Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.445
Total de tópicos
26.915
  • A (verdadeira) história do Erro 404
    Iniciado por Zühl
    Lido 9.806 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


Qualquer pessoa que tenha passado mais de 5 minutos navegando pela rede já topou com uma página informando o famigerado "Erro 404". Isto acontece a cada vez que nosso navegador solicita uma página ou arquivo que não existe no servidor. Mas você sabe por que se chama "Erro 404"?

A Internet nem sempre foi a rede que conhecemos e desfrutamos atualmente. No início era pouco mais que um punhado de computadores conectados entre si, um projeto ambicioso desenvolvido por um grupo de jovens cientistas do CERN (Suíça), tentando se manter informado do trabalho de seus pares em todo mundo.

Eles foram os criadores da "World Wide Web", mundialmente conhecida como WWW. Este grupo de jovens mentes brilhantes eram renuentes em revelar seu progresso (e fracasso) ao mundo, motivo pelo qual começaram a desenvolver seu protocolo em um ambiente fechado: a rede interna da CERN. Muita água devia passar embaixo da ponte antes de que tudo se convertesse em uma rede com acesso à cada lar, distribuindo documentos multimídia. Usando a disposição física da rede e dos edifícios da CERN como metáfora para o "mundo real" situaram diversas funções do protocolo em diversos escritórios dentro da CERN.

Em um escritório, situada no quarto andar, estava localizada a base de dados central do World Wide Web: qualquer pedido de arquivos era encaminhado a esse escritório, onde duas ou três pessoas (sim, pessoas!) localizavam-no manualmente utilizando métodos que hoje parecem medievais e transferiam, mediante a rede, à pessoa que tinha realizado a petição. Esta área era conhecida como "Room 404" (Sala 404).

Inevitavelmente, a base de dados começou a crescer, e também a quantidade de pessoas com acesso aos documentos nela aramzenados. E também começaram a aparecer alguns problemas: gente pouco familiarizada com o sistema que efetuava petições de documentos que não existiam, ou com nomes de arquivo escritos incorretamente. O pessoal a cargo da "Room 404" enviava, nesses casos, uma nota explicando que o documento não poderia ser achado. Rapidamente, estas petições errôneas foram contestadas com uma mensagem regular: "Sala 404: arquivo não encontrado".

Tempos mais tarde, quando os processos de resposta foram automatizados e os trabalhadores do quarto andar foram substituídos por computadores, os usuários da rede puderam acessar diretamente os documentos armazenados na base de dados. No entanto, a mensagem de erro regular para indicar que um documento determinado não podia ser achado seguiu sendo o mesmo: "404: file not found".

Este número de erro sobreviveu até nossos dias, e faz parte da lista oficial de erros do HTTP (Hyper Text Transfer Protocol, ou Protocolo para a Transferência de Hipertexto)

É possível encontrar na internet diferentes telas de Erro 404, já que os servidores de site permitem a personalização desta mensagem, de forma que o administrador de cada site possa adaptá-lo à estética geral do resto de suas páginas. Como exemplo você pode ver a página de erro 404 do MDig, bastante famosa na rede.

Esta história tem tudo para ser verdadeira. Mas há alguns que asseguram que se trata de outra lenda urbana. As pessoas que defendem esta postura baseiam-se em que, segundo está definido no protocolo regular HTTP, o número desta resposta (404) está definido da seguinte forma: o primeiro número indica o tipo de resposta, neste caso o 4 que significa erro do cliente. Os seguintes dois número indicam o subtipo de erro, neste caso o 04 ("Not found").

Este argumento é válido, e está documentado na w3.org, a organização encarregada de velar pelas normas "www". Mas não se pode negar que é bem mais atraente e romântica a história que acabamos de ler.

Fonte:www.mdig.com.br
Believe to see...

Achei interessante, para mais sendo uma área com que lido diariamente no meu trabalho; servidores web :)


#3
Explicação alternativa para o significado do erro 404 (está em inglês).  Qual parece mais bem fundamentada (e bem menos romântica:) )?

*** Hiperligação Removida. Ver Regras Gerais do Fórum, alíneas 3 e 17. Obrigado. ***

Não seria era nada romântico trabalhar na sala 404.
O equilíbrio perfeito entre espírito aberto e cepticismo - procura-se.

AbelhaMaia
muito interessante  :) até poruqe quando me deparava com isto nunca me lembrei de repara no número do erro :D

Citação de: Alex em 18 agosto, 2009, 03:56
Explicação alternativa para o significado do erro 404 (está em inglês).  Qual parece mais bem fundamentada (e bem menos romântica:) )?

*** Hiperligação Removida. Ver Regras Gerais do Fórum, alíneas 3 e 17. Obrigado. ***

Não seria era nada romântico trabalhar na sala 404.


OOps, esqueci-me da regra. Sorry
O equilíbrio perfeito entre espírito aberto e cepticismo - procura-se.

Wiskas
Boas!

Bem este é o meu primeiro post e provavelmente deveria ser de apresentação mas sou incapaz de deixar de comentar o que aqui foi escrito. Por isso, deixo apenas um pequeno excerto de um artigo sobre o mito da "Sala 404".

CitaçãoRoom 404 asserts that 404 was named after a room at CERN (if you read about Tim Berners-Lee above, you'll know that that's where the web began) where the original web servers were located. However, Tom S. tells us:

    "Having visited CERN myself, I can tell you that Room 404 is not on the fourth floor - the CERN office numbering system doesn't work like that - the first digit usually refers to the *building* number (ie. building 4), and the second two to the office number. But, strangely, there is no room "04" in building "4", the offices start at "410" and work upwards - don't ask me why. Sorry to disappoint you all, but there is no Room 404 in CERN - it simply doesn't exist, and certainly hasn't been preserved as "the place where the web began". In fact, there *is* a display about this, including a model of the first NeXT server, but the whole "Room 404" thing is just a myth."

Sendo um estudante de informática e gostando bastante da historia dos sistemas informáticos, é difícil para mim aceitar algo assim sem a devida pesquisa. :P


#7
Vou colocar aqui informação que me parece muito mais credível sobre o significado do 404, tal como o texto que o Zuhl colocou refere no fim:

"The Error 404 "Page not found" is the error page displayed whenever someone asks for a page that's simply not available on your site. The reason for this is that there may be a link on your site that was wrong or the page might have been recently removed from the site. As there is no web page to display, the web server sends a page that simply says "404 Page not found".

The 404 error message is an HTTP (Hypertext Transfer Protocol) standard status code. This "Not Found" response code indicates that although the client could communicate to the server, the server could not find what was requested or it was configured not to fulfill the request.

The 404 "Not Found" error is not the same as the "Server Not Found" error which you see whenever a connection to the destination server could not be established at all.

(...)

Whenever you visit a web page, your computer will request data from a server through HTTP. Even before the requested page is displayed in your browser, the web server will send the HTTP header that has the status code. The status code provides information about the status of the request. A normal web page gets the status code as 200. But we do not see this as the server proceeds to send the contents of the page. It's only when there is an error, we see the status code 404 Not Found.

Origin of Status Codes
As a part of the HTTP 0.9 specifications, the World Wide Web Consortium (W3C) established HTTP status codes in 1992. Tim Berners-Lee, who invented the web and the first web browser in 1990, defined the status codes.

List of Status Codes
A brief overview of HTTP status codes is given below.

(Ver lista na fonte)

(...)

Meaning of 404
When we expand the code 404, the first digit "4" represents a client error. The server indicates that you did a mistake like misspelling the URL or requesting for a page that is no longer available.

The middle digit, 0 represents a general syntax error and could indicate a spelling mistake.

The last digit, 4 refers to a specific error in the group of 40x.

The World Wide Web Consortium (W3C) states that 404 Not Found should be used in cases where the server fails to find the requested location and is unsure of its status. Whenever a page has been permanently removed, the status code used must be 410. But hardly have we seen a 410 page. Instead, 404 Not Found page has become popular and the most commonly used error page."

Fonte: 404errorpages

Eu lembro-me em 2001 quando o Bush chegou ao Iraque e ninguém encontrou as armas de destruição massissa, se procurássemos no google ou no yahoo, n me recordo,  por "weapons of mass destruction" e puséssemos a opção "I'm feeling lucky", íamos dar a uma página de erro que dizia
"These weapons of mass destruction cannot be displayed"

[Link Removido]
O equilíbrio perfeito entre espírito aberto e cepticismo - procura-se.

Mateushn

Moon*
Placa WWW - Where the Web Was born (Onde a Web nasceu)


AndreiaLi

ninckos
Isso é tudo falso, basta termos em conta que a world wide web não foi "inventada" na CERN.

#12
Citação de: ninckos em 29 janeiro, 2010, 12:06
Isso é tudo falso, basta termos em conta que a world wide web não foi "inventada" na CERN.

Peço desculpa por discordar, mas, pelo que li, a World Wide Web (WWW) foi mesmo inventada no CERN. Foi inventada por Tim Berners-Lee, cientista do CERN.

Assim, há que distinguir a Internet da World Wide Web. A Internet é um sistema global de troca de informações enquanto que a WWW é a forma, ou uma das formas, através da qual informação é difundida pela Internet, usando o protocolo HTTP.

Os princípios base da Internet terão sido "alinhavados" no início da década de 60, por alturas da Guerra Fria, através de pesquisas militares enquanto que a WWW terá surgido no início da década de 90.

Como disse, isto foi o que li. Admito a hipótese de estar errado pois os meus conhecimentos de informática são limitados (praticamente inexistentes).

Cumps
;)

Citação de: Alex em 19 agosto, 2009, 15:03
Eu lembro-me em 2001 quando o Bush chegou ao Iraque e ninguém encontrou as armas de destruição massissa, se procurássemos no google ou no yahoo, n me recordo,  por "weapons of mass destruction" e puséssemos a opção "I'm feeling lucky", íamos dar a uma página de erro que dizia
"These weapons of mass destruction cannot be displayed"

Está brutal  :laugh:!! Desconhecia isto por completo.

"Click the Bomb button if you are Donald Rumsfeld."
Hahaha Muito bom!  ;)
"Detesto, de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinal" A.Einstein

#13
Citação de: Wiskas em 19 agosto, 2009, 14:20
Boas!

Bem este é o meu primeiro post e provavelmente deveria ser de apresentação mas sou incapaz de deixar de comentar o que aqui foi escrito. Por isso, deixo apenas um pequeno excerto de um artigo sobre o mito da "Sala 404".

Sendo um estudante de informática e gostando bastante da historia dos sistemas informáticos, é difícil para mim aceitar algo assim sem a devida pesquisa. :P


tradução?todos os textos que estiverem noutra língua têm obrigatoriamente de estar traduzidos... ;) .o mesmo digo para o Alex ;)

ZeM
Boas tardes,

De meu conhecimento, não referindo à WWW mas à Internet num geral, a sua história tem início com o projecto Arpanet do exército Norte-americano por meados da Guerra Fria, para fins militares.

De qualquer das formas, não deixa de ser uma bonita história :p