Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • Medicinas Secretas: Banhos, Males e Remédios
    Iniciado por Exdissound
    Lido 2.125 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Medicina pelas plantas:

-Como as colher? 
As flores devem ser colhidas logo depois de abertas. Quando as flores são pequenas, retira-se a flor inteira. Para as mais volumosas, só se apanham as pétalas.
É o caso das rosas ou das papoilas, por exemplo. Certas plantas, que têm um tempo de floração muito curto, são, por esse motivo difíceis de colher.

As folhas devem ser colhidas antes do seu completo desenvolvimento: quer dizer, o mais tardar, no momento da formação dos botões florais. Fazem excepção as plantas aromáticas e as plantas que se utilizam apenas as extremidades floridas. A colheita faz-se então no momento da floração.

Os caules colhem-se no Outono. Não se apanham, geralmente, senão para uma utilização imediata da seiva de que estão cheios.
                                           
As raízes são mais activas no inicio da Primavera ou no Outono, quando a planta não esgota toda a seiva. São desenterradas à mão. Puxar a planta brandamente chega, geralmente,  para a chuvada será mais fácil.
                                           
Os frutos a consumir frescos devem ser colhidos em plena maturação. Se os devemos secar, vale mais, então, colhê-los antes que estejam perfeitamente maduros.
                                         
Finalmente, as cascas das árvores são colhidas em épocas diferentes: no Inverno para as árvores; no Outono para os arbustos; e na Primavera para as cascas das resinosas.

-Cerejeira (Cerasus vulgaris) : Os «pés-de-cerejas» constituíram, em todos os tempos, um dos diuréticos mais populares. Mas todas as partes do fruto despenham um papel na medicina. O fruto é recomendado aos gostosos e aos reumáticos. O óleo extraído dos caroços era, outrora, utilizado para dissolver os cálculos renais. E, como N. Lémery declara, as cerejas são:«cordeais, estomacais, aperitivas e próprias para adoçar a acidez dos humores».

-Pé-de-gato (Gnaphalium dioicum) : Convém citar aqui esta planta dos prados alpinos, porque entra na composição da célebre «tisana das quatro flores». Age sobre as vias biliares.

-Pulmonária (Pulmonaria officinalis) : Como o seu nome indica, exerce uma acção benéfica nas afecções das vias respiratorias. Colhe-se toda a planta, folhas e flores, em Maio e Junho. Encontra-se em todos os locais húmidos, bosques, silvados,margens dos ribeiros, num solo calcário. Consome-se  principalmente em decocção.

Males e remédios

Acne:  Bardana, dulcamar, amor-perfeito,gerâneo: Decocção em aplicação total.
               -Alface,nabo,tomate: Aplicaçao de polpa fresca

Gengivite: Potentila: planta em decocção; lavengens da boca.

Mau hálito: Menta, tomilho: folhas e flores em infusão.

Serpentes (mordedura de) : Bardana, lavanda, plantago: esfregar

Sinusite: Eucalipto, lavanda, pinheiro, tomilho: triturar e cheirar.


Banhos:

Aveia: cortar um quilo de palha de aveia e fazê-la ferver em cinco litros de água durante meia hora. Juntar ao banho o liquido quente. Excelente para reumatismos e artritismos.

Esteva: num banho de 36º, de que se eleva progressivamente a temperatura, juntar uma decocção da planta inteira (500g para um litro de água durante um quarto de hora).
Para os reumatismos.

Camomila: juntar à água do banho, uma decocção concentrada de camomila.

Verbena: juntando uma decocção concentrada de verbena na banheira, obtém-se um banho repousante e reparador.

Pequenos truques

Para aliviar dor de dentes: Diser: «Onosages» 3 vezes

Para fazer passar dores na coxa:  Diser: «Sista, pista, urista, xista» (se não obter resultados à primeira vez diga pelo menos 3 vezes)

Para aliviar a dor de queimaduras ou para esconjurar o fogo selvagem:
Fazendo o sinal da cruz três vezes diser: «Fogo perde o teu calor
                                                          Como Judas perdeu as suas cores
                                                          Quando traiu Nosso Senhor
                                                          Jesus Cristo no Jardim das Oliveiras»

Para invocar a febre: Beber ou fazer beber um copo de vinho onde foi molhado um papel onde se escreveu: «Conseptio immaculatae Beatae Marie Virginis».

Para nunca vomitar os remedios: Mastigar e engulir num sábado de manha, um bilhete onde se tenha escrito: «Louvada seja a Imaculada Conceição da muito Santa Virgem».

Fonte: Enciclopédia das Ciências Ocultas