Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.439
Total de tópicos
26.913
  • O que é o Exorcismo?
    Iniciado por IceBurn
    Lido 59.923 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
#45
Citação de: Paraphenomenal em 10 abril, 2013, 20:25
Mas deduzo que não seja necessário estarmos ligados a uma religião para proceder a um exorcismo, até porque não tem lógica... falamos apenas de algo bom ou mau e não de Deus e Satanás.

O cobre é bom condutor de eletricidade, a madeira não. Cada doença tem o seu remédio. Talvez o exorcismo pronuncie as palavras certas (com intenção claro) para afastar algo que seja susceptível a essa intenção...

Se um surdo estiver de costas não serve de nada gritar-lhe... talvez seja mais eficiente passar-lhe um texto silenciosamente. :)
[b]Ressonância[/b]: "...Nessas frequências, até mesmo forças periódicas pequenas podem produzir vibrações de grande amplitude, pois [b]o sistema armazena energia vibracional[/b]."

A resposta a isso é simples e conhecida:
- O pior cego é aquele que não quer ver... E existem milhões...
"Eu não preciso dos padres do mundo, porque não preciso do Deus do céu. Isto quer dizer, que tenho meu Deus dentro de mim" - Eça de Queirós

Citação de: Niklaus Grimaldi em 15 abril, 2013, 19:06
Só estou a dizer que dentro do cristianismo não são só os sacerdotes que são exorcistas... Agora pessoas não sacerdotes não podem ser exorcistas? LOL

Alguma vez tentei perceber o que transmite? Eu já li a Bíblia e já a estudei mais vezes de certeza do que muitos padres ou sacerdotes...

Pelo contrário, conheça pessoas do âmbito do vaticano... Que o rondem... Depois de as conhecer e de as ouvir, ou de investigar por si mesmo, vai perceber que ali há muito mais do que se imagina... Não é só levantar a mão e eleger pápas... Existem ali mais segredos do que dentro dos partidos políticos todos de Portugal juntos...

A Bíblia foi escrita por homens, e será que neste livro esta contido todos os ensinamentos?
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

MyAngel
Citação de: BACHOR em 18 abril, 2013, 19:51
A Bíblia foi escrita por homens, e será que neste livro esta contido todos os ensinamentos?

Meu caro, diga-me algum livro que não tenha sido escrito pelos homens.
Se fôssemos a pensar assim, tudo o que era escrito estaria errado.

Os médiuns também são seres humanos; não são deuses.
Lembre-se que tudo o que há escrito é para ensino. Deve-se é ter cuidado no seu entendimento.

Citação de: BACHOR em 18 abril, 2013, 19:51
A Bíblia foi escrita por homens, e será que neste livro esta contido todos os ensinamentos?

Quem garante se não é ficção até? Ou vão dizer que os Livros: "A Saga Twilight" também erramos no seu entendimento? Pelo amor da santa...

Eu agora até nem vou dizer que a Bíblia esteja errada de todo porque sei que não vale a pena porque prefiro ser como a água, contorno para vencer mas se ela não estiver errada, é muito mal percebida, e se fosse por todos, e se não fosse o vaticano, o cristianismo já era mínimo... Já quase não existiam cristãos... O cristianismo não vale absolutamente nada... É uma fachada mesquinha que se esconde atrás dos pobres e oprimidos... Como qualquer partido político...
"Eu não preciso dos padres do mundo, porque não preciso do Deus do céu. Isto quer dizer, que tenho meu Deus dentro de mim" - Eça de Queirós

MyAngel
#50
Citação de: Niklaus Grimaldi em 19 abril, 2013, 19:02
Quem garante se não é ficção até? Ou vão dizer que os Livros: "A Saga Twilight" também erramos no seu entendimento? Pelo amor da santa...

Eu agora até nem vou dizer que a Bíblia esteja errada de todo porque sei que não vale a pena porque prefiro ser como a água, contorno para vencer mas se ela não estiver errada, é muito mal percebida, e se fosse por todos, e se não fosse o vaticano, o cristianismo já era mínimo... Já quase não existiam cristãos... O cristianismo não vale absolutamente nada... É uma fachada mesquinha que se esconde atrás dos pobres e oprimidos... Como qualquer partido político...

Não vou entrar pela onda do é verdade ou mentira. Isso cabe a cada um entender ou não.
Podia colocar vários exemplos de ser verdade, bem como o contrário. Mas isso não é relevante; o que importa é ler, compreender e respeitar quem acredita, tal como se respeita quem não acredita.

Vocês viram de opinião como se muda de roupa. Ora dizem isto, ora dizem aquilo. Vocês é que precisam de entender.

Por ventura já visitaste algum médium? Já viste como trabalha?
Tenta compreender em vez de atirar palavras para o ar.

Você por acaso ousa julgar-me antes sequer de me conhecer? Eu conheço dezenas de médiuns, ajudo outras dezenas a aprender essa arte, essa habilidade, a controla-la, quanto à Bíblia já a li várias vezes estudando-a, por isso por alma de que santa é que me está a acusar de mudar de opinião, e de falar sem saber...

Oh amigo, se não consegue defender a sua tese sem ofender o outro debatente, dedique-se à pesca...
E tente não afogar os peixinhos...
"Eu não preciso dos padres do mundo, porque não preciso do Deus do céu. Isto quer dizer, que tenho meu Deus dentro de mim" - Eça de Queirós

MyAngel
#52
Citação de: Niklaus Grimaldi em 20 abril, 2013, 20:35
Você por acaso ousa julgar-me antes sequer de me conhecer? Eu conheço dezenas de médiuns, ajudo outras dezenas a aprender essa arte, essa habilidade, a controla-la, quanto à Bíblia já a li várias vezes estudando-a, por isso por alma de que santa é que me está a acusar de mudar de opinião, e de falar sem saber...

Oh amigo, se não consegue defender a sua tese sem ofender o outro debatente, dedique-se à pesca...
E tente não afogar os peixinhos...

Olá.

Em primeiro lugar, devo referir que não pretendo insultar ou ofender quem quer que seja. Isto serve igualmente para ti.
O que disse foi com o intuito de chamar à atenção para perceberes que tudo o que parece verdade não o é, nem o contrário.

Devo dizer que não sigo a tese da igreja, mas daquilo que sou informado pelo mundo espiritual e tenho maior inclinação à doutrina de Allan Kardec.
Não me considero um médium, mas já tive oportunidade de ver muitas coisas que se passam do outro lado; ajudar e ser ajudado.
Sou um estudante nesta matéria e procuro aprender sempre mais, mas tudo dentro dos princípios do equilíbrio. Sei quando não devo interferir.

Mas volto a sublinhar o que disse anteriormente: se conheces assim tantos médiuns, deverias saber que os mesmos, atendendo que seguem Deus, não criticarão a biblia.
Este livro é um guia escrito para estudo do oculto. O seu entendimento é dificultado devido às várias parábolas nele inseridas e que leva muitas vezes a uma má compreensão.
Como escrito pelo homem, poderá estar envolto de mentira, mas concerteza que também se tirará alguma verdade do mesmo. Posso dizer que sim.

Vou fazer uma comparação em relação à religião cristã, mas pode ser comparada com todas as outras.
Quando se está doente, vai-se ao médico. Correto?
Como se sabe, o mundo da medicina está envolto em corrupção, aproveitamento e negócio. É um negócio envolvendo biliões e biliões.
Mesmo assim não se deixa de os procurar. Como em qualquer área profiisional, a mesma tem bons e maus profissionais.
Existem operacionais da medicina que mantém os pacientes doentes a favor do negócio, pouco se importando do seu bem-estar, outros simplesmente nem querem saber, desde que caia o seu vencimento; mas também existem os bons operacionais que, até poderão não ser os mais sábios, mas tudo fazem para procurar o bem-estar dos doentes, abdicando até do seu.

Nas religiões acontece exatamente o mesmo, existem pessoas nelas ligadas que são excelentes e dedicadas, e outras que não seguem a mesma linha de pensamento.
Portanto, existem nas religiões pessoas que nascem para cumprir missões, tal como médiuns.

Agora, só para descomprimir: Não tenho o dom da pesca. Tenho pena dos animais. ;D

Bem haja.

O que eu quero afirmar, é que já disseram que um exorcista, tem que ser um sacerdote, tem que ser cristão... E isso é uma total mentira...

Quanto à verdade e à mentira, a convicção de que há só uma verdade e que a si mesmo está em posse dela, é a raiz de todo o mal do mundo... O começo da sabedoria é encontrado na dúvida... Duvidando começamos a questionar e procurando podemos achar a verdade...
"Eu não preciso dos padres do mundo, porque não preciso do Deus do céu. Isto quer dizer, que tenho meu Deus dentro de mim" - Eça de Queirós

Citação de: MyAngel em 19 abril, 2013, 18:49
Meu caro, diga-me algum livro que não tenha sido escrito pelos homens.
Se fôssemos a pensar assim, tudo o que era escrito estaria errado.

Os médiuns também são seres humanos; não são deuses.
Lembre-se que tudo o que há escrito é para ensino. Deve-se é ter cuidado no seu entendimento.

Meu caro concordo,  médiuns para minha pessoa são apenas pessoas.
Quando disse que a Bíblia foi escrita por pessoas logo não deve conter todos os ensinamentos, logicamente se estende a todos os demais livros.  ;)
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Mediuns não precisam de acreditar sequer em Deus para possuir essa habilidade... Quanto mais serem praticantes...
"Eu não preciso dos padres do mundo, porque não preciso do Deus do céu. Isto quer dizer, que tenho meu Deus dentro de mim" - Eça de Queirós

Niklaus, segui este tópico e vou te pedir que sejas mais moderado e que opines sem desrespeitar ninguém, lembra-te que cada um é livre de ter da sua opinião, desde que não insulte ninguém.

Obrigado
ILYM

"Procurai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais se vos dará por acréscimo." Jesus Cristo

fialves
Para quem diz que o maior mal do mundo são as certezas absolutas, pareces-me algo contraditório.

Creio que estás a falar de forma leviana sobre assuntos que não entendes e que, na verdade, não procuras entender.

Se conhecesses a Bíblia, como dizes que conheces, saberias que qualquer pessoa -- mesmo não sendo baptizada -- pode invocar com sucesso o nome de Jesus Cristo para expulsar demónios e espíritos malignos, desde que creia Nele. Jesus deu dois "mandatos" aos Seus seguidores: pregar a Boa Nova e expulsar demónios e espíritos imundos.

E repara que o que se convencionou chamar de "exorcismo" não é apenas o chamado "exorcismo maior", que é o que os padres católicos e ortodoxos realizam, mas também as chamadas preces de libertação, que qualquer pessoa pode fazer.

A questão é que a Igreja criou uma regra segundo a qual apenas os padres exorcistas -- isto é, os que foram nomeados para tal pelos bispos diocesanos -- podem praticar o tal exorcismo maior (o ritual que se vê nos filmes, caso não tenhas percebido).

Mas isto é uma regra que foi imposta pelo Vaticano, essencialmente por duas razões: para segurança das pessoas (porque os exorcismos podem ser perigosos e até causar a morte) e, desconfio eu, para concentrar essa missão pastoral nas mãos do clero, quiçá por uma típica questão de poder.

Porém, do ponto de vista teológico, não existe nenhuma objecção à realização de exorcismos por qualquer cristão ou pessoa que invoque o nome de Jesus. O mesmo acontece, por exemplo, com o sacramento do Baptismo: qualquer um pode baptizar, mas normalmente é o padre que o faz.

De resto, como referi acima, o exorcismo não é um exclusivo das igrejas cristãs. Existe em todas as religiões e consiste sempre na invocação de entidades espirituais do Bem para ajudar a expulsar entidades do Mal.

Portanto, meu caro, tem lá calma na forma como te diriges aos outros e como falas de coisas que desconheces.

saudações


Citação de: Niklaus Grimaldi em 15 abril, 2013, 19:06
Só estou a dizer que dentro do cristianismo não são só os sacerdotes que são exorcistas... Agora pessoas não sacerdotes não podem ser exorcistas? LOL

Alguma vez tentei perceber o que transmite? Eu já li a Bíblia e já a estudei mais vezes de certeza do que muitos padres ou sacerdotes...

Pelo contrário, conheça pessoas do âmbito do vaticano... Que o rondem... Depois de as conhecer e de as ouvir, ou de investigar por si mesmo, vai perceber que ali há muito mais do que se imagina... Não é só levantar a mão e eleger pápas... Existem ali mais segredos do que dentro dos partidos políticos todos de Portugal juntos...

Shammash Ha-Chayim
#59
Boker Tov (Bom dia),

Li este tópico e vejo muitas opiniões, muitas delas muito boas e correctas. Vou deixar a minha.
Não há qualquer necessidade de ser padre, de ser cristão, judeu, budista, nem de qualquer religião para realizar um exorcismo. Todos esses factores podem ajudar, ou não. Faço uma pequena nota introdutória sobre aquilo que estudo para melhor dar a entender a minha opinião.
Embora pertença à religião judaica, não me considero uma pessoa religiosa no sentido comum da palavra. Religião baseia-se na crença, enquanto que este ramo mais concreto e menos compreendido e divulgado do judaísmo baseia-se na experiência. Falo de Ma'assei Merkkabah, que deriva na mais conhecida Kabbalah. Um Mekkubal, ao qual na Europa dão o nome vulgar de "cabalista" é uma pessoa que estuda e pratica o Judaísmo formal, seja ele Ortodoxo, Conservador, ou pós reforma (o que é o meu caso, sendo preferida a vertente Conservadora, o que tem implicações a nível da doutrina, ou mais especificamente na forma como ela é observada e vivida) e estuda e pratica a doutrina da Kabbalah com uma observância formal teorico-prática. Há que diferenciar um Mekkubal de um Cristão, ou outro religioso que estuda cabala. A Kabbalah deve ser entendida dentro de uma main-frame judaica, sendo que muito do que se estuda nesta vertente não é ensinado fora da comunidade yehudim. A Kabbalah que é estudada quando o estudante está ligado à Yeshiva, não é a Kabbalah que se encontra por aí publicada por autores tipo Dion Fortune, Regardie, entre muitos outros, nem se assemelha, de forma alguma à tradição mágica eurpeia que se pode encontrar em Eliphas Levi, Papus, Guaita, Crowley, Mathers, etc. Todos estes autores focam pontos importantes da Kabbalah, sendo que alguns a compreenderam até certo ponto, enquanto outros se afastaram por completo da sua natureza. Quando vejo cerimónias que misturam forças de Nomes Divinos Hebraicos tais como Elohim Gibor, Hashem Tsabbaoth (yhvh Tsabbaoth) com nomes de um suposto "enoquiano", fico perplexo. Não é assim que funciona, nem estas forças foram reveladas para serem usadas dessa forma. Não nego que certos rituais tenham alguma eficácia, mas outros são perfeitos disparates. Se os seus autores usam as forças da Kabbalah, devem respeitar as regras da própria Kabbalah. Muitos vão contra elas.
Um Mekkubal é um estudante e praticante judaico que estuda e pratica Kabbalah. O resto são imitações ténues. No Oriente o método mais semelhante à Kabbalah é o Dzogchen do Budismo Tibetano. Seria tão disparatado misturar Kabbalah com "enoquiano" como misturar Dzogchen com "enoquiano". Se pode ser feito? Bem, pode, e tem sido feito, mas quem o faz está muito distante de saber o que verdadeiramente Kabbalah significa. Estudo e pratico Kabbalah há cerca de 24 anos.
Uma das vertentes menos conhecida e menos praticada da Kabbalah trata das relações que os homens (humanos) têm, podem ter, podem criar e estabelecer, com os habitantes dos Kelipphot, uma forma técnica de designar infra mundos, infernos, subdimensões, dimensões imperfeitas, etc. Estes habitantes são o que na linguagem vulgar se chamam "demónios", nome que não faz muito sentido dada a sua proveniência etimológica. (Daemon Socrático, i.e. sem qualquer relação com espíritos malignos).
Uma dessas relações que se estudam é a relação de comando que o Mekkubal estabelece sobre esses espíritos que se lhe submetem.
A explicação detalhada do estabelecimento de tais relações seria uma dissertação demasiadamente longa. Em traços muito gerais, o Mekkubal deve estabelecer autoridade Divina sobre esses espíritos que, então, são forçados a submeter-se. Tal autoridade provém de um indivíduo altamente treinado, com formação moral superior (algo complexo de explicar sem dissertar sobre a diferença entre moral e ética) e com conhecimentos técnicos profundos sobre que forças utilizar para controlar o quê. O "exorcismo cabalístico" assenta na premissa em que é possível chamar um espírito maligno e submetê-lo à vontade de quem o chama.
O Exorcismo está englobado na capacidade que o ser humano pode adquirir de comandar QUALQUER ESPÍRITO MALIGNO.
Um Cristão, um Judeu, um Islâmico, um Budista, um Hindu, um Taoísta, etc, todos possuem uma mesma característica: São seres humanos. Como tal, QUALQUER SER HUMANO pode exorcismar (termo correcto) um demónio. para isso existem muitas técnicas dependendo das tradições estudadas. O Ritual Romano Católico não é de longe das mais eficazes, mas nenhum Santo, verdadeiramente Santo da Religião Católica usa o Ritual Romano para realizar um exorcismo. Nem tampouco o faz um Papa que mereça esse nome. Duvido que o Papa Francisco (que espero para bem de todos os Católicos que seja um Papa como aparenta ser, i.e. um ser de altíssima formação espiritual e moral) necessite de usar o Ritual Romano para retirar um espírito maléfico de alguém.
Vi posts onde confundiam "demónios" com espíritos humanos perdidos. Isso é um disparate. São duas classes de espíritos completamente distintas. A possessão demoníaca é completamente diferente na possessão por uma "alma penada" que na Tradição Cabalística se chama de Dibbuk. Um Dibbuk não é o que o ocultismo europeu chama de "casca" ou concha vazia, que, basicamente é um "espírito" vazio, ou seja, a presença do que uma pessoa foi em determinada vida. Um Dibbuk é aquilo que um Budista chamaria de Preta, ou espírito faminto. Na classe de possessões por espíritos que foram humanos, esta é a mais perigosa. São, felizmente, muito mais raras do que a possessão por espíritos perdidos, ou por "cascas" humanas que não são senão identidades de pessoas que já foram, mas que não possuem essência divina dentro delas.
O estado anterior à possessão é chamado de obsessão, no qual o espírito influencia a vida e os pensamentos da sua "vitima" sem, contudo, suprimir a sua vontade e consciência. Este tipo de obsessões são, muitas vezes, confundidos com problemas clínicos, curiosamente, com terapia médica adequada, podem mesmo desaparecer. (Não estou a afirmar que todos os problemas psicológicos têm causas espirituais, muito longe disso). Tenho formação em Medicina. É, porém, interessante recomendar o livro "Unquiet Dead", Edith Fiore, para que esta relação possa ser melhor analisada.
Um clínico, passando uma prescrição médica e acompanhando um doente pode realizar um exorcismo involuntário. "So much for the priests!"
O facto é que, em caso de necessidade, qualquer pessoa pode realizar um exorcismo simples. Uma possessão demoníaca, sim, necessita de alguém devidamente treinado e com formação adequada para ser tratada e para que a entidade possuidora seja combatida, de resto, não existe necessidade de sacerdócio de qualquer tipo.
Sempre existiram possessões desde que o homem regista o seu quotidiano e sempre existiram exorcistas. Todas as culturas têm os seus. Importante é entender o que um exorcista não é:
Um exorcista não é um mercenário que leva somas elevadíssimas pelo seu trabalho. Um exorcista não é alguém que use sexo para banir a entidade possessora. Um exorcista não tem que abençoar os bens materiais de alguém ficando na posse dos mesmos, etc.
É importante perceber que muitos "curandeiros" podem conhecer técnicas, algumas eficazes, para exorcismar espíritos maléficos, mas isso não os torna nem santos, nem tampouco boas pessoas. Há um pouco de tudo. Quando uma pessoa sofre a tremenda infelicidade da possessão deve procurar auxílio imediato junto de fontes credíveis. A Igreja Católica conta com bons exorcistas, A Yeshivah também, tal como muitos outros cultos. Mas antes de ir a correr ao Padre, sejam sensatos, vão a um médico. Os Psiquiatras não são tão obtusos quanto possam pensar. Muitos já viram mais possessões do que qualquer Padre e sabem BEM reconhecer o que é e o que não é do seu âmbito de terapia... e alguns, corajosos, não muitos, mas alguns, saber-vos-ão indicar alguém seguro e eficaz, geralmente fora da escola médica.

Shalom ub' Baracha

Shammash ha-Chayim