Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • as bruxas da aldeia-lendas?
    Iniciado por Alice
    Lido 8.471 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Há uns anos trabalhei com uma rapariga de uma terra perto de Marco de Canavezes.  Nas férias fui lá passar um fim de semana a casa da família dela e num passeio lá pela terra a mãe que é uma senhora para ter neste momento uns 70/75 anos começou a contar que antigamente, era comum ouvir as senhoras mais velhas da aldeia contar que numa determinada noite do ano? do mês? as bruxas da aldeia- bruxas, dizia ela, eram senhoras normais, casadas, com filhos e casas para tratar, que se reuniam num pinhal que lá existe e cantavam toda a noite, penteavam os cabelos ao luar com pentes brilhantes e se por acaso alguém passasse no caminho e as visse lá não podia contar a ninguém quem as bruxas eram (porque eram senhoras conhecidas lá) sob pena de uma  maldição qualquer.
Contou também que se tivermos um animal de estimação, um cão, um gato e ele estiver fixamente
a olhar para algo onde não existe nada para ver, tipo uma parede, é porque ele está a ver espíritos que podem andar na casa. Alguém sabe alguma coisa acerca disto?


#1
Olá Alice  :)
Sim sempre ouvi relatos mais ou menos semelhantes,mas na zona da Comporta e Carvalhal.
Também sempre ouvi dizer isso dos gatos.Mas tanto os gatos como os cães.

;)
Believe to see...

bem, a 1º paresse-me falssa;  :P
Mas com a 2º concordo ;)

Não percebi a primeira lenda...  :(
Em relação a segunda, eu acredito. ;)
Morri e é o meu fantasma que está gerir esta conta.

Existem vários relatos aqui sobre animais que vêm algo mais.
Tenta ver isso! :)
ILYM

Eu tenho familiares perto do Marco de Canavezes e também me contaram sobre essas supostas "reuniões" com as "bruxas", dizem eles. Não me contaram nada sobre a regularidade mas um deles chegou a passar bem perto de uma dessas reuniões. Bem, vamos ser sinceros, há uns 40 ou 50 anos atrás, haviam muitas zonas que não eram iluminadas e as pessoas imaginavam uma boa parte do que se falava.   :D
De facto, se fosse eu a passar numa zona remota, sem iluminação e me apercebe-se que havia um grupo de pessoas reunidas - e as pessoas no sítio onde vivo me dissessem que eram bruxas - eu fugia sem olhar para trás. Isto porque pelo ideia que fiquei das conversas que tive é que não aconteciam coisas boas a quem as fosse espiar.

Eu quando era mais "piquena" também ouvia muitas historias de bruxas lá da minha terrinha que também incluíam essas "reuniões". Na altura ficava arrepiada só de ouvir isto lol

provavelmente essas reuniões de bruxas não seriam mais do que uma homenagem ao culto wicca, um ritual pagão em que as "bruxas" entram em comunhão com os quatro elementos (água, fogo, ar e terra) e assim prestam fidelidade á Deusa mãe. isto assim explicado de uma forma muito resumidinha!  ;)
dogs are our link to paradise

Olá!

Também conheço estas historias,o mundo rural ainda guarda muitas reminiscências de antigos cultos a divindades do lugar,são os Penates e os Lares.
Essas antigas divindades de natureza funcional  foram "coladas" nas suas propriedades a divindades Cristãs.Temos nos Solesticios os cultos aos Santos,a força criadora e nos Equinócios o culto das Santas a força propagadora e conservadora.

Com a vitoria do Cristianismo as antigas divindades foram remetidas para o mundo das Moiras Encantadas,das Fadas das Bruxas ,Feiticeiras etc.

Contam-se em quase todos os lugares que em noites de Verão e lua cheia,nas antigas Eiras,lugares onde se separava o cereal da palha ,a altas horas da noite se celebravam festas.Quem por lá passa não deveria proferir o nome de Cristo ou de algum santo sob pena de ser  deveras maltratado,não devia contar a ninguém o que viu.Quem está ,está.Quem vai,vai.
era o lema.

Existia no Minho uma festa chamada desfolhada,em que o milho era separado manualmente da folha.
Era uma festa profana nocturna de verão,para  jovens,com algumas peculariedades como se uma jovem encontra-se o milho-rei ,de cor avermelhada,esta deveria escolher  o seu par.
Ressiquios de Cultos de fertilidade.
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

Ora bem, acredito que já tenham ouvido falar na mais antiga religião do mundo, a Wicca. Os wiccanos têm por habito reunir-se em rituais, em locais isolados, sempre rodeados por vasta natureza, por vezes, sem quaisquer vestes, o que pode impressionar.
São grandes amantes da natureza, não fazem mal a rigorasamente NINGUÉM, não prestam culto ao "Diabo", mas sim ao "Deus Cornudo", que a Igreja católica teimou em caluniar e denominá-lo "Diabo". Homenageam os 4 elementos, são pessoas profundamente espirituais, e todos os rituais que realizam NUNCA, NUNCA visam prejudicar alguém. Este é um dos grandes fundamento da Wicca:

"Faz o que entenderes, desde que não prejudiques ninguém".

Não estamos a falar de cultos satânicos nem práticas de magia negra... São Wiccanos!
:::Verinha Mágica:::

Já pensaram que em quase todas as aldeias há um local chamado "Terreiro das Bruxas"?

em relação à segunda lenda, acredito
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

sofiagov
existem sempre histórias muito interessantes em aldeias.

Citação de: Verinha Mágica em 02 setembro, 2011, 16:00
Ora bem, acredito que já tenham ouvido falar na mais antiga religião do mundo, a Wicca. Os wiccanos têm por habito reunir-se em rituais, em locais isolados, sempre rodeados por vasta natureza, por vezes, sem quaisquer vestes, o que pode impressionar.
São grandes amantes da natureza, não fazem mal a rigorasamente NINGUÉM, não prestam culto ao "Diabo", mas sim ao "Deus Cornudo", que a Igreja católica teimou em caluniar e denominá-lo "Diabo". Homenageam os 4 elementos, são pessoas profundamente espirituais, e todos os rituais que realizam NUNCA, NUNCA visam prejudicar alguém. Este é um dos grandes fundamento da Wicca:

"Faz o que entenderes, desde que não prejudiques ninguém".

Não estamos a falar de cultos satânicos nem práticas de magia negra... São Wiccanos!

é expresso nesta resposta o pouco que conheço sobre wiccas. 

Citação de: mysterium coniunctionis em 30 julho, 2011, 22:49
Olá!

Também conheço estas historias,o mundo rural ainda guarda muitas reminiscências de antigos cultos a divindades do lugar,são os Penates e os Lares.
Essas antigas divindades de natureza funcional  foram "coladas" nas suas propriedades a divindades Cristãs.Temos nos Solesticios os cultos aos Santos,a força criadora e nos Equinócios o culto das Santas a força propagadora e conservadora.

Com a vitoria do Cristianismo as antigas divindades foram remetidas para o mundo das Moiras Encantadas,das Fadas das Bruxas ,Feiticeiras etc.

Contam-se em quase todos os lugares que em noites de Verão e lua cheia,nas antigas Eiras,lugares onde se separava o cereal da palha ,a altas horas da noite se celebravam festas.Quem por lá passa não deveria proferir o nome de Cristo ou de algum santo sob pena de ser  deveras maltratado,não devia contar a ninguém o que viu.Quem está ,está.Quem vai,vai.
era o lema.

Existia no Minho uma festa chamada desfolhada,em que o milho era separado manualmente da folha.
Era uma festa profana nocturna de verão,para  jovens,com algumas peculariedades como se uma jovem encontra-se o milho-rei ,de cor avermelhada,esta deveria escolher  o seu par.
Ressiquios de Cultos de fertilidade.

As desfolhadas não se faziam só no Minho mas em todas as zonas rurais em que o milho tem de ser desfolhado. As raparigas e rapazes juntavam-se nas eiras e enquanto "descamisavam" o milho cantavam ao desafio e dançavam. Segundo ouvi contar muitas vezes estes seroes serviam também para arranjar namorado....

Riclif
Confirmo os relatos sobre reuniões de "bruxas", neste caso uma história contada pela minha mãe de "avistamentos" dessas mesmas reuniões ali para os lados do Douro.
Eram mulheres que habitavam a aldeia, conhecidas por todos, mulheres de familia.
Contudo a quem avistada essas reuniões em que as mesmas dançavam "em roda", não poderia revelar a identidade das mesmas caso contrário corriam risco de vida.
Uma historia também contada pela minha mãe relata um homem da ldeia que foi levado para o pinhal pelas denominadas "bruxas da aldeia" e que levou uma carga de pancada que o puseram com mazelas profundas.
O mais engraçado é que o mesmo, casado e com filho, foi no meio da noite levado pelas mesmas da cama onde estava a dormir com a mulher e colocado novamente na mesma, sem ningém na casa dar conta.
Quando lhe perguntavam a identidade das bruxas ele sorria e dizia que nunca iria fazer a revelação visto que se o fizesse o matavam.