Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Cantares do Andarilho, José Afonso: Qual a Mensagem da Letra?
    Iniciado por Gens
    Lido 5.595 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
http://www.youtube.com/watch?v=KB3nYIfjkDE#

Já fiz recados às bruxas
Do Caselho à Portelada
Dei-lhes a minha inocência
Elas não me deram nada.

Andei à giesta
Ao lírio maninho
Na Bouça da Fresta
No Casal Velido

Erva-cidreira
À erva veludo
Na Lomba Regueira
No Pinhal do Mudo.

Andei ao licranço
Andei ao lacrau
No Monte do Manso
Na Espera do Mau

Vibra à carocha
Ao corujão cego
Na mata da Tocha
No rio Lágedo.

Fui andarilho das bruxas
Moço de S. Cipriano
Já fui morto e inda vivo
Vendi a alma ao Dialho.

Andei à giesta
Ao lírio maninho
Na Bouça da Fresta
No Casal Velido

Erva-cidreira
À erva veludo
Na Lomba Regueira
No Pinhal do Mudo.

Andei ao licranço
Andei ao lacrau
No Monte do Manso
Na Espera do Mau

Vibra à carocha
Ao corujão cego
Na mata da Tocha
No rio Lágedo.

Era donzel e guardei-me
P'rás filhas da feiticeira
Parti-me em meio à loira
Noutra metade à morena.

Andei à giesta
Ao lírio maninho
Na Bouça da Fresta
No Casal Velido

Erva-cidreira
À erva veludo
Na Lomba Regueira
No Pinhal do Mudo.

Andei ao licranço
Andei ao lacrau
No Monte do Manso
Na Espera do Mau

Vibra à carocha
Ao corujão cego
Na mata da Tocha
No rio Lágedo.


Do álbum Cantares do Andarilho, 1968. Letra muito curiosa, não acham?
C'est dans l'air.

sim,realmente é bastante curiosa,desconhecia esta música :)

DiogoM
A letra da musica está um pouco ligada a bruxaria e um tanto intrigante, também desconhecia isto. ;)

Oi!
Esta música, como tantas outras de José Afonso, apesar de referir nomes ligados à bruxaria, nada tem a haver com isso.
Este grande senhor apenas utilizava nomes "esotéricos" para nao referir nomes verdadeiros por causa da PIDE.
Se repararem na letra da música "Os Vampiros", também parece que está a falar de um ritual estranho, mas só estava a dizer por outras palavras o que se passava naquela época...os rituais eram na realidade os "rituais" da Ditadura, em que tiravam tudo ás pessoas, incluindo a Liberdade. ("...eles comem tudo, eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada...")
Esta é a minha opinião.

Boas
O Zeca, como o Iridium flare mencionou, utiliza frequentemente este tipo de escrita nas suas letras permitindo assim que as mesmas fossem publicadas sem grande censura por parte da polícia política de então (PIDE). Nada tem de estranho a não ser a sabedoria do autor que vai buscar ao imaginário popular referências para denunciar, de uma forma velada, as injustiças da ditadura.
A referida canção refere-se á clandestinidade a que homens e mulheres estavam sujeitos por convicções políticas e sociais contrárias ás do então governo. A fuga (também clandestina) para outras regiões e países, a passagem "a monte" pela fronteira, está aí bem explicita assim como a pratica (necessária) do contrabando existente em certas regiões de Portugal. Esse contrabando era sobretudo de bens alimentares (café, açucar, azeite, etc) e tabaco entre Portugal e Espanha e servia para garantir a existência desses bens junto das populações fronteiriças do lado de Espanha e a sobrevivência economica das portuguesas. Para além desse contrabando também se ajudava as pessoas a passar "a salto" a fronteira ou seja ajudava-se quem era perseguido pelo regime a passar a fronteira por zonas pouco contoladas pela guarda, com grande perigo e em condições muito percárias e duras fisicamente. 
Foi, de facto, um excelente representante da música portuguesa e existem vários sites onde se pode aprofundar e conhecer melhor a sua obra.     

TinaSol
Citação de: Tell em 01 fevereiro, 2012, 11:12
O Zeca, como o Iridium flare mencionou, utiliza frequentemente este tipo de escrita nas suas letras permitindo assim que as mesmas fossem publicadas sem grande censura por parte da polícia política de então (PIDE). Nada tem de estranho a não ser a sabedoria do autor que vai buscar ao imaginário popular referências para denunciar, de uma forma velada, as injustiças da ditadura.
A referida canção refere-se á clandestinidade a que homens e mulheres estavam sujeitos por convicções políticas e sociais contrárias ás do então governo. Foi, de facto, um excelente representante da música portuguesa e existem vários sites onde se pode aprofundar e conhecer melhor a sua obra.     

Zeca Afonso viveu numa época fascista, as suas músicas são consideradas hinos à Liberdade e Democracia, e muito se pode dizer do significado das letras, a verdade está muito bem "camuflada" através das palavras e figuras de estilo. Só para dar uma ideia:
carocha pode ser uma mitra que era usada pelos condenados no tempo da Inquisição, (e nesta altura havia uma uma caça ás bruxas para terminar a heresia = quem ia contra o regime), corujão cego pode referir-e a um bufo, etc..
São letras muito ricas.


Amo as musicas e a voz do zeca afonso, especialmente a grandola vila morena. Até choro e me arrepio toda quando a ouço. Foi um grande homem, pena que não se fale muito nele.