Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.448
Total de tópicos
26.915
  • Ir ou não ir a um centro espírita?
    Iniciado por Anvil
    Lido 33.063 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
 Olá a todos! Já começo a pensar que alguém não quer que eu post este tópico... é a terceira vez que o escrevo e quando vou para enviar...ecrã em branco... ;D ;D
Cá vai a última tentativa.
A minha duvida como diz o meu tópico é será que devo ir a um centro espirita ou não, isto é, se ir a um centro comporta algum tipo de risco. Uma pessoa minha amiga disse-me que ir a um centro espirita podia ter os seus riscos "podes entrar sem nada e sair com algo" foi isto que ela me disse. Os meus conhecimentos sobre o assunto são quase nulos e já aprendi algumas coisas aqui no fórum. Sei que alguns vão rir a bandeiras despregada depois de ler isto mas como me considero uma ignorante em relação ao assunto prefiro perguntar! ;)
Também consultei a lista do Ice burn e o centro que me falaram não vem lá, este fica no Porto na rua de Ceuta. Alguém conhece?
Obrigado desde já aqueles que simpáticamente me responderem...beijocas  :D
Mais vale ser ignorante um minuto que burro a vida toda....

coldwater
Olá caríssima,

Não costumo participar no fórum Portugal Paranormal, mas como ninguém se chegou à frente para te responder, tomei a liberdade usar a tua pergunta como inspiração para um post no Blog de Espiritismo:

http://blog-espiritismo.blogspot.com/2011/01/traga-um-leve-uma-duzia.html

Se quiseres, retiro a referência que te diz respeito. De qualquer forma, a resposta está lá. Se precisares de mais algum esclarecimento, diz, sff.

Citação de: coldwater em 12 janeiro, 2011, 16:59
Olá caríssima,

Não costumo participar no fórum Portugal Paranormal, mas como ninguém se chegou à frente para te responder, tomei a liberdade usar a tua pergunta como inspiração para um post no Blog de Espiritismo:

http://blog-espiritismo.blogspot.com/2011/01/traga-um-leve-uma-duzia.html

Se quiseres, retiro a referência que te diz respeito. De qualquer forma, a resposta está lá. Se precisares de mais algum esclarecimento, diz, sff.
Primeiro Obrigado por ser a unica pessoa a responder-me. Segundo não me importo nada que tenha lá a referência  :D Foi muito esclerecedor se precisar e se não for abusar, e se me ocorrer mais duvidas mando directo lol Obrigado!
Mais vale ser ignorante um minuto que burro a vida toda....

coldwater
#3
Bem-haja! :)

Nos arquivos do Blog de Espiritismo (link removido) há muitos tópicos que podem responder a perguntas mais frequentes sobre a Doutrina Espírita. Mas podes perguntar sempre, que nós gostamos de responder :)

Para quem deseje saber mais, aconselhamos a leitura das obras básicas (pelo menos O Livro dos Espíritos), e o Curso Básico de Espiritismo, que pode ser feito através do site da Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal (www.adeportugal.org), ou num centro espírita. Estes centros, por exemplo, sei que têm esse curso (escusado será dizer que é gratuito, como todos os serviços prestados no Espiritismo):

CENTRO ESPÍRITA PERDÃO E CARIDADE
Rua Presidente Arriaga, N.º 124
1200 - 774 LISBOA
Tel. 21 397 52 19
E-mail: cepcpt@gmail.com
site: www.ceperdaoecaridade.pt


CENTRO DE CULTURA ESPÍRITA
Rua Francisco Ramos, N.º 34, R/C
2500 - 831 CALDAS DA RAINHA
Telem. 91 705 84 15; 93 846 68 98
E-mail: cce@caldasrainha.net  - www.ccespirita.org


ASSOCIAÇÃO SOCIOCULTURAL ESPÍRITA
e
Ass. De Divulgadores de Espirtismo de Portugal (ADEP)
Rua do Espírito Santo, N.º 38, Cave
Nogueira
4715 - 183 BRAGA
Telem. 93 825 61 34
E-mail: noemia.margarido@gmail.com
Site: www.aseb.com.pt  


CENTRO ESPÍRITA BOA VONTADE
Rua Luís A. Antão, N.º 31, 4.º (paralela à Rua do Comércio)
8500 - ... PORTIMÃO
Tel. 282 089 584
E-mail: cebv@netvisao.pt  
Site: http://cebv.blogspot.com
Endereço para correspondência
Apartado 2002 - Correios Gil Eanes
8501 – 902 PORTIMÃO


Núcleo Cultural Espírita Luz e Caridade do Barreiro
Rua Lawes, nº10 2830-143 BARREIRO
Tel: 962 563 206 (Telefonar entre 2ª feira e 5ª feira, das 19H às 21H00)


NÚCLEO ESPÍRITA ROSA DOS VENTOS
Travessa Fonte da Muda, N.º 26
4450 - 672 LEÇA DA PALMEIRA
Tel. 22 995 17 48; 22 995 2108(p.f.); 22 996 23 95 (p.f.);
E-mail: nervespiritismo@yahoo.com
blog: http://luzespirita.blogspot.com
site: http://www.nerv.pt.vu/


ASSOCIAÇÃO SOCIAL CULTURAL ESPIRITUALISTA
Rua Allan Kardec, N.º 1, Bairro da Amizade, Rio de Loba
3500 - 762 VISEU
Tel. 232 426 515; 232 478 524 (p.f.); Telem. 91 714 50 35; Fax: 232 478 942 (p.f.)
http://www.ascev-ipss.org/
E-mail: mop09426@mail.telepac.pt


GRUPO DE ESTUDOS ESPÍRITAS ALLAN KARDEC
Rua Cidade Santos, N.º 63, Cave, Monte Formoso
3000 - 112 COIMBRA
Tel. 239491391
Telem. 917424862
E-mail: geeak@msn.com  
site: www.geeak.pt  




Hiperligação removida. Consultar por favor as Regras Gerais do Fórum, alíneas 2 e 3. Obrigado.


Cassiopeia




    Sei que há pessoas que frequentam Centros Espiritas e dão-se bem. A mim já mais de uma pessoa disse para não fazer,porque tenho a capacidade de "apanhar" todo o tipo de energias quer as boas quer as más e o mais provavel era vir de lá pior do que fui.

coldwater
Olá Cassiopeia,

Leu o que escrevi acima? Pessoalmente não tenho qualquer interesse em que vá ou deixe de ir, mas os Espíritos não moram nos centros espíritas. Sendo os Espíritos apenas as pessoas como nós que já viveram na Terra, estão temporariamente sem um corpo físico, pelo que tanto estão no centro espírita como em outro local qualquer.

Anjos, diabos, djins, poltergeists, espectros, fantasmas, assombrações, génios, trasgos, gnomos, potestades, ninfas, etc., etc., são apenas nomes e imagens que diferentes culturas em diferentes épocas criaram de uma só realidade: os Espíritos. Nós.

O ambiente dos centros espíritas, como de qualquer instituição virada para o Bem, é espiritualmente muito mais sadio do que outros. Sobretudo do que o de lugares em que todos os dias nos cruzamos com gente (visível e invisível) de todo o tipo.

Falando por mim, lamento os anos que passei sem ter ganho coragem para dar esse passo. Sabia que me faltava saber alguma coisa mais, precisava de respostas, mas tinha receio de ir a um centro espírita, nem sabia bem de que se tratava. Quando tomei contacto com esta filosofia, encontrei as respostas para todas as minhas interrogações.

Hoje, graças à Internet, qualquer pessoa pode ir a um site espírita, fazer o download de O Livro dos Espíritos, fazer o Curso Básico de Espiritismo, até ver como é uma associação espírita, pois muitas têm site. Repito que não o digo por mim, pois eu encontrei o que me fazia falta. Mas quando conhecemos alguma coisa boa (uma paisagem, uma comida, uma receita caseira), temos gosto em partilhar com quem possa gostar.

Abraço, e muita paz

coldwater

Estimada Anvil, penso que talvez não tenha obtido um maior número de resposta dado que "ir ou não a um centro espírita" deve ser uma decisão unicamente sua. Talvez a forma como coloca a questão, iniba algumas pessoas de lhe responderem. Muito embora não seja frequentador de nenhum centro espírita, já fui uma vez a um. Na minha opinião essa ida ao centro, não me prejudicou e, muito pelo contrário, ajudou a ter conhecimento sobre algumas coisas estranhas que se estavam a passar no local onde trabalhava. Vim a confirmar tudo o que me disseram e isso foi uma óptima ajuda.

Citação de: oculto em 28 janeiro, 2011, 08:02
Estimada Anvil, penso que talvez não tenha obtido um maior número de resposta dado que "ir ou não a um centro espírita" deve ser uma decisão unicamente sua. Talvez a forma como coloca a questão, iniba algumas pessoas de lhe responderem. Muito embora não seja frequentador de nenhum centro espírita, já fui uma vez a um. Na minha opinião essa ida ao centro, não me prejudicou e, muito pelo contrário, ajudou a ter conhecimento sobre algumas coisas estranhas que se estavam a passar no local onde trabalhava. Vim a confirmar tudo o que me disseram e isso foi uma óptima ajuda.
Antes de mais obrigado a quem me respondeu, fiquei mais esclarecida e, aquele medo ingénuo desapareceu. Decidi que mal pudesse ia a um! Tenho o livro já o estou a ler (e comprei não fiz download...lol) é preciso vencer barreiras para encontrar respostas.
Quanto ao título foi mesmo uma questão de português  ;D
Mais vale ser ignorante um minuto que burro a vida toda....

Ola Anvil, isto da espiritualidade, não é tao facil como se comenta em duas palavras, com centro espirita ou sem ele, pois nao tenho nada contra ninguem, nem quero, dedico-me a esta área há anos, lidero um grupo de médiuns, e a unica forma que consegui mais correta foi a de comunicar com as entidades de grande elevação nos planos superiores, isto sem estar ligados a metodos religioes, ou organizações espiritas, pois ninguem é dono da verdade.
Os nossos contactos sao gravados e editados para posterior consulta. No mundo paralelo espiritual segundo as respostas das entidades não tem paralelo com o nosso conhecimento fisico, dai afirmar coisas e explicar, só eles o fazem, aqui o ser humano não pode usar o seu raciocinio tradicional, creio que de alguma foprma dei explicação.
Se necessitar de algo mais diga, dentro do tempo desponivel arranjarei um pouco. ob

coldwater
Faço notar que a pergunta de Anvil foi acerca de ir ou não a um centro espírita. Como adepto da Doutrina Espírita, tentei elucidá-la, sem jamais me afirmar dono da verdade, como o joão lourenço insinua.
Já que fala de "metodos religioes, ou organizações espiritas", esclareço igualmente que o Espiritismo não é religião no sentido tradicional, mas sim no sentido filosófico, nem é, como a sua mensagem igualmente faz pressupor, nenhum método de contactar os Espíritos. O contacto com o mundo espiritual é apenas uma de muitas facetas da cultura espírita, sem de modo nenhum nos afirmarmos como os únicos que o fazem.
O contacto com o mundo espiritual, no âmbito espírita, é feito em moldes de responsabilidade e disciplina, e visando objectivos de ajuda ao próximo, instrução moral e pesquisa científica.
A sua participação neste tópico é despropositada, pois ninguém perguntou como contactar com os Espíritos.

Meu caro, não estou aqui para polemicas, nem para ofender ninguem, alguns espiritas me conhecem, e já me têm visitado, mas não é o caso, não tenho comparticipação em nenhuma religião ou organização, muito menos de caracter cientifico/espiritual, seria impossivel para mim.
Quando a pergunta que foi feita, ir ou não a um centro espirita, a pessoa em causa referia, se a ida lhe causaria ou não algum problema. Quanto a isso respondi de forma a esclarecer, que tudo o que é organizado em forma de associação ou o que quer que seja, referente á area, tem os seus principios dogmaticos, e há um desconhecimento total neste assunto. Estou há anos nesta área, em estudo e comunicação, sei da honestidade de muita gente, inc, voces; mas em assuntos estritamente do contacto com entidades espirituais é esse o nosso unico trabalho, neste aspecto o assunto muda de figura, pois estamos todos a aprender e quase nada sabemos, nos atributos de disciplina e de seriedade, estamos ambos contemplados. Quanto ao facto de ser gratuito, claro tambem nós o fazemos por amor , e nem ofertas temos, pois tem que vir de algum lado para se estruturar minimamente ( no nosso caso do pouco que recebo), não estou para julgar ninguem nem os que não gostam de mim. Se contribui ou não para o esclarecimento, deixo ao critério de quem o pediu. obrigado pela sua observação, creio que ambos ficamos mais esclarecidos.

coldwater
Precisamente para evitar polémicas fiz a minha chamada de atenção. Para separar as águas, e deixar bem claro que Espiritismo é uma doutrina de tríplice aspecto (filosófico, moral e científico), e não uma espécie de central de comunicações com o Além. Ao centro espírita vai-se aprender moral cristã, filosofia espírita, apreciar evidências científicas da imortalidade da alma, vivenciar o Evangelho de Jesus, cultivar uma fé raciocinada. Não se vai conversar com os Espíritos ou pedir vaticínios sobre o futuro. Com todo o respeito por quem se dedique a essas actividades, não é ofensivo sublinhar as diferenças, como deve concordar.

Diz o João que "tudo o que é organizado em forma de associação ou o que quer que seja, referente á area, tem os seus principios dogmaticos, e há um desconhecimento total neste assunto" - não sei se entendi bem, mas parece-me que quer dizer que tudo o que é organizado é dogmático e prima pelo "desconhecimento total". Não contesto, é a sua opinião, mas registei.

Caro participante creio ficar elucidado pelo que me diz, tenho pena por ver contacto e telefones referenciando as vossas associações, e vejo contactos de participantes cortados.
Primo pelos principios de igualdade, quanto aos meus contactos não preciso, não estou aqui nem a minha pequena equipa para mudar ninguem.
Quanto ao resto devo dizer que nesta área não sou aprendiz de feiticeiro ou criança nenhuma, tenho como o Kardek, Jesus e outras entidades um trabalho honesto, não somos cientificos,morais e filosóficos são atributos que os espiritos não ensinam nem existem na outra vida (diz, Sousa Martins, Maria, Sãozinha, Padre José Ramos. etc, que muito estimamos e temos todas as suas conversas gravadas e ajudam quem lhes pede, por nosso intermédio ou não).
Espero ficar por aqui o nosso tempo é precioso, e tambem para os senhores, pois temos em comum o superior interesse de quem precisa de nós. atenciosamente.

coldwater
João Lourenço, queira desculpar-me mas não vou entrar em minudências nem em questiúnculas, nem sequer analisar as suas convicções e presunções de superioridade. O tópico aberto por Anvil versa sobre a temática "centro espírita". Espiritismo é uma coisa, e Mediunismo/Guiismo é outra. Os leitores deste espaço merecem que os conceitos estejam claramente delimitados e explicitados. Apenas isso.

Ok caro leitor, não quero entrar em mais polémicas, quem me tem contactado sabe quem sou e o que faço, não tenho convicções como insinuou, não sou seguidor de ninguem, nem somos, quanto ás palavras técnicas que utiliza sobre mim, dispenso-as, de resto a publicidade sobre as vossas dependencias ou assembleias isso sim, acho que violam os estatutos, deste espaço, procurarei saber para minha informação, e dos participantes.
Creio ter posto ponto final. Quem me lê,certamente verá não estar a tratar alguem mal ou a beliscar qualquer crença, de qualquer forma eu não sou uma organização publica, nem faço publicidade alguma, tambem estaria sujeito a apreciações, o que não fiz sobre a vossa, não me pronunciei,nem mal nem bem sobre os vossos principios, nem tenho nada que o fazer isso é um assunto da vossa competencia. creio mais nada ter a acrescentar sobre este caso.