Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.448
Total de tópicos
26.915
  • Ciência VS Religião
    Iniciado por Zühl
    Lido 24.598 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: Darkeyes em 23 setembro, 2010, 12:54
Agora, vejamos uma outra coisa, todos nós que participam neste fórum, estão interessados de uma forma ou de outra no mundo Paranormal. A inexistência de DEUS, poderá resultar na também inexistência desse Mundo (talvez com a óbvia excepção da Ovnilogia)?
Como? Nem toda a paranormalidade é espírita, não te confundas!
A teoria-M... isso não é aquela da mistura equilibrada de teorias contraditórias? :D Uma coisa é o Hawking dizer, outra é ser verdade! Não é por o Hawking ter a cabeça que tem e escrever livros só com os olhos (isto é que é paranormal! telecinese-grafico-instrumental...) que é senhor da verdade. A teoria-M não explica nada de mais, não explica. Pessoalmente acho estranho considerarem-se duas dimensões temporais que nessa teoria substituem a função do "espaço-tempo" do Einstein e... nem quero pensar nisso! O universo sem princípio nem fim? >:D (eu acho que já ouvi isto nalgum lado...) É uma mistela, não é uma teoria unificadora, é uma teoria-contentor, junta-se tudo, mistura-se e lá surge a coisa...
Deus é o que quiseres que deus seja, se acreditares que funciona, funciona - serve-o ou sofre os horres do inferno! Agora se achares que não, achas que não e segues a tua vida... O universo não se altera por acharmos que deus não existe (não tem que existir, a bem dizer; também não tem porque existir...).
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

na  minha opiniao, a ciencia e a religiao teem uma " guerra" parva, pois nao sabemos completamente nada do que ha para saber de paranormal( religiaon dentro dessa classe) nem de ciencia...simplesmente e uma guerra desnecessaria, pois o paranormal esta dentro da ciencia...simplesmente a religiao e a ciencia complementam-se...o ser humano na sua teimosia e que inventou esta guerra....simplesmente ambas a ciencia e a religiao teem partes inventadas, mas e preciso faser uma selecçao de partes que deem certo para se complementarem e formarem o que na realidade e, acabando com mais uma " guerra" parva

Citação de: kalabdog13 em 24 setembro, 2010, 10:13
na  minha opiniao, a ciencia e a religiao teem uma " guerra" parva, pois nao sabemos completamente nada do que ha para saber de paranormal( religiaon dentro dessa classe) nem de ciencia...simplesmente e uma guerra desnecessaria, pois o paranormal esta dentro da ciencia...simplesmente a religiao e a ciencia complementam-se...o ser humano na sua teimosia e que inventou esta guerra....simplesmente ambas a ciencia e a religiao teem partes inventadas, mas e preciso faser uma selecçao de partes que deem certo para se complementarem e formarem o que na realidade e, acabando com mais uma " guerra" parva
:D O quê? Se eu disser que o mundo é uma bola de futebol e se alguém provar que não é sempre posso dizer que é redonda... A religião (dentro da paranormalidade) foi forçada a existir pelo Kardec e outros como ele (com sofismas como o teu), os efeitos paranormais já existiam antes disso. A paranormalidade é paranormal enquanto estiver fora do alcance da ciência e da religião, fora isso, é tão normal quanto um S. António ou uma Teoria da Relatividade, percebes? Ou é paranormal ou não é paranormal.
A "guerra" não é contra a ciência em geral, é contra a física em particular. E não é bem a questão da ciência física mas mais as implicações filosóficas da física. E não é uma guerra parva! É uma maneira estúpida de se aprender o que somos (o que não deixa de ser triste) a partir da oposição (que tanto ciência quanto religião partilham internamente - e agora com o diálogo inter-religioso tanto pior...). Mas esta maneira estúpida de ver as coisas é um mecanismo que até funciona mas vistas bem as coisas não é mais do que a nossa maneira de pensar. Somos do contra e, simultâneamente, favoráveis, o que interessa é o objectivo da discussão e não o conteúdo.
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

a paranormalidade e ciencia...tudo e ciencia...simplesmente a paranormalidade e a lua....no inicio do seculo era impossivel a ideia de irmos a lua...tal como a paranormalidade...pouco a pouco ganha mais força e mais veracidade...ee do meu ponto de vista a ciencia e religiao complementam-se mas sou so eu, cada um tem direito a sua opiniao ;D

Citação de: kalabdog13 em 24 setembro, 2010, 22:44
a paranormalidade e ciencia...tudo e ciencia...simplesmente a paranormalidade e a lua....no inicio do seculo era impossivel a ideia de irmos a lua...tal como a paranormalidade...pouco a pouco ganha mais força e mais veracidade...ee do meu ponto de vista a ciencia e religiao complementam-se mas sou so eu, cada um tem direito a sua opiniao ;D
Lá por se estudarem as coisas ou se pensarem as coisas não podemos chamar ciência a tudo. Paranormalidade (para-normal) é tudo o que fica além das regras estabelecidas (pelo saber que é o mesmo que dizer, pela ciência - aquilo que se sabe). Claro que se complementam, a poesia e a culinária podiam ser incluidas no mesmo pacote de complementação, tudo o que puderes imaginar, se preferires (os orientais até posições do coito incluiram, só para dar a ideia :D - como vês não és só tu e misturar religião com ciência já é um pensamento muito batido para ser respeitado). Ir à lua era ficção científica, a paranormalidade já faz parte da tradição. E enquanto não explicarmos tudo (que parece que não dá, segundo dizem) vai continuar a haver paranormalidade.

PS: pergunto-me se a teologia é uma ciência a sério... ::)
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

o que desmente um fenomeno paranormal?uma explicaçao cientifica, logo, e quando o paranormal for explicado cientificamente?sim porque os fantasmas nao aparecem de repente no ar, e preciso algo...quando o paranormal tiver explicaçao, deixa de ser paranormal?;D

Citação de: kalabdog13 em 25 setembro, 2010, 19:36
o que desmente um fenomeno paranormal?uma explicaçao cientifica, logo, e quando o paranormal for explicado cientificamente?sim porque os fantasmas nao aparecem de repente no ar, e preciso algo...quando o paranormal tiver explicaçao, deixa de ser paranormal?;D
Fantasmas? E eu a pensar que estavamos a falar de paranormalidade... Se são fantasmas já temos explicação pela via religiosa, então ou não é paranormalidade ou não são fantasmas. E se tudo fosse uma ilusão? Mesmo a realidade. O erro é estabelecer regras, melhorar o hábito, digo eu! Não se podem esperar explicação para isso...

Depois essa pergunta, não querendo ofender, é desnecessária para não dizer estúpida! Já reparaste no significado da palavra? Explica-mo e explica-me isso de se compreender a paranormalidade cientificamente. Quê? Ectoplasma e espéctros? ::)
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

pelo que sei, o panarnormal e o que a ciencia nao explica, e a ciencia explica tudo, simplesmente ainda nao chegamos a esse ponto, havendo uma separaçao de ciencia e paranormal, por exemplo...as ivilizaçoes antigas viam os eclipses como furia dos deuses, o que agora e conhecido como eclipse por um ramo da ciencia chmado astrologia, tal como os vulcoes e os geologos e geografos

Olá!

Querias dizer astronomia,astrologia não é ciencia,embora a Sorbone a inclua na cadeira de antropologia.
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

#24
Citação de: kalabdog13 em 25 setembro, 2010, 23:26
pelo que sei, o panarnormal e o que a ciencia nao explica, e a ciencia explica tudo, simplesmente ainda nao chegamos a esse ponto, havendo uma separaçao de ciencia e paranormal, por exemplo...as ivilizaçoes antigas viam os eclipses como furia dos deuses, o que agora e conhecido como eclipse por um ramo da ciencia chmado astrologia, tal como os vulcoes e os geologos e geografos
Os antigos o quê? Não serão os contemporâneos que fazem essa interpretação dos antigos? Já viste o que estás a dizer? Os antigos eram ignorantes (nós somos especiais, é isso?), a ciência explica tudo (de onde é que foste buscar essa ideia?), a astrologia explica os eclipses e os geografos quê? :D Peço desculpa, andas muito mal informado, só isso... A ciência não explica tudo, não pode. Há um princípio filosófico (ocidental) segundo o qual não podemos atingir nunca o saber absoluto, não se pode. Agora, repara, a separação de que falas é a separação entre o que se sabe e o que não se sabe como funciona. Só isso, paranormal é tudo o que fique além da norma (científica ou religiosa ou filosófica ou qualquer coisa que se queira usar enquanto modelo neste sentido). A questão da ciência não poder explicar tudo é a razão de eu dizer que não podes explicar esses fenómenos (o nosso pensamento é limitado - mesmo o chamado pensamento "pós-formal" tem limitações) o que implica que nunca vão deixar de ser paranormais e nem ciência nem religião podem explicar o que não tem explicação nos níveis de compreensão que nós podemos aceder (percebes? não somos assim tão perfeitos como o nosso ego julga!).
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

vamos por passos,xDxD
1o-nao tou a diser que os antigos eram estupidos e nos nao, tou a diser que os conhecimentos cientificos evoluem, o eclipse solar ou lunar entre os povos antigos era considerado paranormal, e agora e explicado, tal como os vulcoes, no havai por exemplo, la o vulcao, segundo a religiao local, cre-se que seja a ira de um deus, sabendo se que e algo completamente explicavel pela natureza, ou seja, o ponto onde quero chegar, simplesmente os eclipses e os vulcoes a muitos seculos atras, milenios ate, eram partes do paranormal, ou seja, o paranormal e o que nao foi descoberto ainda pela ciencia,
2o-e quanto a filosofia...a filosofia nao passa de expeculaçoes, nao passa de pensamentos, contra factos nao a nenhum pensamento que os desminta, e concordo contigo, o nosso conhecimento e limitado, mas a medida que o ser humano evolui, o seu conhecimento aumennta, como e caso das grandes invencçoes do homem, portanto acho que me expliquei bem, agora e so discutirmos as falhas nos meus argumentos ...digo eu ;D

Citação de: kalabdog13 em 26 setembro, 2010, 20:07
vamos por passos,xDxD
1o-nao tou a diser que os antigos eram estupidos e nos nao, tou a diser que os conhecimentos cientificos evoluem, o eclipse solar ou lunar entre os povos antigos era considerado paranormal, e agora e explicado, tal como os vulcoes, no havai por exemplo, la o vulcao, segundo a religiao local, cre-se que seja a ira de um deus, sabendo se que e algo completamente explicavel pela natureza, ou seja, o ponto onde quero chegar, simplesmente os eclipses e os vulcoes a muitos seculos atras, milenios ate, eram partes do paranormal, ou seja, o paranormal e o que nao foi descoberto ainda pela ciencia,
2o-e quanto a filosofia...a filosofia nao passa de expeculaçoes, nao passa de pensamentos, contra factos nao a nenhum pensamento que os desminta, e concordo contigo, o nosso conhecimento e limitado, mas a medida que o ser humano evolui, o seu conhecimento aumennta, como e caso das grandes invencçoes do homem, portanto acho que me expliquei bem, agora e so discutirmos as falhas nos meus argumentos ...digo eu ;D
Não há nada de mal nos teus argumentos, agora. Se o conhecimento humano evolui, evoluem também as capacidade humanas. Mas repara, se as capacidade humanas evoluem, não temos mais possibilidades de encontrar novos efeitos ainda sem explicação? A paranormalidade nunca deixa de existir, muda o conteúdo mas não deixa de existir. Eu não digo que daqui a 300 anos não andemos todos a levitar com o poder da mente para ir ao café, sendo que pegar os objectos é má educação e beber o cafézinho seja um gesto que envolva telecinese... :D A questão é que efeitos por explicar vão existir sempre, seja a sociedade muito desenvolvida ou não, tenhamos conhecimentos físicos desenvolvidos ou não. Isto só não acontece se considerarmos que seja possível conceber a realidade como ela é mas a partir deste ponto entramos em discussões filosóficas mais esquezitas.
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

mas eu nao disse que a paranormalidade deixara de existir...nunca deixara, pois havera sempre algo sem explicaçao, o que digo e que para mim a paranormalidade, acho correto classificarla como uma subclasse da ciencia ;D

Citação de: kalabdog13 em 27 setembro, 2010, 10:27
mas eu nao disse que a paranormalidade deixara de existir...nunca deixara, pois havera sempre algo sem explicaçao, o que digo e que para mim a paranormalidade, acho correto classificarla como uma subclasse da ciencia ;D
Então e se deus não existir ou se deus existir? ::) Não podes classificar a coisa dessa maneira porque são objectos do mesmo nível. Há o que é normatizável (que se pode explicar, compreender e, portanto saber) a que samamos ciência e o que não é a que chamamos "para-normal". Se quiseres até podes falar de ciência religiosa... :D Mas não podes, se não fizeres nenhum tipo de "batota", dizer que o "paranormal" é parte da ciência, quando muito pode ser objecto de alguma ciência (como a psicologia, a física, a teologia se for memso uma ciência, a antropologia, a sociologia, etc.).
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

o que dita o paranormal? Alliens e ETs sao parte do paranormal?