Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.400
Total de tópicos
26.900
  • Tipos de Médiuns (mediunidade)
    Iniciado por AbelhaMaia
    Lido 168.541 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
AbelhaMaia
Heys  ;D
Ao fazer uma breve pesquisa, decidi colocar uma breve lista dos vários tipos de médiuns, segundo as bases teóricas de Allan Kardec. Espero, que de algum modo ajude a esclarecer sobre o tema, em especial os possíveis médiuns que frequentem este fórum.

Médium é todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos.
As principais são: a dos médiuns de efeitos físicos; a dos médiuns sensitivos, ou impressionáveis; a dos audientes; a dos videntes; a dos sonambúlicos; a dos curadores; a dos pneumatógrafos; a dos escreventes, ou psicógrafos.

Os médiuns de efeitos físicos são particularmente aptos a produzir fenômenos materiais, como os movimentos dos corpos inertes, ou ruídos, ou manifestações ostensivas. Podem dividir-se em médiuns facultativos e médiuns involuntários.

Médiuns sensitivos são as pessoas suscetíveis de sentir a presença dos Espíritos por uma impressão vaga, por uma espécie de leve roçadura sobre todos os seus membros, sensação que elas não podem explicar.

Médiuns audientes ouvem a voz dos Espíritos. É, como dissermos ao falar da pneumatofonia, algumas vezes uma voz interior, que se faz ouvir no foro íntimo; doutras vezes, é uma voz exterior, clara e distinta, qual a de uma pessoa viva. Os médiuns audientes podem, assim, travar conversação com os Espíritos.

Os médiuns audientes, que apenas transmitem o que ouvem, não são, a bem dizer, médiuns falantes. Estes últimos, as mais das vezes, nada ouvem. Neles, o Espírito actua sobre os órgãos da palavra, como actua sobre a mão dos médiuns escreventes. Querendo comunicar-se, o Espírito se serve do órgão que se lhe depara mais flexível no médium. A um, toma da mão; a outro, da palavra; a um terceiro, do ouvido.

Os médiuns videntes são dotados da faculdade de ver os Espíritos. Alguns gozam dessa faculdade em estado normal, quando perfeitamente acordados, e conservam lembrança precisa do que viram. Outros só a possuem em estado sonambúlico, ou próximo do sonambulismo.

Médiuns curadores: gênero de mediunidade consiste, principalmente, no dom que possuem certas pessoas de curar pelo simples toque, pelo olhar, mesmo por um gesto, sem o concurso de qualquer medicação. Dir-se-á, sem dúvida, que isso mais não é do que magnetismo.
Em relação aos médiuns escreventes:
Médiuns pneumatógrafos: Dá-se este nome aos médiuns que têm aptidão para obter a escrita direta, o que não é possível a todos os médiuns escreventes. Esta faculdade, até agora, se mostra muito rara. Desenvolve-se, provavelmente, pelo exercício;- pneumatógrafos

Mecânicos: Quando atua diretamente sobre a mão, o Espírito lhe dá uma impulsão de todo independente da vontade deste último. Ela se move sem interrupção e sem embargo do médium, enquanto o Espírito tem alguma coisa que dizer, e pára, assim ele acaba. Nesta circunstância, o que caracteriza o fenômeno é que o médium não tem a menor consciência do que escreve.
Intuitivos: A transmissão do pensamento também se dá por meio do Espírito do médium, ou, melhor, de sua alma, pois que por este nome designamos o Espírito encarnado. O Espírito livre, neste caso, não atua sobre a mão, para fazê-la escrever; não a toma, não a guia. Atua sobre a alma, com a qual se identifica.

Semimecânicos: No médium puramente mecânico, o movimento da mão independe da vontade; no médium intuitivo, o movimento é voluntário e facultativo. O médium semimecânico participa de ambos esses gêneros. Sente que à sua mão uma impulsão é dada, mau grado seu, mas, ao mesmo tempo, tem consciência do que escreve, à medida que as palavras se formam.

Inspirados: Todo aquele que, tanto no estado normal, como no de êxtase, recebe, pelo pensamento, comunicações estranhas às suas idéias preconcebidas.
O Espírito que se comunica pelo pensamento."

O pressentimento é uma intuição vaga das coisas futuras. Algumas pessoas têm essa faculdade mais ou menos desenvolvida. Pode ser devida a uma espécie de dupla vista, que lhes permite entrever as conseqüências das coisas atuais e a filiação dos acontecimentos. Mas, muitas vezes, também é resultado de comunicações ocultas e, sobretudo neste caso, é que se pode dar aos que dela são dotados o nome de médiuns de pressentimentos, que constituem uma variedade dos médiuns inspirados.

Podem dividir-se os médiuns em duas grandes categorias:
Médiuns de efeitos físicos, os que têm o poder de provocar efeitos materiais, ou manifestações ostensivas.
Médiuns de efeitos intelectuais, os que são mais aptos a receber e a transmitir comunicações inteligentes.
Médiuns naturais ou inconscientes: os que produzem espontaneamente os fenómenos, sem intervenção da própria vontade e, as mais das vezes, à sua revelia.
Médiuns facultativos ou voluntários: os que têm o poder de provocar os fenómenos por ato da própria vontade. (N. 160.)
Médiuns proféticos: variedade dos médiuns inspirados, ou de pressentimentos. Recebem, permitindo-o Deus, com mais precisão do que os médiuns de pressentimentos, a revelação de futuras coisas de interesse geral e são incumbidos de dá-las a conhecer aos homens, para instrução destes.
Médiuns sonâmbulos: os que, em estado de sonambulismo, são assistidos por Espíritos.
Médiuns pintores ou desenhistas: os que pintam ou desenham sob a influência dos Espíritos. Falamos dos que obtêm trabalhos sérios, visto não se poder dar esse nome a certos médiuns que Espíritos zombeteiros levam a fazer coisas grotescas, que desabonariam o mais atrasado estudante.
Médiuns tiptólogos: aqueles pela influência dos quais se produzem os ruídos, as pancadas. Variedade muito comum, com ou sem intervenção da vontade.
Médiuns motores: os que produzem o movimento dos corpos inertes. Muito comuns.
Médiuns de translações e de suspensões: os que produzem a translação aérea e a suspensão dos corpos inertes no espaço, sem ponto de apoio. Entre eles há os que podem elevar-se a si mesmos. Mais ou menos raros, conforme a amplitude do fenómeno; muito raros, no último caso.
Médiuns de efeitos musicais: provocam a execução de composições, em certos instrumentos de música, sem contacto com estes. Muito raros.
Médiuns de aparições: os que podem provocar aparições fluídicas ou tangíveis, visíveis para os assistentes. Muito excepcionais
Médiuns noturnos: os que só na obscuridade obtêm certos efeitos físicos.


Abraços


AbelhaMaia
tks  ;D há também formas de classificação dos médiuns mas depois o post ficava demaisado extensivo

Este tópico foi tornado inamovível. :)

E falta ai o meu grau: Cego e Surdo Mediúnico - Não ouve nada, não vê nada, e não sabe a quantas anda!  :dumb:

óptimo post:5 estrelas!!!muito informativo... ;)

Não existe nada como o sobrenatural, existe sim, a nossa natureza desconhecida.


AbelhaMaia
muito obrigado pelos vossos comentários  :D

Uma coisa...a minha mãe tem sonhos premonitórios desde sempre,ou seja uns tempos antes de alguém morrer ela sonha com campas...e quando alguém está para nascer ela sonha com o sexo do bebé e o nome...e quando algum casal se separa ela também sonha antes de acontecer e sonha se a seguir aquela pessoa arranja novo parceiro...sonha com objectos perdidos,onde eles estão...outra coisa:
quando o meu avô morreu(pai dela)ouvia sussurros no ouvido e o rádio a desligar-se e a ligar-se sozinho...e há vários anos descobriu uma capacidade...ao pousar as mãos na cabeça das pessoas e rezar estas adormecem profundamente e acordam revigoradas...o que começou por ser só na família já se estendeu a vizinhos...as pessoas procuram-na...já tratou uma depressão de uma vizinha amiga...(e não,não leva dinheiro ;)) e fica cheia de dores de cabeça e a sentir-se mal...


Será que pode ser também mediúnidade?
a respeito deste assunto pesquisei e entre outras coisas encontrei isto:
"Sonhos premonitórios: os que descerram os véus do futuro, de forma objetiva e clara, ou simbólica. Pode também ser incluído na categoria dos mediúnicos, desde quando haja a interferência de um espírito desencarnado";

olá a todos!

Sou ainda nova nesta comunidade, e esta é a minha primeira intervenção visto que ainda não tive tempo de poder deliciar-me com todos estes tópicos com temas tão importantes para debate entre interessados.
Na minha opinião e segundo constatação pessoal posso afirmar que todos os seres humanos têm mediunidade mais ou menos desenvolvida dependendo do estágio de experiencia material em que se encontra. Sendo assim, encaro a mediunidade como algo tão natural como o próprio respirar, e talvêz por isso, sinto que se mistifica demasiado todo o conceito acabando por inibir faculdades inatas unica e exclusivamente por medo do até então desconhecido.
Quamto ao tema deste tópico...classificação de mediunidade, digamos que são os vários niveis de desenvolvimento da propria faculdade mediunica, assim como iniciamos o aprendizado de matemática pela consciencialização da existencia de numeros e todas as operções possiveis atravéz deles, nada de extraordinário como podem ver... espero ter sido clara o suficiente nesta minha intervenção. gostaria ainda de poder continuar a desenvolver este tema numa opurtunidade que espero seja em breve.

Cumprimentos
sissi
sou o eterno em manifestação temporal

Citação de: sissi em 14 outubro, 2009, 00:47
olá a todos!

Sou ainda nova nesta comunidade, e esta é a minha primeira intervenção visto que ainda não tive tempo de poder deliciar-me com todos estes tópicos com temas tão importantes para debate entre interessados.
Na minha opinião e segundo constatação pessoal posso afirmar que todos os seres humanos têm mediunidade mais ou menos desenvolvida dependendo do estágio de experiencia material em que se encontra. Sendo assim, encaro a mediunidade como algo tão natural como o próprio respirar, e talvêz por isso, sinto que se mistifica demasiado todo o conceito acabando por inibir faculdades inatas unica e exclusivamente por medo do até então desconhecido.
Quamto ao tema deste tópico...classificação de mediunidade, digamos que são os vários niveis de desenvolvimento da propria faculdade mediunica, assim como iniciamos o aprendizado de matemática pela consciencialização da existencia de numeros e todas as operções possiveis atravéz deles, nada de extraordinário como podem ver... espero ter sido clara o suficiente nesta minha intervenção. gostaria ainda de poder continuar a desenvolver este tema numa opurtunidade que espero seja em breve.

Cumprimentos
sissi

Excelente intervenção Sissi, as opiniões construtivas e sábias são sempre muito bem vindas!

Concordo até parte daquilo que disseste, porque penso que há pessoas que ignoram por e simplesmente o conceito espiritual e extra-dimensional daí não conseguirem desenvolver nenhuma capacidade e tendo muito poucas ou nenhumas experiências nesse aspecto. Eu intitulo essas pessoas de ateus puros.

Outra coisa é, há pessoas que têm mediunidade avançada natural, se é que se pode chamar isso, a partir de uma certa idade mesmo desconhecendo completamente aquilo que é o mundo espiritual conseguem do nada começar a ouvir, ver, sentir, prevenir, psicografar... Uma senhora que eu conheço fez-me esse relato sobre ela. Depois claro que há pessoas como eu(e a maior parte das pessoas aqui no fórum), que à medida da minha aprendizagem como Ser, poderei ou não atingir uma mediunidade mais avançada, que penso que foi aquilo que disseste, e bem.

Contínua a postar ;)
Não existe nada como o sobrenatural, existe sim, a nossa natureza desconhecida.

Citação de: Cavaleiro_Vilão em 27 agosto, 2009, 19:40
E falta ai o meu grau: Cego e Surdo Mediúnico - Não ouve nada, não vê nada, e não sabe a quantas anda!  :dumb:

lol , idem
Open you eyes and your mind!

ola Dreamz, obrigada pelo incentivo...

Quanto ao teu comentario, julgo que dizemos o mesmo usando termos diferentes para o expressar, repara:

quando disse e passo a citar "dependendo do grau de experiencia material que esteja a fazer" quiz referir que existem muitos casos em que a "ilusão" em que se desenrola a experiencia fisica não permite a tomada de consciencia do que de real está ali a acontecer, mas que está a acontecer é um facto, simplesmente não pode ser reconhecido ainda por falta de conhecimento, tal como a matemática... como podemos nós saber que 2 é o resultado de 3-1 se não conhecermos a subtração e a adição?
faço-me compreender agora?

Quanto ao tipo de mediunidade, depende muito mais daquele que seja o objectivo da minha encarnação do que de qualquer outra coisa, embora que o nº de encarnações de cada pessoa é concerteza um factor fundamental para definir as diferenças entre iguais, passo a explicar:

Se eu no conjunto consciencial sou um ser com 500 encarnações distingo-me substancialmente de um Ser com apenas 200 encarnações que por ainda não ter vivificado tanto quanto eu não tem uma consciencia tão expansiva quanto a minha e fica limitada ao grau da sua experiencia, o que não a deminui, é apenas o tempo em manifestação.
bem...acho melhor parar por aqui... senão não me calo mais!
sou o eterno em manifestação temporal

Citação de: Nika em 14 outubro, 2009, 01:13
lol , idem

E o meu, que é igualzinho ao teu. Mas, valha-nos Deus, havemos de ter um bocadito de qualquer coisa, um sexto sentido, uma intuição. Senão não seríamos filhas de Deus!...
Bom e também há largos anos ouvi dizer que um dia todos seremos mediúnicos.
Templa - Membro nº 708