Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.440
Total de tópicos
26.914
  • DEUS existe
    Iniciado por ganancia
    Lido 18.732 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
...se calhar existe, se calhar somos nos os deuses e o tabuleiro da vida é tão grande que nem nos apercebemos do nosso papel
"He who makes a beast of himself gets rid of the pain of being a man." - Samuel Johnson

Olá Marn

A ideia de que nós somos deuses, na minha modesta opinião, significa que nós somos um espirito eterno e, como tal, somos de uma natureza semelhante à natureza de Deus. Contudo somos entidades independentes de Deus. Senão fosse assim existiriamos de sempre, não seriamos criaturas mas criadores.

O homem tem dificuldade de admitir que há algo acima de si mesmo, e de se dar tanta importância, que se julga no centro do universo. Deus não é uma entidade comparável a um homem, porque a obra da criação está indiscutivelmente acima da capacidade de qualquer homem. Se o homem tivesse as capacidades do Criador, que faria aqui, neste planeta precário, sujeito à fragilidade do seu corpo de carne, à mercê da violência dos outros homens, das catastrofes naturais?

bem hajas

chacalnegro
Citação de: Marn em 23 fevereiro, 2012, 23:19
...se calhar existe, se calhar somos nos os deuses e o tabuleiro da vida é tão grande que nem nos apercebemos do nosso papel

Marn, compreendo o que dizes. Infelizmente, já compreendemos o nosso papel e sobrevalorizámo-lo. Dispusemos de recursos à nossa vontade, matamos, destruímos poderemos arrastar um planeta para a sua destruição, sem perceber a nossa própria fragilidade, como se nos perpetuassemos sobre todas as coisas sem consequências.

A Inteligência Divina não deve ser menosprezada é obvio que tueo está sob controle, até mesmo as tolices que o ser humano faz. Deus é onisciente, por isso, mesmo com todos os nossos erros, todo o mal que o ser humano já fez e faz sobre a face da Terra, mesmo assim, nada, nada pode interferir com o plano divino, o qual é, a expansão da consciência de todos os seres a fim de que seja manifestada, na forma, a presença divina, ou a perfeição, mas isto acontece de forma gradual e constante. Devemos procurar fazer sempre o melhor por nossa vida, pela vidas dos nossos semelhantes, e pelo planeta. É claro que nem todos já tem esta compreensão e ainda continuam causando problemas para si mesmos e tudo o mais, mas somos, para a Inteligência Universal, crianças em desenvolvimento, e chegaremos lá! e Nosso Pai Celestial ou A Consciência Universal ou Deus-Pai e Mãe ou Inteligência Universal ou Eu Superior, etc...está amparando este processo porque, tudo, até mesmo o processo de expansão das consciências, é parte Dele mesmo. Nossa parte é procurar deixar fluir, cada vez mais a Sua força, Sua inteligência, Seu amor universal, em nós mesmos e, aqueles que conseguem esta façanha primeiro, seguem na frente, ajudando os que vem atrás, mas o importante é saber que todos chegaremos à paz, à bem aventurança e o mundo ao nosso redor, é um reflexo disto. Quanto mais seres aumentam seu nível de consciência, melhor o mundo fica. O mundo, apesar de tudo, está melhor do que ontem, do que há dez, vinte, cinquenta, cem anos atrás e ficará ainda melhor. É a vitória do ideal Divino, para quem acredita que existe uma Inteligência Universal permeando a tudo. Peço-lhes a compreensão se eu não voltar a escrever sobre este tópico. Já coloquei minha opinião e crenças não se discutem. Ou se crê ou não se crê, no entanto, acho muito válido cada um se expressar. É bom ficar sabendo o que outras pessoas pensam. Obrigada e um abraço a todos. Nos vemos em outros tópicos. :)

Olá Beatrisis

Concordo contigo, isto é, que tudo o que acontece é permitido por Deus, na medida em que verifica as leis da natureza que o Criador estabeleceu. As coisas do espirito são parte integrante da natureza, ou seja, são naturais e não sobrenaturais.

Penso que as leis morais, anunciadas por Jesus e por outros mestres espirituais, visam tornar o espirito eterno e individual que cada um de nós é, apto para viver em mundos mais avançados, onde existe fraternidade, solidariedade, generosidade. Para além de compreender, precisamos de interiorizar e aceitar a ideia de que, para Deus, todos somos igualmente importantes, ou seja irmãos. A violência dos homens da Terra atesta que muitas pessoas são criaturas que estão muito longe desta ideia.

A necessidade da sobrevivência material é uma prova de fogo. A Terra é uma espécie de prisão, onde foram colocados aqueles que ainda não são capazes de viver em mundos melhores, sem perturbar os que lá estão e que já ultrapassaram o nosso nivel moral. Contudo, entre as pessoas da Terra encontram-se espiritos mais atrasados e espiritos já próximos do nivel seguinte, ou seja que estão na última encarnação na Terra.

A ciência material estuda a matéria que os sentidos do nosso corpo de carne percepcionam, directamente ou com recurso a instrumentos que construimos. A matéria subtil de que os Espiritos são constituidos, por enquanto, escapa à ciência, ou não é interpretada como matéria subtil. Há estudos, como os de Ian Stevenson - crianças que dizem lembrar-se de uma encarnação anterior, os casos de quase morte, os estudos da mediunidade de Gary Schwartz, os estudos de Rupert Sheldrake, etc., etc.. Mas grande parte da comunidade cientifica ainda não declarou esses estudos como válidos, nem fez um esforço para os aprofundar. Contudo a natureza existe e já existia antes e para além da ciência. Esta última vai atrás, tentando descobrir a realidade, que sempre cá esteve. Deus não precisa da aprovação da ciência para existir...

Contudo, ninguém, seja cientista ou não, tem o direito de dizer, directa ou indirectamente que os milhões e milhões de crentes na espiritualidade, pelo mundo inteiro, são estúpidos e/ou ignorantes e/ou iludidos. No minimo, pela elevada dimensão antropológica do fenómeno, os espiritualistas merecem respeito, como toda a gente. Em meu entender, ninguém na Terra domina de forma suficiente o conhecimento da natureza e das suas leis para se arvorar legitimamente em sabichão e excluir a possibilidade de sermos espiritos eternos e individuais, provisóriamente num corpo de carne. Isso seria arrogância e não ciência. Crença e não certeza cientifica.

Gosto particularmente desta tua frase:

Citação...Nossa parte é procurar deixar fluir, cada vez mais a Sua força, Sua inteligência, Seu amor universal, em nós mesmos e, aqueles que conseguem esta façanha primeiro, seguem na frente, ajudando os que vem atrás, mas o importante é saber que todos chegaremos à paz, à bem aventurança...

É uma frase muito bela, que nos diz, entre outras coisas, que não devemos ter medo de Deus, mas compreender a nossa semelhança com Ele, e desenvolver o nosso potencial de amor e felicidade, em vez de nos vermos como meras máquinas biológicas (visão materialista da vida), sem futuro, no corredor da morte. Essa postura, mais tarde ou mais cedo vai levar a pessoa à revolta e ao medo, quando se vir numa situação verdadeiramente dificil na vida: a doença, a incapacidade económica de sobreviver, a demência e a depência para tudo, a morte, etc.

Ainda que a probabilidade de existir vida para além do tumulo fosse quase nula, a única possibilidade de dar sentido à vida é investigar e perseguir essa possibilidade. Caso contrário a resposta racional seria o suicidio. De que valia viver, se após a morte fossemos simples máquinas apagadas? Após o momento da morte, do ponto de vista individual, tanto fazia ter vivido como não. Não me assusta nada a possibilidade de ser apenas uma mera máquina biológica, pois uma máquina apagada não sofre nem goza. O que é importante para mim é viver uma vida com sentido.

Da minha experiência de vida posso dizer que, se procuramos realmente, acabamos por achar a espiritualidade. Infelizmente, mesmo achando a espiritualidade, nem sempre conseguimos interiozá-la e proceder de acordo com o que é melhor para nós mesmos, nesta luta que é a vida. Isso demora o seu tempo, não é instântaneo.

CitaçãoOu se crê ou não se crê, no entanto, acho muito válido cada um se expressar. É bom ficar sabendo o que outras pessoas pensam.

Penso que é para isso que estamos num fórum. Se só nos quisséssemos "ouvir" a nós mesmos, não precisavámos de ligar o computador.  Para mim a tua intervenção foi muito útil e bela.

bem hajas

No outro dia no programa Prova oral do Fernando Alvim na antena3,ouvi um dos seus convidados deu a melhor resposta a esta questão:"não sei se Ele existe mas vivo como se Ele existisse".atitude inteligente que todos devia-mos adoptar.

Olá Euripedes

Concordo a 100%!

bem hajas

Citação de: euripedes em 26 fevereiro, 2012, 20:26
No outro dia no programa Prova oral do Fernando Alvim na antena3,ouvi um dos seus convidados deu a melhor resposta a esta questão:"não sei se Ele existe mas vivo como se Ele existisse".atitude inteligente que todos devia-mos adoptar.

Não vejo nada de inteligente nisso...  :-\
E como é óbvio, discordo... já existem muitos livros de ficção cientifica por aí...

Respeito tudo e todos mas não concordo.
ILYM

Olá Paraphenomenal

Acredite-se que foi Deus a Causa Primeira de todas as coisas ou não, o universo existe. E, em alguns locais da Terra, existe a liberdade de expressão, incluindo a liberdade de crença (embora o preconceito possa ser uma grande barreira).

Uma das qualidades deste fórum é a liberdade de expressão das opiniões, ideias e crenças de cada um. A tua opinião é importante e válida, tal como as outras opiniões. Eu respeito e leio com atenção o que escreves.

Na prática, o que eu chamo viver com os olhos postos em Deus, pode ser chamado com outros nomes. É:

- Considerar que todas as pessoas são igualmente importantes e dignas;
- Trabalhar honestamente, sendo o mais útil possivel;
- Não fazer aos outros aquilo que não gostamos que nos façam a nós;
- Não fazer aquilo que reprovamos em outrém;
- Tentar perdoar aos outros, porque todos erramos, de uma forma ou de outra;
- Não julgar moralmente ninguém, mas, ao contrário, ser benevolente com os outros.

Não é fácil seguir estes principios, mas eles dão-nos tranquilidade, paz no coração. E o amor que recebemos e damos, a paz do coração, são a verdadeira felicidade, nesta encarnação. E para quem acredita nisso, são uma promessa de aproximação à encarnação em mundos melhores.  

Pouco importa o que nós dizemos crer, o que importa é a forma como vivemos. Afinal a verdadeira forma de transmitir aos outros quem somos, é através do nosso exemplo. As palavras leva-as o vento...

bem hajas

Concordo com o que disse o Vitor, e independente da opinião de cada um, tudo deve ser considerado válido ...
Até prova em contrário, nada é absoluto, e em relação às "regras" que o Vitor menciona,
são a meu ver uma mais valia, uma espécie de "como viver em sociedade", e independentemente de credos ou religiões.

Neste pressuposto, em que nada é absoluto,
(além de Deus, como entidade Criadora, Primordial, porque quer queiram quer não, Nada vem do Nada!!)

A "evolução" pode até ser adquirida, mediante diversas ações ou opções de vida, sendo que somos seres de Sociedade,
nada mais natural, do que regras de "elevação", e viver em harmonia.

Fiquem bem
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

#85
Vamos ver se vos entendi... muito resumido: achar que há algo superior faz com que muita gente viva melhor com elas próprias... quando eu falo de Deus, falo em religião pura, obvimente que "Deus" pode ter vários significados para cada um.
Acredito em mim e nas minhas capacidades de acreditar que posso fazer algo sem recorrer a "algo superior"... nem sei se estamos a falar do mesmo assunto.. :-\

Sou uma pessoa que aceita e respeita tudo, estando sempre aberto a novas opiniões e críticas... expandir horizontes faz com que a minha pessoa cresça... a minha ou qualquer uma.  ;)
ILYM

Olá Paraphenomenal

Amigo, eu acredito mesmo em Deus. Para mim não se trata de um jogo psicológico. Mas também não é uma entidade que nós humanos, no nosso estado actual, possamos entender. Apenas podemos imaginar.

Contudo, não imagino um Deus que está lá em cima a ver o que nós estamos a fazer, que nos vá julgar, nem que intervenha directamente nas nossas vidas. Deus terá coisas mais importantes para fazer, decerto, do que tomar conta de espiritos atrasados como nós. Para isso existem espiritos que já evoluiram mais do que nós, que nos sugerem bons pensamentos, isto é, pensamentos que nos convidam a fazer o que é o melhor para nós mesmos, sem, contudo, se substituirem a nós nas decisões (porque assim não evoluiriamos, enquanto espiritos que somos, em conhecimento e inteligência). Ninguém vem cá fazer o que nos pertence fazer.

É muito bom que acredites em ti e nas tuas capacidades até ao fim da tua vida. Mas, se te sentires em apuros, os bons espiritos, que são os servidores de Deus, poderão sugerir-te a força, a coragem, a paciência e a resignação, para não desanimares e enfrentares as provas da vida. Ao entrares em prece, evocando Deus, evocas os bons espiritos.

Porque se tu não aguentares as provas da vida, podes recorrer ao suicidio, o que é prejudicial para a evolução da tua vida de espirito. Para além disso é uma decepção, porque o teu corpo morre, mas tu sentir-te-às vivo, e não aliviado dos problemas que te atormentavam.   

Eu sei que as pessoas pedem futilidades a Deus. Não deviam esperar uma resposta positiva, porque Deus não vai interceder para ganharmos o euromilhões, nem para podermos ganhar dinheiro sem trabalhar, etc. Como tu, cada um de nós tem de contar consigo mesmo. A visão de Deus como uma entidade a quem temos de recorrer, para cumprir as nossas obrigações, é uma visão supersticiosa do Criador, na minha opinião. É uma espécie de negócio que as pessoas fazem. Vê as promessas ridiculas que as pessoas fazem.

Mas, mesmo para quem não acredita, dificilmente existe uma certeza absoluta...

bem hajas

Amigos, tenho acompanhado suas mensagens com interesse e respeito por isso me senti motivada a falar mais um pouco. Desculpem a extensão de minha mensagem, mas me senti muito inspirada a falar-lhes, como sempre, de coração para coração e espero valorizar ainda mais esta troca de idéias.


A existência é o que é, mesmo que nós não tivéssemos a percepção de toda sua grandeza e beleza, isto não importaria, ela continua sendo a perfeição que é. Nossos conceitos servem somente para nós mesmos. Deus ou Inteligência Universal é o que é, independente dos conceitos que tecemos sobre sua existência ou não. Nossa busca por uma vida de bem estar íntimo é que nos leva a tentar compreender o mundo, as pessoas, as leis da natureza e, para facilitar esta busca, empreendida pela mente humana, desde os primórdios de sua existência, idealizamos um ser maior, fora de nós mesmos, uma divindade, e nos fixamos nesta idealização perdendo o foco de nossa busca por transferir para um deus pessoal, antropormófico, nosso poder de buscar e encontrar as respostas. Colocamos sobre suas costas e em suas mãos toda a responsabilidade por nossa felicidade e também por nosso sofrimento a ponto de alguém, Jesus Cristo, ser motivado a fazer uma demonstração prática de como realizar a religação com a Fonte, por meio da vontade, da inteligência e do amor, mesmo com o risco de morrer crucificado. Há que libertar a mente deste condicionamento iniciado na pré-história e preservado e alimentado pelas crenças que nos são passadas de geração a geração. A ciência está ajudando neste processo de atualização da compreensão de nossa real posição dentro do Universo.Sim, somos parte da natureza, com uma mente capaz de observar conscientemente o mundo e seus fenômenos e aprender sempre através de um potencial infinito para adaptação, para solução de problemas e para uma vida plena, na qual possamos usar nossos talentos, nossa criatividade a nosso favor e a favor do mundo onde vivemos. Não há futuro saudável em continuarmos usando esta muleta mental e emocional que é a crença em um Deus à parte de nós e tudo ou, então, com a absurda crença de que nada tem a ver com nada, de que tudo que existe é obra do acaso. Não acredito que algo possa surgir do nada. Creio que tudo o que existe surgiu de alguma força, pois tudo funciona na base de um permanente jogo de forças. Esta força, e podemos dar a ela o nome que melhor acharmos, sempre será uma força e inteligente, é claro, pois não se faz um bolo sem uma receita, misturando os ingredientes aleatoriamente, quanto mais vir a surgir todo um complexo de vida, chamado Universo, por um acaso. Todos os conflitos internos do ser humano e a pedra que entrava seu caminhar no mundo resulta do grande engano de colocarmo-nos á parte desta Força, ou Divindade, e pior, abaixo desta Força ou Divindade e ficarmos esperando por milagres, soluções, resultados, felicidade. Todas as grandes mestres que procuraram jogar uma luz sobre este engano deixaram palavras de esclarecimento, revelações de que o homem é um com a Divindade – Jesus Cristo disse isto, Buda, Krishna, isto não quer dizer que estavam nos incentivando a acreditarmos ser cada um de nós, o próprio Deus ou nos igualarmos a Deus mas,  que tudo e todos são parte desta Força Divina, desta Inteligência Universal ou Deus e, que, sendo assim, ninguém nem nada é superior ou inferior a ninguém ou a nada, mas que todos estão intimamente ligados a todos e tudo existindo como um grande corpo existencial onde cada parte é igualmente importante e o Nirvana ou Bem Aventurança ou Iluminação nada mais é do que conseguir chegar na percepção intelectual e emocional desta verdade. Quando o ser humano chega nesta compreensão ele passa a viver a verdadeira religião. Esta ligado, conectado conscientemente a tudo e todos e portanto, a Deus. A força da cura, a inteligência, a criatividade, a paz, tudo este em nós, e temos acesso a tudo isto quando compreendemos que somos parte da Força Inteligente que está em toda parte: em cada partícula de energia, em cada célula de nosso corpo, nas coisas todas, em todos os seres e planetas e universos...forças matemáticas, energias imponderáveis aos nossos sentidos, jogos de força perpetuando-se  e expandindo-se em perfeita harmonia...É um esforço mental e emocional o descondicionamento de tudo o que nos foi ensinado sobre a Divindade, sobre nós e nosso relacionamento com esta Força. É um trabalho profundo, sério, onde a premissa é: Amor e respeito por nós mesmos e por todos e tudo. Sem isto, nada feito, continuaremos a discutir Deus, forjar guerras em nome de Deus e acreditarmos que somos vermes rastejando sobre a terra, em busca dos pés de Deus e, é claro, um ser tão desprezível assim, jamais encontrará a felicidade! Lembremos sempre de que precisamos de uma terra firme onde construir um  mundo, livre de crendices, superstições, fanatismos, violências, um mundo realmente livre para amar, sonhar e realizar e, os pilares deste mundo renovado são a percepção e o respeito pela natureza estética, inteligente e sábia da qual somos parte e que está viva, vibrando o tempo todo e nós só precisamos nos conectar voluntariamente a ela e, a única forma de realizar isto é através do nosso próprio coração, por isso, devemos dosar nosso racional com nosso emocional elevado, como se fossem duas asas. Um pássaro só pode voar se mover suas duas asas e o ser humano só pode alcançar as altas compreensões sobre si e sobre o Universo valendo-se destas duas forças o amor e a razão. Isto é ser religioso, espiritualista, inteligente, divino. Isto é ver e tocar a divindade.
Quando o ser humano for capaz de olhar a si mesmo no espelho e emocionar-se de alegria e gratidão por existir, então, será capaz de verdadeiramente amar o próximo e melhorar o mundo, apenas por respirar. 
Abraço a todos.

chacalnegro
Beatrisis, foi o melhor texto que já vi sobre Deus, o mais abrangente, sintético e bem construído do ponto de vista "ideológico" e sobretudo espiritual. É exactamente o que eu penso, obrigado por pores em texto aquilo em que sempre acreditei e nunca tive capacidade de pôr em escrita.

Abraço

Olá Beatrisis

De uma forma geral, concordo contigo.

Eu cheguei à busca espiritual através do coração, não tenho dúvidas.

Mas a certa altura comecei a questionar-me se aquilo em que eu acreditava seria a realidade ou aquilo que eu desejava que fosse a verdade. Tive a possibilidade de observar factos que me vieram afirmar que era realidade. Esses factos, contudo, são subjectivos e pessoais. Se pudesse transmiti-los, como um filme, era bom, mas não dá. Cada pessoa tem de viver as suas próprias experiências. Só a ciência poderá, um dia, confirmar os factos de uma forma que possa ser aceite por todos. Porque a ciência e a espiritualidade terão de convergir um dia, se a espiritualidade é real.

Quanto ao facto de sermos uma parte de Deus, não o creio. O meu raciocinio é que pela obra se conhece o artifice. O artifice do universo terá de ser uma entidade com um Inteligência que nós nem sequer podemos imaginar. Ora eu sei e sinto que seria incapaz, no papel de encarnado, ou no papel de espirito desencarnado, de ser artifice do todo ou de uma pequena parte desta obra que é o universo. Para além disso, embora a realidade não dependa do que nós pensamos que ela é, como tu, muito bem dizes, não me parece fazer sentido imaginar que Deus não seja uma entidade individual e seja a soma de todas as entidades inteligentes que existem.

A união que nós podemos construir entre todos, e entre Deus e nós, é uma unidade de amor e não uma unidade no sentido de cada um ser uma peça da máquina universal. Quando Jesus diz: eu e o Pai somos um só, está a dizer: a minha vontade é a mesma que a do meu Pai: a felicidade de todas as criaturas. No caminho para essa felicidade, na primeira fase da nossa vida de espiritos, ou seja, na infância espiritual, podemos ter de sofrer muito. A dor é um sinal de que algo está errado, uma motivação para mudar, de forma a eliminar o sofrimento. A dor faz sofrer, mas aí de quem tem aquela doença que não sente a dor...As leis da natureza apontam para que as criaturas tenham de conquistar a felicidade, nas lutas da vida em várias encarnações. Talvez Deus pudesse ter feito os espiritos sábios e perfeitos, à partida. Mas quem sou eu, para questionar as leis divinas? Se Deus deliberou assim, é porque era o melhor.

Embora sem certezas absolutas de nada, nós temos um modelo da realidade. Esse modelo é muito imperfeito, mas, para pessoas como eu sou, há a necessidade de ter esse modelo racional. Tenho de encontrar algumas referências. Em suma, o coração pode indicar, mas o meu modelo tem de ser um sistema racionalmente coerente. Talvez haja pessoas para quem isso não é necessário. Talvez isso até seja um sinal de uma intuição atrofiada da minha parte. Mas, por agora, não sei ser de outro modo.

Penso que nós estamos muito virados para o lado negativo das coisas e de nós mesmos (falo por mim). Talvez por isso, nos seja tão dificil entender e aceitar a Infinita Bondade do Criador e o nosso enorme potencial. Parece-nos bom demais para ser verdade, pois vivemos num mundo violento. É o que as noticias nos trazem pela porta adentro todos os dias. Mas, felizmente, no mundo não estão a ocorrer só coisas más. Senão as noticias demoravam 24 horas e não 1 hora.

A psicologia positiva não é nova, mas está a querer penetrar no mundo ocidental. O Hatta Yoga, a teoria de Viktor Frankl, formulada na prática de vida como judeu, num campo de concentração nazi, os psicologos humanistas, já tinham uma espécie de teoria de psicologia positiva. Espero que a nova psicologia positiva, trazida por Martin Seligman e outros, vingue.

Os estudos da psicologia positiva, através da estatistica, mostram-nos que olhamos muito para  tudo o que é doença e/ou anomalia. E olhamos pouco para aquilo que temos de positivo. E o que nós precisamos é de olhar para as razões pelas quais as pessoas mais felizes o são, por vezes em situações de vida materialmente dificeis.

A espiritualidade, se bem entendida, é também psicologia positiva.

Como tu dizes:

CitaçãoQuando o ser humano for capaz de olhar a si mesmo no espelho e emocionar-se de alegria e gratidão por existir, então, será capaz de verdadeiramente amar o próximo e melhorar o mundo, apenas por respirar

Nesse dia compreendemos que não somos vitimas, mas que temos potencial para ser felizes.

bem hajas