Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.400
Total de tópicos
26.900
  • O mausuléu da Família do Duque de Palmela
    Iniciado por AbelhaMaia
    Lido 7.077 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
AbelhaMaia
Construído em 1849 e situado no Cemitério dos Prazeres em Lisboa, este mausiléu é o maior monumento funerário da Europa. São evidentes as influências maçónicas na sua arquitectura, nomeadamente no majestoso complexo piramidas, e podemos depararmo-nos com obras como o cenotáfio de Cánova e a arca tumular dos irmãos Teixeira Lopes. Actualmente, o túmulo esta na posse da Câmara Municipal de Lisboa desde 1997, po doação do 4º Conde de Póvoa, Eng. Manuel de Sousa e Holstein Beck.







Pedro de Sousa Holstein, o duque de Palmela

Uau,adoro mausoléus,costumava passar tardes inteiras no cemitério dos Prazeres,são sítios que me fascinam e quanto mais antigos melhor.

De preferencia quando ha nevoeiro cerrado :)
metalheart

Ai que horror!!
Eu nunca fui a um...
Mas só de imaginar o cenário com nevoeiro cerrado, dá me arrepios! Brrrrrrr >:(
LOL!
Era fixe que se organizasse por aí um evento desses, a malta do PP a ir a um mausoléu... :D!

Os mausoléus eram uma pequena demonstração do "poder" que uma família tinha na época. Hoje em dia, dado o pouco espaço existente nos cemitérios é impossível fazê-los, não só porque os terrenos são escassos e não estão à venda, quer porque as pessoas têm outras formas de ostentação. Os cemitérios hoje têm regras rígidas e as campas e ossários (gavetas) são uniformes na sua arquitectura. Hoje, é mais comum, os ricos optarem pela cremação. Por tudo isto, qualquer mausoléu existente num cemitério é hoje uma relíquia do passado.
Não me parece ser necessário uma visita em grupo para ir a um cemitério como o dos Prazeres o do Alto de S. João ou  da Estrela, por exemplo. Os cemitério são locais de recolhimento e não locais de passeio.

Ninguém disse o contrário...
Pqe uma ida a um mausoléu não deixa de ser algo enriquecedor e mto interessante.
E se pensaste que sugeri esta ida em tom de passeio, tás enganado. Lá pqe é um local de recolhimento, não tem de ser estritamente um lugar triste.
E a melhor maneira de se lidar com o que nos assusta, (como me assustam os cemitérios), é mesmo levando as coisas de maneira leve, mas não imprudente.
E é assim que eu vejo as coisas.
Lamento, mas interpretaste-me mal.

Já agora, faça o favor de completar as palavras.

As únicas palavras que não completei foram Porque, que cuja abreviação é Pqe, e a outra é muito, cuja abreviatura é mto.
Enfim.

#8
Já agora uma achega. A palavra "tás" é estás.  


Escapou-me ::)
Mas vindo da tua parte não me surpreende.
Como se as palavras que eu abreviei fossem cruciais para entenderes o que disse...
Mas tudo bem ;)