Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.448
Total de tópicos
26.915
  • A Justiça e a Bruxaria
    Iniciado por carlos cabral
    Lido 14.380 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: Pirk em 10 maio, 2011, 07:13
Mas estes são os registos conhecidos. Mas, quantos crimes  e julgamentos populares não eram efectuados sem que  algum registo ficasse?  Estamos a recuar no tempo em que tudo era distante, muitas localidades rurais estavam isoladas, informação e policiamento não havia, registo  das pessoas eram feitos pelos organismos ligados à igreja etc etc...

Olá Pirk

Eu não estou aqui a defender a Inquisição. Apenas a repor alguma verdade documentada. Os seus actos foram na altura e continuam a ser condenáveis, mas não se pode ter uma visão ligeira acerca do assunto. A inquisição era parte da igreja, mas tinha todo o apoio da população em geral e dos poderes instituídos.

Assassínios e julgamentos populares sempre existiram e foram sempre casos isolados.

Desde que existe uma sociedade com poderes jurídicos ( e na Idade Média existia ) todo o julgamento popular era considerado rebelião. Quem detêm o poder para julgar ou aplicar penas nunca deixa outros tomar esse poder. Mesmo nessa altura, todo o país estava dividido por comarcas, não existindo em nenhuma parte pontos sem lei. Por curioso que pareça a burocracia existia, herdamos isso dos romanos, e sempre foi tudo escrito.

A Inquisição Portuguesa passou a actuar em pleno em 1560, pelo pedido a Roma do rei D. João III,  sendo inquisidor-mor o seu irmão cardeal D. Henrique.

Era uma instituição de foro misto,  a autoridade civil aplicava castigos previstos na lei correspondentes aos delitos julgados pelo tribunal eclesiástico, visto que as penas não era determinadas pelo tribunal religioso, se bem que perante as acusações era fácil determinar o destino dos condenados. Contribuiu para manter a unidade entre os cristãos, impedindo a radicação do protestantismo, mas foi amiúde transformado num orgão de totalitarismo político, de pressão social e de discriminação racial e foram praticados excessos pelos seus membros.

A relação com Roma acerca deste tribunal nunca foi pacifica, tendo até Roma determinado a sua suspensão, mas perante um provável cisma com a religião católica e devido aos apoios da maior parte da sociedade portuguesa o tribunal continuou. Ao longo dos anos sempre existiu conflitos acerca de quem detinha o poder acerca deste tribunal. D. João IV foi até excomungado por divergências.

Para concluir, toda a história da Inquisição se baseia na busca de poder, seja ele pela Igreja ou pela Coroa. As razões dos condenados era o que menos interessava e as condenações por bruxaria era uma pequena parte. A lógica sempre foi obter poder e dinheiro á custa dos outros e nunca deixariam de livre vontade prescindir desse poder e colocar-lo nas mãos do povo, por isso a condenação dos actos populares. Se bem que os ouve, sendo um dos mais graves e falados a nível internacional, a matança dos Judeus em Lisboa em 19 de Abril de 1506.


"O conceito de um deus pessoal, que interfere com os acontecimentos naturais ou que é a causa independente dos acontecimentos naturais, transforma Deus num objecto natural ao lado de outros, um objecto entre outros, um ser entre seres, talvez o mais alto, mas mesmo assim, UM ser. Isto, de facto, é a destruição de qualquer ideia significativa acerca de Deus."
Paul Tillich, Teólogo Protestante

Citação de: carlos cabral em 09 maio, 2011, 14:14
Faltava-me dizer aqui uma coisa.
È claro que a legislação deste assunto não seria feita por pessoas nem com base em pessoas que nada sabem do assunto.
Quando a escravatura foi abolida nos Estados Unidos da America  e houve guerra civil por causa disso, houve pessoas que só sabiam era derrotar os outros mentalmente.
è o que eu estou a ver aqui.Acho que estas pessoas deviam aceitar o convite da SIC e ir lá falar de anjos....

È claro que nunca estariam de acordo porque os mediuns retiram pacientes á medicina oficial.
Um chá de uma ervanaria que ajude a pessoa a dormir está a tirar clientes ao Xanax.
Mas teria de haver alguem revolucionário que levasse a sério um caso que é seŕio.O que não vejo aqui.

De certeza que muitos chamaram aldrabão ao Louis Pasteur e muitos chamaram aldrabão ao Alexander Flemming, o tipo que descobriu a penicilina (se não estou em erro) mas esses eram os que derrotavam os outros mentalmente e não os deixavam viver.

Quanto á Inquisição...
Eu aqui vou puxar dos galardões um bocado.
Eu sou medium de nascença.Eu sou medium puro e tenho informações que poucos outros seres humanos têm.
Informações essas que não vêm nos livros de Historia porque a verdadeira Historia não vem nos livros.Está nos registos Akashicos que duvido que alguem saiba o que é aqui.
Não me confundam com um bruxo que brinco a coser a boca a sapos.
O professor Bambo é um puto á minha beira.
A inquisição existiu porque era necessaria.
A inquisição existiu porque quem lida diariamente com bruxas e seus trabalhos, sabe bem que elas são perigosas e o maior perigo reside no facto de as bruxas são pessoas muito retrogradas que acham que Satanás as protege.
Elas têm realmente poder e quem o negar é ignorante e não devia nem fazer comentarios aqui.
Só que o poder que elas têm é viciante e não as deixa regredir a uma moral mais saudavel.

Elas pura e simplesmente não desistem.
Elas pura e simplesmente não desistem e só a morte poe fim ao jogo malefico delas.

Hoje em dia quem conhece bruxas a serio como eu conheço, sabe que temos de manter a distancia dessa gente e hoje elas são bastante mais educadas mas aqui há uns seculos atras as pessoas não eram tão tolerantes como são agora.
antigamente era mais matar para viver.Antigamente as condições eram outras.
Hoje qualquer um tem acesso á Justiça e pode obter recompensas.Antigamente não.Antigamente não havia Justiça, era o olho por olho e dente por dente e a bruxaria era uma forma eficaz de fazer justiça.O problema é que se passava das marcas.Antigamente um medium era considerado um servo do Diabo e tambem era maltratado.Tal como um doente mental era considerado um servo do Diabo e era maltratado.
Tal como eu sou aqui considerado um servo do Diabo e sou maltratado, tal como o Astralys foi.
As bruxas daquela altura não paravam de fazer mal.Tal como hoje não  param e a unica maneira de as fazer parar é a morte.

Bom, eu sei que o preconceito ainda hoje marca presença na cabeça das pessoas, mas o que este Senhor, em toda a sua irrefutável sapiência diz, é mais do que preconceito: é o mesmo tipo de radicalismo que deu vida ao Nazismo e mesmo à Inquisição, por não se tolerar "o outro" em todas as suas dimensões pessoais.

Ó senhor, então não tem acesso aos registos akashicos? Do alto do seu patamar, e olhando-nos a nós, seres inferiores a si, bem lá de cima, não consegue compreender que a humanidade se faz também de diferenças? Não consegue compreender que existem os bons e os maus seja em que domínio da vida for? Não existem pois cristãos que são pessoas exímias e cristãos que são uns invejosos e de má índole? Acha que a "morte", como diz, é solução para acabar com as bruxas e é o que elas o merecem? Acredita mesmo que a sua "mediunidade pura" lhe confere o direito de apontar o dedo aos restantes e desejar-lhes a morte só porque têm crenças diferentes das suas?? Pelo seu grau de maturidade devo depreender que está tudo, menos num patamar de evolução avançado... Que triste...
Lamento pela mentalidade que expressa.

Onde andam os bruxos e bruxas daqui que não se defendem contra esta argumentação proveniente da idade média???  :D

Akasha867, isto não é inocência, é mesquinhez!!

Insanus, é isso mesmo!! Discurso muito sólido sobre a Inquisição. Não há nada a defender, mas se também se pretende discutir os seus métodos e processos, então é necessário que tanto quanto possível se jogue com os dados que se tem, sejam eles estatísticos ou simbólicos.

"A minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite."

Citação de: Old Hornie em 03 outubro, 2011, 17:40
Bom, eu sei que o preconceito ainda hoje marca presença na cabeça das pessoas, mas o que este Senhor, em toda a sua irrefutável sapiência diz, é mais do que preconceito: é o mesmo tipo de radicalismo que deu vida ao Nazismo e mesmo à Inquisição, por não se tolerar "o outro" em todas as suas dimensões pessoais.

Ó senhor, então não tem acesso aos registos akashicos? Do alto do seu patamar, e olhando-nos a nós, seres inferiores a si, bem lá de cima, não consegue compreender que a humanidade se faz também de diferenças? Não consegue compreender que existem os bons e os maus seja em que domínio da vida for? Não existem pois cristãos que são pessoas exímias e cristãos que são uns invejosos e de má índole? Acha que a "morte", como diz, é solução para acabar com as bruxas e é o que elas o merecem? Acredita mesmo que a sua "mediunidade pura" lhe confere o direito de apontar o dedo aos restantes e desejar-lhes a morte só porque têm crenças diferentes das suas?? Pelo seu grau de maturidade devo depreender que está tudo, menos num patamar de evolução avançado... Que triste...
Lamento pela mentalidade que expressa.

Onde andam os bruxos e bruxas daqui que não se defendem contra esta argumentação proveniente da idade média???  :D

Akasha867, isto não é inocência, é mesquinhez!!

Insanus, é isso mesmo!! Discurso muito sólido sobre a Inquisição. Não há nada a defender, mas se também se pretende discutir os seus métodos e processos, então é necessário que tanto quanto possível se jogue com os dados que se tem, sejam eles estatísticos ou simbólicos.



é difícil defender seja o que for com argumentos quando estamos a falar com uma parede a menos que nos queiramos divertir e então é outra historia...
Eu ate tenho o nick Akasha, logo n sei o que são os tais registo...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Citação de: akasha867 em 03 outubro, 2011, 18:39
é difícil defender seja o que for com argumentos quando estamos a falar com uma parede a menos que nos queiramos divertir e então é outra historia...
Eu ate tenho o nick Akasha, logo n sei o que são os tais registo...

Realmente...
"A minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite."

tonyBaptista
Citação de: carlos cabral em 09 maio, 2011, 14:14


Eu sou medium de nascença.Eu sou medium puro e tenho informações que poucos outros seres humanos têm.
Informações essas que não vêm nos livros de Historia porque a verdadeira Historia não vem nos livros.Está nos registos Akashicos que duvido que alguem saiba o que é aqui.


Tenho 34 anos de existência nesta vida, e alguns milénios como espírito mas, neste tempo todo de existência nunca tinha ouvido falar tamanha coisa (médium puro???). Nós quando somos mediuns de boa índole, temos de ser pessoas humildes e com um certo discernimento, não nos podemos vangloriar por algo que nos é concedido. A mediunidade não é nossa (corpo), é do nosso espírito.

#35
Citação de: tonyBaptista em 03 outubro, 2011, 20:43
Tenho 34 anos de existência nesta vida, e alguns milénios como espírito mas, neste tempo todo de existência nunca tinha ouvido falar tamanha coisa (médium puro???). Nós quando somos mediuns de boa índole, temos de ser pessoas humildes e com um certo discernimento, não nos podemos vangloriar por algo que nos é concedido. A mediunidade não é nossa (corpo), é do nosso espírito.


O problema é mesmo que este senhor carece de qualquer modéstia... Independente de ser medium ou não, qualquer pessoa deve ter bom senso. E mesmo que ele desconsidere as pessoas que praticam bruxaria (está no seu direito de não gostar), apresentar a morte como solução por acreditar que o extermínio dessas pessoas é vantajoso para a sociedade é, no mínimo, ofensivo!!!

Cá para mim este senhor avalia os outros à luz do seu próprio peso e medida, e por isso categoriza os outros de forma tão assertiva, fechada, inusitada e arrogante.

"A minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite."

Sobre este assunto só tenho a dizer:  :-X
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

#37
Citação de: akasha867 em 03 outubro, 2011, 18:39

Eu ate tenho o nick Akasha, logo n sei o que são os tais registo...

Ainda não tinha aqui chegado e já me tinha lembrado disto ...  ;D  ;D

E em resumo(básico), para alguém que não saiba, e não se sinta inferior, nem tenha que recorrer a email´s para respostas em privado,
"O Registo Akáshico é o registo individual de uma Alma desde o momento que deixa seu ponto de origem até que a ele regresse. "

A arrogância, com que se menospreza o conhecimento dos outros, apenas porque se acha ... " puro", mas para fazer publicidade, à procura de clientes aqui no fórum,já todos servem ...

Como diz Akasha : " ... é difícil defender seja o que for com argumentos quando estamos a falar com uma parede a menos que nos queiramos divertir...", e eu subscrevo inteiramente, mesmo não sendo médium, bruxo ou outro... nem puro eu sou !!  ;)

Bom post Insanus  .....  ;)
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Citação de: carlos cabral em 09 maio, 2011, 14:14
Faltava-me dizer aqui uma coisa.
È claro que a legislação deste assunto não seria feita por pessoas nem com base em pessoas que nada sabem do assunto.
Quando a escravatura foi abolida nos Estados Unidos da America  e houve guerra civil por causa disso, houve pessoas que só sabiam era derrotar os outros mentalmente.
è o que eu estou a ver aqui.Acho que estas pessoas deviam aceitar o convite da SIC e ir lá falar de anjos....

È claro que nunca estariam de acordo porque os mediuns retiram pacientes á medicina oficial.
Um chá de uma ervanaria que ajude a pessoa a dormir está a tirar clientes ao Xanax.
Mas teria de haver alguem revolucionário que levasse a sério um caso que é seŕio.O que não vejo aqui.

De certeza que muitos chamaram aldrabão ao Louis Pasteur e muitos chamaram aldrabão ao Alexander Flemming, o tipo que descobriu a penicilina (se não estou em erro) mas esses eram os que derrotavam os outros mentalmente e não os deixavam viver.

Quanto á Inquisição...
Eu aqui vou puxar dos galardões um bocado.
Eu sou medium de nascença.Eu sou medium puro e tenho informações que poucos outros seres humanos têm.
Informações essas que não vêm nos livros de Historia porque a verdadeira Historia não vem nos livros.Está nos registos Akashicos que duvido que alguem saiba o que é aqui.
Não me confundam com um bruxo que brinco a coser a boca a sapos.
O professor Bambo é um puto á minha beira.
A inquisição existiu porque era necessaria.
A inquisição existiu porque quem lida diariamente com bruxas e seus trabalhos, sabe bem que elas são perigosas e o maior perigo reside no facto de as bruxas são pessoas muito retrogradas que acham que Satanás as protege.
Elas têm realmente poder e quem o negar é ignorante e não devia nem fazer comentarios aqui.
Só que o poder que elas têm é viciante e não as deixa regredir a uma moral mais saudavel.

Elas pura e simplesmente não desistem.
Elas pura e simplesmente não desistem e só a morte poe fim ao jogo malefico delas.

Hoje em dia quem conhece bruxas a serio como eu conheço, sabe que temos de manter a distancia dessa gente e hoje elas são bastante mais educadas mas aqui há uns seculos atras as pessoas não eram tão tolerantes como são agora.
antigamente era mais matar para viver.Antigamente as condições eram outras.
Hoje qualquer um tem acesso á Justiça e pode obter recompensas.Antigamente não.Antigamente não havia Justiça, era o olho por olho e dente por dente e a bruxaria era uma forma eficaz de fazer justiça.O problema é que se passava das marcas.Antigamente um medium era considerado um servo do Diabo e tambem era maltratado.Tal como um doente mental era considerado um servo do Diabo e era maltratado.
Tal como eu sou aqui considerado um servo do Diabo e sou maltratado, tal como o Astralys foi.
As bruxas daquela altura não paravam de fazer mal.Tal como hoje não  param e a unica maneira de as fazer parar é a morte.

eu também sou médium. médium de nascença.
o professor Mamadu é um iniciante aos meus pés.
a verdadeira história em que eu creio não vem nos manuais Akashicos mas no compêndio de diagnóstico de perturbações psiquiátricas. De sigla DCIM. Mas duvido que o meu caro o conheça.
o que acontece é que, sendo médium, ao ler o seu comentário tive uma premonição que me mostrou o senhor:

estava sentado em frente a um computador no norte de portugal, segurando um prato com restos de uma francesinha e tinha o jornal "a bola" aberto ao seu lado. pergunto-me. se é medium porque não usa as suas habilidades para fazer mais do que gabar-se aqui?

#39
Uau!!! Isto é só médiuns (de raça pura ou traçados) bruxos e bruxas mais ou menos poderosos, impressionante. Entrei no vosso fórum pela primeira vez, e estou deveras impressionada. A minha ideia (ainda que arcaica) de médium era aquele que comunicava com os espíritos e forças ou energias do além (que estão além dos comuns mortais, mas que existem ao lasso lado), de bruxos ou bruxas que eram aquelas que poderiam ajudar o povo com os seus conhecimentos de ervas medicinais e outras coisas (considero  que os bruxos (as) foram os precursores dos actuais médicos, enfermeiros e farmacêuticos). Se existe ou não magia boa ou má (o vulgar magia negra ou magia branca) é pura utopia existe o conhecimento e cabe a cada um saber se o quer utilizar para o bem ou pelo mal. Pessoalmente desconheço muito acerca de magias, encantamentos e bruxarias, não entendo muito acerca de mediunidade, sei o que sei e sinto o que sinto, vivo um dia a dia a tentar me descobrir, por vezes sinto que alguém está comigo e falo que esse alguém e sinto-me em paz, outras vezes rezo uma ladainha de preces que nem sabia que existiam quando passo por certos sítios e me sinto ameaçada por algo que não sei bem o quê, mas isso não faz de mim um médium. Desde que me recordo sempre tive um medo de bruxas (é terrível o que a crendice popular pode fazer na alma de uma criança), mas dou por mim a contemplar a lua e a fazer pedidos e preces a esta, a fazer chás de ervas, a fazer mesinhas, a ler livros sobre magia (olhem que hoje em dia esses livros abundam e eu acho que a maioria deles é lixo, mas essa é a minha opinião). Se serei bruxa ou médium?...penso que nem uma coisa nem outra, sou apenas alguém com uma sensibilidade apurada. Mas impressiona-me a quantidade de médiuns ou de bruxos (as) que existem (ou dizem existir...).
Mas relativamente ao tema em questão, seria interessante ver qual a resposta da justiça portuguesa, se actualmente eles não dão uma resposta atempada ás coisas mais mundanas, imagina-se lá eles darem resposta a coisas dos espíritos e bruxarias. E pergunto-me eu, será que todas as bruxas e bruxos fazem publicidade daquilo que são, quantas e quantos vivem clandestinamente, nas suas vivencias corriqueiras, quantos médicos, advogados, enfermeiras, etc, etc, são bruxos ou bruxas e não o podem demonstrar pelas precursões que isso tinha na sua vida  pessoal e profissional, não compreendo o porquê de num fórum destes onde as pessoas (ainda com a máscara dos nikname) expõem as suas convicções de uma forma livre de preconceitos, encontro alguém que condena a bruxaria e quem a pratica. Conheço muitas pessoas más que até pelos seus actos desumanos mereciam castigos muitos pesados, mas desejar a morte a alguém ou um castigo atroz só porque tem outras crenças é impensável e arcaico.

Citação de: carlos cabral em 09 maio, 2011, 14:14
Faltava-me dizer aqui uma coisa.
È claro que a legislação deste assunto não seria feita por pessoas nem com base em pessoas que nada sabem do assunto.
Quando a escravatura foi abolida nos Estados Unidos da America  e houve guerra civil por causa disso, houve pessoas que só sabiam era derrotar os outros mentalmente.
è o que eu estou a ver aqui.Acho que estas pessoas deviam aceitar o convite da SIC e ir lá falar de anjos....

È claro que nunca estariam de acordo porque os mediuns retiram pacientes á medicina oficial.
Um chá de uma ervanaria que ajude a pessoa a dormir está a tirar clientes ao Xanax.
Mas teria de haver alguem revolucionário que levasse a sério um caso que é seŕio.O que não vejo aqui.

De certeza que muitos chamaram aldrabão ao Louis Pasteur e muitos chamaram aldrabão ao Alexander Flemming, o tipo que descobriu a penicilina (se não estou em erro) mas esses eram os que derrotavam os outros mentalmente e não os deixavam viver.

Quanto á Inquisição...
Eu aqui vou puxar dos galardões um bocado.
Eu sou medium de nascença.Eu sou medium puro e tenho informações que poucos outros seres humanos têm.
Informações essas que não vêm nos livros de Historia porque a verdadeira Historia não vem nos livros.Está nos registos Akashicos que duvido que alguem saiba o que é aqui.
Não me confundam com um bruxo que brinco a coser a boca a sapos.
O professor Bambo é um puto á minha beira.
A inquisição existiu porque era necessaria.
A inquisição existiu porque quem lida diariamente com bruxas e seus trabalhos, sabe bem que elas são perigosas e o maior perigo reside no facto de as bruxas são pessoas muito retrogradas que acham que Satanás as protege.
Elas têm realmente poder e quem o negar é ignorante e não devia nem fazer comentarios aqui.
Só que o poder que elas têm é viciante e não as deixa regredir a uma moral mais saudavel.

Elas pura e simplesmente não desistem.
Elas pura e simplesmente não desistem e só a morte poe fim ao jogo malefico delas.

Hoje em dia quem conhece bruxas a serio como eu conheço, sabe que temos de manter a distancia dessa gente e hoje elas são bastante mais educadas mas aqui há uns seculos atras as pessoas não eram tão tolerantes como são agora.
antigamente era mais matar para viver.Antigamente as condições eram outras.
Hoje qualquer um tem acesso á Justiça e pode obter recompensas.Antigamente não.Antigamente não havia Justiça, era o olho por olho e dente por dente e a bruxaria era uma forma eficaz de fazer justiça.O problema é que se passava das marcas.Antigamente um medium era considerado um servo do Diabo e tambem era maltratado.Tal como um doente mental era considerado um servo do Diabo e era maltratado.
Tal como eu sou aqui considerado um servo do Diabo e sou maltratado, tal como o Astralys foi.
As bruxas daquela altura não paravam de fazer mal.Tal como hoje não  param e a unica maneira de as fazer parar é a morte.

Registos Akashicos são os registos que existem na dimensão espiritual,onde está registado todos os acontecimentos das nossas várias encarnações.

Muita luz
Anita
Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é irrelevante!

chacalnegro
Já agora, como é que o Tribunal saberia que ambas as partes não estariam a mentir? Também com bruxaria, ou consultaria um médium? Não me leve a mal amigo, mas por o oculto/religião terem demasiado peso em algumas sociedades é que nasce a intolerância, as guerras religiosas.

Deixe lá o oculto para a vivência e crenças individuais, que é lá que pertence.

chacalnegro
Citação de: Stalker em 18 junho, 2012, 20:30
Foi referido que em França, isso rula a sério. Como são os métodos deles?
Ui, até tenho medo de saber... ;D
Os processos devem ser baseados nos vestígios físicos deixados pela prática de bruxaria. Suponho que as acuações sejam fundamentadas em assédio moral. Não acredito que nenhum tribunal sério faça um julgamento com base, somente, em vidência. Logo os franceses que são tão ciosos do seu laicismo...