Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.446
Total de tópicos
26.915
  • [Carece de Informação] Aldeia fantasma de Colmeal
    Iniciado por relifasira
    Lido 11.796 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boas pessoal!

Alguém já visitou a Aldeia fantasma do Colmeal que fica em Figueira de Castelo Rodrigo?
Eu, o meu marido e um casal nosso amigo fomos todos aventureiros lá...
Bem á lá coisas muito estranhas... eu não tenho muitas fotos, mas pesquisei sobre a história e pelo que li, o Pedro Alves Cabral (descobridor do Brasil) era de lá... a aldeia está abandona desde 1957 se nao estou em erro, mas o mais estranho é que se forem á igreja tem lá nas paredes riscado um nome de uma pessoa com a data de 1946....
O que vimos que achamos esquesito foi: Ossos... muitos ossos de cabras, mas havia uns que eram demasiado grandes e tem lá também uma especie de tumulos...
deixo aqui as fotos para verem... e se alguém já lá foi digam algo... o unico ser vivo que lá á... é um cão mas o cão nem se mexe (o que achamos tambem muitoooo estranho porque o animal estava a olhar para nós fixamente, nem ladrou nem se levantou achou-nos como se fossemos pessoas que sempre ali estivessem com ele), pelo que li á um antigo professor que vai lá pernoitar (tem la uma tenda abandonada, pc's velhos, garrafas de licor, cervejas, revistas...) ele diz que está lá para defender as pinturas rupestres... nao vimos nenhumas... Peço desculpa pela qualidade das fotos, mas foram tiradas com o telemovel porque nesse dia nao levei maquina x.x

Vejam e digam algo depois :)

Um dos ossos:


Crânio:


Uma casa:



Nao consegues arranjar fotos da igreja e das tais coisas escritas de 1946?

Esse professor é muito aventureiro... pernoitar num lugar tao deserto por umas pinturas rupestres que nem se vêem...
Bom post!


Cumps. ;)
black_angel
Try to understand the living, before you try to understand the dead!

#2
ola black angel

lol ;D arranjo pois mas a pessoa que andava com a maquina não sei se conseguiu tirar fotos ás assinaturas, eu também deixei lá a minha marca... ate pinturas de uma espécie de santa tinha... nunca tinha visto aquela santa, nós queremos lá voltar... e ai eu já vou prevenida também  >:D mas ela disse-me que tem de passar as fotos, ela sim tem imensas, e de mais ossos...  :o
As pinturas rupestres eu não vi mesmo... deviam de estar tapadas com silvas  :-\
Quem lá viveu foi o Pedro Alves Cabral :) o descobridor do Brasil lol



Mensagem alterada devido à utilização de abreviaturas. Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 4. Obrigado.


Em Portugal, existem locais muito estranhos que merecem ser pesquisados. Gosto de visitar aldeias históricas, vou ver se tenho uma oportunidade de lá passar...

Boa noite, e desculpem a intromissão.Mas há algo que não está de todo certo. Pedro Álvares Cabral nasceu e viveu em Belmonte, existem imensas evidências históricas que o comprovam...a começar pela casa-museu que pertencia à familia Cabral do séc. XIV-XV...
Quem conhece os outros é sábio;Quem se conhece a si mesmo é iluminado...

CitaçãoA Aldeia do Colmeal é uma aldeia desabitada (0 habitantes) da freguesia do mesmo nome, município de Figueira de Castelo Rodrigo.
Na teoria é a sede, mas na prática não o é, visto que não tem habitantes. Em 1956, a então proprietária decidiu quebrar os vínculos que tinha com a população que aí residia e decidiu recorrer ao tribunal para expulsar os habitantes. A proprietária acabou por ganhar em tribunal. Os populares não aceitaram e a GNR viu-se obrigada a intervir para expulsar os resistentes no dia 10 de Julho de 1957.
Segundo os populares houve casas queimadas e registaram-se mesmo alguns mortos entre os populares da localidade. Foi a primeira vez que tal sucedeu em Portugal, uma população ser expulsa colectivamente do de uma localidade inteira. Da localidade restam as casas que se encontram abandonadas. Os habitantes despejados das suas casas tiveram que se deslocar para outras localidades do município de Figueira de Castelo Rodrigo.
O nome de Colmeal provém da riqueza em cera e mel que as suas inúmeras colmeias proporcionam.

in: Wikipédia


Localização:
40° 51' 19.16" N 
7° 0' 54.72" W

RR
Conheço o local, e confirmo que é muito interessante.
No entanto, Pedro Álvares Cabral não nasceu no Colmeal, mas a aldeia pertencia ao território da família Cabral. Numa das primeiras casas da aldeia, se não me engano, do lado direito, ainda é possível ver o brasão da família (com uma cabra), com vestígios de pintura vermelha.
Os ossos são de animais, no entanto, é mesmo possível observar ossos humanos no interior da igreja, uma vez que as sepulturas que se encontram no interior (lembrar que no séc. XIX ainda se sepultava no interior das igrejas), foram destruídas por um grupo de ciganos, durante o surto de saques em locais arqueológicos/patrimoniais que estes iniciaram no interior nos anos 90, e que dura até hoje, embora não tenha sobrado muito que roubar... Suponho que andassem em busca de "tesouros"...
Do lado direito do altar também era visível, quando lá estive, algo interessante. A tinta branca da parede tinha começado a cair, deixando ver um S. Sebastião, pintado a fresco, que por sua vez também tinha começado a lascar, revelando ainda outro S. Sebastião, ainda mais antigo.
Quanto ao tal senhor das pinturas, não sei de nada, mas gente doida é coisa que não falta por aí...
Tenho algumas fotos, vou ver se as encontro.
VIR PRUDENS NON CONTRA VENTUM MINGIT !

Pois eu quando lá fui apenas vi uma especie de santa parece pintada na parede... mas ve-se mal... ossos humanos na igreja nao vimos nada... =( Quando aquilo que disse de Pedro A. Cabral foi o que li numa pesquisa que fiz na net...
x.x por isso lamento a gafe mas a culpa é da net Lolol
:)

A confusão com Colmeal deve-se ao facto de Pedro Álvares Cabral ter nascido em Colmeal da Torre, uma aldeia muito pequenina a 2Km de Belmonte ;) Esta no concelho de F. C. Rodrigo não conhecia...! Já visitei essa zona e estive noutras aldeias mas desta nunca tinha sequer ouvido falar. Quando passar por lá em passeio novamente, vou visitar já que estas aldeias abandonadas são sempre qualquer coisa de espectacular...   ;)

RR
Colmeal da Torre, onde se situa a Torre de Centum Cellas, enigmático edifício Romano, que também vale a pena visitar!
VIR PRUDENS NON CONTRA VENTUM MINGIT !

Exactamente, RR  :) Centum Cellas tem dado pano para mangas em termos de discussão sobre a sua funcionalidade, sobretudo no que diz respeito àquela torre. Mas parece cada vez mais consensual que era parte de uma mansio romana (basicamente, era uma espécie de estalagem onde se parava para repousar e se estabulava o gado por umas noites até se retomar viagem). Muito giro, merece mesmo uma visita!

Citação de: RR em 20 julho, 2011, 00:16
Conheço o local, e confirmo que é muito interessante.
No entanto, Pedro Álvares Cabral não nasceu no Colmeal, mas a aldeia pertencia ao território da família Cabral. Numa das primeiras casas da aldeia, se não me engano, do lado direito, ainda é possível ver o brasão da família (com uma cabra), com vestígios de pintura vermelha.
Os ossos são de animais, no entanto, é mesmo possível observar ossos humanos no interior da igreja, uma vez que as sepulturas que se encontram no interior (lembrar que no séc. XIX ainda se sepultava no interior das igrejas), foram destruídas por um grupo de ciganos, durante o surto de saques em locais arqueológicos/patrimoniais que estes iniciaram no interior nos anos 90, e que dura até hoje, embora não tenha sobrado muito que roubar... Suponho que andassem em busca de "tesouros"...
Do lado direito do altar também era visível, quando lá estive, algo interessante. A tinta branca da parede tinha começado a cair, deixando ver um S. Sebastião, pintado a fresco, que por sua vez também tinha começado a lascar, revelando ainda outro S. Sebastião, ainda mais antigo.
Quanto ao tal senhor das pinturas, não sei de nada, mas gente doida é coisa que não falta por aí...
Tenho algumas fotos, vou ver se as encontro.

O que dizes acerca das pinturas e da cal pode evidenciar um facto curioso. É bem possível que as pinturas sejam uma obra de arte valiosíssima que que no início do século XIX, aquando as invasões napoleónicas, tenham sido tapadas, por causa da pilhagem. Não seria inédito isso acontecer. Conheço um caso assim.(os dois lados do altar) As pinturas foram descobertas a propósito do restauro da igreja a que me refiro e que, felizmente (ainda) não é aldeia fantasma. Falo do interior, igualmente...
Templa - Membro nº 708

Olá, relifasira

Realmente conheço o Colmeal, tive lá no ano passado a visitar e fotografar as estações de comboio abandonadas e descobri essa aldeia.
Tenho também bastantes fotos tanto da igreja como da área à volta.











#13
já agora, reparas-te se lá havia alguma coisa estranha na terra? é que reparamos que havia uma espécie de "tumba" porque eram dois retângulos no chão com pedras á volta e tinha o tamanho de uma pessoa deitada, e parecia que era algo recente, achamos aquilo muito estranho; pelo facto de também termos encontrado muita roupa de bebe queimada, velas e muitas ossadas (de animais) digo eu... Lol

Mensagem alterada devido à utilização de abreviaturas e linguagem de chat/SMS.

A utilização da cabra num brasão de família tem um significado muito importante e indica certamente que essa linha familiar está ligada ao ocultismo.

As ossadas de cabra poderão indicar a realização de rituais.

Quanto às pinturas, bem é comum encontrar frescos ocultos por camadas de tinta em capelas e igrejas antigas. Na minha região há muitos templos onde em décadas recentes foram descobertos frescos  medievais que tinham sido tapados por obras feitas ao longo de séculos.

Parece-me um local muito interessante com sinais de ligação ao oculto.
C'est dans l'air.