Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Empatia?
    Iniciado por Layli
    Lido 3.961 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Empatia... Podem-me iluminar quanto a este assunto?

Por variadíssimas vezes, que em situações menos simpáticas em vez de ter uma reacção diga-se "apropriada" tenho uma tendência anormal de dizer o que as pessoas precisam de ouvir e não o que eu quero dizer. Mas o mais estranho é que digo o que sinto naquele momento. E o que digo são coisas nunca havia pensado sequer: como apontar algum problema que a pessoa tenha e que realmente a preocupe, coisas do género.

Já me disseram que tenho esta "qualidade", o que quer que seja que isso signifique. Isto passaria mais uma vez em branco, se hoje esta situação não tivesse sido totalmente descabida como foi.

Citação de: Layli em 12 janeiro, 2011, 00:50
Empatia... Podem-me iluminar quanto a este assunto?

Por variadíssimas vezes, que em situações menos simpáticas em vez de ter uma reacção diga-se "apropriada" tenho uma tendência anormal de dizer o que as pessoas precisam de ouvir e não o que eu quero dizer. Mas o mais estranho é que digo o que sinto naquele momento. E o que digo são coisas nunca havia pensado sequer: como apontar algum problema que a pessoa tenha e que realmente a preocupe, coisas do género.

Já me disseram que tenho esta "qualidade", o que quer que seja que isso signifique. Isto passaria mais uma vez em branco, se hoje esta situação não tivesse sido totalmente descabida como foi.

Qual é a questão em específico? Isso de que falas, saber encontrar a falha da outra pessoa, implica que tenhas empatia. Ou querias dizer "simpatia"? É a mesma coisa, só que em vez de "atirares o problema à cara" da outra pessoa, senteste da mesma maneira que ela (o que te pode levar a situações em que te "agrides" a ti através da outra pessoa, o que te vai levar a perder essa "simpatia" >:D - dizer o que "as pessoas precisam de ouvir" é um de muitos resultados possíveis  ;D).
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

#2
 :laugh:
Empatia  :)

Normalmente, acontece no meio de conversas que nada têm a ver com o "problema" que aponto. A situação em específico mais recente é demasiado pessoal para postar aqui mas diga-se que a última coisa que eu queria fazer era dar conselhos à pessoa em questão, aliás queria era acabar a conversa e esquecer  >:(. No entanto, dei por mim a apontar um problema que nunca sequer tinha pensado até ali - acho que nem tinha reparado, para ser sincera.
Isto é normal?

Citação de: Layli em 22 janeiro, 2011, 00:58
:laugh:
Empatia  :)

Normalmente, acontece no meio de conversas que nada têm a ver com o "problema" que aponto. A situação em específico mais recente é demasiado pessoal para postar aqui mas diga-se que a última coisa que eu queria fazer era dar conselhos à pessoa em questão, aliás queria era acabar a conversa e esquecer  >:(. No entanto, dei por mim a apontar um problema que nunca sequer tinha pensado até ali - acho que nem tinha reparado, para ser sincera.
Isto é normal?
Conseguiste acabar com a conversa ao lhe falares do tal "problema", não? :D Se o objectivo era acabar com a conversa, qualquer outro assunto "inconveniente" podia resultar. Quando lhe "atiras" com o "problema", é isso e um bocadinho (muito ou pouco?) de agressividade - mataste dois coelhos com uma cajadada só! A questão de buscares defeitos com que não te preocupas normalmente pode estar relacionada com deixares de tolerar a pessoa em questão, naquele momento. ::) Ficas com uma imagem mais realística da pessoa e acabas por ficar com mais ferramentas para resolver o problema de querer terminar a conversa. >:D
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

 :laugh:

Se calhar, é mesmo isso. Mas a conversa não acabou, porque não "atiro o problema". Falo do problema sem qualquer intenção de ferir a pessoa. Apenas como uma chamada de atenção. Mas pode simplesmente ser o facto de ver a pessoa de uma nova perspectiva.  ;D

Isso pode ser uma forma de percepção. Se calhar ao interagires com a pessoa consigas captar alguma forma súbtil de energia que a pessoa emite e que tu como tens essa percepção mais desenvolvida captes com mais facilidade. Sugiro que se realmente é assim que utilizes essa qualidade para apoiar e animar essas pessoas é que às vezes elas só querem alguém que as ouça.

Citação de: marcus10001 em 27 janeiro, 2011, 23:29
Isso pode ser uma forma de percepção. Se calhar ao interagires com a pessoa consigas captar alguma forma súbtil de energia que a pessoa emite e que tu como tens essa percepção mais desenvolvida captes com mais facilidade. Sugiro que se realmente é assim que utilizes essa qualidade para apoiar e animar essas pessoas é que às vezes elas só querem alguém que as ouça.


Claro  :)

bem isso é interessante!!
olha eu até gostava de ter assim alguém pra falar comigo, podia ser que me ajudasse a abrir os olhos!  ;D
*April*

Citação de: april em 28 janeiro, 2011, 22:06
bem isso é interessante!!
olha eu até gostava de ter assim alguém pra falar comigo, podia ser que me ajudasse a abrir os olhos!  ;D

Até eu gostava  :laugh:
Há coisas que temos de ser nós a chegar à conclusão. Pode ser apenas a minha perspectiva, eu acho que tudo acontece por um motivo e chegar ao momento em que "abrimos os olhos" deve ser um culminar de tudo o que está para trás. Por outro lado, às vezes, todos precisamos de um bocadinho da ajuda, não é?  ;)

Citação de: april em 28 janeiro, 2011, 22:06
bem isso é interessante!!
olha eu até gostava de ter assim alguém pra falar comigo, podia ser que me ajudasse a abrir os olhos!  ;D

eu nao sei se gostava ate porque ja tive duas pessoas que mo fizeram dizerem duas ou tres verdades um deles marcou me bastante foi um colega, e digovos que na altura fiquei a pensar mal dele hoje somos grandes amigos e agradecolhe imenso por me ter abrido os olhos para a vida mas na altura ouvir assim umas coisas a tocar naquele ponto custa ouvir

A empatia permite-te aperceberes-te e sentires o que se passa com outras pessoas, isso parece-me que já possuis.  ;)
Quanto à forma como manifestas isso perante os outros, creio que possas desenvolver melhor isso, de forma a não assustares ninguém. podes abordar o assunto de forma mais suave, deixa as pessoas falarem contigo, desabafarem.
Será mais facil para ti e para elas.  :)
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

Citação de: Susy em 30 janeiro, 2011, 18:05
A empatia permite-te aperceberes-te e sentires o que se passa com outras pessoas, isso parece-me que já possuis.  ;)
Quanto à forma como manifestas isso perante os outros, creio que possas desenvolver melhor isso, de forma a não assustares ninguém. podes abordar o assunto de forma mais suave, deixa as pessoas falarem contigo, desabafarem.
Será mais facil para ti e para elas.  :)

Obrigada :)
Normalmente, não controlo a forma como digo. E sinceramente, o que me "assusta" é não dar por isso. Quando dou por mim já estou a ter uma conversa super profunda sobre o problema da pessoa. :-\
Até agora ninguém levou a mal, bem pelo contrário. :)

Tokobá de Xango
:-)
Ainda bem que ninguem levou a mal.
A capacidade que a senhora tem, pode ser aproveitada para judar, e pelo seu relato, já o faz de forma expontanea. E isso é muito bom.
Mas essa capacidade precisa de ser trabalhada.
Não se esqueça do velho ditado africano "somos escravos do que dizemos, e senhores do que calamos".
Isto para lhe dizer, que convém trabalhar a sua intuição, não no sentido de dizer as pessoas quais são os problemas... mas sim trabalhar no sentido de as poder encaminhar para serem ajudadas.
Explico melhor com um exemplo
Vou ao café, peço um chá, a empregada, serve-me o chá e eu sinto: "esta rapariga está a ser enganada pela patroa que lhe prometeu um aumento no fim do mês, mas vai despedi-la e por cá a trabalhar uma outra empregada por menos dinheiro." O primeiro instinto é dizer logo...
Mas erro se o fizer...
A rapariga ia assustar-se pensar: quem é este bruxo que me vem aqui falar mal da minha patroa?
A patroa, no minimo, punha-me na rua...
Então, o que eu tenho de fazer é, pedir as entidades que dão essa informação me ajudem a ajudar.
Vou ao café, peço um chá, e quando a empregada me serve o chá e sinto que ela vai ser despedida, vejo que no jornal está uma noticia sobre direitos no trabalho, e a conversa surge naturalmente... e a rapariga fica consciente dos seus direitos, percebe que o aumento é um direito e que não a podem despedir sem justa causa. A dona do café ouve a conversa, fica com medo de uma inspecção e muda de ideias...
Tudo se resolve.
Sem aparato e aparentemente sem intervenção "sobrenatural"....
Para mim é melhor, sobretudo porque não me exponho... porque há pessoas que quando são abordadas assim directamente, reagem mal, com medo, com desconfiança...
Se ainda não passou por uma experiência dessas, prepare-se que pode acontecer se continuar a dizer o que sente...
Bom trabalho
Boa sorte.
Saude e Paz.