Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.444
Total de tópicos
26.914
  • Olá, quero ser Aprendiz
    Iniciado por jadsondossantos
    Lido 6.395 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
muffin.of.doom
A magia wiccan é sempre menos complicada que a magia cerimonial, sem dúvida. Não digo que não seja válida, eu sei que funciona, mas magicamente, em termos de cerimónia nem dá para comparar a cerimónias da golden dawn ou mesmo a complexidade de grimórios medievais.

CitaçãoO problema na Wicca é ter muitas vertentes seguindo vários princípios e fundamentos talvez seja isso que descredibiliza um pouco a Wicca fundada por Gardner.

A questão é esta: o Gardner fundou aquilo, mas convenhamos, é um pouco pro hardcore. Depois começaram a surgir versões cada vez mais light, sem magia sexual e sem necessidade de uma iniciação na linha em que o Gardner dizia ter sido iniciado (tambem n ha provas nenhumas q a tal linha existisse antes dele).
Por último, essa historia da wiccan rede, da regra das 3x... para uma religião que tá sempre a falar de dualidades e "equilíbrio", só conseguir pensar na magia para intenções "puras" mesmo quando se é atacado.. bem... isso simplesmente não é nada equilibrado, é muito "cristianizado".
Mas eu sou uma bruxa agnóstica por isso... só tou a citar o que me desencantou da wicca.


DiogoM
CitaçãoA magia wiccan é sempre menos complicada que a magia cerimonial, sem dúvida. Não digo que não seja válida, eu sei que funciona, mas magicamente, em termos de cerimónia nem dá para comparar a cerimónias da golden dawn ou mesmo a complexidade de grimórios medievais.

Como referi a Wicca é uma religião virada para a natureza, logo é óbvio que seja simplista na pratica.

CitaçãoDepois começaram a surgir versões cada vez mais light, sem magia sexual e sem necessidade de uma iniciação na linha em que o Gardner dizia ter sido iniciado (tambem n ha provas nenhumas q a tal linha existisse antes dele).

O exisitir outras versões é que fez com que a Wicca perdesse um pouco dos seus segredos.

Citaçãosem necessidade de uma iniciação na linha em que o Gardner dizia ter sido iniciado (tambem n ha provas nenhumas q a tal linha existisse antes dele)

Antes dele não tenho conhecimento que existisse alguma linhagem, somente o mestre e o aprendiz, depois dele surgiu algumas linhagens Gardner.

CitaçãoPor último, essa historia da wiccan rede, da regra das 3x... para uma religião que tá sempre a falar de dualidades e "equilíbrio", só conseguir pensar na magia para intenções "puras" mesmo quando se é atacado.. bem... isso simplesmente não é nada equilibrado, é muito "cristianizado".

Bom, essa "regra" do 3x é quase universal e muito citada em varias religiões ocultistas.
Forma o equilíbrio porque quem semeia ventos colhe tempestades.

E que fique bem claro que o bom bruxo/bruxa jamais irá menosprezar qualquer religião, até mesmo a católica.

muffin.of.doom
Tenho a impressao do meu ultimo post ter sido apagado daqui por isso vou só deixar 3 pontos...

CitaçãoCitar
sem necessidade de uma iniciação na linha em que o Gardner dizia ter sido iniciado (tambem n ha provas nenhumas q a tal linha existisse antes dele)

Antes dele não tenho conhecimento que existisse alguma linhagem, somente o mestre e o aprendiz, depois dele surgiu algumas linhagens Gardner.

Se não tens conhecimento sugiro que o arranjes. O gardner tentou legitimar a sua nova religião dizendo que tinha sido iniciado num coven secreto inglês que estava activo desde a idade da pedra. Nunca ninguém viu o belo do Coven nem sequer a mulher que ele diz que o iniciou, é considerado uma fraude.

CitaçãoBom, essa "regra" do 3x é quase universal e muito citada em varias religiões ocultistas.
Forma o equilíbrio porque quem semeia ventos colhe tempestades.

"religiões ocultistas" é como quem diz. O ocultismo em si não precisa estar afiliado a uma religião, só que há religiões que usam magia e essas sim gostam de impor regras. E para mim isso não é equilíbrio, Yin yang é preto e branco, não só preto nem só branco. Evitar toda a força agressiva mesmo em defesa, do meu ponto de vista não é equilíbrio é repressão. Na minha definição equilibrio não é igual a paz.

CitaçãoE que fique bem claro que o bom bruxo/bruxa jamais irá menosprezar qualquer religião, até mesmo a católica.

E onde estão escritas as regras do "bom bruxo"? Só se forem as do bom wiccan porque ainda não conheço uma comissão deontológica da bruxaria no geral.
Eu não desprezo o cristianismo, quando disse que wicca estava cristianizado, quero dizer que adquiriu tons de "ama o teu irmão", o que faz contraste com as antigas sociedades pagãs. Também não desprezo wicca, teve o seu lugar no meu desenvolvimento, mas hoje em dia desconfio das religiões todas por igual.

DiogoM
#18
CitaçãoSe não tens conhecimento sugiro que o arranjes.

O verdadeiro sábio não precisa de demonstrar a sabedoria para afirmar-se como tal, agora outras pessoas não sei... ;)

CitaçãoO ocultismo em si não precisa estar afiliado a uma religião, só que há religiões que usam magia e essas sim gostam de impor regras.

Eu não disse que o ocultismo precisa de estar afiliado com uma religião, cada um faz o que pretende com a magia, mesmo criar uma religião e impor regras (com todo o direito).

CitaçãoE onde estão escritas as regras do "bom bruxo"? Só se forem as do bom wiccan porque ainda não conheço uma comissão deontológica da bruxaria no geral.

"Se não tens conhecimento sugiro que o arranjes."

CitaçãoEu não desprezo o cristianismo, quando disse que wicca estava cristianizado, quero dizer que adquiriu tons de "ama o teu irmão", o que faz contraste com as antigas sociedades pagãs. Também não desprezo wicca, teve o seu lugar no meu desenvolvimento, mas hoje em dia desconfio das religiões todas por igual.

Eu também não escrevi essa frase para ti. ;)

muffin.of.doom
#19
removido

DiogoM
Citação de: muffin.of.doom em 02 outubro, 2011, 01:03
removido

8) Ao utilizar este fórum, o utilizador concorda em não colocar nem solicitar qualquer material que seja difamatório, incorrecto, abusivo, vulgar, ofensivo, obsceno, profano, sexual, ameaçador, invasor da privacidade ou que viole qualquer lei internacional ou portuguesa. Também concorda não colocar qualquer material protegido por direitos de autor a menos que seja o proprietário ou que tenha o consentimento do proprietário.

21) Não será tolerado qualquer tipo de falta de respeito para com outro utilizador, o respeito deve ser mutuo e o nosso objectivo é manter a comunidade com um espírito agradável. Mensagens de natureza ofensiva, agressiva ou desrespeitosa serão apagadas sem qualquer aviso para com o autor das mesmas, e dependendo da gravidade das mesmas poderão levar o utilizador a ser punido com uma sanção.

muffin.of.doom
#21
Conteúdo Removido.

Ao utilizar este fórum, o utilizador concorda em não colocar nem solicitar qualquer material que seja difamatório, incorrecto, abusivo, vulgar, ofensivo, obsceno, profano, sexual, ameaçador, invasor da privacidade ou que viole qualquer lei internacional ou portuguesa. Também concorda não colocar qualquer material protegido por direitos de autor a menos que seja o proprietário ou que tenha o consentimento do proprietário.

21) Não será tolerado qualquer tipo de falta de respeito para com outro utilizador, o respeito deve ser mutuo e o nosso objectivo é manter a comunidade com um espírito agradável. Mensagens de natureza ofensiva, agressiva ou desrespeitosa serão apagadas sem qualquer aviso para com o autor das mesmas, e dependendo da gravidade das mesmas poderão levar o utilizador a ser punido com uma sanção.

DiogoM
#22
muffin.of.doom, não me faças repetir as regras.
E atenção, se não gostas deste forum e afirmas que e uma perda de tempo, tens bom remédio!!

Assunto terminado!

Meus amigos. Este é minha primeira participação.
Sou Alto Sacerdote "Gardneriano" e parece que as pessoas aqui não sabem exatamente o que é Wica.  Tirando fora vertentes ecléticas (que nada tem a ver com a Arte dos Wica de Gerald Gardner),  Wica é uma religião estabelecida, com fundamentos estabelecidos, e não alguma coisa faça-você-mesmo.
Wica é uma religião de Mistério, Iniciatória, Sacerdotal, Duoteísta e uma religião de Fertilidade. Para ser um Wica, é imprescindível receber uma Iniciação com linhagem direta até Gerald Gardner ou uma de suas Altas Sacerdotisas. Linhagem é importante para nós, porque nos diz exatamente quem é a pessoa, o que ela aprendeu e o que pratica.  Existem várias LINHAS Gardnerianas, como a Linha Olwen, a Linha Bone, a Linha de Sheffield, etc.  Antes de Gardner existia uma linhagem via Old George Pickingill, e isso é um fato conhecido pelos verdadeiros iniciados, embora pessoas "de fora" rebatam essa informação.

Meus amigos !
Li algumas coisas escritas por  "muffin-of-doom" e como um Iniciado gostaria de informar que os conhecimentos dela são muito pobres, além de suas conclusões.
Para se entender e conhecer o que é Wica,  só sendo iniciado nela.  Portanto, como essa pessoa se diz agnóstica, então não tem nenhuma possibilidade de avaliar o que seja uma religião Teísta como é a Wica.
Além disso, Gardner não inventou ou criou a religião. Ele foi Iniciado nela.
Por que você não lê os livros de Philip Heselton ?  Garanto que seu entendimento superficial irá mudar bastante com essa leitura.

Citação de: Martinez em 18 outubro, 2011, 12:43
Meus amigos !
Li algumas coisas escritas por  "muffin-of-doom" e como um Iniciado gostaria de informar que os conhecimentos dela são muito pobres, além de suas conclusões.
Para se entender e conhecer o que é Wica,  só sendo iniciado nela.  Portanto, como essa pessoa se diz agnóstica, então não tem nenhuma possibilidade de avaliar o que seja uma religião Teísta como é a Wica.
Além disso, Gardner não inventou ou criou a religião. Ele foi Iniciado nela.
Por que você não lê os livros de Philip Heselton ?  Garanto que seu entendimento superficial irá mudar bastante com essa leitura.


Podia me falar se há alguma influencia de Crowley em gardner?
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Olá Akasha.

Na verdade não!  Os primeiros escritores a publicar livros sobre "Wicca" nos anos 1960 e 1970 não
tinham nenhum conhyecimento por não serem iniciados. Um deles, Francis King fez afirmações de que Crowley tinha escrito o BoS para Gardner porque encontrou entre os papéis de Crowley alguns rituais "Gardnerianos".  Lendo Philip Heselton e Liddell, nós podemos verificar que Crowley teve uma
passagem em um dos 9 Covens de Pickingill em Norfolk em 1899. Gardner tinha interesse em conhecer Crowley para que pudesse comparar o material que ele conseguiu do Coven de New Forest e do Coven de Hertfordshire com o material que Crowley havia anotado 50 anos antes.
As famosas frases de Crowley no BoS Gardneriano me parecem não ser da autoria de Crowley, mas
faziam parte do material da Arte comum aos dois homens.

Citação de: Martinez em 18 outubro, 2011, 14:12
Olá Akasha.

Na verdade não!  Os primeiros escritores a publicar livros sobre "Wicca" nos anos 1960 e 1970 não
tinham nenhum conhyecimento por não serem iniciados. Um deles, Francis King fez afirmações de que Crowley tinha escrito o BoS para Gardner porque encontrou entre os papéis de Crowley alguns rituais "Gardnerianos".  Lendo Philip Heselton e Liddell, nós podemos verificar que Crowley teve uma
passagem em um dos 9 Covens de Pickingill em Norfolk em 1899. Gardner tinha interesse em conhecer Crowley para que pudesse comparar o material que ele conseguiu do Coven de New Forest e do Coven de Hertfordshire com o material que Crowley havia anotado 50 anos antes.
As famosas frases de Crowley no BoS Gardneriano me parecem não ser da autoria de Crowley, mas
faziam parte do material da Arte comum aos dois homens.

faz sentido
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Citação de: Martinez em 18 outubro, 2011, 14:12
Olá Akasha.

Na verdade não!  Os primeiros escritores a publicar livros sobre "Wicca" nos anos 1960 e 1970 não
tinham nenhum conhyecimento por não serem iniciados. Um deles, Francis King fez afirmações de que Crowley tinha escrito o BoS para Gardner porque encontrou entre os papéis de Crowley alguns rituais "Gardnerianos".  Lendo Philip Heselton e Liddell, nós podemos verificar que Crowley teve uma
passagem em um dos 9 Covens de Pickingill em Norfolk em 1899. Gardner tinha interesse em conhecer Crowley para que pudesse comparar o material que ele conseguiu do Coven de New Forest e do Coven de Hertfordshire com o material que Crowley havia anotado 50 anos antes.
As famosas frases de Crowley no BoS Gardneriano me parecem não ser da autoria de Crowley, mas
faziam parte do material da Arte comum aos dois homens.

Eles não poderiam ter buscado em uma fonte comum de conhecimentos, e terem criados conceitos parecidos, mesmo sem se conhecerem? Podem, elucidar esta dúvida deste participante do Fórum.  :-\
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Olá Bachor.
Como assim, os dois terem encontrado fontes comuns ?
Por acaso você está querendo dizer que Gardner inventou a Wica ?
Essa teoria já desmoronou desde o início da década passada.

abs
MM