Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • Demónios ou Espiritos maus?
    Iniciado por Paraphenomenal
    Lido 11.569 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
#15
Citação de: Flammus em 16 setembro, 2011, 14:28


A partir do momento que voce pergunta sobre demonios ou espiritos maus, esta colocando em duvida o seu ateismo, afinal se o demonio em si, seria o opositor, ele se opõe ao Deus que você diz que não acredita que exista mandando em tudo, afinal, como o colega da discussão Bachor que estuda magia, deve ter passado pelos caminhos hermeticos das chaves de Salomão, onde acaba se demonstrando pendencia a conhecer também o que seria a religião, eu por exemplo não possuo religião alguma, mas sempre obtive respostas a todas as minhas perguntas sem uma instituição entre eu e Deus, não gosto também de magia como o colega antes citado de debate aqui, mas também não o discrimino, todos devem procurar aquilo que lhe faz bem em vida e lhe traz a paz desejada, mas a concordancia com o que foi dito, espiritos estao entre o "ceu" e o "inferno", demonios são entidades de maior grau de poder e influencia onde são necessários rituais complexos para evoca-los de outro plano, o que também não é regra, pois de acordo com a capacidade da entidade ela própria pode escolher aparecer por aqui e realizar ações.

Mas gostei do tópicos e da discussão aqui causada.

:angel:

Temos mais um com opinião forte, são pessoas assim e sem radicalismo enriquecem o fórum.  :angel:
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Citação de: BACHOR em 17 setembro, 2011, 03:58
Temos mais um com opinião forte, são pessoas assim e sem radicalismo enriquecem o fórum.  :angel:


Pois é eu tenho uma opinião forte mesmo mas tento nunca ofender ninguem e sempre tentar ajudar, o objetivo do forum é realmente ajudar então façamos tudo ao alcance e sem discriminação.


;D

Obs. Amigo BACHOR, estas a 5 mensagens de ser satanico.

;D  brincadeira   :D



Citação de: Flammus em 17 setembro, 2011, 19:29

Pois é eu tenho uma opinião forte mesmo mas tento nunca ofender ninguem e sempre tentar ajudar, o objetivo do forum é realmente ajudar então façamos tudo ao alcance e sem discriminação.
Obs. Amigo BACHOR.

Caro colega não é atoa até o nosso nik é de anjos.  :angel:

Concordo contigo amigo.  :angel:
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Citação de: Flammus em 16 setembro, 2011, 14:28


"A partir do momento que voce pergunta sobre demonios ou espiritos maus, esta colocando em duvida o seu ateismo, afinal se o demonio em si, seria o opositor, ele se opõe ao Deus que você diz que não acredita que exista mandando em tudo, afinal"

:angel:

O facto de usar nomenclaturas de "demónio" ou "espírito", não quer dizer que os leve para o lado da religião, simplesmente tenho que lhes chamar algo, podia até chamar-lhes de "António" e "José", :laugh: só isso. :)

Mas agradeço a observação. :)
ILYM

Demonio vem de daemon do grego que significa espirito, nada mais do que espirito.
Demonio ser espirito ruim é coisa da igreja que tenta mudar significado das palavras.


AndreiaLi
#20
Percebo o que queres dizer, achas que não existe nada totalmente bom, nem nada totalmente mau. É verdade, ambas as coisas estão sempre interligadas a dualidade é uma realidade universal.

Contudo os demónios nem sempre são criaturas fáceis de lidar (quase nunca) ao contrário de espiritos com um "ranking" mais baixo. Refiro-me a almas que vagueiam perdidas, ou a almas que por cá andam com assuntos inacabados etc. A maioria dos demonios busca a sua auto-satisfação induzindo caos na vida das vitimas. O que não é de todo agradável. E é preciso muitos mesmo muitos anos de prática mágicka para se controlar uma entidade dessas. Existem humanos que acabam por se tornar demónios no seu pós-morte. Depende da vida que levaram, das frustrações, e raiva que comportam consigo.

#21
A igreja sempre nos incutiu falsas ideias nas nossas mentes, dando a imagem de
"demónios inimigos" a certas entidades..  :P
Repare no erro que isso representa:

Demónios, o nome parece negativo, mas deriva de "daimones" ( espíritos ) são apenas
espíritos, ou anjos...
Visto que a Bíblia fala em anjos caídos, eu acredito que anjos não retrocedem
espiritualmente, se eles continuam entre nós eles continuam anjos, seres evoluídos..
Se existem é porque Deus lhes permite existir, então têm alguma razão de existir, se não
fossem úteis os seus poderes já lhes teriam sido retirados.

O diabo de chifres, foi um personagem "mau" criado pela igreja para nos assustar, essa
entidade foi inspirada no deus Pã, com chifres e pernas de bode.
A imagem que conhecemos de "Baphometh" foi criada por Eliphas Levi.
Portanto repare como o "Mal" apenas existe nos olhos de quem o vê.

Satan ,era o anjo satanael mencionado no livro de Enoch.
Diabo deriva de "Diabolos" (o acusador), para a igreja acusador é qualquer indivíduo
que pense diferente dela, apenas isso...
Lucifer deriva de luz ( luz) sefero ( portador ) é um anjo portador da luz...
Acredito que baphometh seja uma entidade que surge da combinação de várias
entidades ( tem chifres e pernas de bode como Pã), tem asas de anjo
( portanto tem um lado angelical ) como lucifer, tem a tocha sobre a cabeça
(iluminação) sendo também um portador da luz ( como lúcifer ).
Tem seios de cabra, representando a fertilidade, o desejo sexual...
Tem duas serpentes na zona abdominal, creio que representam a energia kundalini, que
através da sexualidade sagrada ascende pela base da coluna até ao chacra da 3ª visão (
daí surge a iluminação , a luz sobre a cabeça dele ).
:)

Já que demônios são espiritos, então eu diria que são espiritos maus e não demônios

AndreiaLi
#22
De facto, não é para levar á letra o que a Igreja Católica faz. Tanto que se deram ao trabalho de suprimir o Livro de Enoch da Biblia por acharem que continha demasiada informação. Deram-se ao trabalho de classificar entidades de religiões pagãs como "demónios", como ja disseste.

Hoje em dia todas as religiões parecem retorcidas. É dificil encontrar (com aparte para o budismo especificamente) algo que nao esteja "corrompido".

Citação de: BACHOR em 13 junho, 2011, 23:11

Tríadas Bárdicas da Bretanha; Tradições e práticas Célticas, wiccas internet; O Renascer da Magia, Kenneth Grant: Hecates Fontain, Kenneth Grant; Night Side of Eden, Keneth Grant; Magia em Teoria e Prática, Aleister Crowley; La Magia Céltica, Editora EDAF; Al Asif,O Necronomicom, Editora Anúbis; El Necronomicom, Editora EDAF; Arte e tradição Suméria, Babilônia Brasil; R´lyeh Text, Editora SCOOB ESOTÉRICA; Tools of Tantra; Enciclopédia dos Mortos Vivos; Tradição Enochiana, Internet/Sites/Livros; A Magia das Runas, Michael Howard; Tradição Aesir e Vanir, internet; A EDDA;
(Nota introdutória: John Dee e Edward Kelly, viveram em uma época de máxima Perseguição, contra tudo que não era puritano na Inglaterra, o sistema enoquiano tem uma tradução ligada aos delírios costumeiros dos fanáticos, para proteger tanto a Dee quanto a Kelly, e uma tradução iniciática verdadeiramente oculta. Além disso John Dee visitou várias vezes a biblioteca Real de Praga, em uma área restrita somente ao Rei ou a convidados, e a seção onde ele sempre era encontrado, justamente era aquela em que se encontrava uma das três cópias do Necronomicon.)
Para após estudar e optar pelo lado, respeito sua opinião, mas acredito que devemos ter um rumo, e para mudarmos deve ter um motivo bem convincente, pois após estudo devemos ter um "norte", pois depois de um tempo, se não avançarmos em uma linha "norte" podemos correr o risco de não aprofundarmos em um ensinamento e assim não coloca-los em pratica, mesmo que sejam, espiritismos, catolicismo, evangélicos, bruxos, magos, rosa cruz, budismo, islã e entre outras muito mais que poderia ficar citando. Claro sem radicalismo.


Tu estudaste o Necronomicom?
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Não me estimulou este assunto.  ;D
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Citação de: GabrielLux em 15 outubro, 2011, 18:46
A igreja sempre nos incutiu falsas ideias nas nossas mentes, dando a imagem de
"demónios inimigos" a certas entidades..  :P
Repare no erro que isso representa:

Demónios, o nome parece negativo, mas deriva de "daimones" ( espíritos ) são apenas
espíritos, ou anjos...
Visto que a Bíblia fala em anjos caídos, eu acredito que anjos não retrocedem
espiritualmente, se eles continuam entre nós eles continuam anjos, seres evoluídos..
Se existem é porque Deus lhes permite existir, então têm alguma razão de existir, se não
fossem úteis os seus poderes já lhes teriam sido retirados.

O diabo de chifres, foi um personagem "mau" criado pela igreja para nos assustar, essa
entidade foi inspirada no deus Pã, com chifres e pernas de bode.
A imagem que conhecemos de "Baphometh" foi criada por Eliphas Levi.
Portanto repare como o "Mal" apenas existe nos olhos de quem o vê.

Satan ,era o anjo satanael mencionado no livro de Enoch.
Diabo deriva de "Diabolos" (o acusador), para a igreja acusador é qualquer indivíduo
que pense diferente dela, apenas isso...
Lucifer deriva de luz ( luz) sefero ( portador ) é um anjo portador da luz...
Acredito que baphometh seja uma entidade que surge da combinação de várias
entidades ( tem chifres e pernas de bode como Pã), tem asas de anjo
( portanto tem um lado angelical ) como lucifer, tem a tocha sobre a cabeça
(iluminação) sendo também um portador da luz ( como lúcifer ).
Tem seios de cabra, representando a fertilidade, o desejo sexual...
Tem duas serpentes na zona abdominal, creio que representam a energia kundalini, que
através da sexualidade sagrada ascende pela base da coluna até ao chacra da 3ª visão (
daí surge a iluminação , a luz sobre a cabeça dele ).
:)

Já que demônios são espiritos, então eu diria que são espiritos maus e não demônios



Demonios são demonios, espiritos são espiritos, digo isso na posição de xamã, existem espiritos e demonios, a nomeclatura nunca ajuda muito em nada, Deve-se olhar a potencia como um todo.

Tenho inclusive varios estudos realizados que demonstram que os anjos podem sim cair e mesmo assim permaneceriam com seus poderes, assim como nada impede um demonio por si de se ascender. Ou seja alcançar uma espécie de redenção, examine as coisas como uma estrada, ha aqueles que segume uma mão e aqueles que seguem a outra, nade impede, porém que estas mãos sejam trocadas. Deus deu o livre arbitrio a Lucifer no momento em que este o traiu, e assim também com todos aqueles que faziam parte de suas tropas.

O fato de Satanael quando eu era mais novo tambem me causou confusão e fez com que eu entendesse que tratava-se da mesma criatura, entretanto, me aprofundando mais ainda em meus estudos, entendi que a entidade que se referem a Satn, não é Lucifer e seria a potência oposta a YHVH, assim como haveria YOSHUA em segunda estancia Lucifer assumiu a segunda estancia logo após Satan quando viu que YHVH não lhe daria a "patente" dada a YOSHUA, ou seja o equilibrio se fazia necessario, entendendo esta dualidade nescessária, todos permanecem livres para fazer o que bem entenderem, porque YHVH nada faria para impedir Lucifer? Pois em nada ele representa ameça a YHVH que tem fé em sua criação. note inclusive, que em Gêneses apenas uma vez é citado algum tipo de inimigo para a humanidade, o qual recebe a nomeclatura de serpente, porem, depois, tudo que ocorre em o velho testamento seja bom ou mal, eh obra de YHVH. PORQUE? Simples, sempre existiu o opositor, mas não haveria a necessidade de falar sobre algo insignificante a todos os homens, porém, com a chegada de YOSHUA seus proprios dicipulos sabendo que existia tal ser, fizeram o possivel para divulga-lo, mais tarde quando a igreja surgiu fez um favor maior ainda a Lucifer, o promoveu e fez com que ganhasse força. ou seja o melhor amigo do diabo é a igreja, ela fez dele o que realmente se apresenta...

MAs é so minha opinião, ignorem...

Alguns dizem que demônios eram anjos que seguiram lucifer e foram castigados da mesma forma.
Outros dizem que existem estes sitados acima e demônios secundários que nem sempre se tem nomes ou informações sobre eles.
Alguns dizem que espíritos maus derivam de pessoas más que morreram.
Outros que alem destes citados acima há os espíritos que foram vítimas e de vítimas tornaram-se assassinos ou 'encomodadores'.

Eu ainda acredito que haja 'males' criados ou atraídos por nossos sentimentos e/ou mente que não se enquadram nas categorias ditas acima mas podem ser tão perigosos quanto, são entidades que alguns chamariam de monstros.   
De olhos abertos podes enxergar.
De olhos fechados podes sonhar.

Acredito serem demonios de uma ordem mais baixa, menos poderosa mas que podem inclusive escravisar espiritos perdidos e fazê-los trabalhar a seu favor numa casa ou sobre alguma pessoa, neste caso acho que são ambos.
O pior medo é olhar para trás e não ver nada, mas ter a certeza de que alguem está ali.

chacalnegro
#28
Citação de: Paraphenomenal em 03 junho, 2011, 11:38
Bem, a minha questão aqui é: Demónios ou Espiritos Maus?

Muita gente relata o chamado demónio e outra gente apela simplesmente à existência de espíritos maus (segundo Allan Kardec)

Este tópico é para saber realmente quais são os argumentos e factos que existem para apoiarem a teoria de cada um, espero ter algumas teorias boas e bem fundamentadas.

Aguardo respostas.

Independentemente da origem etimológica os demónios e espíritos maus são a mesma coisa na acepção religiosa do termo. A questão é saber se o "espírito" é mau na sua origem, ou seja, faz parte do lado das Trevas conforme foi designado pelo Criador, ou se, pelo contrário foi um espírito humano outrora corrompido por sua própria opção, por pacto, assumpção de magia negra sem redenção ou outra forma de perda da alma. Assim temos duas classes, os designadamente maus e os que venderam a alma aos primeiros. Não sei se queres ver novamente aqui debatida a questão Lucifer: espírito de Luz ou senhor das Trevas, mas acho que é redundante com outros posts já apresentados. De qualquer modo, à partida demónio ou espírito mau é exactamente a mesma coisa. Confesso que sou completamente ignorante em relação à teoria de Allan Kardec e assumo que é uma falha importante de percurso. Tenho recorrido ultimamente a uma das "digestões" de Allan Kardec (entre outros), que lançada muito recentemente num livro sobre o tema, que me parece bastante consistente. Há outra coisa de acho que deveremos ter em conta no meio disto tudo: em que tradição teológica podemos inserir esta distinção. Por exemplo, se tivermos em conta a mitologia egipcia Seth, um deus nefasto que matou o irmão, Osíris (um demónio, portanto), teve um papel fundamental na destruição da serpente Apophis que tinha a intenção de destruir Ra. Outro exemplo podemos encontrar no deus Hades que apesar de ser um deus infernal, tinha a importante tarefa de justiçar e gerir as almas no sub-mundo. Portanto a questão não é assim tão simples...
De qualquer modo, concordo com os posts aqui apresentado e reafirmo o que já disse, o "dark side of the force", também tem a sua razão de existir porque é ela que que contabalança o nosso livre arbítrio e ela existe porque lhe é permitido que exista. Não tenho é tanta certeza dos benefícios de práticas mágicas que utilizem o poder dessas entidades.

Citação de: Flammus em 09 dezembro, 2011, 12:55


Demonios são demonios, espiritos são espiritos, digo isso na posição de xamã, existem espiritos e demonios, a nomeclatura nunca ajuda muito em nada, Deve-se olhar a potencia como um todo.

Tenho inclusive varios estudos realizados que demonstram que os anjos podem sim cair e mesmo assim permaneceriam com seus poderes, assim como nada impede um demonio por si de se ascender. Ou seja alcançar uma espécie de redenção, examine as coisas como uma estrada, ha aqueles que segume uma mão e aqueles que seguem a outra, nade impede, porém que estas mãos sejam trocadas. Deus deu o livre arbitrio a Lucifer no momento em que este o traiu, e assim também com todos aqueles que faziam parte de suas tropas.

O fato de Satanael quando eu era mais novo tambem me causou confusão e fez com que eu entendesse que tratava-se da mesma criatura, entretanto, me aprofundando mais ainda em meus estudos, entendi que a entidade que se referem a Satn, não é Lucifer e seria a potência oposta a YHVH, assim como haveria YOSHUA em segunda estancia Lucifer assumiu a segunda estancia logo após Satan quando viu que YHVH não lhe daria a "patente" dada a YOSHUA, ou seja o equilibrio se fazia necessario, entendendo esta dualidade nescessária, todos permanecem livres para fazer o que bem entenderem, porque YHVH nada faria para impedir Lucifer? Pois em nada ele representa ameça a YHVH que tem fé em sua criação. note inclusive, que em Gêneses apenas uma vez é citado algum tipo de inimigo para a humanidade, o qual recebe a nomeclatura de serpente, porem, depois, tudo que ocorre em o velho testamento seja bom ou mal, eh obra de YHVH. PORQUE? Simples, sempre existiu o opositor, mas não haveria a necessidade de falar sobre algo insignificante a todos os homens, porém, com a chegada de YOSHUA seus proprios dicipulos sabendo que existia tal ser, fizeram o possivel para divulga-lo, mais tarde quando a igreja surgiu fez um favor maior ainda a Lucifer, o promoveu e fez com que ganhasse força. ou seja o melhor amigo do diabo é a igreja, ela fez dele o que realmente se apresenta...

MAs é so minha opinião, ignorem...
Bom post!



Não é permitida a colocação de mensagens seguidas no mesmo tópico, em vez disso deve editar-se a anterior. Ver também Regras Gerais do Fórum, alínea 20. Obrigado.


fialves
#29
Sou católico praticante e acredito que os escritos de Allan Kardec têm vários pontos em comum com o catolicismo, onde dizem o mesmo, embora de forma diferente.

No seu início, o Espiritismo assumiu-se, de resto, como uma 'Terceira Aliança', um complemento à Igreja Católica: "Em breve, se reconhecerá aquilo que o Espiritismo ressalta a cada passo, até mesmo do texto das Escrituras sagradas. Os Espíritos não vêm, portanto, subverter a religião, como alguns pretendem; vêm, ao contrário, confirmá-la, sancioná-la por provas irrecusáveis; mas, como chegou o tempo de não mais empregar a linguagem figurada, exprimem-se sem alegoria e dão às coisas um sentido claro e preciso, que não possa estar sujeito a nenhuma interpretação falsa. Eis por que, daqui a algum tempo, tereis mais pessoas sinceramente religiosas e crentes do que tendes hoje" (Livro dos Espíritos, pt 1011)

Um desses pontos em comum reside na forma como as duas doutrinas falam dos espíritos maus.

O Cristianismo


No judaísmo e no cristianismo, o Demónio é um anjo caído que se rebelou contra Deus Pai e que, por isso, foi expulso do Paraíso. No seu reino, longe do Criador, está rodeado de almas (espíritos) de defuntos 'danados', isto é, que não foram acolhidos no Paraíso, porque tal como o seu amo rejeitaram Deus.

De notar que, na doutrina católica, ao contrário do que vulgarmente se diz, o inferno não é um lugar físico onde Deus condena os pecadores para todo o sempre, com diabinhos vermelhos a assá-los no espeto. Nas últimas décadas, os teólogos católicos têm frisado que o castigo eterno consiste na privação de Deus, no que, no final de contas, acaba por ser um acto voluntário, já que Deus está sempre pronto a perdoar os pecadores que se arrependam dos seus pecados de forma sincera.

Jesus disse, aliás, que o único pecado que não tem perdão é a blasfémia contra o Espírito Santo, ou seja, a rejeição da salvação, a recusa em receber a graça do Espírito: "Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á isso perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir" (Mateus 12:32)

Assim, todos os outros pecados serão perdoados, se o pecador, em pessoa ou em espírito (após a morte), se arrepender sinceramente. Porém, o pecado contra o Espírito Santo não tem perdão, porque ao rejeitar a salvação o pecador não se arrepende dos seus erros, o que quer dizer que se obriga a si próprio a passar a eternidade longe do amor e da graça de Deus. Se o próprio Lucífer, que como todos os Anjos, foi criado por Deus, se arrependesse dos seus pecados e reconhecesse o Pai Celeste como o seu Senhor, não poderia ser perdoado? Parte alguma das Escrituras refere que não poderia ser perdoado.


O Espiritismo


Apesar de não o parecer à primeira vista, a doutrina pregada por Allan Kardec veio ao encontro da visão católica. Permitam-me que demonstre porquê:

No espiritismo kardeciano, tal como os Anjos, o Demónio não existe; o que existe são espíritos inferiores que, um dia, através de múltiplas reencarnações que servirão de provações, deverão também evoluir e tornarem-se um dia bons e "superiores", tendo como recompensa suprema viver junto de Deus -- embora não em contemplação "monótona", como Kardec refere.

"Tudo na natureza, desde o grão de areia, canta, ou seja, proclama o poder, a sabedoria e a bondade de Deus. Não acrediteis que os Espíritos bem-aventurados vivam em contemplação por toda a eternidade; seria uma felicidade estúpida e monótona e seria ainda mais, uma felicidade egoísta, uma vez que sua existência seria uma inutilidade sem fim. Eles não têm mais as aflições da existência corporal: isso já é um prazer. Aliás, como já dissemos, conhecem e sabem todas as coisas; empregam útil e proveitosamente a inteligência que adquiriram para ajudar no progresso dos outros Espíritos: é sua ocupação e ao mesmo tempo um prazer" (Livro dos Espíritos)

Desta forma, não obstante as diferenças sobre a natureza dos Anjos e dos Demónios (em todo o caso, criaturas de Deus), o catolicismo e o espiritismo kardeciano ensinam o mesmo: a salvação está ao alcance de todos, mesmo dos muito maus, desde que se arrependam dos seus erros e procurem aperfeiçoar-se, seguindo o caminho que Deus quer para todos nós. Vivendo na sua lei e na sua graça. Amando os outros como a nós mesmos, perdoando aos nossos inimigos, pondo de parte todo o egoísmo e vivendo ao serviço dos outros.


Abdicarmos de nós próprios


A raíz de todo o mal é, de resto, o egoísmo -- e aqui, mais uma vez, o Cristianismo está de acordo com o Espiritismo.

Jesus disse que quem quiser ser o primeiro deverá tornar-se o último, servindo. Disse também quem quiser salvar a vida perdê-la-á, e que quem a perder por amor Dele salvá-la-á. O que quer dizer isto? A resposta é simples: devemos abdicar de nós mesmos, dos nossos caprichos, do nosso egoísmo, da nossa soberba, da nossa vaidade e da nossa ganância, procurando em vez disso contribuir para a felicidade dos outros.






Citação de: Paraphenomenal em 03 junho, 2011, 11:38
Bem, a minha questão aqui é: Demónios ou Espiritos Maus?

Muita gente relata o chamado demónio e outra gente apela simplesmente à existência de espíritos maus (segundo Allan Kardec)

Este tópico é para saber realmente quais são os argumentos e factos que existem para apoiarem a teoria de cada um, espero ter algumas teorias boas e bem fundamentadas.

Aguardo respostas.