Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.445
Total de tópicos
26.915
  • Locais Assombrados ou Casas Assombradas, o que são?
    Iniciado por IceBurn
    Lido 54.805 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá

Recuperando o primeiro post ,em que se propôe o que são casas assombradas eis a minha opinião.

Antes de mais,acho que já o disse por aqui,embora tenha em consideração a boa fé nas crenças de cada um e neste caso das casas com espiritos,devo considerar outras explicaçoes.

Para isso antes de mais devo clarificar o que entendo por Espirito,Alma e corpo.

Por corpo é simples,é materia que consta dos elementos da Tabela Periodica organizada biologicamente.
Aqui entra o elemento Espirito,disse "organizada biologicamente".
O termo Espirito deriva de uma palavra IndoEuropeia e que se adaptou á lingua latina com o
"Animus" e ao Grego "Sphir" ao Egipcio "ka" ao hebraico "Ruach" e  que se traduz por Sopro ,ar ,ou ar em movimento.O que quer dizer que enquanto o Ser respira ele vive,
A Vida-em-Si,para referir Emanuel Kant,é Sopro é Espirito.   
Não é por acaso que nos filmes de casas assombradas  ,o frio ,isto é uma mudança brusca de
temperatura induzida por um corrente de ar,ou uma janela ou porta que se abre é forte indicador de presença "sobrenatural".

Portanto para mim Espirito é Vida ,é a VIDA-EM-SI.

Vêm agora o mais importante.A Alma e a sua conceptuação.

Explicar a alma é complicado,não é vida não é corpo.E nem vale a pena tentar encontra-la em parte alguma pois parece que está fora do tempo e do espaço mas é ubicua pois parece estar em todos os tempos e lugares. Pertence todos os tempos da eternidade  e a todos os locais do infinito.
A alma liga tudo é a teia de Wyrd como lhe chamavam os Nordicos,é destino porque é governada pelas Nornas ou Parcas.

A alma individual é apenas um nodo,um fio da alma colectiva que nos  liga a todos, os fios dessa imensa teia.

Chega até nós através das tribulaçoes,a que somos submetidos,e ao mesmo tempo a enriquecemos com o nossa drama pessoal.
Muito,mas muito se pode dizer da Alma,como ter muitos nomes.Mas ela é sem duvida o Fiat luminoso da nossa existencia.

A nossa alma reflete e reflete-se nas nossas vidas atravéz do IMAGINARIO,caro a Gilbert Durand.
Não me refriro a fantasias,mas ao imaginario Criador, nos Afectos ou nos actos Cognitivos,
Sensoriais ou Intuitivos.

O nosso Imaginario na forma como o defini é a ponte que unifica a dictomia Sujeito-Objecto.

Assim no Sujeito,EU, existem potencialmente e apriori  as imagens  dos objectos as  que se adaptarão ao Objecto,tudo o que está no campo da minha consciencia

Kant dizia,por  exemplo que a cadeira existia já apriori antes de existir no ou como Objecto,o que contradizia Hume.

No Objecto existem também  potencialmente Sujeitos que só se  revelarão empiricamente.

O que faz o Imaginarium.

O Sujeito ao PROJECTAR  um dos seus OBJECTOS-APRIORISTICOS ,uma cadeira por exp, perde a condição de Sugeito.

O objecto  PROJECTADO  perde a a condição de objecto para se tornar num SUJEITO- EMPIRICO,exp a cadeira real.

A este ciclo Piaget chamou construtivsmo e resolve parcialmente o dilema Aristotelico/Platonico

Mas o que é que isto tem a ver com casas assombradas.???

A assombração começa sempre no Sujeito e projecta-se sempre no objecto casa,navio,bosque,lago,ou qualquer outra coisa assombrada.

O que é uma coisa assombrada,uma casa por exp.???

Como esteriotipo é normalmente uma casa antiga construira á muito tempo com uma arquitetura singular,e não habitada.Não se conhecem os primeiros donos ou sua existencia está envolvida em lenda.Em lenda está envolvida também uma serie de acontecimentos alguns deles dramaticos.

Uma casa como a maioria das construçoes humanas são continuaçoes funcionais  de si mesmo.

Um garfo é uma continuação dos dedos no acto de comer,um automovel uma continuação das
pernas no acto de locomoção,uma casa a imagem de um corpo que vai abrigar outro corpo.

Vejamos, a porta é a boca ,as janelas os olhos, as chaminés o nariz os corredores as veias, a adega ou cave é a dispensa ou onde se guardam comida e temporadriamente detritos é o estomago e intestinos

O cerbero é o sotão onde se guardam as velharias, as memoria dos antepassados.

O centro da casa é sem duvida os pulmoes,a sala principal, mas principalmenta a lareira de onde emerge a vida.

A lareira representa o elemento femenino,o seu calor intimo que conjuntamente com as labaredas no sentido vertical ,falico,representam o elemento masculino e que em conjunto dão vida á vida nela existente atravez do alimento cozinhado

Quando a lareira se apaga ,a vida extingue-se a casa morre começa o seu drama,já não passa, metaforicamente, de casa assombrada pelo passado vagueando apenas nela as sombras da vida que já conteve.

A verdade é só uma, nem todas as pessoas vêm ai fantasmas,e as que vêm ,o que vêm tem mais a ver com o que pessoalmente  vê do que aquilo que houvesse para ver,é a subjectividade.

Sem qualquer dogmatismo ou tentativa de impor o que quer que seja esta é a minha opinião ,e olhen já visitei algumas casas ditas assombradas mas o que vi,só têm a ver comigo.
São resiquios do nosso passado em que entre sujeito-objecto não existia separação a que Levi-Brull chamou Participation Mistique.


...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

Citação de: Alekhine em 25 abril, 2009, 10:18
Em Ovar há uma casa bastante famosa, pelo menos aqui na zona:


É conhecida como "Casa Amarela".

A mãe da melhor amiga da minha irmã diz que foi a uma casa que estava à venda e que chegou a aparecer no telejornal (não me lembro se foi SIC, RTP ou TVI) porque toda a gente que tentava subir as escadas era automaticamente repelido e com bastante força! A própria senhora viu com os próprios olhos o irmão a subir normalmente as escadas e numa fracção de segundos foi atirado pelas escadas abaixo. Ele disse que sentiu uma espécie de barreira a impedir a passagem.
O resto do pessoal que estava a visitar a casa (para possivel compra, que depois disto obviamente nunca foi feita) ficou com medo e não tentaram subir. Essa senhora também levava um bébé consigo, agora nao me lembro bem o que foi mas sei que começaram a apareçer coisas estranhas na pele do bebe quando eles estavam dentro de casa. A senhora foi imediatamente ver um médico que lhe disse que aquele problema estava relacionado com morcegos; coisa que nunca se viu dentro da casa enquanto visitada.
Deixo aqui a história que me foi contada pela minha minha irmã que por sua vez a ouviu de uma verdadeira testemunha. E foi a minha irmã que também viu a reportagem na televisão sobre a casa Amarela de Ovar que mais tarde identificou quando lhe mostrei as fotos e confirmou que de facto era a mesma casa.
That's the Way I like it.

AndreiaLi

Sempre tive curiosidade de entrar nesta casa  >:D
A verdade encontra-se atrás da nitidez

O mais perto de casa assombrada que já vi, foi um edificio de estrutura semelhante à de um hospital.  É vísivel do comboio, quando se está a passar entre foros de amora e corroios.
Este localiza-se no meio de mato, e tem uma presença austera, especialmente porque não tem vidros nas janelas e é cinzento ( já deve ter perdido a cor).
A única coisa que estraga um bocado o ambiente é o grafiti gigante que alguém lá fez u.u

Citação de: V@mpire em 11 janeiro, 2010, 19:44
Sim, está à venda.

A casa está a venda por alguma agencia? isto para poder ver fotos por dentro. :)
ILYM

Olá amigos, tenho um caso a relatar que se passou não só comigo. Quando me casei adquiri um apartamento, lá nasceriam os meus dois filhos. Quando a minha filha tinha +- quatro anos começou a dizer que via todas as noites a sombra dum homem aos pés da sua cama. O irmão que também lá dormia garantia que não via nada, eu desvalorizeio assunto acreditando que a criança tivera pesadelos. Mas a história do homem aos pés da cama repetia-se e a ele juntou-se a sombra duma mulher. Já não se ficavam por observar a minha filha como destapa-la e outras peripécias. Eu continuei a não alimentar aquilo que eu pensava ser a fantasia da minha filha até a uma noite de Carnaval em que os meus filhos ficaram a dormir na casa da avó, e no final duma festa uma prima já adulta,pernoitar nesse quarto. Por volta das 5h da manhã ouvi soluçar imenso, ergui-me da cama para ver o que se estava a passar e dou de caras com a referida prima aterrorizada que me pediu para a levar a casa, porque vira a sombra dum homem aos pés da cama onde dormia (cama da minha filha). Esta prima desconhecia completamente o relato da minha filha.
Foi quando me dei conta que se davam acontecimentos estranhos naquela casa. Decidi trocar o quarto da minha filha pelo meu e enfrentar o tal "espírito" do homem. Mas tomando mais atenção aos acontecimentos estranhos na casa eu e o meu marido viemos a descobrir que os sons constantes de louça a cair e a partir-se durante a madrugada não era provocado pelo nosso gato. Nem as portas a bater porque toda as crianças dormiam. Por fim começámos a ouvir a partir de certa hora da madrugada sons de quem martelava e deixava cair pregos no soalho e martelo, ao ponto de as crianças se queixarem que não as deixavam dormir. Interrogámos os vizinhos, curiosamente muitos também ouviam, mas todos tínhamos a noção que era o vizinho de cima, num prédio de cinco andares chegando o do último a acreditar que estava alguém no terraço.
Os anos foram passando e as "obras" continuaram, não se sabe onde.
É nesse quarto, quando mudo, que tenho as experiências mais extraordinárias da minha vida e que me levaram a duvidar da minha sanidade mental e a recorrer a um psiquiatra.     
Kristal Bruma

Citação de: kristal bruma em 03 novembro, 2011, 10:39
Olá amigos, tenho um caso a relatar que se passou não só comigo. Quando me casei adquiri um apartamento, lá nasceriam os meus dois filhos. Quando a minha filha tinha +- quatro anos começou a dizer que via todas as noites a sombra dum homem aos pés da sua cama. O irmão que também lá dormia garantia que não via nada, eu desvalorizeio assunto acreditando que a criança tivera pesadelos. Mas a história do homem aos pés da cama repetia-se e a ele juntou-se a sombra duma mulher. Já não se ficavam por observar a minha filha como destapa-la e outras peripécias. Eu continuei a não alimentar aquilo que eu pensava ser a fantasia da minha filha até a uma noite de Carnaval em que os meus filhos ficaram a dormir na casa da avó, e no final duma festa uma prima já adulta,pernoitar nesse quarto. Por volta das 5h da manhã ouvi soluçar imenso, ergui-me da cama para ver o que se estava a passar e dou de caras com a referida prima aterrorizada que me pediu para a levar a casa, porque vira a sombra dum homem aos pés da cama onde dormia (cama da minha filha). Esta prima desconhecia completamente o relato da minha filha.
Foi quando me dei conta que se davam acontecimentos estranhos naquela casa. Decidi trocar o quarto da minha filha pelo meu e enfrentar o tal "espírito" do homem. Mas tomando mais atenção aos acontecimentos estranhos na casa eu e o meu marido viemos a descobrir que os sons constantes de louça a cair e a partir-se durante a madrugada não era provocado pelo nosso gato. Nem as portas a bater porque toda as crianças dormiam. Por fim começámos a ouvir a partir de certa hora da madrugada sons de quem martelava e deixava cair pregos no soalho e martelo, ao ponto de as crianças se queixarem que não as deixavam dormir. Interrogámos os vizinhos, curiosamente muitos também ouviam, mas todos tínhamos a noção que era o vizinho de cima, num prédio de cinco andares chegando o do último a acreditar que estava alguém no terraço.
Os anos foram passando e as "obras" continuaram, não se sabe onde.
É nesse quarto, quando mudo, que tenho as experiências mais extraordinárias da minha vida e que me levaram a duvidar da minha sanidade mental e a recorrer a um psiquiatra.     

Bom dia,

Peço-lhe que copie este relato para esta zona do fórum https://portugalparanormal.com/index.php/board,7.0.html     

Abra um tópico relativamente a este relato.

Cumprimentos

Obrigado
ILYM

Quando se fala de casa assombrada logo pensamos em palacetes e mansões antigas mas conheço aqui no Brasil muitas e muitas casinhas pequenas, algumas modernas com muita atividade e não digo fantasmas residuais mas entidades que interagem com inteligência e por vezes até agressividade. Não devemos nunca focar nossas investigações somente em lugares gigantescos mas em casas comuns onde há relato de atividade paranormal dessa forma somos mais propensos a ter sucesso e "alguns sustos" em nossas investigações nestes lugares assombrados.
O pior medo é olhar para trás e não ver nada, mas ter a certeza de que alguem está ali.

Citação de: suzmcosta em 02 junho, 2009, 10:29
Existe algum cá em São Miguel?
Eu sou de São Miguel e que eu saiba não...   :(

Citação de: Alekhine em 15 outubro, 2009, 02:37
Exacto, as informações são sempre um pouco vagas e bastante contraditórias.
A fonte mais credível de informações que poderia ter é de uma senhora com cerca de 80 anos que mora lá muito próximo, mas ela diz que desde que se lembra que a casa está assim abandonada, e com fama de assombrada também.
Por isso saber a verdadeira história torna-se um pouco complicado.

Paraa se saber sobre a historia de um local deve-se começar por saber quem é o proprietário, isso sabe-se junto da Conservatória do Registo Predial, fica-se a saber quem é o actual e anteriores proprietários, normalmente estes "acontecimentos" estão ligados a antigos residentes dos imóveis, depois é tentar saber o historial da família que ali residia, através de antigos jornais ou mesmo quem sabe na net, com isso tentar perceber o que se passou no seio dessa família e ir, aos pouco, reformulando a historia.

Não é facil, leva tempo, mas poderá levar-nos a alguns resultados

Olá boa noite,é realmente extraordinário a quantidade de fatos paranormais que vêem acontecendo,
deveria têr aqui no Brasil equipes de caçadores paranormais.É realmente uma pena

Ze9
"A dúvida é o principio da sabedoria."

Eis um tópico interessante :p
Bem, aqui em Coimbra, mais precisamente em São Martinho do Bispo, também há uma casa que dizem estar assombrada. Eu pessoalmente não posso dizer se está ou não porque nunca consegui fazer com que alguém lá fosse comigo e sozinha também não vou, lol ;D mas ouvi algumas histórias... contaram-me que há uns tempos compraram a casa para fazer lá um restaurante (e isto foi-me confirmado por imensas pessoas, por isso será verdade em princípio), mas as obras foram abandonadas. Algumas pessoas não sabem porquê, outras afirmam que aconteciam coisas estranhas durante as obras como se alguém não quisesse que fossem feitas modificações lá. Há quem diga que desistiram no momento em que começaram a pintar a casa e no dia a seguir quando lá chegaram, foi como se nunca tivessem pintado nem um centímetro. Verdade ou não, sabe-se que chegaram até a pagar imenso dinheiro a um homem que vivia no terreno para que o abandonasse, foi investido ali imenso dinheiro e acabaram por abandonar a casa. Ninguém lhe pega há bastantes anos pelo que sei...
Além disso, uma colega minha contou-me que um dos irmãos dela e uns amigos dele decidiram visitar aquele sítio por curiosidade, e pelo que sei saíram de lá aterrorizados. Isto foi há uns dois ou três anos, penso eu... pelos vistos, partiram uma janela para entrar. Entraram, deram a volta à casa toda, foram ao andar de cima, e quando voltaram para baixo, a janela que tinham partido estava intacta. Segundo dizem, viram todas as janelas e nenhuma estava partida, como se nunca tivessem ali entrado. Voltaram a parti-la pra sair e acho que no meio daquilo tudo um deles ainda jura ter visto um vulto a mexer-se inexplicavelmente.
Anyway, isto é o que sei de lá... pelos vistos a vizinhança também não é muito certa das ideias. Só sei de uma mulher que vive suficientemente perto de lá, e das pessoas que sei que lá foram, todas dizem que ela é estranha.. não sei dizer exactamente porquê porque nunca a conheci mas pronto x)

EU também sou de S. Martinho Jessica. Onde fica essa casa?