Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.448
Total de tópicos
26.915
  • Lobisomem
    Iniciado por pipacarvaçho
    Lido 21.784 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Oláa a todos!!
Bem, pessoalmente nunca vi nenhum, não acredito ou deixo de acreditar, mas acho muito interessante :)
Se bem que antigamente (e ainda há uns anitos atras, relativamente poucos) falava-se muito de casos assim principalmente no norte de portugal, em que diziam que em certas alturas dos meses (nomeadamente na lua cheia) certos individuos transformavam-se em seres meio lobos meio humanos. Chegavam mesmo a afirmar que alguns individuos transformavam-se em outros animais e até havia um termo que dava nome a este fenomeno, do qual agora não me recordo, mas quando me lembrar volto aqui ;)
E acho que cada um é livre de acreditar no que quer e não havendo provas ninguem pode afirmar que seim ou que não...
E lembrem-se:  As "lendas" vêm de algum lado e existem por algum motivo e não sao imaginação do homem, são relatos muito imcompletos e vagos ;)

Cumps

Exacto. Todas as lendas têm o seu fundo de verdade. Algumas se calhar estão completamente mudadas, porque quem conta um conto acrescenta um ponto, e a passagem de histórias/lendas de geração em geração provoca isso mesmo, alteração da história original. Acredito em metamorfos, em Otherkins, porque até prova em contrário, acho tudo perfeitamente possível.
Ouvi relatos e conheco histórias de pessoas que juram a pés juntos ter visto algo fora do comum.

Tanta coisa é escondida e abafada, que não me surpreenderia nada.
"Nada é absoluto, tenho um relógio avariado que está certo duas vezes por dia"

"Sejas uma pedra ou um grão de areia, na água ambas se afundam"


Lembro-me que a minha mãe contou sobre um individuo que as pessoas diziam que era lobisomem. Isto descrito desta forma até parece uma lenda...

Era uma pessoa muito anti-social, não se dava com ninguem. Tinha os nós dos dedos, cotovelos e joelhos, calejados, cheios de cales. De dia raramente o viam, era fácil encontrá-lo á noite na rua... Ouro facto coincidente era que quando havia lua cheia, ouviam-se gritos e uivos... e quando o viam ele estava todo arranhado e com sangue...

Na altura, eram rumores porque ninguém tinha a hipotese de estudar esses factos, as pessoas tinham mais medo do que curiosidade para estudar esses factos e as coisas ficam pelos rumores... é pena.
[b]Ressonância[/b]: "...Nessas frequências, até mesmo forças periódicas pequenas podem produzir vibrações de grande amplitude, pois [b]o sistema armazena energia vibracional[/b]."

#18
Sim, ha muitos relatos assim...
Eu penso ser normal antigamente falar-se mais disto até porque o mundo era muito diferente de noite, não existiam tantas pessoas a ter "vida nocturna", não havia tanta iluminação ofuscante de noite, a "liberdade" era outra. Hoje, se realmente existirem (não estou a meter em causa) acredito que estejam escondidos, quase não ha espaço no mundo para nós, imagine-se para eles... :S
E sim, os contos ou lendas são sempre alterados, acrescentados ou tirados pontos à medida que passam de boca em boca, mas a mensagem principal está la sempre ;)

Cumprimentos ;)



Mensagem alterada devido à utilização de abreviaturas e linguagem de chat/SMS.


Estava por aqui com olhar atento aos comentários, e realmente diz-se, sim, inúmeras coisas sobre "Lobisomens" "Licantropos" "lúpus" "Lobis-homem" "metamorfos" etc etc como queiram chamar, muito do que se diz e lê não é verdade.
Não há que temer, na grande maioria dos casos.
A transformação intensifica o lado selvagem, o que todos nós temos adormecido (por via da racionalidade/sociedade) e que, por exemplo, em estado de sobrevivência acorda, é normal. A palavra selvagem assusta, compreendo, e suponho que, tal intensificação/adulteração, possa sim ser prejudicial em quem já, por si só, como humano, não é lá muito boa pessoa. Já as pessoas de bem não haverá problema a intensificação do seu lado selvagem depois da transformação pois não chegará a níveis extremamente elevados.
É extremamente raro um ataque a seres humanos, tão raro que tais fatalidades se intercalam por centenas de anos.
Este aviso é para quem acredita. Para quem não acredita ainda bem, nem precisa de se preocupar, vejam isto como algo de entretenimento emocional se preferirem.

Mephisto
#20
Citação de: JohnnyBlaze em 25 março, 2012, 00:54
(...)
Este aviso é para quem acredita. Para quem não acredita ainda bem, nem precisa de se preocupar, vejam isto como algo de entretenimento emocional se preferirem.

Eu vê-lo-ia mais como entretenimento irracional, longe de querer tirar a magia ao momento. Estamos em pleno século XXI, um tempo de ciência, onde esta, excepção feita ao cérebro, pode afirmar conhecer o corpo humano a 100%. Que a lenda seja romântica, e desperte bizarras emoções pela libertação do "potencial bestial" que existe em cada ser, é compreensível. Difícil é conseguir aceitar, ou mesmo compreender, a razão de acreditar tal possibilidade cientificamente inconcebível. Achas mesmo, tu e todos os que dizem acreditar em Lobisomens tal possibilidade genética? Influenciada ainda mais pelo simples campo gravitacional da lua?
Sejamos coerentes! Não se trata de uma questão do acredita quem quer, embora vivamos numa democracia, a concepção de tal coisa à luz da possibilidade revela, senão uma não aceitação do conhecimento, pelo menos uma animosa falta de bom-senso. É um retroceder de séculos transportados a uma subcultura concentrada numa faixa etária bem delimitada (graças a Deus). Nada mais que isso. Também eu acreditei neles quando tinha sete ou oito anos, é verdade! Fruto de livros que o meu pai tinha os quais, por força de incapacidade intelectual de discernir o texto, obrigava-me a focar a atenção nas imagens. E tudo aquilo para mim era real.
Definires factores sociológicos, como condicionantes repressoras do estado selvagem humano é não reconheceres também, por outro lado, que o homem é por natureza um animal gregário assim como uma espécie em permanente evolução. A propensão ao selvagem bestial não é assim tão óbvia além das fronteiras que ultrapassem o distúrbio mental. A licantropia é uma doença mental.
Contanto, e tudo isto porque, fiquei sem saber por estas tuas palavras:

Citação de: JohnnyBlaze em 25 março, 2012, 00:54
Estava por aqui com olhar atento aos comentários, e realmente diz-se, sim, inúmeras coisas sobre "Lobisomens" "Licantropos" "lúpus" "Lobis-homem" "metamorfos" etc etc como queiram chamar, muito do que se diz e lê não é verdade.
Não há que temer, na grande maioria dos casos.
A transformação intensifica o lado selvagem, o que todos nós temos adormecido (por via da racionalidade/sociedade) e que, por exemplo, em estado de sobrevivência acorda, é normal. A palavra selvagem assusta, compreendo, e suponho que, tal intensificação/adulteração, possa sim ser prejudicial em quem já, por si só, como humano, não é lá muito boa pessoa. Já as pessoas de bem não haverá problema a intensificação do seu lado selvagem depois da transformação pois não chegará a níveis extremamente elevados.
É extremamente raro um ataque a seres humanos, tão raro que tais fatalidades se intercalam por centenas de anos.
Este aviso é para quem acredita. Para quem não acredita ainda bem, nem precisa de se preocupar, vejam isto como algo de entretenimento emocional se preferirem.


Se te referes a transformação efectiva de homem para lobisomem, ou apenas enfatizas o despertar do lado negro do Ser humano em meio adverso e hostil à sua sobrevivência. Porque aqui sobressai a crueldade e não tanto a bestialidade.

Abraço

#21
Hoje em dia pequenas coisas a ciência não consegues explicar e por vezes (resvalando agora um pouco a teoria da conspiração) mesmo conseguindo explicar não publicita, muitas vezes por benefícios próprios, governamentais e não só, e tem todo o sentido de acontecer realmente.
Pequenas coisas essas que comprovadas questionariam por completo o sentido da palavra "normal".
Falando na palavra "normal". O "normal" é algo que moldamos segundo a nossa cultura, depende do meio onde crescemos, e depende muito também (e concordo contigo) da evolução do ser humano, da informação que adquere ou da que está disposto a adquirir, mas não te podes esquecer que a evolução vai ate um certo ponto, e é esse ponto que a ciência vai demorar a atingir, falta-nos imenso ate que evoluamos de modo a pudermos afirmar "já sei tudo".
Não vás sempre pelo que a ciência te diz, pensa por ti próprio, formula as tuas teorias, mesmo que não disponhas dos equipamentos científicos necessários, mas como é óbvio não te consumas pelo que fantasia, e pensar por si próprio é também questionar tudo. E uma ultima coisa muito importante, descredibiliza só 98% dos relatos que ouves ou lês.

Mephisto
#22
Citação de: JohnnyBlaze em 25 março, 2012, 12:36
Hoje em dia pequenas coisas a ciência não consegues explicar e por vezes (resvalando agora um pouco a teoria da conspiração) mesmo conseguindo explicar não publicita, muitas vezes por benefícios próprios, governamentais e não só, e tem todo o sentido de acontecer realmente.
Pequenas coisas essas que comprovadas questionariam por completo o sentido da palavra "normal".

É um facto que a ciência não explica tudo, tal como eu não sou propriamente matemático. Sei que existem coisas que não podem ser equacionadas, mas lobisomens não é uma delas certamente. Há campos onde a ciência é dona e senhora da razão. Não sou adepto da matemática, mas sou profundamente reverente à máxima, "contra factos não há argumentos".
Tenho aqui um livro fantástico de 1983 intitulado de Fronteiras do Desconhecido (tens uma apresentação deste num tópico para o efeito) que aborda através de um "artigo" a evolução da crença nos lobisomens com elementos históricos. Mas por ser demasiado extenso, para "dactilografar", à la pata, deixarei  para um outro dia. Fica a sugestão no entanto.

Resvalando então a teoria da conspiração, estou inteiramente de acordo contigo, no que concerne ao sequestro de conhecimentos para o campo secreto governamental, nuns Estados Unidos da América, por exemplo, dado que, Portugal, não me parece ter interesses nem capacidade financeira para tal. Não obstante este ponto, creio que são interesses meramente militares. Desenvolvimento de armas com tecnologia quase alienígena, vírus e energia. Se me falasses numa conspiração governamental, mais militar do que governamental, nuns Estados Unidos, para ocultar aquilo que é cada vez mais óbvio, aceito, face às evidências. Lobisomens está fora de questão.
Nem nós, nem a ciência, algum dia poderão afirmar saber tudo; isto é uma realidade mas, da mesma forma, existem saberes científicos que não permitem mais ultrapassar a fronteira do factual e racional, para as vastas planícies fantasiosas da mente humana.

Quanto ao pensar por mim próprio e formular as minhas teorias, com certeza que sim! Porém, levar sempre em consideração as nossas limitações naturais e intelectuais, na análise das conclusões que tiramos. O mundo não é igual para todos, embora aquilo que o move trabalhe da mesma forma para esse todo. Podemos afastar-nos dos conceitos estabelecidos, em certos campos do conhecimento, dai surgirem teorias inovadoras e grandes revoluções na ciência. Isto revela a nossa permanente evolução. Quanto a lobisomens cujo factor determinante da sua hipotética existência, passa por uma mutação genética, provocada pela gravidade da lua, está muito aquém do nosso século XXI.  

"Falando na palavra "normal". O "normal" é algo que moldamos segundo a nossa cultura, depende do meio onde crescemos"
Subscrevo integralmente.  ;)

Abraço

#23
Concordo com muita coisa que disseste e gosto da tua maneira de pensar, mas denoto (em algumas partes) um certo conformismo com tudo o que te rodeia e que está "comprovado", ou pelo menos foi isso que me pareceu. Tudo é relativo, certamente tal "expressão" não te deve ter passado ao lado.
Uma coisa que gosto é a evolução das conversas para outros campos igualmente interessantissimos derivado ao assunto em questão, so que aqui no forum o off-topic tem a cabeça a prémio e teremos certamente aqui algum moderador a fazer o seu trabalho.
Partilhaste o teu ponto de vista em relação à lenda em questão, e apesar de não concordar em certos aspectos, por motivos que preferia nao falar, abraço com todo o respeito a tua maneira de pensar, e compreendo-a a cima de tudo.

Mephisto
Lamento desiludir-te mas se há coisa que não sou cerebralmente é conformista. ;) Não consigo apenas acreditar tal coisa. Se me conseguires provar o contrário sou tudo menos inflexivél, embora tenha a certeza que não conseguirás. Não é ser teimoso, é ser realista.

dartz
é sempre bom ouvir as boas lendas e tradicionais hihi