outro!"
Acho que nunca vou chegar a saber se tenho ou não algo...e o porquê de todos me dizerem que não se deve fechar a morada porque causa sofrimento e atrasos na vida...
O que é estranho é que o meu filho mais novo teve episódios semelhantes ao meu antes da Páscoa (tem 20 meses) e meia volta surge-lhe febre muito alta que desaparece sem mais nada em poucas horas... Episódios que se repetem desde que fez 1 ano. No mínimo é estranho.

Morada aberta ou cofre aberto é a mesma designação. Significa uma mediunidade elevada, todavia uma incapacidade muito grande para lidar com ela, por diversos motivos. Eu já conheci 12 pessoas até ao momento que "fecharam" o cofre porque era a solução mais adequada.

Muito recentemente conheci uma menina com 24 anos, casada que vivia num verdadeiro pesadelo desde os 16 anos de idade. Ela desenvolveu uma espécie de "psicose" devido à sua mediuinidade. Isolava-se, não falava, e quando dizia alguma coisa era sempre o mesmo: "eu sou má, eu faço mal às criancinhas, eu sou mentirosa e não tenho nada, isto é aquilo que eu sou". Consultou diversos psiquiatras, médicos etc... e todos assinalaram o diagnóstico de psicose. Receitavam-lhe imensos medicamentos e o que é certo é que aos 24 anos ela ainda esta assim. Eu assisti este caso e fiquei muito emocionada. A miúda era muito bonita e à frente do marido dizia estas coisas e também que gostaria de "experimentar" outros homens. O último médico que ela foi recomendou aos pais que a levassem a alguém para tratar dela espiritualmente. Foi isso que os pais fizeram... encontraram uma pessoa que está a tratar dela e que lhe fechou o cofre. Ela tinha muita mediunidade decorrente de um espírito obsessor muito mau que não quer ir embora. Depois de o cofre ter sido fechado, a menina está "normal", fala como todos os outros e não diz os disparates que dizia no seu delírio. Hoje em dia, até pensa em ficar grávida. Por isso, tudo depende das situações e há situações em que é muito funcional mesmo.

Sei que há padres que também o fazem. Aqui no Porto conheço pelo menos três que fecham o cofre. É um ritual simples em que é preciso uma chave pequena. O padre faz uma reza, entrega a alma daquela pessoa a Deus e pede para não mais ser influenciada por nada. Depois benze a pessoa e entrega-lhe a chave que deve andar sempre com ela no seu peito.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334


Citação de: Odin em 02 fevereiro, 2015, 12:05
Por acaso fizeram-me isso mas não resultou...

Talvez a Odin esteja destinada a "trabalhar"...

Penso que uma orientação como a da Faty Lee é o que a Odin precisa...


Como sabemos e temos cofre aberto ou fechado?

Scorpion_D, sabemos disso em função de um conjunto de "sintomas" ou "comportamentos" que vamos tendo... ter o cofre/morada aberta significa "ter mediunidade", só que para "trabalhar", ou seja para usá-la sob a forma de trabalho. Ela pode ser diversa: clarividência, incorporação, sensitiva, de audição, para escrever, para curar, etc...

Normalmente, na maioria dos casos, tem-se conhecimento disso a partir de "consultas" que se fazem a determinados médiuns que o revelam. No entanto, na minha perspetiva é que devemos ter algum cuidado com estas informações, pois poderão ser verdadeiras ou simplesmente uma forma de "justificar" alguma coisa que não se sabe justificar de outra maneira, compreende?

Tudo de bom!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Penso que quem tem mediunidade não necessita de ir a um medium para que lho diga. Os sintomas são evidentes e, por vezes, o medium que se consulta tem menos mediunidade que aquele que o consulta.

sofiagov
Citação de: oculto em 19 junho, 2015, 08:12
Penso que quem tem mediunidade não necessita de ir a um medium para que lho diga. Os sintomas são evidentes e, por vezes, o medium que se consulta tem menos mediunidade que aquele que o consulta.
;D ;D ;D

Na minha família sempre existiu um certo grau de mediunidade ou sensibilidade espiritual, (chamem o que quiserem), :) e sempre aceitamos o que tínhamos. E concordo em absoluto com o oculto quando diz que por vezes consultamos quem vê ainda menos que nós. Aprender a confiar nos nossos instintos é fundamental, mas também aprender a ouvir, melhor dizendo, escutar atentamente, sensibilizarmos-nos para perceber o que nos rodeia e aceitar sem medo. Se tenho medo de algumas coisas que ouço e sinto? claro! porque receio o desconhecido, é uma reacção natural de sobrevivência.
Mas com a ajuda de algumas pessoas amigas e com os óptimos conselhos que recebo dos amigos aqui do PP sei que vou superar. :) Por isso fechar o cofre deve ser muito bem pensado, pois podemos estar a bloquear um dom que nos foi dado para ajudar os outros.
O Homem é do tamanho do seu Sonho!

Citação de: silknet em 19 junho, 2015, 10:16
Na minha família sempre existiu um certo grau de mediunidade ou sensibilidade espiritual, (chamem o que quiserem), :) e sempre aceitamos o que tínhamos. E concordo em absoluto com o oculto quando diz que por vezes consultamos quem vê ainda menos que nós. Aprender a confiar nos nossos instintos é fundamental, mas também aprender a ouvir, melhor dizendo, escutar atentamente, sensibilizarmos-nos para perceber o que nos rodeia e aceitar sem medo. Se tenho medo de algumas coisas que ouço e sinto? claro! porque receio o desconhecido, é uma reacção natural de sobrevivência.
Mas com a ajuda de algumas pessoas amigas e com os óptimos conselhos que recebo dos amigos aqui do PP sei que vou superar. :) Por isso fechar o cofre deve ser muito bem pensado, pois podemos estar a bloquear um dom que nos foi dado para ajudar os outros.

Concordo integralmente e...parabéns pela força de aceitar o dom, sobretudo para ajudar os outros.

O mais importante é estudar o espiritismo, todas as obras de Allan Kardec e sobretudo seguir as leis de Deus. Ter cuidados com os pensamentos e ações e praticar o bem. Orar e pedir sempre a companhia dos nossos irmãos de luz para nos ajudar.

E não pode ser "porta aberta"?

A minha mãe diz que quando eu era pequenina, lhe fora dito por uma verdadeira "bruxa" (ou médium) que eu tinha a porta aberta.
Mas nunca fez nada para fechar, a não ser"esquecer" o assunto.
Aude id scire, memento, ut obliviscatur!
https://www.facebook.com/tutuga.fotografia.7?fref=ts