Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.400
Total de tópicos
26.900
  • Estoicismo
    Iniciado por godsdog
    Lido 1.768 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Decidi abrir o meu primeiro tópico sobre uma filosofia de vida que teve muita influencia no imperio romano (Marco Aurelio, Seneca) e também nos antigos gregos (onde ela foi fundada).

O Estoicismo é uma filosofia que acredita que todo o universo é governado por uma razão (logos) e que tudo o que nos acontece não é por acaso. E que o objectivo do homem é a reconciliação com o seu destino, ou viver de forma natural. O homem pode por vontade tentar contrariar o seu destino ou a ordem natural das coisas mas segundo esta teoria seria errado e sem vantagens para o próprio.

Ainda hoje falamos na serenidade estóica, ou seja em aceitar de forma tranquila tudo de bom ou de mau que nos acontece.


*** Link Removido. (Página em Inglês/hiperligação) Ver: Regras Gerais, alíneas 2 e 3 ***

CitaçãoO homem pode por vontade tentar contrariar o seu destino ou a ordem natural das coisas mas segundo esta teoria seria errado e sem vantagens para o próprio.

Aí e que te enganas meu caro, os Estóicos assumem o Destino como uma força irremediável que nem Deus está de fora! Ou seja, se comeste ameijoas é porque era teu Destino comer-las, e se Deus criou a terra é porque era o seu Destino. Ou seja, o Destino assume um papel superior a Deus! :)

Citação de: Cavaleiro_Vilão em 29 agosto, 2009, 01:08
Aí e que te enganas meu caro, os Estóicos assumem o Destino como uma força irremediável que nem Deus está de fora! Ou seja, se comeste ameijoas é porque era teu Destino comer-las, e se Deus criou a terra é porque era o seu Destino. Ou seja, o Destino assume um papel superior a Deus! :)


sim, penso que tens razão embora seja difícil de acreditar tendo em conta que os Romanos era um povo dinâmico e de acção

Isso não implica que não se considerassem a si mesmos os mais virtuosos ao cimo da terra...  ;)

Citação de: Cavaleiro_Vilão em 29 agosto, 2009, 20:58
Isso não implica que não se considerassem a si mesmos os mais virtuosos ao cimo da terra...  ;)

Qual é o povo que nao se acha o maior ao cimo da terra? >:D
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld