Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.446
Total de tópicos
26.915
  • Gavião e os lobisomens
    Iniciado por miclas
    Lido 4.668 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá, o meu avô costuma-me contar histórias de quando ele vivia em Trás-dos-Montes e chegou a Gavião. Ele contava-me que lá em Trás-dos-Montes quando calhava 6ª-Feira 13 toda a aldeia se juntava e faziam a queima das bruxas e que lá haviam muitas bruxas, lobisomens e coisas assim. Ele dizia que todas as noites havia um lobisomem que vadiava todas as noites pelas ruas e fazia uns uivos horríveis até que chegou um dia em que ele nunca mais apareceu.
Quanto a Gavião que era muito conhecida por haverem muitos lobisomens e então ele contou-me que há por lá um homem que todas as noites ia para o monte ao lado da casa dos meus avós e lá se transformava num temível monstro no dia seguinte quando o meu avô ia passear os cães ao monte encontrava árvores arranhadas, pegadas com cinco dedos e garras. Então esse homem comprou o terreno e construiu uma grande casa no centro do terreno e assim está isolado de todos. Ele morreu e agora a casa é dos descendentes.
Contem as vossas histórias.

Citação de: miclas em 11 junho, 2011, 11:30
Olá, o meu avô costuma-me contar histórias de quando ele vivia em Trás-dos-Montes e chegou a Gavião. Ele contava-me que lá em Trás-dos-Montes quando calhava 6ª-Feira 13 toda a aldeia se juntava e faziam a queima das bruxas e que lá haviam muitas bruxas, lobisomens e coisas assim. Ele dizia que todas as noites havia um lobisomem que vagiava todas as noites pelas ruas e fazia uns uivos horriveis até que chegou um dia em que ele nunca mais apareceu.
Quanto a Gavião que era muito conhecida por haverem muitos lobisomens e então ele contou-me que há por lá um homem que todas as noites ia para o monte ao lado da casa dos meus avós e lá se transformava num temivel monstro no dia seguinte quando o meu avô ia passear os cães ao monte encontrava arvores arranhadas, pegadas com cinco dedos e garras. Então esse homem comprou o terreno e construi uma grande casa no centro do terreno e assim está isulado de todos. Ele morreu e agora a casa é dos descendentes.
Contem as vossas histórias.

história bastante interessante  ;)

#2
Conheço Gavião, e acredito sim que tenha muitas historia relacionadas com o incomum. Diz-me uma coisa, de que época era esse homem? Diz-me mais ou menos a altura que ele viveu. Agradecia. Obrigado



Mensagem alterada devido à utilização de abreviaturas e linguagem de chat/SMS.


"O Gavião é uma vila portuguesa no Distrito de Portalegre, região Alentejo e sub-região do Alto Alentejo
Fonte: Wikipedia"


Ainda correm boatos se alguém da família se transforma em lobisomem?


"No século XIX, Alexandre Herculano escreveu assim sobre o lobisomem português: "Os lubis-homens são aqueles que têm o fado ou sina de se despirem de noite no meio de qualquer caminho, principalmente encruzilhada, darem cinco voltas, espojando-se no chão em lugar onde se espojasse algum animal, e em virtude disso transformarem-se na figura do animal pré-espojado. Esta pobre gente não faz mal a ninguém, e só anda cumprindo a sua sina, no que têm uma cenreira mui galante, porque não passam por caminho ou rua, onde haja luzes, senão dando grandes assopros e assobios para se lhas apaguem, de modo que seria a coisa mais fácil deste mundo apanhar em flagrante um lubis-homem, acendendo luzes por todos os lados por onde ele pudesse sair do sítio em que fosse pressentido. É verdade que nenhum dos que contam semelhantes histórias fez a experiência". (A. Herculano,Opúsculos, Tomo IX, Bertrand, Lisboa, 1909, p. 176-177).
Nos seus estudos sobre mitologia popular, o escritor e etnógrafo português Alexandre Parafita reconhece que, embora a designação sugira tratar-se de um ser híbrido de homem e lobo, muitas das crenças sobre esta criatura identificam-na na figura de cavalo, burro ou bode, consistindo o seu fadário em ir despir-se à meia-noite numa encruzilhada, espojando-se no chão, onde um animal já antes fizera o mesmo, após o que se transforma nesse animal para ir "correr fado".
Fonte: site Portugal Misterioso"


"Peeira  ou fada dos lobos é o nome que se dá às jovens que se tornam nas guardadoras ou companheiras de lobos. Elas são a versão feminina do lobisomem e fazem parte das lendas de Portugal e da Galiza. A peeira tem o dom de comunicar e controlar alcateias de lobos

Um extenso relato sobre o lobisomem fêmea português encontra-se nas Travels in Portugal de John Latouche (London, [1875], p. 28-36).

Camilo Castelo Branco escreveu nos Mistérios de Lisboa: "A porta em que bateu o padre Diniz comunicava para a sala em que estavam duas criadas da duquesa, cabeceando com sono, depois que se fartaram de anotar as excentricidades de sua ama, que, a acreditá-las, há cinco anos que cumpria fado, espécie de Loba-mulher, ou Lobis-homem fêmea, se os há, como nós sinceramente acreditamos." (Vol.I, Porto, 1864, p. 136).

Corredor O corredor é a pessoa que tem que correr o fado. O corredor é um ser mutante, pode assumir a forma de lobo, de cão ou outro animal. Quando se encontra um para quebrar o fado deve-se fazer sangue, isto é, fazê-lo sangrar.

Tardo O Tardo é uma espécie de duende, um ser mutante que assume formas de animais mas que pode transformar-se num lobisomem se ao fim de sete anos não lhe quebrarem o fado.

Corrilário Os corrilários são as almas penadas em figura de cão. Se um lobisomem morre antes de terminar o seu fadário, depois de morto termina os seus dias como corrilário.
Fonte: Wikipedia".



A titulo de curiosidade na minha terra( sou da região de Évora) diziam que o meu bisavô, o qual nunca conheci porque morreu antes de eu nascer, era lobisomem :laugh:
Suponho que é uma crença bastante enraizada no Alentejo e , embora não acredite em lobisomens, consigo ver a lógica das pessoas que acreditavam que o meu bisavô se transformava e lobo!
Eu não acredito em bruxas mas que as há há

#5
Citação de: Adali em 10 janeiro, 2013, 13:06
A titulo de curiosidade na minha terra( sou da região de Évora) diziam que o meu bisavô, o qual nunca conheci porque morreu antes de eu nascer, era lobisomem :laugh:
Suponho que é uma crença bastante enraizada no Alentejo e , embora não acredite em lobisomens, consigo ver a lógica das pessoas que acreditavam que o meu bisavô se transformava e lobo!

Boas tardes,

Que lógica? Porque dizes que consegues entender que as pessoas acreditavam em tal?
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

O meu bisavô, segundo me contaram os meus tios,não era um homem muito sociável, tão pouco "apresentável",  usava o cabelo sempre despenteado e demasiado grande e as unhas sujas e por cortar, portanto a própria imagem dele já devia ser um pouco assustadora.
Depois, naquela época, ainda não existia luz eléctrica na minha terra e as pessoas por vezes tinham que sair durante a noite no escuro e dizem que era muito comum encontrar o meu bisavô a vaguear sozinho, a pé, pelas estradas. Como ele tinha mau aspecto e tinha a mania de vaguear à noite as pessoas começaram a ter medo dele e a dizerem que era lobisomem. Não havia muito acesso à informação e nas zonas rurais as pessoas acabavam por acreditar nestas coisas e temer o que viam ou ouviam à noite. O meu bisavô era apenas um de muitos "medos" (é assim que as pessoas chamam às assombrações na minha zona) que apareciam durante a noite.
A verdade é que o ele era pobre, não tinha terras para cultivar e o trabalho era esporádico e muito mal pago. A única maneira que ele tinha de alimentar os 11 ou 12 filhos que teve era andar à noite a surripiar alguma fruta, bolotas, azeitonas etc das árvores dos agrários, se o fizesse durante o dia ia ser certamente espancado pelos guardas das herdades :-\ . Portanto o meu avô lobisomem não passava de um desgraçado que andava a roubar comida para alimentar os filhos....
Eu não acredito em bruxas mas que as há há

Ceinwyn

Adali :)

Era essa a realidade de muitas pessoas á muitas décadas atrás e pelo «andar da carruagem» será a realidade de muitos portugueses nos próximos anos... :(

A excentricidade e muitas vezes o desconhecimento da situação socioeconômica misturada com o preconceito levaram, na minha opinião, á criação desses mitos.

O teu bisavô não era um lobisomem ou um «desgraçado» era sim um grande homem que perante as adversidades fazia o que podia pelos filhos... ;)

Na mouche Ceinwyn :D
Na verdade eu tenho muito orgulho no meu bisavô "lobisomem", apesar de nunca o ter conhecido. Arriscou-se a muito mas criou uma familia enorme!
Eu não acredito em bruxas mas que as há há

E assim nascem as lendas, da necessidade de alguns, do sonho de outros e sobretudo da fantasia de muitos.

A força do teu bisavô que criou um prole numerosa com dificuldades e trabalhos que muitos nem sonham, deu aso a uma lenda. Como a realidade é bem diferente de como muitos a pintam.
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

#10
É isso mesmo Salomé. Quantas lendas por esse mundo fora não terão surgido de forma semelhante?
Na vila de Alvito, distrito de Beja, também há uma história de um fantasma de um padre que aparecia em determinada estrada. Um dos velhotes de lá uma vez disse-me que, na realidade, o fantasma era um homem de carne e osso que ia encontrar a amante ;D ,algumas pessoas viram o vulto, tiveram medo e assim se criou mais uma lenda!!! Posso afiançar que já lá passei durante a noite e nunca vi o padre :-[
Eu não acredito em bruxas mas que as há há

Citação de: Adali em 11 janeiro, 2013, 13:10
É isso mesmo Salomé. Quantas lendas por esse mundo fora não terão surgido de forma semelhante?
Na vila de Alvito, distrito de Beja, também há uma história de um fantasma de um padre que aparecia em determinada estrada. Um dos velhotes de lá uma vez disse-me que, na realidade, o fantasma era um homem de carne e osso que ia encontrar a amante ;D ,algumas pessoas viram o vulto, tiveram medo e assim se criou mais uma lenda!!! Posso afiançar que já lá passei durante a noite e nunca vi o padre :-[


Não seria o padre exorcista que havia morrido num acidente na estrada de vera cruz?