Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • O que é o Exorcismo?
    Iniciado por IceBurn
    Lido 59.916 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
SpiritWolf
#15
Citação de: heavens butterfly em 19 dezembro, 2009, 01:05
Eu, já ando aqui algum tempo e tenho evitado sempre esta secção (e agora vejo, que tinha razão, eu ainda vou ser expulsa do forum por causa dos meus comentários nesta secção)
Convém ser um padre a fazer um exorcismo; pois, sabe muito bem o que está a fazer e quais as consequências que isso pode ter (pode-se matar uma pessoa ao fazer um exorcismo)

2º Exorcismo com ritual em latim: Isso é muito à filme "Sobrenatural"  ;D ;D
Num exorcismo de verdade com um demónio, ou mais, de verdade não é preciso ritual nem latim: Cristo falava aramaico (nem sequer era hebraico) o latim veio muitos anos depois....e com uma única frase, Cristo expulsava 7 demónios duma só vez  ;D ;D
Tudo bem que era Cristo; outro poder; outra noção das coisas; mas mesmo assim....
É preciso, sim, dizer as palavras certas, na hora certa e pela pessoa certa...A fé, nesta matéria é tudo....
até se pode matar uma pessoa por se fazer um exorcismo mal feito....


Sem Comentarios ...

Períodos históricos

O latim apresenta variações conforme o período histórico que se examina:

   * Pré-clássico, do século VII a.C. ao século II a.C.. As inscrições mais antigas procedem do século VII a.C. Nos séculos III e II a.C. a literatura faz sua aparição, sob influência grega (Plauto, Terêncio).
   * Clássico, do século II a.C. ao século II d.C. A idade dourada da literatura latina.
   * Latim vulgar, incluindo o período patrístico, do século II ao V, inclusive a Vulgata de São Jerônimo e as obras de Santo Agostinho.
   * Período medieval, do século VI ao século XIV; surgem as línguas românicas.
   * Período renascentista, do século XIV ao XVII.
   * Neolatim (ou latim científico), do século XVII ao final do século XIX.



a linguagem de Jesus Cristo embora nunca provado, sim falava aramaico, mas no periodo do Senhor, falava-se 7 dialectos diferentes dessa Lingua. Jesus era Judeu e nao cristão como as pessoas pensam, e o Latim era usado pelos Romanos desde essa altura, ate recentemente. Dai Ser uma linguagem antiga, e usada pela Igreja e nao So para fazer os Rituais de exorcismo.

Um Exorcismo nao tem necessariamente que ser feito por um padre, qualquer pessoa experiente tem capacidade para fazer um Exorcismo. E certo que uma pessoa pode nao sobreviver a um exorcismo, mas as hipoteses sao 50-50 ..

#16
 :cloudnine:

A Escrita, como um sistema de signos que serve para exprimir graficamente a linguagem, constitui uma das grandes conquistas da Humanidade. Desde os primeiros signos conhecidos até chegar aos sistemas alfabéticos actualmente em uso, a escrita passou por inúmeras mudanças e transformações. Nesta evolução distinguem-se claramente duas fases essenciais: a escrita ideográfica e a escrita fonética. No primeiro estádio, a escrita compunha-se por signos pictóricos que representavam objectos ou ideias, com um simples valor ideográfico. Por isso, eram necessários tantos signos quantos os objectos e ideias a exprimir. Numa segunda fase, os signos começaram a representar não já objectos ou ideias, mas os sons com que tais objectos ou ideias eram nomeados no respectivo idioma. Os signos além do valor ideográfico passaram a ter também um valor fonético, conforme o texto em que surgiam. Os mais antigos vestígios de escrita provêm de Sumer (baixa Mesopotâmia), cuja antiguidade atinge 5 500 anos aproximadamente. Tanto a escrita suméria como a escrita egípcia (hieroglífica) são ao mesmo tempo escritas ideográficas e fonéticas, que repousam no uso muito elevado de signos. A escrita suméria, por exemplo, dispunha quase de 20 000 ideogramas simples e compostos.

Mas a grande conquista da escrita foi a criação do Alfabeto. A palavra alfabeto é de origem latina (alfabetum), sendo constituída pelas duas primeiras letras do alfabeto grego, alfha e beta. O alfabeto fenício, que parece baseado na escrita do proto-Sinai (anterior ao séc. XV a.C.), foi o mais perfeito e mais difundido alfabeto antigo, com uma antiguidade de 3 000 anos. Constituído por cerca e vinte e dois signos, que permitiam escrever qualquer palavra, a sua simplicidade foi a chave da sua rápida expansão. Foi adoptado, a partir do séc. X a.C., pelos Arameus, que o transmitiram aos Nabateus, Sírios, Persas e Hebreus. O alfabeto árabe parece derivar também dele, embora seja difícil determinar como e quando se deu essa transformação.

Para a nossa civilização, o facto de maior transcendência foi a adopção, cerca do séc. VIII a.C., do alfabeto fenício por parte dos Gregos, que o aperfeiçoaram, introduzindo-lhe a notação dos sons vocálicos. As primeiras inscrições alinhavam-se da direita para a esquerda, mas mudou-se depois de orientação, alinhando-se da esquerda para a direita, o que deve ter tido em conta a procura de semelhança com os signos fenícios. O alfabeto grego clássico do séc. VI a.C., compõe-se de vinte e quatro letras, vogais e consoantes.

Deste alfabeto surgiram escritas de populações não helénicas, como o etrusco e o lícico. Na Idade Média, formar-se-iam ainda a partir do grego o alfabeto gótico e os alfabetos eslavos. A partir do alfabeto etrusco e outras escritas itálicas formou-se o alfabeto latino, cujos primeiros documentos datam de final do séc. VII a.C. e princípios de VI a.C. Por volta do séc. I a.C., o alfabeto latino encontra-se perfeitamnete constituído, constando de vinte e três letras. Com o Império Romano e o domínio do mundo ocidental, o alfabeto latino haveria de se impôr em todas as colónias.

O que aqui se pretende dar a conhecer é apenas uma pequena parte da longa evolução de várias escritas, acompanhados de uma curta explicação quanto ao seu aparecimento e desenvolvimento. Alguns destes alfabetos foram, ao longo dos séculos, fundidos em chumbo por fundidores famosos como Claude Garamond (séc. XVI), que pretendiam oferecer à Europa edições gregas e latinas. Os punções utilizados na realização destes alfabetos são hoje considerados "monumentos históricos", pois constituem um testemunho marcante da evolução da escrita e da civilização.

Na luz nos movemos...
:angel7: :angel7: :angel7:
Fonte: Net
Que a LUZ que nos une prevaleça sobre as trevas que nos afastam.
Bem Hajam

heavens butterfly
#17
Citação de: IceBurn em 19 dezembro, 2009, 01:15
Tudo isso é muito bonito, mas para isso é preciso acreditar em Cristo, em Deus e em Demónios como "anjos ajudantes" de Satanás.

Se as pessoas morrem, o problema muitas vezes é as pessoas só darem ouvidos à igreja e acreditarem no seu deus em vez de avançarem primeiro para a medicina de forma a diagnosticar possíveis casos epilepsia e só depois partir para outras causas.


Sim, também não conheço padre nenhum que passe à  frente da medicina...... Isso que tu dizes acontecia há uns séculos atrás onde os avanços na medicina eram muito poucos...

Aliás, até posso mencionar um caso de um português que foi conhecido na Europa inteira.
Um rapaz foi fazer um culto satânico para um cemitério e depois dizia-se possuído....
Todos os padres que o examinaram em Portugal, disseram que não estava possuído.... Mesmo assim, foi visto por outros padres que continuaram a defender a teoria...
Conclusão: Os padres enviaram-no para os parapsicólogos (em Londres) para o tratarem...Pois, não era caso de exorcismo...


Citação de: SpiritWolf em 20 dezembro, 2009, 06:02

Sem Comentários ...

Um Exorcismo não tem necessariamente que ser feito por um padre, qualquer pessoa experiente tem capacidade para fazer um Exorcismo. E certo que uma pessoa pode não sobreviver a um exorcismo, mas as hipóteses são 50-50 ..

Sem comentários porque? ainda hás-de explicar essa.

agora eu gostaria de saber o que para ti é uma pessoa experiente em exorcismos...
Um padre que tira esta especialidade, felizmente, encontra no máximo 1 ou 2 casos reais na vida.... Se realmente encontrar.
E até o exorcista pode morrer ao fazê-lo....
Há conta dos experientes em exorcismos (e nisto concordo com o Ice) muitos mediuns; doentes mentais, histéricos; meninas com tpm violenta e até epilépticos foram mortos (ou enlouqueceram) durante um exorcismo que não era preciso para nada...
Exorcismo não é brincadeira....E convém, sim, ser feito por um padre exorcista, que por norma é também psiquiatra e/ou parapsicólogo - para poder diferenciar bem os sintomas e não fazer asneira....

Ah! E nem todos os padres são exorcistas....muitos nem concordam com essa prática....



Não é permitida a colocação de mensagens seguidas no mesmo tópico, em vez disso deve editar-se a anterior. Ver também Regras Gerais do Fórum, alínea 20. Obrigado.



warnner
O exorcismo não é apenas um ritual católico,A pratica de expeli entidades malignas esta presente na historia da humanidade, A relatos de antigos rituais,com o mesmo objetivo do exorcismo,Não é preciso ser um padre para realizar esse tipo de  ritual ,
Alguns povos indígenas  utilizam ervas  com supostas habilidades de comte estes espíritos,
Uma coisa eu garanto o ritual não deve ser feita por uma pessoa dês preparada. 

decididamente, o exorcismo nao tem que ser necessariamente feito por uma padre.. por exemplo, algum de voces sabe benzer agua? é muito simples... é fazer um exorcismo a agua. diz-se: "exorcio te, criatura aqua, in nomine patriis, et filiis, et spiritus sacti. amén" fazendo o sinal da cruz...

Bem, mas nao é isso que me traz aqui... preciso com alguma urgencia de saber de casos REAIS em portugal... tenho preferencia por casos recentes... se algum de vos souber de alguma coisa, por favor contactem-me

agradecido
I was the shadow across the sun

Acreditem ou não, a minha família passou muito maus bocados com a possessão espiritual. Do lado da minha avó materna, todos os filhos nasceram com uma sensibilidade extra. Como nem toda a gente reage do mesmo modo a este tipo de fenómenos, o tipo de entidades que tentam tomar posse do corpo de alguém também difere. O meu tio mais velho, era eu pequena, não consigo me lembrar de muita coisa. Mas se acham que Emily Rose foi violento, o meu tipo era do género. Só para terem ideia, havia alturas que quando ele começava a ter os primeiros sinais de que já não era ele quem estava no corpo mas sim "alguém", os vizinhos faziam rodas à volta da casa dele e faziam uma fogueira para que ele não passasse o circulo de fogo.
A outra que mexeu mais comigo foi a minha tia mais nova. Dessa lembro-me de tudo e foi aí que tive a verdadeira noção de que eu não era totalmente "normal". E nessa altura, também a minha família recorreu a ajuda de padres e padres e cada vez a minha tia estava pior.
Mas hoje já está tudo muito bem, todos sabemos que existe um mundo à parte de nós e sabemos conviver com isso. Como costumo dizer: educamos o espírito.
Minha mãe, irmã destes meus tios, acabou por começar a usar a capacidade dela, de ver, prever, comunicar com estas entidades para ajudar os irmãos, principalmente a mais nova.
Nestas coisas de mediunidade, costumo dizer que aprendemos com o tempo e com a prática. Minha mãe começou a utilizar os recursos que tinha para ajudar os irmãos e outras pessoas da família. Depois as coisas foram evoluindo. Lembro-me perfeitamente de quando a minha própria mãe incorporava entidades e eu, sentava-me ao lado dela e perguntava: Se vens por bem, diz-me quem és e o que queres. Se vens por mal, que Deus te ilumine na sua luz e te dê a graça de caminhar na luz. E aprendi muito com passagens. Hoje em dia, não é frequente acontecerem. A minha mãe controla melhor as incorporações e eu também consigo ver melhor o que me rodeia e comunicar com quem precisa de nós.
É um mundo muito bonito, mas ao mesmo tempo, muito triste por vezes.
A cada dia que passa, novas coisas vão acontecendo e eu, vou aprendendo com isso.
Nada de ter medo, apenas querer conhecer e compreender o que nos rodeia.
"Há pensamentos que são orações. Há momentos nos quais, seja qual for a posição do corpo, a alma está de joelho."

Citação de: Lilicas em 09 janeiro, 2010, 11:54
Acreditem ou não, a minha família passou muito maus bocados com a possessão espiritual. Do lado da minha avó materna, todos os filhos nasceram com uma sensibilidade extra. Como nem toda a gente reage do mesmo modo a este tipo de fenómenos, o tipo de entidades que tentam tomar posse do corpo de alguém também difere. O meu tio mais velho, era eu pequena, não consigo me lembrar de muita coisa. Mas se acham que Emily Rose foi violento, o meu tipo era do género. Só para terem ideia, havia alturas que quando ele começava a ter os primeiros sinais de que já não era ele quem estava no corpo mas sim "alguém", os vizinhos faziam rodas à volta da casa dele e faziam uma fogueira para que ele não passasse o circulo de fogo.
A outra que mexeu mais comigo foi a minha tia mais nova. Dessa lembro-me de tudo e foi aí que tive a verdadeira noção de que eu não era totalmente "normal". E nessa altura, também a minha família recorreu a ajuda de padres e padres e cada vez a minha tia estava pior.
Mas hoje já está tudo muito bem, todos sabemos que existe um mundo à parte de nós e sabemos conviver com isso. Como costumo dizer: educamos o espírito.
Minha mãe, irmã destes meus tios, acabou por começar a usar a capacidade dela, de ver, prever, comunicar com estas entidades para ajudar os irmãos, principalmente a mais nova.
Nestas coisas de mediunidade, costumo dizer que aprendemos com o tempo e com a prática. Minha mãe começou a utilizar os recursos que tinha para ajudar os irmãos e outras pessoas da família. Depois as coisas foram evoluindo. Lembro-me perfeitamente de quando a minha própria mãe incorporava entidades e eu, sentava-me ao lado dela e perguntava: Se vens por bem, diz-me quem és e o que queres. Se vens por mal, que Deus te ilumine na sua luz e te dê a graça de caminhar na luz. E aprendi muito com passagens. Hoje em dia, não é frequente acontecerem. A minha mãe controla melhor as incorporações e eu também consigo ver melhor o que me rodeia e comunicar com quem precisa de nós.
É um mundo muito bonito, mas ao mesmo tempo, muito triste por vezes.
A cada dia que passa, novas coisas vão acontecendo e eu, vou aprendendo com isso.
Nada de ter medo, apenas querer conhecer e compreender o que nos rodeia.
és uma mulher muito corajosa,Lilicas...e nota-se como amas a tua mãe...muito bonito o facto de estares sempre com ela nesses momentos... :-*

fialves
Nem mais... Cristo veio à Terra por causa das ovelhas tresmalhadas, não dos que já tinham fé

Acrescento apenas que há muitas formas de estar com Deus e de orar e cada um de nós deve encontrar a melhor forma de o fazer. No entanto, a oração em conjunto tem mais poder espiritual, porque mais facilmente chega a Deus ("onde dois ou três estiverem reunidos em Meu nome, estarei no meio deles"). Daí a importância da missa.

Sobre o exorcismo, de facto pode ser praticado por pessoas que não sejam padres, mas nesse caso não será um exorcismo oficial, autorizado pelos bispos. E como aqui referiram, é preciso ter ascendente moral. Os demónios, ou espíritos impuros, não cedem perante uma pessoa que não tenha uma fé forte e que não viva na graça de Deus.

saudações


Citação de: César Pedrosa em 23 novembro, 2009, 19:26
Não ofendeste, muito longe disso:)
Não apagues a mensagem se não achares
E nunca te esqueças que  é assim que crescemos...trocando ideias e opiniões...:)
E sim sou crente em Deus e acho que sou tão crente quanto tu...embora tu ainda não o saibas:)
O facto de alguém frequentar cerimonias como a missa ou outras de outras confissões, não o torna mais ou menos "crente" que tu ou eu...
Sabes que esses supostamente são os 99 que o Senhor fala que já O encontraram (ou pelo menos estão encaminhados) e o outro? aquele que perfaz 100? É esse que conta. O que está fora do rebanho...é esse que precisa de ouvir falar DELE...mas não da forma que estão acostumados...precisa de ouvir falar DELE sem estar atido a rituais ou cerimonias que lhe não dizem nada e que só o afastam mais...sabes que esse 1 são muitos...e o Senhor quer todos para ELE.
Por isso todas as formas de ver Deus são óptimas... e sabes porquê...Porque o Senhor na sua imensa bondade se faz tal qual cada um de nós o vê e assim nos fará pouco a pouco percebê-lo como ELE efectivamente é.
Até mesmo "não existindo" para os ateus para que assim sem terem sentido alguma vez a experiência da Fé possam convictamente trazer esse tema a discussão, entendes?
Como dizia Alguém muito sábio na grande mensagem que é o Supremo hierofante..." Tudo é ELE, Tudo é ELE, Tudo é ELE"
http://pt.netlog.com/cesar_pedrosa/blog/blogid=1873383
Bem hajas na luz e com a luz
:angel: :angel: :angel:



fialves
Todos os padres estão habilitados a praticar o exorcismo. Coisa que, de resto, faz parte da missão original que Cristo confiou aos seus discípulos (pregar a boa nova e expulsar demónios).

A própria igreja diz que os casos de possessão diabólica são muito raros. No entanto, há que ter em conta que o exorcismo não se pratica apenas nos casos de possessão de pessoas. Uma casa onde existam entidades espirituais que perturbem a vida dos seus moradores também pode e deve ser exorcisada. Uma pessoa que esteja doente devido a um 'feitiço' lançado por outra pessoa com a ajuda de espíritos maus também pode ser exorcisada. E os padres têm o dever de o fazer, ou de encaminhar as pessoas para outro padre que seja capaz de o fazer.

A este respeito, recomendo a leitura do livro "Memórias de um Exorcista", do padre Gabriele Amorth, exorcista chefe da diocese de Roma. Está lá tudo e confesso que fiquei surpreendido com a abertura do padre sobre estes temas.


Citação de: heavens butterfly em 20 dezembro, 2009, 19:39
Sim, também não conheço padre nenhum que passe à  frente da medicina...... Isso que tu dizes acontecia há uns séculos atrás onde os avanços na medicina eram muito poucos...

Aliás, até posso mencionar um caso de um português que foi conhecido na Europa inteira.
Um rapaz foi fazer um culto satânico para um cemitério e depois dizia-se possuído....
Todos os padres que o examinaram em Portugal, disseram que não estava possuído.... Mesmo assim, foi visto por outros padres que continuaram a defender a teoria...
Conclusão: Os padres enviaram-no para os parapsicólogos (em Londres) para o tratarem...Pois, não era caso de exorcismo...


Sem comentários porque? ainda hás-de explicar essa.

agora eu gostaria de saber o que para ti é uma pessoa experiente em exorcismos...
Um padre que tira esta especialidade, felizmente, encontra no máximo 1 ou 2 casos reais na vida.... Se realmente encontrar.
E até o exorcista pode morrer ao fazê-lo....
Há conta dos experientes em exorcismos (e nisto concordo com o Ice) muitos mediuns; doentes mentais, histéricos; meninas com tpm violenta e até epilépticos foram mortos (ou enlouqueceram) durante um exorcismo que não era preciso para nada...
Exorcismo não é brincadeira....E convém, sim, ser feito por um padre exorcista, que por norma é também psiquiatra e/ou parapsicólogo - para poder diferenciar bem os sintomas e não fazer asneira....

Ah! E nem todos os padres são exorcistas....muitos nem concordam com essa prática....



Não é permitida a colocação de mensagens seguidas no mesmo tópico, em vez disso deve editar-se a anterior. Ver também Regras Gerais do Fórum, alínea 20. Obrigado.




Nem todos os padres são capazes de fazer um exorcismo, pois eles precisam estudar muito e muito tempo a arte do exorcismo.

Aqui no Brasil temos muitos casa chamados "sessão do descarrego" realizado por pastores evangélicos (nada contra eles). Aparece eles conversando com entidades "demôniacas" incorporadas em pessoas que se dizem possuídas.

Vários já foram provados farsa!!!

MAs alguns realmente acontecem, mas o que realmente acontece!

Vou explicar para vocês um pouco do que sei.

Todos nós temos, nossos guias, mentores etc..

O que esses pastores fazem é ficar falando algumas palavras que os "ferem" fazendo com que eles incorporem em pessoas que estão mais "abertas".

Outros casos é que realmente a pessoa tenha um "encosto" que esta sempre acompanhando, as vezes atrapalhando sua vida ou não.
E Quando eles são feitos a incorporar pelos pastores, eles são realmente "expulsos" dessas pessoas, mas não são trabalhados para seguir para a luz, e são soltos ao mundo novamente.
e logo que a pessoa sai dessa "igreja evangélica" essa entidade já esta esperando, tornando assim um encosto a esta pessoa.

Mas desta vez uma entidade que não estava a atrapalhar a vida dessa pessoa, começará a atrapalhar, já que ela foi "castigada" por este pastor com as palavras e assim atrapalhando a vida dessa pessoa.

O que os espíritas, umbandistas, etc.. fazem é trabalhar essas entidades, as guiando para luz, fazendo com que elas encontrem a paz da forma mais serena possível.

espero ter passado um pouco do que sei.

abraços.

fialves
Tem razão, existem padres que são nomeados exorcistas (em teoria, segundo as regras da Igreja, deveria existir um por cada diocese, mas infelizmente isso não acontece em Portugal) e que recebem formação própria para isso.

Mas qualquer padre tem, em teoria, a formação básica para realizar um exorcismo, por exemplo para expulsar um espírito de uma casa (já vi fazerem isso), porque esta é uma das suas missões, segundo o próprio Jesus diz no Evangelho (a outra é espalhar a Boa Nova).

No entanto, falta-lhes formação. Até recentemente, no seminário, os candidatos a padres estudavam três tratados de teologia que abordavam todos estes temas (incluindo exorcismos, possessões e bruxarias), mas actualmente apenas são estudados pelos especialistas em exorcismo e já não são leccionados sequer nas universidades pontifícias, porque a Igreja não quer parecer 'medieval' e publicamente prefere fazer de conta que estes coisas não existem. Mas nos bastidores, longe dos media, continuam a haver exorcistas e nos últimos anos houve mesmo um reforço das equipas de exorcistas por ordens da Santa Sé.



Citação de: mazzonif em 05 outubro, 2012, 14:51
Nem todos os padres são capazes de fazer um exorcismo, pois eles precisam estudar muito e muito tempo a arte do exorcismo.

Aqui no Brasil temos muitos casa chamados "sessão do descarrego" realizado por pastores evangélicos (nada contra eles). Aparece eles conversando com entidades "demôniacas" incorporadas em pessoas que se dizem possuídas.

Vários já foram provados farsa!!!

MAs alguns realmente acontecem, mas o que realmente acontece!

Vou explicar para vocês um pouco do que sei.

Todos nós temos, nossos guias, mentores etc..

O que esses pastores fazem é ficar falando algumas palavras que os "ferem" fazendo com que eles incorporem em pessoas que estão mais "abertas".

Outros casos é que realmente a pessoa tenha um "encosto" que esta sempre acompanhando, as vezes atrapalhando sua vida ou não.
E Quando eles são feitos a incorporar pelos pastores, eles são realmente "expulsos" dessas pessoas, mas não são trabalhados para seguir para a luz, e são soltos ao mundo novamente.
e logo que a pessoa sai dessa "igreja evangélica" essa entidade já esta esperando, tornando assim um encosto a esta pessoa.

Mas desta vez uma entidade que não estava a atrapalhar a vida dessa pessoa, começará a atrapalhar, já que ela foi "castigada" por este pastor com as palavras e assim atrapalhando a vida dessa pessoa.

O que os espíritas, umbandistas, etc.. fazem é trabalhar essas entidades, as guiando para luz, fazendo com que elas encontrem a paz da forma mais serena possível.

espero ter passado um pouco do que sei.

abraços.

Citação de: heavens butterfly em 19 dezembro, 2009, 01:05
Eu, já ando aqui algum tempo e tenho evitado sempre esta secção (e agora vejo, que tinha razão, eu ainda vou ser expulsa do forum por causa dos meus comentários nesta secção)
Convém ser um padre a fazer um exorcismo; pois, sabe muito bem o que está a fazer e quais as consequências que isso pode ter (pode-se matar uma pessoa ao fazer um exorcismo)
fact
Alguém me pode argumentar isto? era só para saber.... :-\

Obviamente que não, até porque não tem lógica devido ao facto de não haver qualquer vantagem ser um padre ou não a fazer um exorcismo... até podia ser um talhante... desafio alguém a argumentar.

Cumprimentos
ILYM

fialves
#27
Creio que temos de pensar um pouco sobre o que é um exorcismo. No fundo, é uma forma de obrigar entidades espirituais a abandonarem um corpo que não lhes pertence. Também pode ser realizado numa casa ou outras estruturas onde essas entidades estejam presentes e incomodem os vivos.

Dito isto, importa questionar: porque é que os exorcismos geralmente resultam, embora nem sempre?

O que faz essas entidades espirituais cederem perante o exorcista?

A meu ver, elas recuam porque o exorcista actua com a ajuda de forças espirituais poderosas. No caso dos exorcistas cristãos, actuam com o poder que Jesus entregou aos seus discípulos, para pregar a Boa Nova e para "expulsar demónios", segundo a Bíblia. Não é a fórmula, ou o ritual, que verdadeiramente importa, mas sim a fé e o ascendente moral do exorcista. E a vontade da pessoa 'possuída': quanto mais fé tiver e procurar viver de acordo com a Lei de Deus (humildade, simplicidade, amor ao próximo, castidade, etc), mais facilmente se livra do Mal.

Por isso, quando diz que até um talhante pode realizar um exorcismo, isso é verdade e não é, ao mesmo tempo. Só poderá realizar o exorcismo com sucesso se tiver um ascendente moral e uma fé muito fortes -- leia-se, força espiritual. E precisa, também, de alguma 'praxis' na forma de lidar com as entidades espirituais que se manifestam.

Pelo mesmo raciocínio, um padre pode não conseguir realizar um exorcismo bem sucedido, mesmo que saiba o Ritual de trás para a frente, se tiver vulnerabilidades a nível moral e de fé em Deus.

Os exorcistas mais eficazes, quer sejam padres, quer sejam leigos, são os que procuram viver na Lei de Deus e que são exemplos de fé e de virtude.

Podes-me perguntar: mas então e os bruxos que fazem 'trabalhos espirituais' e que são capazes de expulsar espíritos e 'limpar' casas, não são eles capazes de exorcisar?

Pois... se são 'bruxos', por definição, não são do Bem, porque fazem magia, ou seja, procuram agir sobre a matéria com a ajuda de poderes espirituais, geralmente para obter vantagens materiais para a pessoa que o consulta (e para si próprio) ou para fazer mal a terceiros. Um bruxo, mesmo que tenha o nome de Deus nos lábios, não deve os seus poderes a Deus, mas a entidades espirituais que não são de Deus. E geralmente fica sob o domínio dessas entidades, porque é uma ilusão pensar que nós, simples humanos, podemos mandar nelas. Elas é que se servem de nós para os seus intentos e as pessoas que recorrem a essas artes negras vão pagar a factura, mais tarde ou mais cedo.

Mas devemos ter em conta que em muitos casos o Povo apelida de 'bruxas' pessoas que na verdade não o são, isto é, trata-se de médiuns e/ou curandeiros. Nem tudo o que parece é, nem tudo o que é parece.

Outro caso é o dos exorcistas pagãos: eles podem fazer exorcismos e serem bem sucedidos, mas isso é porque têm do seu lado forças espirituais poderosas, que nem sempre são de Deus.


PS: sobre o uso do latim nos exorcismos, acima referido, não nos podemos esquecer que é uma forma de aferir se a pessoa está realmente possuída, visto que se trata de uma língua morta e que não é falada pela maioria das pessoas. Quando o exorcista diz palavras em latim e o 'possesso' responde nessa língua, não restam dúvidas de que a pessoa tem uma entidade espiritual dentro de si.




A partir de agora vou evitar pronunciar-me sobre estes temas sem indicar as fontes da informação que forneço. As minhas fontes neste comentário são, além da minha experiência pessoal: a Bíblia e os livros do padre Gabriele Amorth ("Um exorcista conta-nos" e "Memórias de um exorcista").


Citação de: Paraphenomenal em 11 outubro, 2012, 23:59
fact
Alguém me pode argumentar isto? era só para saber.... :-\

Obviamente que não, até porque não tem lógica devido ao facto de não haver qualquer vantagem ser um padre ou não a fazer um exorcismo... até podia ser um talhante... desafio alguém a argumentar.

Cumprimentos

#28
Boas Noites a Todos!

Bom não tem de ser necessáriamente um padre. Em primeiro lugar aquilo a que chamamos Demónios (Daemonum em grego) são na nossa cultura uma entidade sobrenatural muito associada à Mundividência Cristã que nos chega através da Teologia. Contudo, relatos de possessões e criaturas descritas de forma similar ao que designamos pelo termo «demónio» existem em diferentes culturas, sendo que muitas delas anteriores ao Cristianismo. Aquilo a que hoje popularmente designamos por Magia Negra, também era conhecido e praticado por antigas culturas desde as Américas até ao Extremo Asiático.

Contudo, assim como havia conhecimento destas formas de existência, e deixem-me usar o termo Aristotélico-Tomista de ser de pura «forma» em que o indíviduo pela «forma» esgota a sua própria espécie, também havia conhecimento e ritos de expulsá-las de «dentro de uma pessoa». Pois, estes povos já conheciam parte das relações entre «elas» e «nós».

Não querendo discutir teologia cristã, e é verdade que Jesus deixou isso como uma das principais missões aos seus discípulos, contudo não está de forma alguma que ele as deixou explicitamente e unicamente aos Apóstolos, que seriam aqueles que na tradição católica teriam recebido algo de semelhante ao Sacramento da Ordem (o que recebem os diáconos, padres e bispos). Apesar de ser uma das «missões» de um padre em realizarem exorcismos, qualquer Cristão o poderia fazer, mas como expliquei em cima, qualquer pessoa mesmo não-cristão o poderia fazer.

Além do mais, os exorcismos também podem ser realizados em Magia Negra. Deixem-me somente salientar que os Padres não estão assim treinados para exorcismos. Basta perguntar a algum seminarista se recebeu algum treino especial para isso, e mesmo aqueles que são declarados exorcistas oficiais, a única coisa que recebem de treino é história da liturgia exorcista, assim como um breve curso em demonologia, onde aqui perto só é administrado em Espanha e em Itália, que consiste no recordar a teologia existente sobre os «Filhos Caídos de Deus».

Para mais informações podem até consultar os livros sobre a história da Magia, a saber, a história da relação entre essas entidades e o homem:


Hiperligação removida. Consultar por favor as Regras Gerais do Fórum, alínea 3. Obrigado.



Tudo sobre Magia Negra: http://magianegrars.blogspot.pt/

Oi, sou novo por aqui e sou o Walter.
Achei o título deste tópico muito interessante, mas depois fui ler e apenas tem 4 linhas que muito pouco diz, mas mesmo assim me deixou um dúvida.
Fiquei com dúvida de como se sabe que se trata de uma pessoa devidamente autorizada?