Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.439
Total de tópicos
26.913
  • Deus existe?
    Iniciado por zackfair
    Lido 26.738 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
chacalnegro
Um dos grandes problemas da crença ou descrença em Deus reside no facto da atribuição de características humanas ou outro tipo de características que não têm fundamento teórico. Voltando ao conceito de bem e de mal. Ambos existem em oposição; algo é bom ou mau em função das suas consequências nomeadamente sobre o Ser Humano. Ora sendo Deus o criador de tudo, está acima desta questão, porque não é bom nem deixa de o ser, não é mau nem deixa de o ser. Simplesmente É, é o Existente por excelência, como foi dito a Moisés no Monte Sinai. O conceito de bem e mal advém da moral humana e, como já aqui foi dito é bastante flexível e variável ao longo do tempo.

No que respeita ao politeísmo, permitam-me discordar, mas se observamos com atenção os mitos da criação de várias culturas, veremos que só existe uma entidade criadora, da qual emanam todas a outras. Outro aspecto importante é que as restantes divindades ficam reduzidas a um curto espectro porque na sua grande maioria são avatares, ou aspectos da mesma divindade a quem se presta culto. Um pouco à semelhança das várias imagens da Virgem que é cultuada com as mais variadas designações.

Sem querer ofender os católicos aqui presentes, permitam-me afirmar que o Novo Testamento, sobretudo os 4 Evangelhos, não são mais do que copy/ paste de mitos ou conceitos filosóficos absorvidos em todo o Mediterrâneo oriental. Basta ver o início do Evangelho de S. João para perceber que a frase "No princípio era o verbo (logos)..." é da autoria de Anaxágoras. Ideia que foi desenvolvida no judaísmo por Fílon de Alexandria, cidade onde curiosamente Jesus passou a sua infância...

#16
Citação de: zackfair em 08 abril, 2011, 19:47
"O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus."

porque é que o mal é a ausência do bem e não o bem é a ausência do mal?
não é a mesma lógica?

podemos assim dizer:
O bem é simplesmente a ausência do mal, é o mesmo dos casos anteriores, o bem é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus.  >:D

se existe o bem também existe o mal, na física diz que não existe frio, é verdade, mas isso é igual a bem, nos damos a classificação como mal e bem ou frio e quente... porque senão, a pratica de violação, estupro, roubos e matar é tudo do bem, já que não existe mal, quer dizer que essas praticas são do bem, resultando quer dizer que Deus criou isso

Deus criou o bem que nos o classificamos mal



Mensagem alterada devido à reincidência de erros ortográficos.Por favor utilize o verificador ortográfico que o Fórum dispõe.Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 24. Obrigado.


#17
Citação de: chacalnegro em 22 fevereiro, 2012, 15:28
Um dos grandes problemas da crença ou descrença em Deus reside no facto da atribuição de características humanas ou outro tipo de características que não têm fundamento teórico. Voltando ao conceito de bem e de mal. Ambos existem em oposição; algo é bom ou mau em função das suas consequências nomeadamente sobre o Ser Humano. Ora sendo Deus o criador de tudo, está acima desta questão, porque não é bom nem deixa de o ser, não é mau nem deixa de o ser. Simplesmente É, é o Existente por excelência, como foi dito a Moisés no Monte Sinai. O conceito de bem e mal advém da moral humana e, como já aqui foi dito é bastante flexível e variável ao longo do tempo.

No que respeita ao politeísmo, permitam-me discordar, mas se observamos com atenção os mitos da criação de várias culturas, veremos que só existe uma entidade criadora, da qual emanam todas a outras. Outro aspecto importante é que as restantes divindades ficam reduzidas a um curto espectro porque na sua grande maioria são avatares, ou aspectos da mesma divindade a quem se presta culto. Um pouco à semelhança das várias imagens da Virgem que é cultuada com as mais variadas designações.

Sem querer ofender os católicos aqui presentes, permitam-me afirmar que o Novo Testamento, sobretudo os 4 Evangelhos, não são mais do que copy/ paste de mitos ou conceitos filosóficos absorvidos em todo o Mediterrâneo oriental. Basta ver o início do Evangelho de S. João para perceber que a frase "No princípio era o verbo (logos)..." é da autoria de Anaxágoras. Ideia que foi desenvolvida no judaísmo por Fílon de Alexandria, cidade onde curiosamente Jesus passou a sua infância...

Gostei deste comentário.  :angel:

Acredito na Unidade da Tradição.  ;)

Como explicar Deus, é como responder a este texto que segue abaixo:
Um Estudioso obteve a oportunidade de ficar frente a frente com Deus e perguntou a ele:
- Deus você pode tudo? (Perguntou o estudioso)
- Por que teu questionamento? (Deus)
- Por que Deus se pode tudo crie uma pedra que nem mesmo você poderá mais toca-la, tira-la do lugar ou destruí-la. Pois se você Deus cria-la já não poderás Tudo. (questionou o estudioso)
- Este é o Mistério da Fé. (Deus)

Alguém tem outra resposta? Estou impotente em responder ou explicar sobre este diálogo.  :angel:

OBS.: Não lembro de onde retirei este texto, se alguém souber pode citar a referência. ::)



Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

chacalnegro
O poder de fazer também inclui o de não fazer. Porque o poder está na liberdade plena em optar em fazer ou não fazer. Se Deus só pudesse fazer, estaria limitado a uma única acção. O facto de Deus criar uma pedra que nem ele a pudesse mover, não seria uma limitação ao seu poder uma vez que partia da sua vontade e opção. Isto em termo teóricos, claro, mais uma vez é esperar para ver o que os outros membros têm a dizer.

TinaSol
O facto de Deus criar uma pedra que não pudesse mover, seria um contra senso, pois por um lado Deus é omnipotente, podia criar a pedra, mas por outro lado se criasse a pedra passaria a ter um poder limitado, já não poderia fazer tudo. Ou seja, Deus é omnipotente dentro das leis que estabeleceu. Ele tem o poder da decisão, mas se o fizesse entraria em contradição com as suas próprias leis, ou seja iria desrespeitar as suas próprias regras (ou até mentir). Parece-me que tem a ver com o mistério da fé, no facto de simplesmente crer no poder de Deus.

O texto até está engrassadito pena é não ser real, o Einstein não tinha uma visão teísta do mundo pendia mais para o Deísmo

Citação de: lawliet em 22 fevereiro, 2012, 17:53
porque é que o mal é a ausencia do bem e nao o bem é a ausencia do mal?
nao é a mesma logica?
O caso é que "apenas" o bem, ou apenas o mal, não há evolução
é necessário a imperfeição para a busca pela perfeição, portanto evolução

Eu fiz um conto, que fala da Criação-Divina, sob ótica de um Analista de Sistemas(Deus) e seu programador (Lucifer)
no meu conto, Deus fez com que Lucifer se revoltasse com Deus de propósito, para criar a dualidade
quem tiver curiosidade, coloquem no google "Os Sete Bugs capitais"

Deus.. é incompreensível, se fosse compreensível não seria Deus
É esta a razão de "Existir Deus", pois existem coisas incompreensíveis..

Eu tenho lido sobre a hipótese dos Anunnakis.
Que eles que seriam os Deuses da Terra, todos, Odin, Jupter, Osiris, Krisna etc.
Mas eles também teriam um ser considerado Deus para o seu povo, que eles chamavam de "Criador Primordial".

Ou seja, quando alguém demonstra onipotência e uma sabedoria incompreensível, é considerado Deus, mas este também provavelmente conhece algum outro ser que é muito mais onipotente que este e mais sábio, e o chama de Deus, e assim por diante..
O universo é tão grande, que tudo que possa imaginar, deve existi

Uma Alma Celta é uma Alma Livre.
Não tem preconceitos, não faz diferenciações, acolhe tudo que é belo, lícito, com luz, com amor à Mãe Natureza, ao Criador e toda e qualquer criatura vivente deste plano ou de outras dimensões. Não julga, não exclui.
A Alma Celta é a alma que não aceita dogmas, mas aceita a Deus e suas manifestações e atributos de quaiquer destas chamadas religiões. Ora, se Deus, a Divindade Suprema é amor, como poderia uma alma insignificante como a minha, que busca o grande conserto, dizer o que é certo ou errado?
Portanto, Almas Amadas, o amor consiste na aceitação das diferenças. Somos todos feitos da mesma centelha Divina.
O AMOR!
Para mim isto é outra maneira de ver Deus,que para mim está em todas as coisas!


Fonte:Alma celta no facebook

Muita luz
Anita
Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é irrelevante!

Mephisto

#24
Depende.
Das concepções de Deus.
De que Deus se fala.
Da realidade divina, meu deus, a crença na existência de deus até depende do tipo de religião que se professa.

A opinião da minha filha mais velha, quando tinha 9 anos, foi a seguinte: "Deus é a última pergunta que conseguimos arranjar resposta".  Eu digo, que Deus é a última pergunta à qual nós não obtemos resposta!

"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

Deus existe ?!!! No verdadeiro sentido literal da palavra, ou seja, como criador, senhor do Universo não me parece que seja viável, contudo posso estar redondamente enganado. No que respeita à consideração de seres superiormente inteligentes e com uma sapiência suprema aí o caso muda de figura.
A minha opinião vai de encontro à do Xevius:"Deus.. é incompreensível, se fosse compreensível não seria Deus
É esta a razão de "Existir Deus", pois existem coisas incompreensíveis..

Eu tenho lido sobre a hipótese dos Anunnakis.
Que eles que seriam os Deuses da Terra, todos, Odin, Jupter, Osiris, Krisna etc.
Mas eles também teriam um ser considerado Deus para o seu povo, que eles chamavam de "Criador Primordial".

Ou seja, quando alguém demonstra onipotência e uma sabedoria incompreensível, é considerado Deus, mas este também provavelmente conhece algum outro ser que é muito mais onipotente que este e mais sábio, e o chama de Deus, e assim por diante.. "
As virtudes dos homens são semelhantes ao vôo dos pássaros. Não se prenda aos atrativos inferiores. A ave que se habitua com a paisagem rasteira, perde o gosto pela altura.(Provérbio Indiano)

Zen
Citação de: BACHOR em 23 fevereiro, 2012, 03:44

Como explicar Deus, é como responder a este texto que segue abaixo:
Um Estudioso obteve a oportunidade de ficar frente a frente com Deus e perguntou a ele:
- Deus você pode tudo? (Perguntou o estudioso)
- Por que teu questionamento? (Deus)
- Por que Deus se pode tudo crie uma pedra que nem mesmo você poderá mais toca-la, tira-la do lugar ou destruí-la. Pois se você Deus cria-la já não poderás Tudo. (questionou o estudioso)
- Este é o Mistério da Fé. (Deus)

Alguém tem outra resposta? Estou impotente em responder ou explicar sobre este diálogo.  :angel:

Eu penso que tenho uma resposta.

Supondo que Deus é o criador de tudo, então ele conseguiria por sua vontade criar uma pedra que nem ele mesmo posteriormente conseguisse tocá-la, movê-la ou destruí-la, para isso bastava ele ter vontade de o fazer, e depois de a criar, ele, Deus, continuaria a poder tudo na mesma, sem haver alteração nenhuma das suas qualidades, virtudes.

Deus, talvez utilizasse em primeiro lugar, o seu poder de criação para criar técnicamente a pedra, e depois de a criar na prática, iria concluír os restantes requisitos da pedra, fazendo uso da sua vontade, ou seja, de não poder tocá-la, movê-la ou destruí-la, não que não fosse "técnicamente" possível para ele Deus, mas sim apenas porque a sua vontade era essa, e uma vontade de Deus é a mesma coisa que fazer algo acontecer, consoante os seus desejos.

A resposta do Mistério da Fé, talvez seja um convite á introspeção da razão e existência humana.

#27
olá a todos, esta é a minha opinião.

para mim Deus existe, como criador de todas as coisas, omnipotente e omnipresente, não quero dizer com isto que a ciência não explique alguns dos fenómenos espetaculares do nosso planeta e até do cosmos, simplesmente acho que a pergunta da ciência está mal formulada, logo dando uma resposta que nem toda a gente concorda e/ou entende. a meu ver a pergunta essencial da ciência será o "como?" e não o "porquê?" se Deus nos deu a inteligência e a consciência que nos separa das outras criaturas é muito natural que tenhamos curiosidade, até hoje ninguém conseguiu provar que Deus não existe porque é algo que a nossa mente, (mesmo das pessoas mais inteligentes da terra) não conseguem entender. um milhão de anos para nós pode ser um segundo para Deus... pondo as coisas nesta perspectiva... a ciência está correcta no que toca à formação e evolução, mas não prova que Deus não existe.
nós humanos temos o poder de escolher em acreditar no que queremos, este poder foi-nos passado pelo próprio Deus e por ser algo tão importante e às vezes incompreensível "associamo-nos" a pessoas que se servem disso para tentar controlar o mundo. não acham esquisito as mesmas pessoas  que crucificaram Jesus serem a fundação do cristianismo mais comum? existe outro tipo de cristianismo e não é como "nós" o conhecemos, ou melhor, como fomos ensinados. por alguma razão existem os protestantes que são cristãos na mesma, mas simplesmente sabem que  tudo depende de nós e da nossa fé.
a prova de que Deus existe está na bíblia, no velho e no novo testamento, eu sei que alguns dos textos são parábolas, mas se nós temos a mente aberta para acreditar que existem fantasmas, aparições, no diabo / demónios, é tão difícil de aceitar que Deus existe? uma coisa é acreditar que Deus existe, outra coisa é escolher não O querer seguir, mais uma vez digo que nós temos o poder de escolha, estamos numa batalha constante entre o bem e o mal, cada vez mais temos evidências disso...
o principal objectivo do diabo é fazer-nos seus "militares" para a batalha final e ele usa todos os poderes e manhas que tem para nos tirar a fé e por-nos contra Deus. por alguma razão existe um velho e novo testamento na bíblia, sendo o velho a época em que Deus tinha um contato direto com o "homem" e mesmo assim não conseguiu obter o resultado que queria, então encarnou como Jesus e mostrou-nos como devíamos ser, para nós é  impossível sermos como Jesus, dado que não temos a fé necessária e somos "escravos" da tecnologia, do dinheiro e das posses terrenas, eu estou incluído neste grupo e não consigo sair... mas mesmo assim acredito que Deus nos perdoa se realmente tivermos compaixão e fizermos coisas boas sem termos de ser dignificados por causa disso... "faz o bem sem olhar a quem" eu quero fazer parte do exército do bem, por muitos pecados que cometa tento ser uma pessoa melhor no dia a seguir, não sei se isso é o suficiente para ir para o paraíso(céu é a atmosfera, estratosfera, etc) se não for a culpa não é de Deus... é minha.

espero que ninguém se sinta ofendido com este meu pequeno desabafo, apesar de tudo respeito toda a gente e crenças e não sou ninguém para tentar mudar a opinião seja de quem for, como disse a escolha está em nós...

abraços!




Mensagem alterada devido a erros ortográficos.Por favor utilize o verificador ortográfico que o Fórum dispõe.Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 24. Obrigado.

"out with the bad, in with the good"

#28
Citação de: Zen em 03 agosto, 2012, 01:18
Eu penso que tenho uma resposta.

Supondo que Deus é o criador de tudo, então ele conseguiria por sua vontade criar uma pedra que nem ele mesmo posteriormente conseguisse tocá-la, movê-la ou destruí-la, para isso bastava ele ter vontade de o fazer, e depois de a criar, ele, Deus, continuaria a poder tudo na mesma, sem haver alteração nenhuma das suas qualidades, virtudes.

Deus, talvez utilizasse em primeiro lugar, o seu poder de criação para criar técnicamente a pedra, e depois de a criar na prática, iria concluír os restantes requisitos da pedra, fazendo uso da sua vontade, ou seja, de não poder tocá-la, movê-la ou destruí-la, não que não fosse "técnicamente" possível para ele Deus, mas sim apenas porque a sua vontade era essa, e uma vontade de Deus é a mesma coisa que fazer algo acontecer, consoante os seus desejos.

A resposta do Mistério da Fé, talvez seja um convite á introspeção da razão e existência humana.

se ele criou uma pedra que não podia toca-la...
agr peça para ele tocar :P

se conseguir tocar, não conseguiu criar a pedra que queria
se não conseguir tocar, não consegue fazer tudo

para mim, com as afirmações das bíblias e outras historias que ouvi, não existe esse tipo de pessoa que chamam lhe de Deus... é como a explicação do BACHOR

ou seja, as afirmações das bíblias e outras historias afirmam que
Deus consegue criar a pedra
mas Deus não consegue tocar na pedra
e continua afirmar que Deus consegue fazer tudo



Mensagem alterada devido a erros ortográficos.Por favor utilize o verificador ortográfico que o Fórum dispõe.Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 24. Obrigado.


Citação de: lawliet em 03 agosto, 2012, 18:25
se ele criou uma pedra que não podia toca-la...
agr peça para ele tocar :P

se conseguir tocar, não conseguiu criar a pedra que queria
se não conseguir tocar, não consegue fazer tudo

para mim, com as afirmações das bíblias e outras historias que ouvi, não existe esse tipo de pessoa que chamam lhe de Deus... é como a explicação do BACHOR

ou seja, as afirmações das bíblias e outras historias afirmam que
Deus consegue criar a pedra
mas Deus não consegue tocar na pedra
e continua afirmar que Deus consegue fazer tudo

caro lawliet... o próprio diabo acredita em Deus e no Seu poder, aliás  ele foi excluído do paraíso por alguma razão. e Deus pode todas as coisas, o fazer tudo não implicava tocar, mover ou destruir a pedra, Ele podía simplesmente fazê-la desaparecer... 
abraço.
"out with the bad, in with the good"