Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.445
Total de tópicos
26.915
  • [Outro] Faculdade e Ensino Superior
    Iniciado por EduhBlack
    Lido 4.878 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Estou a acabar o 12º Ano e gostava de ir para Engenharia (agora qual, talvez informática ? ).

O problema é que não percebo muito isto de inscrições, exames, faculdades, bolsas, média. Acho que seria interessante se o pessoal do fórum que já andou/anda na Universidade pudesse explicar ou ajudar.

Desde já deixo algumas perguntas...


  • O que é um licenciamento :S e um mestrado? Pudemos ter as duas coisas?
  • Como temos acesso às bolsas ou melhor quem tem direito a bolsas? Eu moro longe da faculdade. O que recomendam?
  • A faculdade vale a pena? É muito diferente do secundário?

Agradeço desde já e estou na época de inscrição nos exames e não sei em que me inscrever :S
Obrigado (:
Abandon hope all ye who enter here

ola. Bem eu sou licenciada já há um ano e , não para te desanimar, mas ainda não consegui emprego. Isto está muito mau mesmo, mas alguns, têm a sorte de trabalharem na área e o conhecimento nunca é demais, pois nunca sabemos quando a oportunidade irá surgir. Se a tua vontade é seguir engenharia informática, acho que fazes bem, pois é uma área bastante abrangente, vai é depender da faculdade para a qual pretendes candidatares-te (umas são mais bem vistas no mercado de trabalho).
Com Bolonha o ensino superior tornou-se diferente e muito, pois no regime antigo apenas haviam exames no final do semestre, e agora, temos testes, trabalhos, projectos,(ao que chamamos avaliação continua), depois caso não tenhas o aproveitamento necessário tens um exame com a matéria toda incluida. de certa forma, a nivel de avaliaçao é muito parecido com o 12ano, lol.
quanto a tua 1º questão, a licenciatura é considerada  o 1º ciclo, o mestrado o 2º ciclo, e depois poderás também tirar especializações.
as bolsas isso já terás de te informar na faculdade que entrares, mas com esta crise e cortes a torto e a direito, não está muito favorável, cada vez temos menos ajudas, mas com esforço e empenho tudo nos é possível.

espero que tenha ajudado;)

Obrigado (:

No chat aqui do fórum já me tinham esclarecido algumas dúvidas mas é sempre bom ouvir diferentes opiniões e outro pessoal pode querer saber também.
Olha desde de já desejo-te sorte a encontrares um emprego à tua altura e que gostes pois eu muito sinceramente acho que esta situação vai mudar em relação à crise. Daqui a algum tempo os licenciados farão parte da minoria dos desempregados outra vez. Eu gosto de ser optimista (:

Mais uma vez obrigado pela informação!
Abandon hope all ye who enter here

#3
Também acabei uma licenciatura no ano passado e também estou desempregada. Já tive um ou dois trabalhitos na minha área, mas coisas pequenas. Confesso que se calhar escolhi mal o curso, pois segui algo relacionado com artes e essa é uma das áreas com menos trabalho (tanto na oferta como na variedade)... Na altura tinha mais ilusões do que as que tenho hoje. Mas bem, too late, que posso eu fazer.

Apesar de tudo não estou à procura de trabalho de forma muito activa, porque penso em começar um mestrado este ano. Estou a ver se vou para uma área um pouco diferente, dentro do possível, para ter mais possibilidades no futuro. É a maravilha dos mestrados - a oportunidade de te especializares em algo, enquanto que por norma, uma licenciatura é bem mais geral.

Mas se tu vais para Eng. Informática (ou uma engenharia qualquer, mesmo)... Boa escolha. É uma área com bastante saída, e ainda é melhor se é algo que tu gostas de fazer... No meu 12º ano ponderei ir para Eng. Informática, pus o curso como uma das minhas 6 escolhas e até teria entrado na FEUP se não tivesse calhado noutra opção mais alta da lista. Em princípio, se segues Eng. Informática, quase de certeza que sais do curso já com um mestrado (os cursos de Engenharia no processo de Bolonha costumam ter mestrado integrado).

É uma excelente área. Força nisso!

Quanto às bolsas... Eu concorri mas não me serviu de nada. Cada vez mais gente concorre e cada vez menos gente tem direito a bolsa... E os valores da bolsa em si são cada vez mais patéticos. Sem contar com os prazos e com as burocracias (dezenas de papéis, entrevistas, manhãs e tardes perdidas em filas, etc). A única bolsa que recebi foi a bolsa de Erasmus, e recebi 70% da bolsa 8 meses depois de ter regressado a Portugal e de concluir a licenciatura. Enfim... É o estado deste país.

Mas claro que, em retrospectiva, a faculdade vale muito a pena. Não só pela formação mas pela experiência de vida que se ganha: a vida académica, a oportunidade de sair de casa dos pais e ir estudar para outra cidade, a independência, as saídas, etc. Já tenho saudades da faculdade e saí de lá há pouco tempo...

Espero ter ajudado. :)

São muito boas experiências mesmo, é sair de casa e aprender uma nova vida... eu gostei bastante desses tempos tanto foram bons como maus, mas não me arrependo daquilo que vivi;) enfim já foi, agora fico-me pelas formações ;););)

EduhBlack, não sou de grande ajuda, pois acabei a minha licenciatura em informática em 1999, e nessa época, as coisas eram muito diferentes...
Mas respondendo à tua pergunta, se a faculdade vale a pena, a resposta é SIM! :) Sem dúvida, investires na tua formação é o melhor investimento que podes fazer, mais cedo ou mais tarde, haverá retorno de pelo menos 100%...
Agora há que ponderar qual o curso de que gostas mais, e tens de dar muita importância ao facto de gostares mesmo da área que escolheres...
Quanto ao futuro, apesar de as coisas estarem menos boas agora, há que encarar o futuro com optimismo... :)
E força nisso... :)

Obrigado por partilharem as vossas opiniões sobre a fac.
Eu ano no profissional e o 12º tá a acabar. Eu sei que o meu curso não serve pra muito e que hoje em dia um licenciatura é sempre uma ajuda. Só que as propinas são um bocado caras e tenho receio de me inscrever e depois sei lá :S

Eu tenho me aplicado a minha média é de 15 para ai mas ainda um bocado indeciso apesar de as vossas respostas terem ajudado :S

Abandon hope all ye who enter here

como andas num curso profissional, talvez tenhas mais facilidade em arranjar um trabalho e podes sempre ir para a faculdade e  usufruir do estatuto trabalhador -estudante ;)

E já ponderaste ir para um politécnico? Sei que há politécnicos que têm as propinas mais baixas (como o caso do IPB)...

#9
Obrigada mais uma vez pelas informações mas tenho mais dúvidas (sim, lol, não percebo mesmo nada)

  • Estatuto trabalhador-estudante? o que é isso?

e eu acho que o ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto) é um politécnico
Abandon hope all ye who enter here

o estatuto trabalhador estudante, é para as pessoas que trabalham e estudam simultaneamente e, tem algumas regalias quanto na época de exames,como no numero de faltas das aulas e no trabalho têm direito ao dia(não tenho bem certeza) para fazerem os exames. também tens o horário pós-laboral, que é bom para quem trabalha também..
o isep penso que é politécnico, mas as propinas andam todas entre os 900e e 1000e anuais no publico, acho que não difere de publica para publica, é mesmo o caso de pesquisar os sites e confirmares

Tag do título do tópico alterada de [Informação] para [Outro]. Peço que não inventem Tags, sff. Só as Tags daqui é que são válidas.