Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Ir ou não ir a um centro espírita?
    Iniciado por Anvil
    Lido 33.054 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
mas neste caso foi alguem que me poderá ter feito alguma coisa já á uns anos atras...por inveja...talvez algum vizinho ou mesmo familiar. E tou a procura de ajuda nesse sentido, tentar saber se realmente me fizeram alguma coisa ou não.
Porque a minha vida não anda para a frente, alguma coisa está a bloquear.

chacalnegro
Citação de: eidole em 18 janeiro, 2012, 17:48
mas neste caso foi alguem que me poderá ter feito alguma coisa já á uns anos atras...por inveja...talvez algum vizinho ou mesmo familiar. E tou a procura de ajuda nesse sentido, tentar saber se realmente me fizeram alguma coisa ou não.
Porque a minha vida não anda para a frente, alguma coisa está a bloquear.
E porque crês que é algo sobrenatural que está a bloquear a tua vida?

eu nao tenho acerteza...mas eu fui a uma medium que me adivinhou td o que se tava a passar na minha vida...e depois ela disse-me que tinham-me feito magia negra...e cada vez mais isso vai bloqueando a minha vida e que isso tem de ser limpo....eu gostava de procurar alguem me que ajudasse a saber se isso é realmente verdade ou não.
por isso eu pensei num centro espirita...mas não sei se podem ajudar nesse sentido.

Estou de facto a achar esta discussão interessantíssima... Agora, diga-me, por favor: Tem mesmo um sério problema, talvez recalcado, com quem é remunerado por este tipo de serviços, não é? Causa-lhe urticária, certamente.
Então deixe-me clarificá-lo(a):

Eu faço desta área a MINHA VIDA. Dedico-me a 100%... Ajudo quem a mim recorre em busca de apoio, de aconselhamento, de auxílio... Acredite que em troca de muito pouco. O suficiente para poder continuar viva para permanecer no meu caminho. Acredite também, se for capaz, que não cobro rigorosamente NADA a quem eu sei que não pode pagar... Talvez isto não lhe faça muito sentido... Para si talvez faça mais sentido pagar 80€ num médico de especialidade, que diga-se muito estudou e é de facto merecedor de ter um rendimento, do que pagar meia dúzia de trocos a quem vive igualmente a ajudar e a dispor de todo o seu tempo a esta causa... Ah! Já sei... não tirei nenhum curso superior na área!!! Deve ser por esse motivo!

A hipocrisia é um defeito que tento infortuitamente ignorar. Toda a gente precisa de comer, de viver! Explorando? NUNCA. Mas parem de ser hipócritas, por favor. Também tem o seu sustento, não tem? Dedica-se então a esta área em part-time, certo? Tente faze-lo a tempo inteiro e depois falamos.
Já agora, leia Neal Donald Walsch,Conversas com FDeus. Vai fazer-lhe bem e esclarecer algumas áreas mais obscuras da sua mente. Obrigado pelo tempo que me dispensou e não se incomode muito em responder, se o fizer com mais hipocrisia.

Citação de: coldwater em 07 abril, 2011, 11:55
De facto, somos um país de opinativos e treinadores de bancada. As pessoas não sabem, não conhecem, nunca frequentaram, nunca estudaram, mas sempre vão dizendo pois que sim e que talvez.

Se aparece alguém como eu, que, apesar das minhas limitações naturais, pelo menos sei do que falo pois sou trabalhador espírita há anos, logo os opinativos e treinadores de bancada se melindram. Porque fazem muita questão de que as suas opiniões prevaleçam e não sejam corrigidas, apesar de serem meros "eu acho que", sem sustentação doutrinária ou da experiência.

O opinador anterior, então, configura o clássico bombeiro incendiário, que vem espalhar muita paz e concórdia fazendo o máximo para criar polémicas estéreis.

Portugal será um país melhor quando as pessoas falarem do que sabem, e não insistirem em saber tudo, mesmo e sobretudo o que desconhecem por completo. Nas minhas exposições acima, deixei factos, nada mais. Um centro espírita, como qualquer local dedicado ao Bem (templos, centros culturais, associações humaitárias, etc.), tem uma assepsia espiritual muito superior ao dos locais mundanos. A protecção espiritual dos locais dedicados ao Bem é naturalmente reforçada pela presença dos Espíritos Bons, que naturalmente se afinizam com o Bem. A inversa é igualmente verdadeira. Num antro de vício ou de imoralidade, estão presentes os encarnados e os Espíritos que têm afinidade com tais atmosferas psíquicas.

O resto, é misticismo de quem gosta de se dar importância e de se rodear de auras de "ocultista".
Nada contra, desde que não deturpem a Doutrina Espírita, que é clara, nada tem de "oculto", e está contida nas 5 obras básicas, de Allan Kardec, disponíveis para download em qualquer site espírita. Gratuitamente, como todas as actividades e serviços espíritas.
:::Verinha Mágica:::

Concordo consigo Verinha. Só que estes assuntos ainda não são muito bem aceites hoje em dia e ha pessoas que são verdadeiras e outras não. E é dificil distinguir. Ha pessoas que so querem estorquir o dinheiro das pessoas e dizem que as pessoas verdadeiras não levam nada...
é facil pagar num medico porque sabemos que á partida nos estará a ajudar e a dizer a verdade, mas também por vezes nos enganam. e em relação a estes assuntos é diferente.

Acha que me poderia ajudar?

Olá,
Relativamente à questão que colocou como tópico, a forma que eu tenho para a ajudar é atraves do tarot terapeutico. É uma especie de análise psicologica e vivencial, mas atraves do tarot. No entanto, vou ser-lhe muito sincera: embora existam pensamentos e sentimentos alheios que nos possam atrapalhar a vida, nós temos o poder para os afastar. Como? Com o nosso próprio pensamento. Não sei se será apenas uma questão ligada a energias negativas vindas de terceiros, ou até mesmo de si própria (é muito frequente o nosso subconsciente pregar partidas), uma questão kármica ou apenas um período menos bom que está a passar. No que me toca, eu posso apenas ajuda-la a descobrir qual destes items a está a atrapalhar. O remédio é o mesmo, independentemente do factor: treine o seu pensamento para o positivismo;
medite;
faça banhos de relaxamento com ervas e sais;
queime um incenso ou um defumadouro em pastilha todos os dias (alivia o ambiente, purificando-o);
tenha uma lampada de sal ligada em sua casa num local de passagem frequente;
leia Neal Donal Walsh, Deepak Chopra e outros autores interessantissimos que ajudam imenso a entender esta nossa passagem;
trazer consigo um estrela de David ou uma Cruz de caravaca também pode ajudar (actuam essencialmente para que os que a vejam usando estes simbolos percam toda a vontade em rogar-lhe seja o que for)
Espero ter ajudado. Mais um conselho: entrar pelo campo mais ocultista da coisa (desfazer bruxarias, ou ir a este tipo de sitios) só a vai fazer sentir-se pior e carregar mais energias negativas.

Muita Paz e muita energia positiva, é tudo o que precisa :)

Citação de: eidole em 18 janeiro, 2012, 19:15
Concordo consigo Verinha. Só que estes assuntos ainda não são muito bem aceites hoje em dia e ha pessoas que são verdadeiras e outras não. E é dificil distinguir. Ha pessoas que so querem estorquir o dinheiro das pessoas e dizem que as pessoas verdadeiras não levam nada...
é facil pagar num medico porque sabemos que á partida nos estará a ajudar e a dizer a verdade, mas também por vezes nos enganam. e em relação a estes assuntos é diferente.

Acha que me poderia ajudar?
:::Verinha Mágica:::

coldwater
Inscrevi-me neste fórum por convite de um dos responsáveis, e para tentar clarificar alguns conceitos acerca de Espiritismo, pois a secção assim se chama. Se não se chamasse Espiritismo, e se não se falasse no mesmo, nem aqui punha os pés, com todo o respeito. Porque tenho o direito de ter os meus temas predilectos e os meus sites de eleição.

Passando por cima de certos dichotes ordinários que definem os seus autores (e por isso se respondem a si mesmos), esclareço mais uma vez que a minha posição aqui é dar o ponto de vista da Doutrina Espírita, também chamada Espiritismo. Cada um é livre de concordar ou discordar. Desde que não atribuam ao Espiritismo características que este não tem. O Espiritismo é o que acima expliquei de forma resumida. E não é o que também expliquei. Desde que não confundam Espiritismo com práticas alheias ao mesmo, por mim, tudo está bem.

O problema é quando numa secção com este nome aparecem pessoas com comentártios que se situam por completo fora do seu âmbito. Sobre a mediunidade paga, oferece-se-me fazer alguns breves comentários:

1 - Cada pessoa é livre de vender a sua mediunidade, se assim o entender. No Espiritismo tal não se faz, desde logo porque o Espiritismo é um movimento cultural e rigorosamente voluntário.

2 - A mediunidade é uma faculdade fugidia. Hoje é-se médium, amanhã pode-se não ser. Se um mecânico de automóveis pode garantir que amanhã o será, já um médium, não pode. Como tal, um médium-comerciante está a transaccionar um bem incerto. Não nos parece honesto nem coerente.

3 - Nenhum médium do mundo pode ser médium sem Espíritos que lhe transmitam mensagens. Médium é, por definição, medianeiro. Ora se do outro lado não chega nada, o médium nada tem para dizer. Se o médium for profissional, naturalmente inventa as comunicações que não recebe, porque precisa desse dinheiro para viver.

4 - Numa actividade que depende da fé, da crença de cada um, e onde não se pode comprovar com facilidade a veracidade das supostas comunicações, é natural que o campo esteja aberto para as mais grosseiras fraudes, mistificações, aldrabices e charlatanaria em geral. É o que acontece na maior parte dos casos. E mesmo que se prove a falsidade das comunicações, a quem se vai queixar o incauto? À Polícia? Como se vê, é um negócio da China para os que despudoradamente exploram o sofrimento alheio. Ou a ingenuidade e o desconhecimento.

5 - Se uma pessoa não tiver dinheiro para comprar um fato de marca italiana ou uma casa nos Alpes, é aceitável. Se uma pessoa não tiver dinheiro para se tratar no hospital, a Segurança Social providencia-lhe o tratamento. Mas imaginemos que uma pessoa pobre perde um familiar e anseia por notícias dele. É justo que só as possa receber se as puder pagar? Não há aqui algo de sacrílego, que repugna ao bom-senso e à dignidade, vender-se as mensagens de um Ente Querido que partiu?

6 - Argumentam os médiuns-comerciantes que 'só paga quem pode' e que 'cada um dá o que quiser'. Cada um dar o que pode ou o que quer é pior do que terem uma tabela fixa. Com preços tabelados, a pessoa sai de cabeça levantada. Se paga o que 'acha que deve pagar', sai sempre em dívida, pois pensa sempre que pode não ter dado o suficiente. Se o comerciante lhe diz que não é nada porque a pessoa é pobre (jamais acontece, mas eles gostam de o apregoar), a pessoa sai humilhada.

7 - Ninguém é obrigado a viver da mediunidade. As pessoas são livres de trabalharem num emprego a sério, como toda a gente, e de não venderem o que Deus lhes outorgou gratuitamente. Basta que guardem essa actividade para os tempos livres.

A lógica das coisas às vezes incomoda quem vive de certos comércios eticamente mais que duvidosos. Mas cada um é livre; pela minha parte o alerta está dado.

Dito isto, a minha sugestão aos moderadores do Fórum seria a de retirarem a secção Espiritismo, dada a quantidade de disparates que aqui se escrevem, levando a que o conteúdo não corresponda ao título. Pela minha parte, e como qualquer espírita, tenho a minha profissão e as minhas obrigações de cidadão. Não posso estar 24 horas por dia a corrigir os absurdos que aqui desaguam.

coldwater

PS - Se não for considerado irregular à luz das regras do fórum , reitero o meu apelo a que as pessoas interessadas estudem Espiritismo, ou numa associação espírita idónea e realmente espírita, ou através do site da Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal.

No meu pouco tempo, mesmo á noite não pude deixar de participar com algumas palavras, espero não serem mal comprendidas.
- Em primeiro lugar, se alguem neste forum deixar o seu contato, é rasurado o que não está a suceder com todos os contatos das associações espiritas, basta ver.
- resposta pontual:
- Ao n1, não gosto do termo vender a mediunidade, é falta de coerencia com o seu semelhante. mais nao digo.
- nº 2, Comparações de mediunidade com profissões seculares, ou comerciais, pagas ou não, nos meus contactos de mediunidade e estudo, não existe nenhuma entidade que diga o contrario, dirão que deve ser honesto com o que ganha.
- nº 3, Falta de conhecimento leva a estas opiniões, nada tem a ver o dinheiro com mediunidade.
- nº 4, Quanto á fé não existe em mediunidade, ela não é uma religião, o medium de consciencia absoluta, tem a ajuda dos espiritos com quem comunica, o espirito é que escolhe se quer ou não comunicar,  Quanto ás aldrabices de que fala concordo em absoluto, está em todo o lado, cada um conforme a sua consciencia, sempre que há despesas o dinheiro surge de algum lado, no meu caso o meu grupo é voluntario, e a minha reforma pequena lá vai tambem. Não necessito de estar ligado a nada pois tudo se acrescenta, nada esta esta estagnado, somos uma cadeia no conhecimento, todos sao válidos, com ou sem defeitos.
- 5º Sem resposta
- 6º Não serve para muitos entre eles o meu caso, tenho pratica de muita gente que gosta de se servir do proximo, não entendendo que port vezes dura 4 horas numa sessao, gasta-se luz, limpeza etc nem que seja 1€ qual o problema.

- 7º Esta nao me alongo muito, é falta de conhecimento, deus nada tem a ver com as entidades, com dons etc, só que não se dedica a serio a isto pode falar assim. Depois porque a sua sugestão está muito mal colocada,
- Quanto á sugestão de retirar o titulo "Espiritismo" será identico a retirar nomes autorgados pela humanidade, fazem parte do dominio publico, como Cristianismo (com imensas denominaçoes)
Claro gostei da sua intervenção, mas como sabe tornou-a publica, por isso falei.

Tenho nome expresso, sou conhecido por muitas pessoas que intervem neste espaço, sabem do que faço, como outros nesta área e respeito-os, Quanto ao mundo espiritual, devemos comunicar bem para obter respostas e não falar com comparações humanas que nada têm a ver com metodos criados por ideologias, filosofias etc.

Deixo aqui uma intervenção mediunica de estudo com diversas entidade em 17/1/12 ás 18h,

- Para o médium de Consciência Absoluta, não existe fé, ela só tem lógica para o vosso mundo religioso, é contrária ao nosso, somos  bem mais reais do que ai, simplesmente noutra dimensão. Terão sempre dificuldade em compreender este estado de dimensão. As vossas leis físicas estão bem longe das nossas, não nos aproximamos por sexualidade ou familiaridade, mas sim por energia espiritual, própria desta forma de existência, sempre que queiram analisar ao pormenor tudo o que digo como comparação, falham em tudo, essa é a diferença da Consciência Absoluta....

Nada mais acrescentarei, deixo aqui as opiniões dum grupo tão sério como os outros que o são..

coldwater
#38
O termo Espiritismo foi cunhado com a publicação da obra 'O Livro dos Espíritos', em 18 de Abril de 1857. O seu significado está perfeitamente delimitado nessa obra, e a doutrina espírita é representada por federações nacionais, continentais, e pelo Conselho Espírita Mundial. Querer atribuir ao termo Espiritismo significados espúrios é faltar à verdade e à honestidade. Cada pessoa é livre de ter as suas ideias, mas não de usurpar designações, a bem do esclarecimento geral e para se evitar equívocos. O Espiritismo é uma filosofia cristã, voluntária, filantrópica. No Espiritismo TODOS os serviços (palestras, cursos, assitência social, esclarecimento, etc.), são rigorosamente gratuitos e sem compromissos, ou esta filosofia não seria voluntária, nem filantrópica, nem cristã. (Óbvio!) Confundir filosofia espírita com grupos mediúnicos, com grupos mediúnicos de tipo comercial, com médiuns de mediunismo, é um erro grosseiro que desvirtua por completo qualquer site que se pretenda sério e permita tais dislates.

Não se tratando de nenhum negócio (obviamente), poderia aqui divulgar o site da Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal, da Federação Espírita Portuguesa, ou do Conselho Espírita Internacional. Mas para evitar que se amofinem aqueles a quem convem o não-esclarecimento, não o farei.

O que aqui se passa é ver-se caírem como abutres sobre a presa uma miríade de vendedores de ilusões, ávidos de capitalizar sobre as inseguranças e medos alheios. A quem vai a esses profissionais nunca é dito 'Você não tem nada, anime-se, confie em Deus, vá ao médico'. Não. Há sempre sinistros maus-olhados e feitiçarias, funestos encostos e perseguições. É óbvio que o intuito do lucro gera essa avidez. São casos de Polícia, e não de crença ou não-crença. Pura charlatanaria e curandeirismo, que é punível por Lei.

Desde que a levem para um espaço onde não esteja a designação 'Espiritismo', por mim, tudo bem. O Espiritismo procura, pelo contrário, contribuir para a libertação desses medos medievais, para que as pessoas não tenham que viver dependentes de tratantes sem escrúpulos. É por o Espiritismo desmistificar e esclarecer, que os negociantes todos se abespinham, pois se o público estiver esclarecido, lá se lhes vai a clientela, e o dinheirinho. Trabalhar faz calos, eu sei. Mas dá dignidade. Experimentem trabalhar. A vida de charlatão, como a de ladrão, traficante, falsário, proxeneta, e todas as 'profissões' eticamente reprováveis, dá frutos no presente mas acarreta pesadas dívidas no futuro...

A mediunidade paga, como as actividades de comércio de supostas 'ajudas espirituais', além de na nossa óptica ser eticamente errada, presta-se a uma infinidade de abusos e fraudes, e é uma actividade económica marginal. As pessoas que se dedicam a essas actividades profissionalmente, não descontam, não pagam impostos. Logo, quem trabalha paga por elas. O que é, obviamente, irregular. Quando um comerciante desse tipo usa os bens pagos com os impostos dos cidadãos trabalhadores, está a roubá-los, usufruindo de um bem que os outros pagaram por ele. Quem paga a saúde, a educação, a rede viária, o saneamento básico, o policiamento, a defesa nacional, etc., etc..? Os cidadãos que não pagam impostos ou os que trabalham honestamente e os pagam?

Há actividades tais como a astrologia, ou a quiromancia, ou a cartomância, que, estando no rol das actividades em que se requer alguma característica paranormal do executante (um 'dom', digamos), estão regulamentadas e os seus praticantes sérios oferecem uma gama de serviços e uma tabela de preços. O que é, obviamente, regular. Só lá vai quem quer. Só crê nessas tradições quem quer, e cada um deve ser livre de crer no que queira. Aí nada a dizer. Desde que, obviamente e mais uma vez, não misturem o Espiritismo. Cada coisa deve ter seu nome e todas merecem respeito.

O que está em questão não é, pois, a diferença de opiniões. É a diferença entre honestidade e desonestidade. E a carapuça só serve a quem servir. Longe de mim questionar a liberdade de opinião que assiste a cada pessoa.

coldwater







Citação de: coldwater em 19 janeiro, 2012, 11:41
O termo Espiritismo foi cunhado com a publicação da obra 'O Livro dos Espíritos', em 18 de Abril de 1857. O seu significado está perfeitamente delimitado nessa obra, e a doutrina espírita é representada por federações nacionais, continentais, e pelo Conselho Espírita Mundial. Querer atribuir ao termo Espiritismo significados espúrios é faltar à verdade e à honestidade. Cada pessoa é livre de ter as suas ideias, mas não de usurpar designações, a bem do esclarecimento geral e para se evitar equívocos. O Espiritismo é uma filosofia cristã, voluntária, filantrópica. No Espiritismo TODOS os serviços (palestras, cursos, assitência social, esclarecimento, etc.), são rigorosamente gratuitos e sem compromissos, ou esta filosofia não seria voluntária, nem filantrópica, nem cristã. (Óbvio!) Confundir filosofia espírita com grupos mediúnicos, com grupos mediúnicos de tipo comercial, com médiuns de mediunismo, é um erro grosseiro que desvirtua por completo qualquer site que se pretenda sério e permita tais dislates.

Não se tratando de nenhum negócio (obviamente), poderia aqui divulgar o site da Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal, da Federação Espírita Portuguesa, ou do Conselho Espírita Internacional. Mas para evitar que se amofinem aqueles a quem convem o não-esclarecimento, não o farei.

O que aqui se passa é ver-se caírem como abutres sobre a presa uma miríade de vendedores de ilusões, ávidos de capitalizar sobre as inseguranças e medos alheios. A quem vai a esses profissionais nunca é dito 'Você não tem nada, anime-se, confie em Deus, vá ao médico'. Não. Há sempre sinistros maus-olhados e feitiçarias, funestos encostos e perseguições. É óbvio que o intuito do lucro gera essa avidez. São casos de Polícia, e não de crença ou não-crença. Pura charlatanaria e curandeirismo, que é punível por Lei.

Desde que a levem para um espaço onde não esteja a designação 'Espiritismo', por mim, tudo bem. O Espiritismo procura, pelo contrário, contribuir para a libertação desses medos medievais, para que as pessoas não tenham que viver dependentes de tratantes sem escrúpulos. É por o Espiritismo desmistificar e esclarecer, que os negociantes todos se abespinham, pois se o público estiver esclarecido, lá se lhes vai a clientela, e o dinheirinho. Trabalhar faz calos, eu sei. Mas dá dignidade. Experimentem trabalhar. A vida de charlatão, como a de ladrão, traficante, falsário, proxeneta, e todas as 'profissões' eticamente reprováveis, dá frutos no presente mas acarreta pesadas dívidas no futuro...

A mediunidade paga, como as actividades de comércio de supostas 'ajudas espirituais', além de na nossa óptica ser eticamente errada, presta-se a uma infinidade de abusos e fraudes, e é uma actividade económica marginal. As pessoas que se dedicam a essas actividades profissionalmente, não descontam, não pagam impostos. Logo, quem trabalha paga por elas. O que é, obviamente, irregular. Quando um comerciante desse tipo usa os bens pagos com os impostos dos cidadãos trabalhadores, está a roubá-los, usufruindo de um bem que os outros pagaram por ele. Quem paga a saúde, a educação, a rede viária, o saneamento básico, o policiamento, a defesa nacional, etc., etc..? Os cidadãos que não pagam impostos ou os que trabalham honestamente e os pagam?

Há actividades tais como a astrologia, ou a quiromancia, ou a cartomância, que, estando no rol das actividades em que se requer alguma característica paranormal do executante (um 'dom', digamos), estão regulamentadas e os seus praticantes sérios oferecem uma gama de serviços e uma tabela de preços. O que é, obviamente, regular. Só lá vai quem quer. Só crê nessas tradições quem quer, e cada um deve ser livre de crer no que queira. Aí nada a dizer. Desde que, obviamente e mais uma vez, não misturem o Espiritismo. Cada coisa deve ter seu nome e todas merecem respeito.

O que está em questão não é, pois, a diferença de opiniões. É a diferença entre honestidade e desonestidade. E a carapuça só serve a quem servir. Longe de mim questionar a liberdade de opinião que assiste a cada pessoa.

coldwater








Já coloquei esta mesma resposta para esta mesma citação em outro tópico, volto a colocar esta resposta por ver esta mesma citação, não devemos se apropriar de uma palavra como já vimos em outro tópico só por que os espiritas de Alan Kardec se organizaram primeiro não podem se apoderar desta palavra, pois os icar já se organizaram como  cristãos e mesmo por isto as outras religiões cristãs tambem podem se denominar cristãos.
A palavra espírito apresenta diferentes significados.


Etimologia


A palavra espírito tem sua raiz etimológica do Latim "spiritus", significando "respiração" ou "sopro", mas também pode estar se referindo a "alma", "coragem", "vigor" e finalmente, fazer referência a sua raiz no idioma PIE *(s)peis- ("soprar"). Na Vulgata, a palavra em Latim é traduzida a partir do grego "pneuma" (πνευμα), (em Hebreu (רוח) ruah), e está em oposição ao termo anima, traduzido por "psykhē".

A distinção entre a alma e o espírito somente ocorreu com a atual terminologia Judeo-Cristão (ex. Grego. "psykhe" vs. "pneuma", Latim "anima" vs. "spiritus", Hebreu "ruach" vs. "neshama", "nephesh" ou ainda "neshama" da raíz "NSHM", respiração.)

A palavra espírito costuma ser usada em dois contextos, um metafísico e outro metafórico.


Filosofia


Espírito é definido pelo conjunto total das faculdades intelectuais. Ele é freqüentemente considerado como um princípio ou essência da vida incorpórea (religião e tradição espiritualista da filosofia), mas pode também concebida como um princípio material (conjunto de leis da física que geram nosso sistema nervoso).

Na Antiguidade, o sopro e o que ele portava (o som, a voz, a palavra, o nome) continha a vida, seja em protótipo, em essência ou em potência (mítica). No tronco judaico-cristão das religiões diz-se que Deus soprou o barro para gerar o (ser no) homem. Dar um nome aos seres vivos ou não, emitir o som do nome (i.e, chamar por um nome, imitar as vozes animais, mimitizá-los, fazer do nome onomatopéia, apresentar-lhes na língua, dar-lhes uma palavra que lhes chame etc), fazer soar pela emissão do sopro vocal, significava possuir (ter o que é deles, a carne, a voz, i.e., ser-lhes o proprietário). Assim, diz-se também que ao dar nomes aos animais, o Homem ancestral, tomou deles a posse, tomou deles algo, deu-lhes a representação, o espírito. Nos contos míticos, emitir um som significa chamar pelo ser que atente a tal som. Assim, o gênio da lâmpada de Aladino das (Mil e Uma Noites) aparecia quando Aladim esfregava a lampada maravilhosa, assim emitindo um ruído ou som que era exatamente o nome do gênio encarcerado.

Em política, diz-se do espírito das leis, expresso na constituição. O termo espírito das leis vem de Montesquieu, que escreveu um livro sobre com este título, no qual ele descreve o sistema tripartite de repartição dos estados.


Corpo e espírito


Em diferentes culturas, o espírito vivifica o ser no mundo. O espírito também permitiria ao ser perceber o elo entre o corpo e a alma. Entretanto, muitas vezes espírito é identificado com alma e vice-versa, sendo utilizados de forma equivalente para expressar a mesma coisa.

Segundo a teoria dualista de Descartes, o corpo e o espírito são duas substâncias imiscíveis, cada qual com uma natureza diferente: o espírito pertenceria ao mundo da racionalidade (res cogitans), enquanto o corpo às coisas do mundo com extensão (res extensa), i.e., ao mundo das coisas mensuráveis. Descartes acreditava que a função da glândula pineal seria unir a alma/espírito ao corpo. Sua visão do ser humano era mecanicista. O corpo era tratado como uma máquina de grande complexidade. Pensava em partes separadas, no que ligaria o que com o que, qual seria a função de cada parte, em suas relações etc.

Para algumas tradições religiosas, a morte separa o espírito do corpo físico, e a partir daí, o espírito passa a ser somente da esfera espiritual. Para estas, a morte parece não encerrar a existência de cada ser particular.



Psicologia


Em psicologia, o espírito designa a atitude mental dominante de uma pessoa ou de um grupo, que motiva-o a fazer ou a dizer coisas de um determinado modo.


Espiritologia


De acordo com a espiritologia (ou "psicologia espiritual"), o espírito é o corpo psíquico, que entra em contato com a quarta dimensão (ou Mundo Astral), local onde não existem problemas de espaço (distâncias) ou de tempo. Segundo esta corrente, o ser humano pode entrar em contacto com outros lugares ou até outras épocas, sendo que, alguns pesquisadores, como o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, acreditavam que os problemas do mundo contemporâneo, não eram regidos apenas pelas pessoas fisicamente, mas também psiquicamente, utilizando o mundo astral como meio de intervir no Mundo Terrestre.


Espíritos na Bíblia


Na Bíblia, a expressão "espíritos" também se refere aos anjos que se rebelaram contra Deus. Na tradição judaico cristã, são também chamados de "anjos decaidos", "espíritos impuros" ou "demónios". Eles subordinaram-se à liderança de um anjo rebelde que foi proeminente na hierarquia angélica, comummente denominado por Satanás e Diabo.

Segundo a bíblia, embora impedidos de se materializar, estes "anjos decaidos" teriam grande poder e influência sobre a mente e o modo de viver dos humanos. Teriam capacidade de se incorporar em humanos e em animais e possuí-los (possessão espírita, não delirio de possessão), e também usam coisas inanimadas (assombração), tais como casas ou objectos.

No Novo Testamento, o uso do termo "demónio", em gr. daimoníon, é limitado e específico em comparação com as noções dos antigos filósofos e o modo em que esta palavra era usada no grego clássico. Originalmente, o termo daimoníon designava as divindades, que podiam ser boas ou ruins.




Espiritismo


Segundo a Doutrina espírita, o espírito é a individualização do princípio inteligente do Universo. Quando encarnado - ou seja, vestido de um corpo humano - é chamado de alma, nesta situação alma e espírito são as mesmas coisas. A reencarnação, segundo o espiritismo, é o processo de auto-aperfeiçoamento por que passam todos os espíritos.

Para os espíritas, o estado natural do espírito seria o de liberdade em relação à matéria, ou seja, a condição de desencarnado. Nesta situação, o espírito mantém a sua personalidade e suas características individuais.

Também segundo a doutrina espírita, a interação do espírito com o cérebro se dá através do perispírito. Este conecta a vontade que nasce no espírito com o estímulo que direciona o cérebro.

Para designar um espírito específico, os espíritas utilizam a inicial em maiúsculo, como por exemplo: "O Espírito Emmanuel".


Teosofia


Na Teosofia, o espírito é associado aos dois princípios mais elevados do Homem, a díade Atman-Budhi, a essência imortal do Homem.


Outras teorias


Na teoria Shmuelin, o espírito Divino que reside na mente do homem – o Ajustador do Pensamento. Este espírito imortal é pré-pessoal – não é uma personalidade, se bem que esteja destinado a transformar-se em uma parte da personalidade da criatura mortal, quando da sua sobrevivência.


Só por que foi organizada primeiro não pode se apropriar da palavra, os icar se organizaram primeiros como cristãos e hoje temos ostras religiões cristãs, só por isto elas não estão erradas.
E respeito a definição citada por voce sobre  Allan Kardec.
Mas posso dizer espirito é mais antigo esta Publicação.

Cordialmente. :angel:

Não costumo entrar neste tópico, mas entrei devido a alguns comentarios que me falaram.
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

coldwater
Caro amigo,

Vamos tentar definir conceitos. Cada coisa deve ter seu nome, a bem da clareza de comunicação. Se numa cozinha de um restaurante o 'chef' pedir ao ajudante batatas e este lhe trouxer cebolas... temos o caldo entornado, de certeza. As pessoas, os objectos, os países, as ruas, as cidades, e até as ideias, devem ter as suas designações, para que o mundo não se torne uma Babel inextrincável.

- Espírito é uma coisa, e as suas citações são correctas; mas Espiritismo é outra.

- Espiritualismo é outra coisa, também. Espiritualista é toda a filosofia ou religião que postula a existência de Deus e da imortalidade da alma.

O Catolicismo Romano e Ortodoxo; o Protestantismo; o Islamismo; o Judaísmo; o Sikhismo; a Umbanda; são exemplos de religiões espiritualistas.

O Espiritismo; o Martinismo; o Racionalismo Cristão; a Teosofia; o Rosacrucianismo; o Modern Spiritualism/Moderno Espiritualismo; são exemplos de filosofias espiritualistas.

O Budismo é uma filosofia parcialmente espiritualista, pois não se debruça sobre a exist~encia de Deus, ficando isso ao critério de cada um.

O Humanismo é um exemplo de uma religião não espiritualista, pois, assumindo-se como religião, cultiva o ateísmo.

- Não devemos, finalmente, confundir mediunidade (faculdade orgânica que cada um usa como quer), com Espiritismo (corpo doutrinário e movimento cultural).

- Sobre a questão do  Cristianismo e da 'apropriação de designações': Cristianismo é um conceito amplo. Jesus de nazaré, o Cristo, não deixou nada escrito nem estabeleceu corpo doutrinário algum. Sobre os seus ensinamentos escreveram os Evangelistas, o Apóstolo Paulo, e outros Primeiros Cristãos. A mensagem cristã é de tal forma ampla que sobre ela se erguem hoje mais de 38 mil religiões e um número igualmente apreciável de filosofias.

É, pois, admissível considerarmos a existência de cristãos católicos, cristãos protestantes, cristãos ortodoxos, cristãos coptas, cristãos nestorianos, cristãos cristão anglicanos, cristãos ateus, cristãos anarquistas, cristãos racionalistas, etc., etc..

O Espiritismo é, por natureza, uma doutrina filosófica cristã, porque tem em Jesus-Cristo o seu modelo moral por excelência. Todos os espíritas são cristãos. Mas obviamente nem todos os cristão são espíritas. Todas as obras básicas da Doutrina Espírita são encimadas pela designação "filosofia espiritualista". Então, o Espiritismo é uma filosofia espiritualista cristã, entre muitas. Mas cada uma tem as suas especificidades e não devem ser confundidas.

Espero ter sido esclarecedor.

coldwater

coldwater
A bem do esclarecimento, deixo aqui este resumo, que dissipa quaisquer dúvidas, desde que se seja dotado de entendimento e boa-fé:

«O espiritismo é uma ciência filosófica de consequências morais. Como ciência, investiga os factos espíritas. Como filosofia explica-os. Como ética dá-nos um roteiro moral para as nossas vidas. Pode-se definir como sendo a ciência que estuda a origem, natureza e destino dos espíritos, bem como as relações existentes entre o mundo espiritual e o mundo corpóreo.

O espiritismo (ou doutrina espírita) foi codificado por um professor francês de meados do século XIX: Allan Kardec.   

Esta doutrina surgiu como resultado de muitos estudos feitos por esse homem que, de início, não acreditava na comunicação dos espíritos. Se quiser saber mais sobre esses dados históricos, veja a secção do Curso Básico (gratuito).   
 
Espiritismo: princípios fundamentais

- Existência de Deus   

- Imortalidade da alma (ninguém morre, apenas deixamos o corpo físico)   

- Comunicabilidade dos espíritos (através da mediunidade - capacidade que algumas pessoas têm de comunicar com o mundo dos espíritos)   

- Reencarnação   

- Lei de causa e efeito   

- Pluralidade dos mundos habitados
   

A doutrina espírita, ou espiritismo, baseia-se em factos e não foi criação de um homem: é resultado de anos e anos de estudo metódico. Hoje, percebe-se que tem muito para dar à humanidade.   

Os 5 livros fundamentais para conhecer o espiritismo, resultado desse estudo, são: 

O Livro dos Espíritos

O Livro dos Médiuns

O Evangelho Segundo o Espiritismo

O Céu e o Inferno

A Génese
   


Não confunda espírita (o adepto do espiritismo) com médium (pessoa que tem capacidade de comunicar com o mundo dos espíritos), nem espiritismo (doutrina de tríplice aspecto: ciência, filosofia e moral) com mediunismo (mera prática mediúnica).   
Um médium pode ser espírita, como pode ser ateu, católico, protestante, etc. Um espírita pode ter ou não mediunidade. Então mediunidade é uma característica comum na humanidade que o espiritismo também utiliza (à semelhança de outras doutrinas) para comunicar com o mundo dos espíritos.
   

Esclareça-se, inscreva-se no curso básico que disponibilizamos e irá descobrir conhecimentos muito agradáveis e interessantes para a sua vida. Ao fim e ao cabo... o saber não ocupa lugar!»

(Creio que para quem queira esclarecer-se, é mais que suficiente. A quem não deseje ser esclarecido, ou tenha interesse em misturar conceitos, com objectivos personalistas, não há esclarecimento que baste. Infelizmente, a exploração comercial e fraudulenta, à margem da Lei, de Ideias e competências díspares, leva a que haja aventureiros que se enfeitem com títulos académicos, profissionais e filosóficos que não possuem. Há anúncios de pessoas que se dizem mestras de reiki, doutores em psicologia transpessoal, regressão, tarot, búzios, que se afirmam médiuns, que se dizem espíritas, que se afirmam ramatistas, e ióguis, e fisioterapeutas de shiatsu e de massagem tailandesa, que se gabam de ser formadas pela 'Universidade do Vaticano', com 'doutoramentos' em parapsicologia, com bênçãos papais, que forjam diploma de medicina, com especialidades alopáticas, naturopáticas e homeopáticas, uf!, e eu sei lá que mais... É uma salada russa destinada a impressionar os incautos. Casos de Polícia, obviamente.)

#42
Citação de: coldwater em 20 janeiro, 2012, 15:26
A bem do esclarecimento, deixo aqui este resumo, que dissipa quaisquer dúvidas, desde que se seja dotado de entendimento e boa-fé:

«O espiritismo é uma ciência filosófica de consequências morais. Como ciência, investiga os factos espíritas. Como filosofia explica-os. Como ética dá-nos um roteiro moral para as nossas vidas. Pode-se definir como sendo a ciência que estuda a origem, natureza e destino dos espíritos, bem como as relações existentes entre o mundo espiritual e o mundo corpóreo.

O espiritismo (ou doutrina espírita) foi codificado por um professor francês de meados do século XIX: Allan Kardec.  

Esta doutrina surgiu como resultado de muitos estudos feitos por esse homem que, de início, não acreditava na comunicação dos espíritos. Se quiser saber mais sobre esses dados históricos, veja a secção do Curso Básico (gratuito).  
 
Espiritismo: princípios fundamentais

- Existência de Deus  

- Imortalidade da alma (ninguém morre, apenas deixamos o corpo físico)  

- Comunicabilidade dos espíritos (através da mediunidade - capacidade que algumas pessoas têm de comunicar com o mundo dos espíritos)  

- Reencarnação  

- Lei de causa e efeito  

- Pluralidade dos mundos habitados
 

A doutrina espírita, ou espiritismo, baseia-se em factos e não foi criação de um homem: é resultado de anos e anos de estudo metódico. Hoje, percebe-se que tem muito para dar à humanidade.  

Os 5 livros fundamentais para conhecer o espiritismo, resultado desse estudo, são:  

O Livro dos Espíritos

O Livro dos Médiuns

O Evangelho Segundo o Espiritismo

O Céu e o Inferno

A Génese
 


Não confunda espírita (o adepto do espiritismo) com médium (pessoa que tem capacidade de comunicar com o mundo dos espíritos), nem espiritismo (doutrina de tríplice aspecto: ciência, filosofia e moral) com mediunismo (mera prática mediúnica).  
Um médium pode ser espírita, como pode ser ateu, católico, protestante, etc. Um espírita pode ter ou não mediunidade. Então mediunidade é uma característica comum na humanidade que o espiritismo também utiliza (à semelhança de outras doutrinas) para comunicar com o mundo dos espíritos.
 

Esclareça-se, inscreva-se no curso básico que disponibilizamos e irá descobrir conhecimentos muito agradáveis e interessantes para a sua vida. Ao fim e ao cabo... o saber não ocupa lugar!»

(Creio que para quem queira esclarecer-se, é mais que suficiente. A quem não deseje ser esclarecido, ou tenha interesse em misturar conceitos, com objectivos personalistas, não há esclarecimento que baste. Infelizmente, a exploração comercial e fraudulenta, à margem da Lei, de Ideias e competências díspares, leva a que haja aventureiros que se enfeitem com títulos académicos, profissionais e filosóficos que não possuem. Há anúncios de pessoas que se dizem mestras de reiki, doutores em psicologia transpessoal, regressão, tarot, búzios, que se afirmam médiuns, que se dizem espíritas, que se afirmam ramatistas, e ióguis, e fisioterapeutas de shiatsu e de massagem tailandesa, que se gabam de ser formadas pela 'Universidade do Vaticano', com 'doutoramentos' em parapsicologia, com bênçãos papais, que forjam diploma de medicina, com especialidades alopáticas, naturopáticas e homeopáticas, uf!, e eu sei lá que mais... É uma salada russa destinada a impressionar os incautos. Casos de Polícia, obviamente.)

Espero não ser rude mas não podemos dizer que é "ciência moral" pois dependendo de cada cultura existe uma moral prédeterminada e a ciencia é universalista independente da moral e fixada na ética, ja definição sobre espirita, creio que temos um empasse de entendimento, e assim vamos aceitar os pontos de entendimento de cada um.  :)
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

coldwater
Não é sequer Ciência no sentido académico, bom amigo. O Espiritismo define-se como ciência de observação, no sentido em que observar aves, ou observar os astros com um telescópio, são ciências de observação. É a crónica insuficiência das palavras, muitas vezes curtas para abarcarem todos os matizes das actividades e das ideias humanas. Até com os objectos é assim: a chave de casa é uma coisa e a chave inglesa é outra, mas se for uma chave de casa inglesa já começamos a tropeçar nas malvadas palavras :-)

O Espiritismo observa e compila os fenómenos, analisa-os racionalmente e submete-os ao veredicto da ciência académica. É à Ciência, e não ao Espiritismo, que cabe investigar os mistérios da alma humana ou do Espaço profundo. O Espiritismo é uma crença, uma opinião, ainda que baseada em factos positivos.

O Espiritismo é uma doutrina filosófica de consequências morais, isso sim. Porque como filosofia propõe um modelo explicativo da realidade (que é a missão de qualquer filosofia). Mas tem consequências morais, ou seja, da filosofia espírita extrai-se uma directriz de conduta muito clara, e materializada pelo exemplo sublime de Jesus de Nazaré: "Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos".

Daí que o Espiritismo seja uma filosofia cristã. Não porque careça de respaldo bíblico ou porque se creia detentor de procuração do Nazareno. Não porque se creia "melhor" que qualquer outra filosofia ou religião. Mas porque tenta modestamente contribuir para um mundo melhor, à luz dos ensinamentos de Jesus. Nesse sentido, qualquer pessoa que ame o seu próximo será cristã, ainda que desconheça que o é, ou que jamais tenha ouvido falar de Jesus o  Cristo. Quem é "bom cristão", Deus o saberá. Talvez não seja quem mais bate no peito, quem mais clama pelo nome de Jesus, ou quem mais altos cargos detém nas hierarquias religiosas das religiões ou outras instituições com a mesma orientação cristã. Isso só Deus sabe e só Ele julgará.

Receba os meus cumprimentos sinceros,

coldwater




...É uma dor d'alma ouvir certos Kardecistas...

...como não devo julgar...porque não sou kardecista...

...resta-me pedir por eles:

...Senhor...apieda-te deles e derrama sobre o seu espirito a humildade, a noção do respeito ao próximo, a verdade na moral cristã, a fim de lhes eliminar o medo, a fuga aos perigos que a missão acarreta, a vã pretensão do dever cumprido, arfando ao peso dos cinco livros que defendem como imperioso e indeclinável karma, embalados na auto-estrada da ilusão Terra-Céu...

...Senhor ! deixa ficá-los por lá muitos anos...não em colónias de recuperação e evolução, que não aceitam...ou encarrega-os da construção, organização e direcção de centros, já que fazem tudo de graça, p.e. em Papua-Nova Guiné, onde não existe moeda de troca para além de um simples osso de porco que se pendura ao nariz, ou nas orelhas, ou pairando em eterna basbaquice aureolada pelo esforço continuado de dizer mal do do seu irmão...

...Senhor !  Tu que não permites a descida a este urbe a outros mensageiros (segundo os kardecistas) para além da meia dúzia, constantes nas obras da codificação...não permitas que algum deles volte armado em profeta da desgraça...antes de conquistarem o saber da questão espírita...

...eles que se fartam de tirar cursos, alivia-os do peso desses diplomas que não conseguem sobraçar, e permite que os mesmos sejam apresentados em "pens ou cd's", já que eles não acreditam que os ensinamentos possam ser transmitidos por enviados teus a irmãos seus, viandantes ainda neste malsinado e insignificante globo terrestre...

...tende piedade deles, Senhor...!

Paulino