Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • aviões ou outra coisa qualquer?
    Iniciado por alu
    Lido 4.491 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
alu
Boa Noite pessoal!

Eu tenho uma dúvida: Geralmente os aviões, quando vistos à noite, têm umas luzes que piscam, certo? A minha questão é a seguinte: É possível que a altas altitudes, esses "piscas" não sejam vistos a partir da Terra?

Passo a explicar o porquê destas perguntas:

Moro numa cidade, e as estrelas à noite veem-se miseravelmente por causa das luzes, daí que quando vou ao fim de semana a casa dos meus pais, passe algum tempo a olhar para o céu (paixão que tenho desde bem menininha). Há cerca de dois anos, no verão, saí, como é meu hábito com o meu irmão, para ir tomar café. Quando entramos o portão de casa, eu chamei a atenção do meu irmão para uma luz no céu, que não piscava e que, ao contrário dos aviões, não andava em linha recta. Era uma luz branca, quase se podia confundir com uma estrela, mas que se mexia de forma irregular, para cima e para baixo em S's e curvas (quase enjoava  :) E ficamos os dois parados a olhar para aquilo até que o meu pai nos veio chamar à porta e quando o mandamos olhar, já não estava lá nada... Claro, a conversa do costume: - Olhem lá, foram tomar café ou foram beber qualquer coisa mais forte um bocadinho...?
Mas o certo é que o meu irmão afirma ter visto o mesmo que eu.

Agora, desde Maio deste ano, que é constante olhar para o céu e ver este tipo de coisa, mas ligeiramente diferente. Há dias, estava com o meu irmão e o meu namorado a voltar para casa e chamei a atenção do meu namorado para uma luz diferente a andar próximo (próximo é como quem diz, que lá no alto, as distâncias são bem diferentes) de duas estrelas que também se encontram muito juntas. Ele olhou, viu, disse que era um avião e não quis saber mais. Claro que eu continuei a olhar e aquilo desapareceu de repente. Entretanto cheguei a casa e fiquei no jardim a olhar para o sítio onde tinha visto aquilo e passado pouco tempo, a luz voltou a surgir e a mover-se em linha recta e mais uma vez, desapareceu.

Na passada Terça-Feira fui tomar café à noite com o meu namorado e um casal amigo  e volto a ver uma luz a mover-se a velocidade constante e sem piscar, pelo que chamei a atenção de todos, mas como me consideram a maluquinha dos Ovnis ninguém quis saber, apenas o namorado da minha amiga, que ficou espantado, mas não deu grande importância à luz. Entretanto, com as luzes da cidade, acabei por perdê-lo de vista. Deste tipo, ou seja, a velocidade constante, em linha recta e sem piscar tenho visto muitas vezes.

Das primeiras duas vezes, acho que presenciei algo de extraordinário, desta última, nem por isso. Talvez desta vez fosse um avião, até porque, se movia a velocidade constante, em linha recta e sem fazer arcos e esse's.

O que acham?

As estrelas cintilam todas, umas mais que outras aos nossos olhos dependendo da distância a que estão da terra e dependendo da idade de cada uma.

Penso que poderás ter confundido um avião, não comercial, mas um dos mais pequenos, e agora como andas à procura de algo, já fazes uma auto-sugestão de tudo o que vês. Não estou a querer dizer que não foi verdade, estou sim a colocar mais hipóteses. Mas vamos aguardar que mais alguém se manifeste. :)
ILYM

alu
Sim, é possível que veja coisas onde não existem, daí ter colocado a questão... Das vezes que vi andarem em linha recta, não creio que seja mais do que aviões, mas das outras fiquei sempre na dúvida...

Obrigada pelo contributo  :)

Parece-me a passagem de um satélite ou até da estação espacial Internacional(ISS)
Mas quando se avista é uma luz idêntica a de Vênus e tem uma trajectória recta... e é visível ao inicio da noite...
Mas se tinha trajectória irregular não faço minima ideia :/
Ja agora tens uma app onde podes saber quando a ISS passa por portugal e assistir ao livestreaming de imagens em tempo real da passagem da ISS
"Um homem sábio pode aprender mais com uma pergunta tola do que um tolo com uma resposta sábia."

Citação de: vchao79 em 31 março, 2017, 23:09
Parece-me a passagem de um satélite ou até da estação espacial Internacional(ISS)
Mas quando se avista é uma luz idêntica a de Vênus e tem uma trajectória recta... e é visível ao inicio da noite...
Mas se tinha trajectória irregular não faço minima ideia :/
Ja agora tens uma app onde podes saber quando a ISS passa por portugal e assistir ao livestreaming de imagens em tempo real da passagem da ISS


Boa, nem sabia que já havia aplicações para isso. :)
ILYM

RR
#5
Citação de: Paraphenomenal em 02 abril, 2017, 23:58
Boa, nem sabia que já havia aplicações para isso. :)
Até há várias, não só para a ISS, mas também para muitos outros satélites. Por vezes é uma função adicional em aplicações de astronomia, que tiram partido do giroscópio e GPS para permitir identificar e localizar corpos celestes, constelações, etc, algumas até permitem prever os movimentos dos mesmos, de forma a saber onde estará o corpo X no dia Y à hora Z, estando nós no local K.

Também penso que poderá ter sido a ISS ou outro satélite (muita gente não sabe disto, mas em determinadas condições são bem visíveis, o meu pai conta-me que estavam sempre à espera de ver o Sputnik :D ).
Os satélites tornam-se visíveis pelo reflexo da luz solar, não por iluminação própria, pelo que a "luz" é contínua...
Mas... Como referiu o vchao79, a trajectória destes é regular...
VIR PRUDENS NON CONTRA VENTUM MINGIT !