Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.447
Total de tópicos
26.915
  • A Capela dos ossos-Évora
    Iniciado por MissTiny
    Lido 22.807 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
A Capela dos Ossos é um dos mais conhecidos monumentos de Évora, em Portugal. Está situada na Igreja de São Francisco. Foi construída no século XVII por iniciativa de três monges que, dentro do espírito da altura (contra-reforma religiosa, de acordo com as normativas do Concílio de Trento), pretendeu transmitir a mensagem da transitoridade da vida, tal como se depreende do célebre aviso à entrada: "Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos". A capela, construída no local do primitivo dormitório fradesco é formada por 3 naves de 18,70m de comprimento e 11m de largura, entrando a luz por três pequenas frestas do lado esquerdo. As suas paredes e os oito pilares estão "decorados" com ossos e caveiras ligados por cimento pardo. As abóbadas são de tijolo rebocado a branco, pintadas com motivos alegóricos à morte. É um monumento de uma arquitectura penitencial de arcarias ornamentadas com filas de caveiras, cornijas e naves brancas. Foi calculado à volta de 5000, provenientes dos cemitérios, situados em igrejas e conventos da cidade. A capela era dedicada ao Senhor dos Passos, imagem conhecida na cidade como Senhor Jesus da Casa dos Ossos, que impressiona pela expressividade com que representa o sofrimento de Cristo, na sua caminhada com a cruz até ao calvário.

Capela dos Ossos em Evora (Bones Chapel in Evora Portugal)
Évora: Capela dos Ossos (Chapel of the Bones)

Believe to see...

Tambem gostava de ir, deve ser extraordinario ver tantos ossos empilhados
Per Aspera Ad Astra

Já lá estive duas vezes, daqui a pouco coloco algumas das fotos que tirei.

Boa,IceBurn!coloca sim,coloca... ;D

#5
Em primeiro lugar quero pedir desculpa pela péssima qualidade das fotos, mas é que nesse dia esqueci-me da máquina fotográfica e usei o telemóvel para tirar as fotos.

Feita a explicação, aqui ficam as fotos:










































Já tive a oportunidade de visitar este lugar, e apesar de na altura pensar que as dimensões fossem muito maiores adorei!
"Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos;)
Muitas pessoas não conseguiram manter-se lá dentro por muito tempo ;D
"Disce quasi semper victurus,vive quasi cras moriturus"

Bem isto faz me lembrar aquilo que aprendemos na catequese, em que dizem que somos as pedras das paredes da igreja de Deus  ::)(quem andou na catequese deve ter ouvido esta historia :P ). E este é um caso pratico disso  ;D ;D
Per Aspera Ad Astra

Já lá estive e achei muito maluco, mas fixe...

É muito macabro mesmo... Duas colegas minhas quando leram a frase da entrada já não avançaram mais... Ficaram cá fora à espera...  :P
लोखा समस्ता सुखिनो भवन्तु
LOKHAA SAMASTAA SUKHINO BHAVANTU
Que todos os Seres de todos os mundos sejam Felizes!

Tenho de convencer o maridão a irmos lá visitar... ;)
as fotos estão óptimas IceBurn,até dá um ar mais sobrenatural ao sítio... ;)

A frase da entrada esta brutal!
Per Aspera Ad Astra

sgrrunf, de todas as vezes que fui a Évora havia sempre algo que não nos permitia ir à capela dos ossos. quer fosse porque esta estava fechada, ou porque era feriado, ou fim de semana, ou chegávamos uns minutos depois de fechar (lembras te desta Iceburn? >:()... o certo é que fui várias vezes a Évora e nunca visitei esta capela. pode ser que no proximo Verão!  :D
dogs are our link to paradise

Citação de: omega2 em 15 agosto, 2009, 14:54
sgrrunf, de todas as vezes que fui a Évora havia sempre algo que não nos permitia ir à capela dos ossos. quer fosse porque esta estava fechada, ou porque era feriado, ou fim de semana, ou chegávamos uns minutos depois de fechar (lembras te desta Iceburn? >:()... o certo é que fui várias vezes a Évora e nunca visitei esta capela. pode ser que no proximo Verão!  :D

Sim, por acaso! ;D

AbelhaMaia
muito tétrico...  :-\ o que mais me impresionou quando fui lá foi um esqueleto inteiro pendurado dava a ideia que parecia enforcado... e ainda por cima a venderem la postais com essa imagem ;D


"Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperaramos"


Muito sujestiva,um belo convite ao descanço eterno

cumps   :-\