Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.444
Total de tópicos
26.914
  • "Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?"
    Iniciado por tonyBaptista
    Lido 5.633 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
tonyBaptista
"Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?" - Esclarecimento do Espírito Eugênia.
Pergunta de Danilo Monteiro ao Espírito Eugênia (Trecho da incorporação realizada pelo médium Benjamin Teixeira, ao final da palestra pública do Instituto Salto Quântico - dia 7 de fevereiro de 2010), sobre o trecho de O Evangelho segundo o Espiritismo que aborda a passagem em que Jesus diz: "Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?"

Ps:Há uma mensagem importante (julgo) a partir do 4:20 m, caso não queiram ver o video por inteiro.

Muita luz!

#1
De facto, um tema interessantíssimo.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 12,46-50

46Enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele.

47Alguém disse a Jesus: 'Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo.'

48Jesus perguntou àquele que tinha falado: 'Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?'

49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: 'Eis minha mãe e meus irmãos.

50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.'




Esta é uma das partes enigmáticas do Novo Testamento, e de uma explicação, segundo a minha interpretação, do mais simples possível.
Cristo andava na sua fase final, a da pregação do Evangelho: da nova mensagem. Espalhava Ele que éramos TODOS (judeus e não judeus) filhos do Deus Único, do Pai Celeste; que éramos TODOS irmãos entre nós, e que devíamos amar a Deus, e entre nós, como Ele (Jesus) nos amou em vida, dando-se em sacrifício para que ocorressem as grandes transformações sociais de que a nossa civilização é hoje herdeira: o legado da fraternidade e da solidariedade, elementos que estão na origem, até, da construção europeia.
Naturalmente que Cristo, quando pregava por todos os lados, na sua missão messiânica, estas palavras, já o fazia, precisamente, nas vestes do Messias, do Mensageiro da palavra de Deus; já plenamente consciente da sua missão e do seu destino. Ou seja, a sua fase de Jesus, o carpinteiro, filho de Maria, com irmãos carnais, símbolo da sua primeira etapa da sua vida terrena, já havia sido ultrapassada. Agora apresentava-se na sua segunda e última etapa da sua vida: a messiânica. E aqui ele tinha já rompido com todos qualquer ligação carnal e tinha-se colocado no elevado patamar da espiritualidade, ou seja, aquele patamar onde os seres humanos estão ligados, TODOS, entre si por laços fraternos, emanando TODOS da mesma Fonte de Criação: Deus Pai/Mãe.
Daí que Cristo quisesse dizer aos discípulos e presentes que tinham que VER mais além das fronteiras deste mundo, e centrarem-se na Nova Visão do Mundo, do Mundo Novo que se abria com a Sua Palavra: somos todos irmãos entre nós; somos todos filhos de Deus; somos todos iguais perante Deus: aqui, na nova concepção da Vida, ninguém é mãe ou irmão de ninguém, antes pelo contrário, somos todos mãe/pai/irmão entre nós, pois somos Uno em Deus Criador: todos aqueles que aceitam estas verdades e se harmonizam com Deus, numa União Genético-Espiritual, ou seja, na aceitação de que têm uma Essência Divina Comum - o que é comum une!

Foi, no meu entendimento, esta a dimensão do significado da palavra de Cristo quando fez a afirmação em apreço neste tópico.

#2
A expressão em debate, se nalgum momento me causou interrogações foi numa leitura rápida e desinteressada, e  estas rapidamente se dissiparam  no meu espírito porque  acabei por atribuir  à frase o sentido que o Arph lhe deu. Só alguém com relativamente pouca sensibilidade para as coisas de Cristo poderia entender na expressão uma espécie de "negação" da mãe e dos irmãos carnais ( que parece que ele não teve, mas sim primos...) que Jesus teve enquanto filho de Deus e Homem, ao mesmo tempo.  Sim, o mundo da carne, em Jesus estava a terminar  para dele emergir completamente o mundo espiritual, o mundo do Amor Absoluto e Universal, o "UNO" de que se fala na oração "CREDO...."


Estou absolutamente de acordo contigo, Arph. A Expressão não é das coisas mais enigmáticas que contém o Novo Testamento.
Templa - Membro nº 708


Obrigado Templa. Lá vou ter que te mandar mais pão de ló de Alfeizerão  ;D ;D ;D ;D

Mas acabei por não comentar verdadeiramente o tema do tópico na acepção da interpretação que é feita pelo Espírito Eugênia. E quanto a isto, sinceramente, se quem fala é um espírito esclarecido... ainda andam pior lá em cultura do que nós por aqui  ;D ;D ;D

Limita-se, a comentarista, a desancar no pobre Danilo Monteiro e, em lado algum, explica o que lhe é pedido. Andou ali a enrolar durante mais de 6 minutos para nada dizer: um absurdo, esse tal de Espírito Eugênia.

Valha-nos Deus, que bem pode  ;D

Citação de: Arph em 03 setembro, 2011, 11:51
Obrigado Templa. Lá vou ter que te mandar mais pão de ló de Alfeizerão  ;D ;D ;D ;D

Mas acabei por não comentar verdadeiramente o tema do tópico na acepção da interpretação que é feita pelo Espírito Eugênia. E quanto a isto, sinceramente, se quem fala é um espírito esclarecido... ainda andam pior lá em cultura do que nós por aqui  ;D ;D ;D

Limita-se, a comentarista, a desancar no pobre Danilo Monteiro e, em lado algum, explica o que lhe é pedido. Andou ali a enrolar durante mais de 6 minutos para nada dizer: um absurdo, esse tal de Espírito Eugênia.

Valha-nos Deus, que bem pode  ;D


Sim, é verdade. Um espirito acusador. E Sim fiquei sem perceber qual a mensagem que está lá, a partir do 4,20
Templa - Membro nº 708

tonyBaptista
#5
Citação de: Templa em 03 setembro, 2011, 15:27

Sim, é verdade. Um espirito acusador. E Sim fiquei sem perceber qual a mensagem que está lá, a partir do 4,20
" ...que riamos das nossas deficiências e não só dos outros, não que foi errado rir com Delano, vocês tiveram empatia com ele mas só observando que o humor que muito generosa e fraternalmente vocês partilharam com Delano, representa uma sintonia. E nós estudamos pouco, nós oramos pouco, nós realizamos o bem muito pouco. Precisamos ser mais empenhados em nosso ideal e em nossos princípios."

Muita luz

#6
      
"Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?" - Esclarecimento do Espírito Eugênia.

tonyBaptista, com todo o respeito, consegues dizer-nos, com honestidade intelectual, qual foi o esclarecimento que o dito Espírito Eugênia deu sobre a questão "Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?" ?

Confesso eu, e sem querer menosprezar as crenças de ninguém, que rigorosamente nada o Espírito Eugênia esclarece sobre a questão colocada... pelo menos no filme que nos apresentas.

Isto que referiste, e que são um trecho do dito Espírito Eugênia, não é esclarecimento nenhum. Faz-me é lembrar os exames orais na universidade, em que o aluno, perante uma pergunta do professor, andava ali à volta, a enrolar, falando de tudo e mais alguma coisa mas nada sobre a questão colocada, pela simples razão de que... não sabia responder!

Citação de: tonyBaptista em 04 setembro, 2011, 00:40
" ...que riamos das nossas deficiências e não só dos outros, não que foi errado rir com Delano, vocês tiveram empatia com ele mas só observando que o humor que muito generosa e fraternalmente vocês partilharam com Delano, representa uma sintonia. E nós estudamos pouco, nós oramos pouco, nós realizamos o bem muito pouco. Precisamos ser mais empenhados em nosso ideal e em nossos princípios."

Muita luz



Ainda gostaria de saber que explicação daria tal espírito a estas outras enigmáticas palavras de Cristo, quando já estava em agonia na cruz: "Pai, Pai... por que me abandonaste?"

tonyBaptista
" ...que riamos das nossas deficiências e não só dos outros, não que foi errado rir com Delano, vocês tiveram empatia com ele mas só observando que o humor que muito generosa e fraternalmente vocês partilharam com Delano, representa uma sintonia. E nós estudamos pouco, nós oramos pouco, nós realizamos o bem muito pouco. Precisamos ser mais empenhados em nosso ideal e em nossos princípios".

Esta era a mensagem que eu pessoalmente queria partilhar convosco, porque acho que realmente falta no ser humano mais amor, ideais e princípios. O mundo espiritual é inexplicavél, não há capacidade de compreensão humana em relação a isso, e pobres de espírito são as pessoas que acreditam que compreendem o que é o outro estado de vida.

obs:o vídeo trata-se de um trecho e não a totalidade do mesmo. Partilho da opinião que a Eugénia neste vídeo não deu resposta a pergunta que lhe foi colocada mas, possivelmente em outro vídeo da mesma reunião mediunica.


tonyBaptista, obrigado pela tua honestidade intelectual. De facto ela não dá resposta nenhuma ao esclarecimento pedido.

Quanto ao que referes neste segmento do trecho: "E nós estudamos pouco, nós oramos pouco, nós realizamos o bem muito pouco. Precisamos ser mais empenhados em nosso ideal e em nossos princípios", estou completamente de acordo contigo.

Abraço.

tonyBaptista
Citação de: Arph em 05 setembro, 2011, 10:30
tonyBaptista, obrigado pela tua honestidade intelectual.

Não tenho outra forma de estar na vida, aceito de coração e mente aberta uma critica, se sentir que realmente corresponde a verdade.

Muita luz

chacalnegro

Estou absolutamente de acordo contigo, Arph. A Expressão não é das coisas mais enigmáticas que contém o Novo Testamento.
[/quote]

Sim, também de acordo. Mas enigmática porquê, se ele explica tudo no fim? Enigmático é todo o seu propósito, que Arph explicou e que resume tudo. Aliás foi das melhores explicações que já vi: somos todos Um com o Criador. Essa é a nossa verdadeira natureza é essa a sua grande mensagem tantas vezes incompreendida.