Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.446
Total de tópicos
26.915
  • Ir ou não ir a um centro espírita?
    Iniciado por Anvil
    Lido 33.062 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
coldwater
Espiritismo é cultura, é movimento humanista de voluntariado. Todos os serviços prestados pelas associações espíritas são gratuitos. Como tal, divulgar contactos de associações espíritas a quem os solicitou, não cabe, a meu ver, no campo da publicidade. O termo publicidade aplica-se mais a actividades com finalidades lucrativas, como suponho serem as do João Lourenço. Este tópico foi aberto por alguém que solicitou informação acerca da Doutrina Espírita. O João, que nada entende do assunto e é claramente hostil ao mesmo, veio publicitar-se e lançar a confusão entre Espiritismo/Doutrina Espírita, e Mediunismo/Guiismo.

A minha intervenção foi no sentido, precisamente, de sublinhar as diferenças. No Espiritismo as pessoas encontrarão cultura e vivência do Evangelho de Jesus. No Mediunismo/Guiismo encontram comunicação com o Além - e muito se poderia dizer acerca dos milhares de médiuns comerciantes que juram a pés juntos que falam todos com o Dr. Sousa Martins e com Maria a Mãe de Jesus. Mas isso são outros quinhentos...

Espero não ter de voltar a pronunciar-me acerca deste assunto. Como todos os espíritas, tenho a minha profissão, a minha família, as minhas obrigações sociais, e dedico-me, nas horas vagas e pagando do meu bolso, a divulgar a cultura espírita. Como tal, há muitos anos que enfrento também a hostilidade dos médiuns comerciantes, que vivem da credulidade, do desconhecimento, e das aflições alheias. Não gostam da Doutrina Espírita, é claro, porque esta abre os olhos ao Povo... 

Estimados senhores, penso que a vossa discussão/debate é muito interessante mas, deveria ser colocado em outro tópico. Poderiam mesmo, exaustivamente colocar os vossos pontos de vista pois isso seria enriquecedor para o fórum. Todavia a questão colocada era "ir ou não ir a um centro espírita".

irakaya
#17
coldwater, os centros espíritas seguem o cristianismo ou segundo Allan Kardec "o espiritismo complementa o cristianismo". Esta afirmação está correcta, não está?

Eu ia ficar-me por esta pergunta , mas resolvi aprofundar um pouco mais.

Eu por exemplo não acredito no cristianismo, acredito em espiritos (mais ou menos iluminados) mas não em deus, a biblia para mim é um livro de parábolas e lendas.

Como levaria uma pessoa como eu a um centro espirita para pedir ajuda?

coldwater
Olá irakaya,

Os centros espíritas, ou associações espíritas, são centros culturais, onde se divulga a cultura espírita através de palestras públicas, cursos, seminários. Também há outras actividades, como por exemplo o atendimento privado, onde basicamente se esclarecem dúvidas. A cultura espírita tem três componentes:

1- filosófica: porque trata dos velhos temas do "quem somos, de onde vimos, para onde vamos, o que fazemos na Terra, porque é que existe o sofrimento, etc..".

2 - moral: porque tem em Jesus de Nazaré o seu modelo moral por excelência, procurando estudar a fundo os seus ensinamentos, e por isso é uma doutrina cristã.

3 - científica: porque estuda em bases racionais as evidências da imortalidade da alma.

O Espiritismo crê fundamentalmente que Deus existe e é infinitamente perfeito; que a alma é imortal e perfectível; que existe reencarnação e que há outros mundos habitados além da Terra.

Não é minha intenção vir aqui fazer "propaganda" da filosofia espírita. Aconselho a quem se interesse por esta doutrina, a que visite o site da Asssociação de Divulgadores do Espiritismo em Portugal/ADEP. Atenção que há por aí pessoas e organizações que se intitulam espíritas indevidamente. Uma das características do Espiritismo é a sua mais rigorosa gratuitidade. O Espiritismo é uma ideia, uma opinião, uma crença, uma filosofia. Mediunidade (que muitos confundem com Espiritismo) é uma faculdade orgânica, que toda a gente posssui.

coldwater
Olá irakaya,

Visto que entretanto complementou a sua pergunta, complemento a minha resposta: pessoas de todas as crenças e religiões podem ir a uma associação espírita, ouvir uma palestra, pedir uma opinião sobre um assunto que as preocupe, fazer um curso. O Espiritismo não põe condições a ninguém. Há pessoas de todas as  religiões, sem religião, ateus até, que nos visitam. São todos bem-vindos. Na nossa opinião, só Deus tem a Verdade. O que interessa não é se se é ou não cristão, se se tem religião, se se é sequer crente em Deus. É muito melhor um ateu honesto e bondoso que um crente malandro... O que mais conta, para nós, é que cada um seja honesto para consigo mesmo e para com a sua consciência, e que respeite e trate bem os outros. Por isso, é sempre bem-vinda. Para nós, não há qualquer problema. Até aconselhamos as pessoas a que procurem não só na Doutrina Espírita mas noutras religiões e filosofias a que as faça mais felizes e melhores seres humanos.

irakaya
Citação de: coldwater em 01 fevereiro, 2011, 16:34
Olá irakaya,

Visto que entretanto complementou a sua pergunta, complemento a minha resposta: pessoas de todas as crenças e religiões podem ir a uma associação espírita, ouvir uma palestra, pedir uma opinião sobre um assunto que as preocupe, fazer um curso. O Espiritismo não põe condições a ninguém. Há pessoas de todas as  religiões, sem religião, ateus até, que nos visitam. São todos bem-vindos. Na nossa opinião, só Deus tem a Verdade. O que interessa não é se se é ou não cristão, se se tem religião, se se é sequer crente em Deus. É muito melhor um ateu honesto e bondoso que um crente malandro... O que mais conta, para nós, é que cada um seja honesto para consigo mesmo e para com a sua consciência, e que respeite e trate bem os outros. Por isso, é sempre bem-vinda. Para nós, não há qualquer problema. Até aconselhamos as pessoas a que procurem não só na Doutrina Espírita mas noutras religiões e filosofias a que as faça mais felizes e melhores seres humanos.

Gostei da resposta!
Finalmente alguém deu uma resposta que faz sentido! Obrigado

Acredite que nem todas as associações são como a que pertence, ou que as pessoas que as frequentam são como você!


coldwater
Bem-haja, irakaya. Permita-me citar a página da Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal/ADEP:

"Devido ao imenso afluxo de contactos a pedirem endereços de centros espíritas em Portugal, decidimos colocar na nossa página na Internet, todos os contactos de centros espíritas que conhecemos em Portugal, embora não conheçamos todos.

Gostaríamos no entanto de realçar que uma das características que destaca um centro espírita idóneo é a gratuitidade dos seus serviços, o altruísmo, bem como o seguimento da doutrina espírita codificada por Allan Kardec.

Temos assim duas realidades distintas e naturais: uma é a doutrina espírita, bem estruturada, com alicerces sólidos e muito actual. Outra, é o movimento espírita, que em virtude de funcionar com grupos no sentido sociológico não deixa de carregar as idiossincrasias próprias da condição humana.

Assim é natural que, embora objectivando o mesmo fim, cada centro espírita possa ter metodologias diferenciadas e daí que quem procura um centro espírita possa sentir maior afinidade com um ou outro centro e nenhuma afinidade com um outro centro.

Se assim for, não desanime, continue a sua procura.

Bons estudos!"


 Caros amigos, sei que não querem entrar em discussão mas creio que entraram... ;D sei que é um assunto delicado, e envolve muitas áreas e explicações. Pela minha parte é uma busca, algo que me faça sentir bem! Acreditem que nem imaginam os estigmas que tudo envolve...venho de uma família ultra conservadora no que diz respeito á religião, trabalho em psiquiatria, mas creio que algo mais forte me esteja a fazer um chamamento (mesmo que não me acreditem) e preciso de encontrar o meu caminho! Foram todos muito esclarecedores muito obrigado a ambos! Vocês são duas faces da mesma moeda, apenas um é a coroa e a outra a face!! Se possuo um dom mediunico (peço desculpa se não me exprimo correctamente mas lembrem-se que sou leiga no assunto)já me aconteceram certas coisas...sei que não vou encontrar toda a sabedoria nem todas as respostas quero apenas conhecer, e de certeza ganhar uma experiência preciosa!! Bem hajam os dois pelas respostas  :D
Mais vale ser ignorante um minuto que burro a vida toda....

coldwater
#23
Olá Anvil,

Se está ligada á área da Saúde, pode ser que lhe interessem estes sites, para ir tendo uma ideia da validade da proposta espírita:

AME PORTO - Associação Médico-Espírita da Área Metropolitana do Porto


Associação Medico-Espírita de Portugal

e este site que não é espírita mas tem uma abordagem não materialista/ateísta da Psicologia, seguindo a escola de pensamento do famoso Dr. Carl Gustav Jung:

Associação Luso-Brasileira de Psicologia Transpessoal

Sugiro-lhe também que que procure dados sobre o Instituto do Cérebro Prof. Dr. Nubor O. Facure. Este médico neurologista é espírita e é um dos muitos que preconizam, desde que seja vontade do paciente, uma dupla abordagem (Medicina e centro espírita), em casos que o justifiquem.

Igualmente interessantes são as pesquisas do Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, que é médico e espírita, e tem pesquisado a glândula pineal como possível sede da faculdade mediúnica. A mediunidade já é admitida pela Organização Mundial de Saúde não como patologia, mas como disposição orgânica inerente a todo o ser humano. Infelizmente ainda há muitas abordagens místico-comerciais da mediunidade, o que desencoraja os estudiosos sérios.

Na sua área profissional, conhecer a filosofia espírita pode ser muito útil não só para si, mas para os seus pacientes. Muitas pessoas com percepção extra-sensorial/paranornmalidade/mediunidade, estão mal medicadas, ou indevidamente internadas, porque os clínicos ainda não têm uma formação que transcenda as fronteiras da matéria tangível. Note que há muita gente cheia de qualidade que não é espírita. Entre muitos cito o Psicólogo Prof. Doutor Vítor Rodrigues (português), ou a psiquiatra D.ra Edith Fiore (norte-americana), ou ainda o conhecido Dr. Brian Wess, psiquiatra norte americano.


Caros senhores, creio haver um equivoco, eu não tenho nada contra quer quer que seja, espero ficar-mos entendidos.
Peço eu desculpa, já que o sr. não pede.( a nossa seriedade, é exactamente como a de qualquer uma ) temos ajudado muitas pessoas que vêm dos mais diversos sitios e origens, (gratuitamente ) como ninguem é bom em tudo o que se faz, dedicamo-nos apenas á relação espiritual e suas implicações, não somos herméticos, somos abertos á continuação e evolução do conhecimento nesta área, não há diplomas nem certificados na vida alem desta. Somos todos humanos e muito pequenos, é infeliz da sua parte dizer que tenho algo contra a sua doutrina, e que nós nada entendemos, todos nos complementamos, há quem inicie, e depois quem prossiga.
Fica-lhe mal publicamente, dar a entender, aquilo que não conhece, atingindo inclusivem outros que praticam as mais variadas vertentes espirituais diferentes das suas ou das minhas, dizer que eu nada entendo,se paga impostos, se o sr fala assim de milhares de pessoas dessa forma, então qualquer português poderá dizer o mesmo da sua doutrina, não entre por ai, não leva a nada. Se Allan Kardec o ouvisse falar assim ficava abismado,tornava a morrer certamente. Não trate mal quem o não trata, alguma vez leu aqui algo meu acerca dos espiritas, ou de qualquer outra denominação, apenas me refiro que os s.res têm propaganda, chame-lhe o que quiser, com referencias, e vejo que para isso existe cobertura, porque motivo? li as condições, salvo erro não está certo, apenas comentei.
Parece-me ser um destino Nacional, as formas como certas pessoas defendem as suas filosofias,como enfrentam a pluraridade e o respeito, Ciencia exata é fisica, matemática etc. o resto é de quem é. Lá fora ainda não encontrei esta forma de perder o nosso tempo.
Para terminar saliento que Allan Kardek, como Jesus e outros mestre, tambem falavam com os espiritos (está escrito no pouco que li, vosso), certamente não falavam com o Dr, Sousa Martins, porque não existia, e muito mais!......   
Quero salientar, que o tópico foi colocado a quem está na comunidade e não especificamente aos sr.es, limitei-me a responder, sem ofender.
Espero não ter que levar todas as nossas conversas a um dos meus amigos espiritas, mostrando a sua forma de falar das restantes comunidades, eu pessoalmente não estou filiado em nenhuma, nem quero, somos livres de exercer espiritualidade, respeitando outras formas, sem estar sujeitos a qualquer denominação ou filosofia. tenho dito.


jomacarga
A João Lourenço  (assunto: ir ou não a centro espirita, e sequente troca de ideias com Coldwater):
Parabéns pela coragem, desprendimento de preconceitos e ausência de dogmaticidade e facciosidade . Também pela correcção formal com que se exprime. É essa a diferença entre as opções de possível liberdade e aqueles que se opõem às mesmas. Entre a autoridade únivoca e a abertura a pistas e hipóteses outras - a pluralidade.

jomacarga
A minha resposta a ANVIL sobre "ir ou não a um centro espirita":
Não tenho conhecimentos suficientes e qualificados para dar uma resposta correcta e pouco questionável. Não tenho conceitos-garantes, quando muito noções.
Mas direi algo. - Pode haver casos em que haja benefício (nomeadamente casos de obsessões de certo grau que poderão ser paulatinamente resolvidos; se o centro tiver de facto equipa capacitada a trabalhar em desobsessão). - O que lhe disseram: "ir sem nada e vir com alguma coisa" (nefasta, entenda-se), tanbém já me disseram. Sobre isto não posso dar um parecer suficiente. [Até se poderá dar o contrário]. Mas...
Uma coisa me parece certa: se tem faculdades mediúnicas não deixarão de ser detectadas e será convidada a "desenvolver ou educar a mediunidade". Isso implica uma vinculação, a não ser que fuja... (mas isso não resolve a questão). Enfim, se não tem essas faculdades, nada lhe deverá suceder... a não ser aprender uma doutrina cujos mentores caracterizam muito bem, e que terá curiosidade em conhecer.
Sabe-se que o mundo espiritual e/ou oculto comporta muitas outras coisas, não só o espiritismo.
Não mencionarei argumentos contra [há alguns] nem a favor.
Somente digo que em tudo isso podem existir perigos. Não é como visitar um museu, um café, um recinto desportivo, uma biblioteca, etc.. (este é o mundo profano).
- Já agora uma ideia: ler diversas doutrinas do âmbito metafísico e verificar qual a que lhe suscita maior interesse e sintonia.


coldwater
De facto, somos um país de opinativos e treinadores de bancada. As pessoas não sabem, não conhecem, nunca frequentaram, nunca estudaram, mas sempre vão dizendo pois que sim e que talvez.

Se aparece alguém como eu, que, apesar das minhas limitações naturais, pelo menos sei do que falo pois sou trabalhador espírita há anos, logo os opinativos e treinadores de bancada se melindram. Porque fazem muita questão de que as suas opiniões prevaleçam e não sejam corrigidas, apesar de serem meros "eu acho que", sem sustentação doutrinária ou da experiência.

O opinador anterior, então, configura o clássico bombeiro incendiário, que vem espalhar muita paz e concórdia fazendo o máximo para criar polémicas estéreis.

Portugal será um país melhor quando as pessoas falarem do que sabem, e não insistirem em saber tudo, mesmo e sobretudo o que desconhecem por completo. Nas minhas exposições acima, deixei factos, nada mais. Um centro espírita, como qualquer local dedicado ao Bem (templos, centros culturais, associações humaitárias, etc.), tem uma assepsia espiritual muito superior ao dos locais mundanos. A protecção espiritual dos locais dedicados ao Bem é naturalmente reforçada pela presença dos Espíritos Bons, que naturalmente se afinizam com o Bem. A inversa é igualmente verdadeira. Num antro de vício ou de imoralidade, estão presentes os encarnados e os Espíritos que têm afinidade com tais atmosferas psíquicas.

O resto, é misticismo de quem gosta de se dar importância e de se rodear de auras de "ocultista".
Nada contra, desde que não deturpem a Doutrina Espírita, que é clara, nada tem de "oculto", e está contida nas 5 obras básicas, de Allan Kardec, disponíveis para download em qualquer site espírita. Gratuitamente, como todas as actividades e serviços espíritas.



Ola

sabem-me dizer se num centro espirita podem ver se uma pessoa tem magia negra ou não e se podem limpar?
Conseguem fazer esse tipo de coisas num centro?

Eidole

coldwater
Olá amigo,

Não se preocupe com essas coisas de magias negras, ou de qualquer cor, se me permite a brincadeira. Essas coisas não funcionam, a não ser que lhes demos crédito. Ou seja: basicamente, o que nos pode causar mal, nesses casos, é o nosso próprio medo. No blog em que colaboro, que se chama Blog de Espiritismo, deixámos agora uma sequência de posts com o título "Não acontece só aos outros", datada de 16 e 17 de Janeiro de 2012.

Não pretendemos esgotar o assunto. Pode haver casos em que, independentemente do tipo de magias ou feitiçarias que se façam, haja Espíritos, também chamados na Psicologia "inteligências incorpóreas", que por serem menos esclarecidos e ainda dados ao mal, aproveitem para apoquentar a vítima das supostas magias.

No entanto, ninguém está à mercê dos maus Espíritos. Esquece-se com frequência que os maus Espíritos não têm campo aberto para causar mal-estar a quem está "deste lado da Vida". O nosso mau proceder, os nossos receios infundados, a nossa falta de fé, é que podem levar a que nos afastemos da protecção benfazeja dos Bons Espíritos e cedamos à influência dos maus.

Espero que a minha resposta tenha sido útil. Em resumo: confie em Deus (se é crente) e não ligue a essas coisas, que são resquícios de crenças Antigas. Se desejar saber mais sobre este e outros assuntos, do ponto de vista espírita, veja sff o site da Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal, ou o blog acima citado (não estão relacionados).

coldwater