Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.445
Total de tópicos
26.915
  • Carta escrita no ano 2070
    Iniciado por Zühl
    Lido 4.211 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Leiam,dá que pensar...



«Estamos no ano de 2070, acabo de completar os 50, mas a minha aparência é de alguém de 85. Tenho sérios problemas renais porque bebo muito pouca água. Creio que me resta pouco tempo. Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade.

Recordo quando tinha 5 anos quando tudo era muito diferente. Havia muitas árvores nos parques, as casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar de um banho de chuveiro por cerca de uma hora. Agora usamos toalhas em azeite mineral para limpar a pele. Antes todas as mulheres mostravam a sua formosa cabeleira. Agora devemos rapar a cabeça para a manter limpa sem água.

Antes o meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira. Hoje as crianças não acreditam que a água era utilizada dessa forma. Recordo que havia muitos anúncios que diziam Cuide da água, só que ninguém ligava; pensávamos que a água jamais podia acabar.

Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mananciais aquíferos estão irreversivelmente contaminados ou esgotados. Antes a quantidade de água indicada como ideal para beber era oito copos por dia por pessoa adulta. Hoje só posso beber meio copo.

A roupa é descartável, o que aumenta demasiadamente a quantidade de lixo; tivemos que voltar a usar as fossas sépticas como no século passado porque as redes de esgotos estão entupidas por falta de água.

A aparência da população é horrorosa; corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele pelos raios ultravioletas que já não têm a camada de ozônio que os filtrava na atmosfera. Imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados.

As infecções gastrointestinais, enfermidades da pele e das vias urinárias são as principais causas de morte.

A indústria está paralisada e o desemprego é dramático. As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte de emprego e pagam com água potável em vez de salário. Os roubos por um balde de água são comuns nas ruas desertas.

A comida é 80% sintética e pela ressiquidade da pele uma jovem de 20 anos está como se tivesse 40. Os cientistas investigam, mas não há solução possível.

Não se pode fabricar água, o oxigénio também está degradado por falta de árvores o que diminuiu o coeficiente intelectual das novas gerações. Alterou-se a morfologia dos espermatozóides de muitos indivíduos, como consequência há muitos meninos com insuficiências, mutações e deformações.

O governo até nos cobra pelo ar que respiramos. 137 m3 por dia por habitante e adulto. As pessoas que não podem pagar são retiradas das "zonas ventiladas", que estão dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam com energia solar, não são de boa qualidade mas pode-se respirar, mas a expectativa de vida média agora é de 35 anos.

Em alguns países ficaram manchas de vegetação com o seu respectivo rio que é fortemente vigiado pelo exército, a água tornou-se um tesouro muito cobiçado mais do que o ouro ou os diamantes.

Aqui em troca, não há arvores porque quase nunca chove, e quando chega a registrar-se uma precipitação, é de chuva ácida; as estações do ano tem sido severamente transformadas pelas provas atómicas e da industria contaminante do século XX.
Advertia-se que havia que cuidar do meio ambiente e ninguém levou a sério.

Quando a minha filha me pede que conte de quando era jovem descrevo o quão belo eram os bosques, falo da chuva, das flores, do agradável que era tomar banho e poder pescar nos rios e barragens, beber toda a água que quisesse, o quão saudáveis eram as pessoas.

Ela pergunta-me:

- "Papai! Porque acabou a água?" Então, sinto um nó na garganta; não posso deixar de sentir-me culpado, porque pertenço à geração que terminou destruindo o meio ambiente ou simplesmente não levamos em conta tantos avisos. Agora os nossos filhos pagam um preço alto e sinceramente creio que a vida na terra já não será possível dentro de muito pouco tempo porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreversível.

Como gostaria voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreendesse isto quando ainda podíamos fazer algo para salvar o nosso planeta terra!»
Believe to see...

Ja tinha lido essa Mensagem...
É chocante, mas um futuro bastante previsivel e próximo.
Com tantos avisos e guias de precauções que no estão disponiveis até de Graça, será q a Humanidade vai mesmo chegar ao ponto de auto-destruir-se??
É triste...
Pior ainda, é Doentio!!  :-\
Somos todos uns grandes consumidores numa Grande Sociedade de Consumismo...
Não se Respeita o Mundo, e um dia a escassez de recursos vai vingar por tudo aqilo q desperdiçamos :-X
Como eu prevejo Tudo isto a Acontecer!!!
Fogo, mas na verdade, éq eu nao sei parar de Consumir...
Alguém do Mundo onde vivo sabe??
Creio q não.
Beijoca, e optimo post*

bolas,até fiquei angustiada:( que cena! Infelizmente é uma carta com uma visão realista do futuro... :(

Já conhecia.
Penso que a mensagem ficou clara. ;)

DiogoM
Infelizmente esta carta pode vir-se a tornar realidade antes de 2070.

Boas .. realmente é uma das coisas que não me canso de alertar, mas cada um deve agir a sua medida e eu, já comecei em pequenas coisas que ajudam a poupar a agua.

Concordo com tudo o que vem escrito na carta com a excepção da seguinte frase ...

" Antes a quantidade de água indicada como ideal para beber era oito copos por dia por pessoa adulta. Hoje só posso beber meio copo. "

O tal meio copo  ;D, se calhar é suficiente, os 8 por dia era sem duvida desnecessário, pois 90% da agua necessária para o bom funcionamento do corpo, vem na alimentação, beber 1,5Lt ou mais é um mito que ainda hoje muito boa gente acredita.

Com a excepção dos idosos que vão perdendo a sensação de "sede",
a agua a ser ingerida é aquela que cada um bebe quando tem sede !
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

epá se o governo de Portugal cobrá-se nos pelo ar que respiramos eu pegava em armas e revoltava-me >:D

Chocante,mas ao mesmo tempo realista...podem não acreditar,mas li o texto 3 vezes seguidas e com um misto de incredulidade e revolta...
Esta é mais uma mensagem para tentar sensibilizar a humanidade do mal que ela própria se auto-inflige. Infelizmente, poucas ou quase nenhumas pessoas dá importância a este tipo de alertas...acham que é mais um conto de ficção,um mito absurdo que nunca chegará a acontecer.. :-\
Quem conhece os outros é sábio;Quem se conhece a si mesmo é iluminado...