Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • A verdadeira história por trás do filme "O Exorcista"
    Iniciado por MissTiny
    Lido 43.878 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Só sei que o filme rendeu milhões, e a cada nova versão novamente rende milhões.  ;D
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

O filme original já é muito antigo, mas é muito bom, no entanto se lerem o livro, apercebem-se de pormenores muito mais interessantes, densos e fortes, o que dá para entender muito melhor todo o processo que envolveu esse caso.

A primeira vez que vi o filme original com a música de Mike Oldfield - Tubular Bells (1973), tinha para ai 7 ou 8 anos e ainda nem sequer tinha passado em Portugal pois a minha prima que na altura estava no Luxemburgo gravou numa cassete VHS e trouxe para eu ver. Só me lembro que não dormi durante uma semana por ter pesadelos relacionados com o que tinha visto no filme... :laugh:
Mas de facto só anos mais tarde soube acerca da história verídica do filme.

Fantastico post.. desconhecia a maior parte dos pormenores  :laugh:
"Se me perguntam por que escrevo, dou 30 respostas, nenhuma certa." - José Saramago

Ainda quanto ao filme "Exorcista":
Linda Blair imortalizou a personagem Regan Teresa McNeil, que desafia o exorcista  no célebre filme o "Exorcista" de 1973, se bem que em Portugal o filme só surgiu na década de 80.
            'Nesse clássico do género, vencedor de dois Óscares, Linda Blair imortalizou a personagem que, possuída pelo próprio demónio, desafia o padre exorcista, agride a família e se transforma praticamente num monstro. Os efeitos especiais marcaram a época, mas a caracterização ainda mete medo, nem que seja só pelo assunto que é abordado, se bem que, se hoje os efeitos especiais estão mais desenvolvidos, a aplicabilidade dos referidos efeitos na altura foi das melhores.

Abalo na carreira:
Logo a seguir  ao filme, Linda Blair viu a sua vida degradar-se.  A influência do filme foi nefasta para a sua vida. Alguns azares surgiram na sua vida pessoal e profissional e depressa entrou (decaiu) para o mundo das drogas e do álcool.
             No final da década de 80 e início da década de 90, Linda decide abandonar as drogas, deixando toda a parte ruim da sua carreira para trás. Não voltou a ser tão famosa como na época de seus filmes bons, mas voltou a ser uma boa actriz e aparecer em revistas.
Na altura, tinha recebido uma indicação ao Óscar, na categoria de Melhor Actriz  secundária, por sua actuação nesse filme estreado em 1973, no entanto, na minha opinião ela fez o papel principal do filme.
   Durante anos, Linda não conseguiu tirar o rótulo que o papel lhe tinha dado. Na década de 80, trabalhou em inúmeras produções de segunda linha, além de participar de séries de TV. Nos anos 90 fez a sátira "Repossuída" e uma participação no filme "Pânico", no entanto, continua inesquecível como Regan,  apesar de não conseguir livrar-se da maldição da personagem.
Ao interpretar o papel, Linda ganhou muito mais do que a fama: dores de cabeça, azares e abalos psicológicos. O impacto do filme foi tão grande na época que as pessoas associavam Linda Blair ao próprio demónio! A polícia teve que ficar vigiando a casa da família dela por mais de seis meses, devido ameaças de assassinato.
Durante a década de 70, Linda conseguiu vários papéis como moça problemática. Para tirar a imagem "demoníaca", Linda tentou os papéis da jovem prostituta Iris de Taxi Driver (1976) e de protagonista em A Lagoa Azul (1980). Contudo viria a perder os papéis para Jodie Foster e Brooke Shields respectivamente.
   Com tantas possíveis maldições que o filme de 1973 despertou, de facto, a vida profissional de Linda Blair não foi das melhores. Como acima foi dito, o "Rótulo de possuída" permanece até os dias de hoje, revoltando-se com essa situação. A mesma chegou a dizer: "Eu queria ser uma princesa. Queria estar nos filmes da Disney, queria estar em 'Lassie' e 'Flipper'. Não queria ser um monstro"
            "As pessoas não conseguiam me separar do monstro em que me transformei no cinema. Perdi a conta de quantas vezes me pediam para girar minha cabeça", lamentou Linda, referindo-se à famosa cena do filme.
     A decadência profissional veio junto com um drama pessoal. Antes dos 18 anos, Linda já bebia e usava cocaína. Até que um deslize a levou para a cadeia. Felizmente, dos anos 90 em diante, Linda conseguiu  recuperar do mundo das drogas.
Hoje é activista pelos direitos do animais. Trabalha em algum filme ou outro, mas nada daquilo que conseguiu.


Mephisto
Citação de: Nita em 11 agosto, 2009, 16:42
(...)
Certos rumores dão conta que ele falava em Latim...mas os presentes disseram que esta entidade recusava-se falar em Latim.
Esta entidade diabólica afirmava que só havia uma palavra,que o poderia salvar mas que ele NUNCA a diria.
De repente outra voz surge de dentro de Robbie que diz:DOMINUM!(significa O SENHOR)
Padre Bowdern continua o ritual,pede permissão aos pais e baptiza-o.Ao receber a Sagrada Hóstia,ele cospe-a.Rezam e voltam a tentar.Finalmente ele recebe-a.
Ao chegar a clímax do exorcismo,a entidade maléfica reconhece o poder de São Miguel Arcanjo e é expulso.Ouve-se como que um tiro,audível em todo o Hospital.
O menino,ao recompôr-se diz não se recordar de nada,apenas de uma visão de São Miguel Arcanjo.

Permite-me "corrigir" (acrescentar) apenas uma palavras:

"(...)Muito diferente foi o caso norte-americano de possessão de Mount Rainier, em 1949, o qual teve um final muito diferente daquele que aparece no filme. Um final tão extraordinário que se optou por não o pôr, já que se considerou que ninguém ia acreditar. A libertação do demónio na última sessão foi assim:
O demónio que falava através do menino com uma voz horrível cheia de ódio disse: «Não irei sem que seja pronunciada certa palavra, mas o menino jamais a dirá (...) Não é suficiente, deve dizer uma grande palavra, refiro-me a uma grande palavra. Nunca direi essa palavra, nunca direi essa palavra.»
O exorcismo prosseguiu e, de repente, o menino falou com uma voz num tom tão autoritário como digno. O possesso disse: «Sou São Miguel, e ordeno-te, Satã, que abandones o corpo no nome de Dominus, imediatamente, agora, agora.»
(...) Ouviu-se um som que descreveram como uma detonação muito forte e que foi ouvida por muitas pessoas no hospital dos irmão de Santo Aleixo, em S.Louis; pessoas que não sabiam que se estava a fazer um exorcismo, trabalhadores que inclusive estavam nas oficinas do hospital. Nesse momento o possesso ficou liberto e voltou a si.
O menino não se lembrava de nada, mas lembrava-se de uma visão de São Miguel a lutar com Satanás. Curiosamente, nesse mesmo dia, à mesma hora que o demónio saiu, essa mesma visão foi vista no outro lado da cidade, na Igreja de São Francisco Xavier, por vários sacerdotes jesuítas, que afirmavam ter visto subitamente uma luz intensa que iluminou o altar principal e a abóbada sobre o altar, e na qual se via São Miguel a lutar com Satã. (...)"

Fonte: Summa Daemoniaca

Citação de: Mephisto em 05 março, 2012, 02:15
Permite-me "corrigir" (acrescentar) apenas uma palavras:

"(...)Muito diferente foi o caso norte-americano de possessão de Mount Rainier, em 1949, o qual teve um final muito diferente daquele que aparece no filme. Um final tão extraordinário que se optou por não o pôr, já que se considerou que ninguém ia acreditar. A libertação do demónio na última sessão foi assim:
O demónio que falava através do menino com uma voz horrível cheia de ódio disse: «Não irei sem que seja pronunciada certa palavra, mas o menino jamais a dirá (...) Não é suficiente, deve dizer uma grande palavra, refiro-me a uma grande palavra. Nunca direi essa palavra, nunca direi essa palavra.»
O exorcismo prosseguiu e, de repente, o menino falou com uma voz num tom tão autoritário como digno. O possesso disse: «Sou São Miguel, e ordeno-te, Satã, que abandones o corpo no nome de Dominus, imediatamente, agora, agora.»
(...) Ouviu-se um som que descreveram como uma detonação muito forte e que foi ouvida por muitas pessoas no hospital dos irmão de Santo Aleixo, em S.Louis; pessoas que não sabiam que se estava a fazer um exorcismo, trabalhadores que inclusive estavam nas oficinas do hospital. Nesse momento o possesso ficou liberto e voltou a si.
O menino não se lembrava de nada, mas lembrava-se de uma visão de São Miguel a lutar com Satanás. Curiosamente, nesse mesmo dia, à mesma hora que o demónio saiu, essa mesma visão foi vista no outro lado da cidade, na Igreja de São Francisco Xavier, por vários sacerdotes jesuítas, que afirmavam ter visto subitamente uma luz intensa que iluminou o altar principal e a abóbada sobre o altar, e na qual se via São Miguel a lutar com Satã. (...)"

Fonte: Summa Daemoniaca

Mephisto,é normal que o texto não esteja correcto,é porque o texto era em inglês,e na tradução perdi alguns termos.Obrigada,no entanto por ajudares ;)

Mephisto
Citação de: BrunaBr em 15 fevereiro, 2012, 17:57
É realmente uma história muito interessante e curiosa. Já tinha ouvido falar na história desse menino, mas não sabia dos pormenores. Mas será mesmo possessão ou algum problema psicológico? Em casos que se ouve falar em exorcismo há sempre essa dúvida.  ::)

Bruna, respondendo à tua pergunta, foi mesmo um exorcismo. A Igreja Católica só autoriza um exorcismo depois de estarem todas as hipóteses médico-cientificas conhecidas descartadas.
Nenhum padre de uma organização católica ou whatever (qualquer uma que seja regida por hierarquia) está autorizado a realizar um exorcismo só porque acha que deve proceder dessa forma.
Tem de haver uma autorização superior, no caso da católica, do Bispo, para se proceder à aplicação dos rituais de exorcismo.
Os casos mais mediáticos (este e o de Anneliese) foram acompanhados por médicos que não souberam dar resposta àquilo que testemunharam. Ao contrário das milhentas patologias que a ciência catalogou e compilou nos últimos anos na área da Psiquiatria e Psicologia a possessão segue uma causa-efeito muito similar. As variantes verificam-se nos fenómenos que antecedem porque em termos de manifestação da entidade, verifica-se uma linearidade constante.
Aquilo que se vês em reuniões evangélicas ao estilo Maná poderás considerar uma palhaçada autêntica. Um caso de possessão autêntico segue uma dinâmica tortuosa para qualquer exorcista, para qualquer pessoa que seja vitima dela e para todos aqueles que assistem.
Sugiro que vejas o documentário que postei no tópico da Lunática referente ao exorcismo de Anneliese Michel para perceberes as verdadeiras implicações, tal como o risco que assume uma pessoa ao tomar conta destes casos.

https://portugalparanormal.com/index.php/topic,523.15.html

Ao contrário do filme ou a meia dúzia de vídeos que ai proliferam sobre o caso, poderás ver os verdadeiros intervenientes desta história e uma boa extensão das gravações reais. Depois tiras as tuas conclusões.


 Vi o filme por 2 ou 3 vezes...agora essa história desconhecia..continua a ser o filme mais arrepiante de sempre..

Não conhecia este post. Muito obrigada à Nina e ao Mephisto por tão excelentes explicações  ;)
Tenho de comprar o Summa Daemoniaca !!!
"Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te." - Friedrich Nietzsche
"There's one thing i couldnt do: sacrifice myself to you"

Ze9
Grande história eu pensava que era sobre uma menina! :D
"A dúvida é o principio da sabedoria."

HoneyBrun
Grande Post!Ainda não vi o filme, mas sempre o quero ver..aliás não sabia dessa história!Obrigada agora sabemos a história por alto e mais pormenores ;)

Subscreve integralmente o texto da Nita.
Apenas um pequeno pormenor: Após o exorcismo pelo padre luterano e perante a "fúria" do demónio sobre Robbie, os pais perguntaram-lhe, em pleno sofrimento, o que poderiam fazer a seguir para livrá-lo da possessão, e o padre luterano apenas respondeu: "Consultem um padre católico, pois apenas um padre católico tem o poder de afastar o demónio de um corpo."
Quanto ao facto de ele se lembrar de ter visto o arcanjo Miguel após ter liberto do demónio, é simplesmente porque Miguel é o "braço direito" de Deus, o "comandante" dos exércitos celestiais e o que derrotou Lucífer nas guerras celestiais.

Citação de: HoneyBrun em 18 agosto, 2012, 12:34
Grande Post!Ainda não vi o filme, mas sempre o quero ver..aliás não sabia dessa história!Obrigada agora sabemos a história por alto e mais pormenores ;)

Eu ainda nao tinha descoberto ninguém, ligado ao paranormal, que não tivesse visto este filme  :o
Sugiro que o vejas e que postes aqui o que achas-te  ;)
"Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te." - Friedrich Nietzsche
"There's one thing i couldnt do: sacrifice myself to you"

Olá a todos.
Já vi os filmes e não fazia ideia destas verdadeiras histórias. Realmente depois de ler estes relatos deixa aqui o bichinho a pensar nas coisas, valeu por todas a histórias que aqui publicaram.