Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.440
Total de tópicos
26.914
  • Um sonho ou uma lembrança?
    Iniciado por Blackstar
    Lido 2.200 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boas,

Optei por criar este tópico porque embora se trate de algo pessoal (muito pessoal mesmo), após ter lido muitas das vossas experiências, decidi que já era altura de encarar de frente este "medo".

Para se entender melhor transcrevo abaixo algo que me aconteceu e marcou, e que já publiquei num outro tópico deste forum:

"Por norma sou uma pessoa que sonha imenso. Não há uma noite em que não sonhe
Quando tinha entre 11 a 14 anos tinha sempre o mesmo sonho: eu era um rapaz pequeno, com mais ou menos 5 ou 6 anos, corria pelo jardim e e ouvia a minha mãe a chamar-me e ria-me enquanto ela me chamava pois achava que era giro ela vir atrás de mim. Lembro-me perfeitamente dos meus braços, dos meus suspensórios sob os calções dos meus pés em sapatos e até dos meus joelhos esfolados. Lembro-me como se estivesse lá das folhas dos arbustos a bater no meu rosto enquanto eu brincava ás escondidas com a minha mãe. Não me lembro do nome que ela me chamava, mas sei que chamava por mim...e quase consigo visualizar o rosto dela quando ela me chamava.
Por vezes o sonho mudava e eu estava a brincar no meio de umas barracas tipo feira, nesse mesmo jardim. Mais tarde comecei a ver outros pormenores. Havia um rio pequeno e uma ponte. E eu adorava brincar naquela ponte...e as vezes via o meu reflexo na água que não era nada profunda...e ás vezes via-me com uma menina pequenina ás cavalitas. Eu amava-a muito. Senti muitas vezes que ela deveria ser minha irmã. A ultima recordação que tenho desse sonho ainda hoje me aperta o coração e me deixa de lágrimas nos olhos. Lembro-me de me debruçar e ela cair.
Apenas isso. Deixei de sonhar depois disso. Uns anos mais tarde a fazer umas pesquisas para a escola descobri esse mesmo jardim, descobri aquela ponte e especialmente a data daquilo que me lembrava:1920... mais coisa menos coisa.
Vivo nessa cidade desde que nasci. Nunca a reconheci devido a todas as alterações urbanísticas que aquela praça sofreu desde então. Nunca me emociono quando passo lá, nem sinto arrepios. Apenas uma nostalgia imensa. Um sentimento de perda. Sinto-me em casa.

Como expliquei acima esses sonhos nunca mais apareceram. Nunca me deu para vir a Net procurar sobre alguma coisa que tivesse acontecido naquela altura. Tenho medo e sei que me vai fazer sofrer. Prefiro ficar assim..."

Antes de mais tive que ler alguns trechos do meu diário da altura para me recordar melhor de alguns pormenores deste sonho. Recordo-me perfeitamente de ser um rapaz, franzino e de cabelo escuro, das minhas roupas: calções pelo joelho, suspensórios, camisa branca e uns sapatos pretos muito deformados (não me lembro de meias :p)
Lembro-me de uns carreiros estreitos entre os arbustos muito apertados mesmo para uma criança, a vegetação era alta e densa.
Lembro-me de uma ponte pequena e de um rio ( aqui não sei bem se era um rio não me lembro da extensão mas sei que era água) e eu adorava brincar ali.
Também me lembro da voz da minha mãe a chamar-me e quando penso nisso vem-me a cabeça uma pessoa jovem e bonita :)
Também me lembro de outros sonhos passados no mesmo lugar, e de haver uma espécie de barracas de feira com coisas há venda e de esconder atrás das barracas na brincadeira. Estas barracas eram brancas e não como as que vemos hoje nas feiras que são normalmente escuras...aquelas pareciam estar cobertas por um lençol. Nessas barracas também não havia mesas... havia uma espécie de cestas e de bacias com coisas dentro pousadas no chão.

Isto é o que mais me lembro dessa altura. Estes sonhos duraram muito tempo mas deixei de sonha-los há mais de 15 anos.

Não sei se e importante ou não referir mas aqui fica: recentemente ( há uns 4 anos atrás) voltei a ter sonhos repetitivos. Eram passados sempre na mesma casa. Essa casa era ampla e tinha muitas janelas enormes e luminosas. Havia uma sala de jantar que era na maior divisão da casa ( se não me engano no lado esquerdo da casa ) e essa sala tinha duas portas, uma lateral e outra para as traseiras que dava acesso a um corredor com muitos quartos. Não sei porque mas eu passava muito tempo nessa sala. Num sonho tentei sair da sala e seguir pelo corredor e abri a porta de um dos quartos mas fiquei muito assustada porque fui repreendida por uma pessoa que tambem começou a aparecer nos sonhos, uma mulher vestida de preto, velha e austera. Por algum motivo eu sentia que ela me detestava e enquanto sonhava tinha sempre medo que ela irrompesse pela sala para me repreender. Nessa casa também havia uma torre com umas escadas circulares em madeira e em muitos sonhos eu subi aquelas escadas sabendo exactamente onde não pisar para não cair. Mas nunca consegui entrar na torre. Havia sempre uma porta fechada, ou entreaberta e eu acordava sempre nessa parte. Dessa torre tenho a ideia de que la estava algo que eu gostava muito e que me atraia para lá. A razão de eu estar a contar este 2.º conjunto de sonhos preende-se apenas por um factor. Eu não sei se estará ligado ao primeiro mas a roupa da mulher velha e da mesma época. 1900 e qualquer coisa.

Bem, tudo isto para dizer que hoje andei a fazer umas pesquisas na net e encontrei algumas coisas engraçadas, nomeadamente fiquei a saber que na biblioteca municipal tem copias dos jornais da zona desde 1870!!! Isto para mim é fantástico mas também terrivelmente assustador...
Amanha vou a biblioteca perder algum tempo a investigar esses jornais... depois posto cá os resultados ;)

"Listen: this world is the lunatic's sphere,
Don't always agree it's real,
Even with my feet upon it
And the postman knowing my door...
My address is somewhere else."

Realmente, quando me propus a pesquisar nos jornais antigos não pensei que daria tanto trabalho.
Bem depois de duas horas sentada a um computador a visualizar digitalizações em pdf dos jornais locais do ano de 1900, acabei por ficar com uma enorme dor de cabeça...
Escusado será dizer que fiquei a meio... decidi tentar situar-me um pouco mais a nível de datas.
O próximo passo será estudar a historia arquitectónica do jardim e tentar perceber a janela de tempo em que aquela ponte existiu. Depois volto aos jornais.

Esta é umas das imagens antigas do jardim onde se pode ver a ponte. Curiosamente no meu sonho existia mais vegetação em redor.


"Listen: this world is the lunatic's sphere,
Don't always agree it's real,
Even with my feet upon it
And the postman knowing my door...
My address is somewhere else."

Olá...

Ainda não sabes de mais nada? Já pesquisas-te algo mais? :)
Sekhmet

Olá,

Tenho andado a fazer umas pesquisas na net (o tempo não e muito para ir a biblioteca) para tentar fazer uma cronologia sobre o jardim. Assim, de acordo com vários sites de postais antigos, que são os que mais me tem ajudado, já vi que o jardim exactamente como me lembro nos meus sonhos só poderá ter existido entre 1889 e 1918. Apanhei alguns postais de 1908 em que ainda mostram o lago com a ponte. Neste momento esta é a janela temporal que tenho. Tenho quase a certeza que depois de 1918 o jardim sofreu alterações urbanísticas pois foi la colocado um monumento aos populares locais mortos na 1.ª guerra mundial. São cerca de 30 anos com a ponte e o lago naquele sitio e muitos jornais para pesquisar... queria tentar reduzir um pouco mais a pesquisa.
Entretanto tenho lido algumas coisas sobre a praça onde se situava o jardim:
".Foi também o local onde se ergueu o primeiro jardim público da ........, popular entre a burguesia do século XIX, função que ainda hoje mantém. Uma lenda fala de uma coruja branca que voa sobre a praça entre as onze e meia da noite e a meia noite, a qual é associada à encarnação da alma de alguém que muito amou esta praça e que nunca mais a quis deixar.." ( Fonte: Wikipedia )

Achei bonita a parte da lenda :) Seja como for neste paragrafo o mais importante para a minha pesquisa é o facto de ter sido frequentado pela burguesia do sec. XIX. Curioso é também o facto de inicialmente ter sido uma espécie de "feira" onde se vendiam muitas coisas, tendo-se transformando mais tarde num jardim para passeio como se pode ler abaixo:

"teve também o propósito de ser um jardim público, na moda no século XIX, para ser frequentado pela alta burguesia. Uma praça (de mercado) foi ali construída em Maio de 1873, com o seu elegante chafariz de ferro fundido.[2] Considerava-se que o mercado diário retirava dignidade ao centro cívico e uma nova praça (de mercado) foi inaugurada" (Fonte Wikipedia).

Como tenho tido umas horas sossegadas, fui ao fundo do baú buscar o meu diário dessa altura e descobri o seguinte:
Comecei a sonhar com isto em meados de 1994. No primeiro relato falo de um jardim "o que será que significa a fonte? depois um jardim, magnifico, belo cheio de poetas e cores maravilhosas e o jardim tem uma ponte" como esta parte está escrita a lápis e apanhou alguma humidade só consigo ler depois " duas ruas antigas".
Mais a frente no meu diário da altura: " Hoje foi outra vez sobre a fonte. Há um rio?..com uma ponte. Não entendo a ponte..." Eu tinha 14 anos quando escrevi isto e sinceramente já não me lembrava da fonte. Realmente numa das requalificações da praça lê-se o seguinte:"Que no Campo da Calssada se construa huma Praça ampla para os mercados e outros logradouros da Povoação e que nella se construão as obras com cazas alpendoradas, Arvores, e hum chafariz nomeyo tudo na conformidade da Planta..." ( fonte Wikipedia)

Ainda há muito para ler e investigar. Da próxima vez que for a biblioteca vou concentrar-me em fotografias, especialmente porque gostava de ver se a roupa de que me lembro se enquadra ou não na época.

Vou postando mais informações à medida que conseguir.

"Listen: this world is the lunatic's sphere,
Don't always agree it's real,
Even with my feet upon it
And the postman knowing my door...
My address is somewhere else."

Oi...

Bem,deixa que te diga que tás a fazer um grande e bom "trabalho"...  :)
Assim é que é,ir ao fundo de tudo para tentar perceber o que vês e o que sentes.
Agradeço que post's o que vais descobrindo,pois agora fico à espera do desfecho da tua senda!!   :laugh:
E já agora...se puder ajudar-te em algo, estás a vontade.

Shalom Aleikhem :-*
Sekhmet

Olá Seklmet,

Obrigada pelo apoio. Não foi fácil tomar a decisão de investigar isto. Ate há bem pouco tempo sempre que falava nisto a alguém ficava com o coração apertado e numa tristeza enorme. Não sei o que vai sair daqui...provavelmente vou ficar na mesma. Mas acredito que se descobrir algo mais também não me vai fazer mal nenhum. Tenho muita curiosidade, mas apesar de já ter pensado muitas vezes em fazer uma regressão, ainda não tive coragem.
Li num post teu que já fizeste uma... como correu? (se quiseres responde por PM).

Beijinho e obrigada ;)
"Listen: this world is the lunatic's sphere,
Don't always agree it's real,
Even with my feet upon it
And the postman knowing my door...
My address is somewhere else."