Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.447
Total de tópicos
26.915
  • EMF - o que são? Funcionam mesmo?
    Iniciado por Alex
    Lido 23.376 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Um EMF é um aparelho que detecta campos eléctricos, magnéticos ou os dois, dependendo, parece-me, do modelo.

Onde houver corrente eléctrica, existirá um campo magnético. É fácil de comprovar colocando uma bússula perto de qualquer aparelho eléctrico ligado e ver a agulha sofrer um desvio. E um campo magnético em movimento pode originar uma corrente eléctrica (ímans em movimento rotativo criam uma corrente de electrões, permitindo que haja dínamos de bicicleta, rádios e lanternas à manivela, geradores eléctricos e centrais hidroeléctricas).

A idéia do EMF parece ser simples: o aparelho detecta esses campos electromagnéticos e é daí que vêm as iniciais EMF (ElectroMagnetic Field). No dia-a-dia permite-te detectar o funcionamento de aparelhos eléctricos em casa, detectar um telemóvel e os fios eléctricos na parede por exemplo.

O que muitos caça-fantasmas dizem é que por algum motivo desconhecido as entidades quando se manifestam produzem variações erráticas do campo electromagnético do local. Então é isso que tu procuras - o ponteiro a oscilar erraticamente. Se isso acontecer é sinal de que está ali algo pois supostamente isso não acontece perto de aparelhos porque os seus campos são constantes (talvez excepto no momento em que  se ligam ou desligam).

Ghost Hunting - Ghosts and EMF:

Ghost Hunting - Ghosts and EMF


Ghost Hunting - Using EMF Meters:

Ghost Hunting - Using EMF Meters

Na prática é tudo muito duvidoso. Um artigo escrito por investigadores paranormais da Association for the Scientific Study of Anomalous Phenomena arrasa esta teoria com uma explicação técnica. Basicamente, quem usa os EMF não compreende o seu funcionamento, as suas limitações e os picos que detectam podem ter várias outras causas bem diferentes, e explicadas no artigo.

Deixo aqui um video que achei agora no Youtube em que usam o EMF para comunicar com uma entidade. A entidade está mesmo a responder ou  as leituras do EMF são aleatórias e coincidem com a série de perguntas que os investigadores fazem?

Ghost Contacted Through E.M.F.
O equilíbrio perfeito entre espírito aberto e cepticismo - procura-se.

Por alguma razão que não sei, os primeiros 2 vídeos não aparecem directamente no post. Alguém saberá porquê?
O equilíbrio perfeito entre espírito aberto e cepticismo - procura-se.

Tenho que arranjar uma coisinha destas para andar sempre comigo  :)
Believe to see...

Citação de: Alex em 21 agosto, 2009, 16:49
Por alguma razão que não sei, os primeiros 2 vídeos não aparecem directamente no post. Alguém saberá porquê?

Porque a pessoa que os colocou no YouTube escolheu não permitir a publicação externa dos vídeos.

Estava mesmo agora a tentar ver isso  :P
"Disce quasi semper victurus,vive quasi cras moriturus"

Deleteyrself
bem... ao ver este video retrocedi cerca de 15 anos na minha vida (até á idade da estupidez)... fez-me lembrar as perguntas que fazia quando começávamos a sessão do jogo do copo... deixamos de fazer isso no dia em que o copo andou sozinho


SpiritWolf
nao ha maneira de se poder fazer um EMF " Caseiro ", eu ja a alguns meses que ando a tentar ver se encontro algum site com informacoes para poder fazer um, mas nao encontro nada que me possa ajudar ..

Alguem tem informacoes sobre isto ??

Citação de: Deleteyrself em 20 outubro, 2009, 20:43
bem... ao ver este video retrocedi cerca de 15 anos na minha vida (até á idade da estupidez)... fez-me lembrar as perguntas que fazia quando começávamos a sessão do jogo do copo... deixamos de fazer isso no dia em que o copo andou sozinho

Meeeeesmo sozinho?
O equilíbrio perfeito entre espírito aberto e cepticismo - procura-se.

AAngel
Olá!
Fiz um curso de electrónica e não me parece que seja muito complicado fazer um medidor desses.
Visto que o que capta são ondas electromagnéticas teremos de ter uma "antena" que seria um núcleo de ferro à volta do qual se colocaria uma bobine com bastantes espiras para que seja sensível. se necessário amplificado com transistors. Depois acho que basta um filtro para permitir a leitura do sinal eléctrico obtido de maneira a conseguir visualizar com um ponteiro ou uma escala de led's. Vou tentar fazer um protótipo...se resultar coloco aqui o esquema.
Abraços!

AAngel, meu lindo

falaste muito bem mas fiquei na mesma... devo ser lerdinha das ideias.

Alguém sabe onde se pode adquirir um aparelhómetro destes?

Margarida
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

AAngel
Onde se pode comprar não sei mas neste momento estou a pesquisar no sentido de informar como fabricar um. Do modo que expliquei parece complicado mas, se não estou em erro, na prática, é muito mais simples de fazer.  :)

Ok...

Vou esperar pela tua demonstração.
Pode ser que aqui a "loira" consiga chegar lá  :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Margarida
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

AAngel

Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!