Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • «A Santa Inquisição», tudo o que a Igreja Católica não quer que saibas!
    Iniciado por IceBurn
    Lido 28.729 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
chacalnegro
#75
Citação de: Azarenta em 15 outubro, 2012, 22:15
Desculpa mas sou forçada a discordar contigo, posso não ser tão culta nesta matéria como tu e muitos mais demonstram,  mas já vi em museus instrumentos de tortura que de certo te arrepiavas.

Não se trata de ser culto ou não, trata-se de digerir a informação antes de ser tomada por correcta.
Os instrumentos de tortura a que te referes, nunca foram utilizados pela Inquisição simplesmente porque nenhuma das torturas podia fazer sangue nos réus. Atenção que nem todos os documentários do canal história são issentos de erros, muitos deles conscientemente reproduzidos para haver matéria para venda na TV (atenção que digo isto sem qualquer intuito de menosprezar a tua opinião, é mesmo verdade, há documentários completamente viciados).

Citação de: Azarenta em 15 outubro, 2012, 22:15

Eu não referi que não estava ao serviço do poder politico resultado da má interpretação, certo? Para mim qualquer argumento que desculpe qualquer acção criminal feita pela igreja é obsoleto. A igreja tinha a obrigação de resistir e não ceder a tamanha barbaridade que vai contra os Dez Mandamentos, nem que isso resultasse a perda do poder. Cedeu porquê? Contra factos não há argumentos meu amigo.

Acção criminal? Em que código penal, as Ordenações Manuelinas? Azarenta, se perguntasses a uma qualquer pessoa que passasse na rua há 400 se achava bem as actividades inquisitoriais, respondia-te peremptoriamente que sim (a não ser que fosse cristão-novo). E não era por medo era pelo mesmo sentimento que muitas pessoas hoje na faixa dos 70/80 anos a reclamar por outro Salazar: dificuldade em aceitar mudanças numa organização social que sempre conheceu (atenção que não tenho qualquer admiração pelo Estado Novo, muito pelo contrário).
Já agora, se tiveres tempo e paciência, procura saber o que era um "familiar do Santo Ofício".
Cedeu, como cede toda a gente quando tem algo a perder. A nossa civilizada EU, especialmente Portugal, não concordou com a ocupação do Iraque? Já morreram cerca de 1000000 de pessoas. Alguém se preocupou? Não.


Citação de: Morgana em 15 outubro, 2012, 22:35
Citando ChacalNegro: "De qualquer modo, a Igreja Católica nem sequer se esforçou para

Gostava de dar uma "vista de olhos" nesse Evangelho de S. João,sabes de algum site onde possa vê-lo?




Epa, a edição original podes consultá-la na Biblioteca Pública de Évora, está nas estantes de literatura religiosa, no fundo da sala. Tem uma capa vermelha com flores-de-liz douradas (pertenceu à biblioteca real francesa). De resto, não faço ideia se há alguma versão online.




Concordo contigo, também sou católica mas não vou há igreja. Conheço beatas que vão à igreja e passam a vida a dizer mal e a condenar toda a gente, uma hipocrisia. Respeito os padres porque não se pode julgar todos da mesma maneira.

Um abraço


Exactamente Azarenta, mesmo acontece comigo conheço beatas que vão "bater com a mão no peito" nas igrejas e depois são das piores pessoas...hipocrisia mesmo.
Em relação aos padres não respeito nem deixo de respeitar  :)
Morgaine Le Fay

Citação de: chacalnegro em 15 outubro, 2012, 22:39
Não se trata de ser culto ou não, trata-se de digerir a informação antes de ser tomada por correcta.
Os instrumentos de tortura a que te referes, nunca foram utilizados pela Inquisição simplesmente porque nenhuma das torturas podia fazer sangue nos réus. Atenção que nem todos os documentários do canal história são issentos de erros, muitos deles conscientemente reproduzidos para haver matéria para venda na TV (atenção que digo isto sem qualquer intuito de menosprezar a tua opinião, é mesmo verdade, há documentários completamente viciados).

Acção criminal? Em que código penal, as Ordenações Manuelinas? Azarenta, se perguntasses a uma qualquer pessoa que passasse na rua há 400 se achava bem as actividades inquisitoriais, respondia-te peremptoriamente que sim (a não ser que fosse cristão-novo). E não era por medo era pelo mesmo sentimento que muitas pessoas hoje na faixa dos 70/80 anos a reclamar por outro Salazar: dificuldade em aceitar mudanças numa organização social que sempre conheceu (atenção que não tenho qualquer admiração pelo Estado Novo, muito pelo contrário).
Já agora, se tiveres tempo e paciência, procura saber o que era um "familiar do Santo Ofício".
Cedeu, como cede toda a gente quando tem algo a perder. A nossa civilizada EU, especialmente Portugal, não concordou com a ocupação do Iraque? Já morreram cerca de 1000000 de pessoas. Alguém se preocupou? Não.


Lá estas tu com os filmes e o canal história!!!! lol. Eu vi ao vivo em museus e muitos instrumentos usados não me parecia que resultasse em sangue como referes. Eu não venho despejar o que leio na internet mas sim o pouco que eu sei de cultura geral. Desculpa a minha ignorância

E voltamos ao mesmo referes bem o Iraque, a Nato a ONU o que for, o principio é o mesmo só que é o mundo a lamber as botas aos EUA e a guerra do petróleo que interessa a todos. Mas estamos a debater a inquisição.

Um abraço
"Don't become a monster in order to defeat a monster" - Bono Vox U2

Morgaine Le Fay

fialves
Olá,

creio que percebeu mal o meu post.

O que quis dizer é que a Igreja não é um bloco monolítico e que é composto por todos os católicos, não apenas pela hierarquia. Tal como o Estado português não é apenas o Governo, mas sim todos nós. E tal como o Estado português --  todos os outros -- a Igreja cometeu e comete erros. Mas temos de distinguir entre Igreja e católicos e Estado e cidadãos. Foi isso que quis dizer.

Da mesma forma que não deixo de ser português porque não concordo com os erros do meu Governo, também não deixo de ser católico por não concordar com a hierarquia da Igreja em determinados aspectos.

saudações


Citação de: Azarenta em 15 outubro, 2012, 20:25
Olá fialves,

A inquisição não foi só praticada pelo estado português, foi em toda a Europa como sabe.
Se vamos falar de outros temas temos:

- A escravatura disseminada também pelos espanhóis e Ingleses, embora o  número trafico humano hoje seja maior
  e as  pessoas têm que ser sensibilizadas para tal.
- O massacre dos judeus na Alemanha
- O envio de pobres e criminosos para a Australia
- Os índios massacrados nos EUA, isto para não entrar no mundo actual, senão nunca mais sai-mos daqui  ;)
...
...
etc

Sinceramente se vamos comparar Portugal a outros países não fomos assim tão maus.  ;)
Outros tempo outras leis, mas voltando novamente à inquisição os Dez Mandamentos estão escritos à décadas, é uma mancha que a Igreja católica carrega para sempre. As outras religiões é o mesmo ou pior, é tudo feito da mesma massa, como diz e bem, de pessoas ;)

Cump



De todos os programas "Crónica Paranormal" que fiz, este foi o que mais me custou fazer.

Aquando da pesquisa para o programa, tomei conhecimento da realidade da Inquisição, dos métodos e instrumentos utilizados, mas no dia da emissão, feita em directo, foi horrível, o verbalizar toda aquela situação, deixou-me de rastos, não só pelo conteúdo, mas porque era dia de Natal, um dia importantíssimo para a Igreja Católica, foi chocante e chorei o tempo todo.

Entendo que na altura a Inquisição era aceite como hoje aceitamos os nosso tribunais, era o sistema de justiça da altura, mas não compreendo como os supostos homens de Deus poderiam ser tão insensíveis e pouco humanos!

Não sei se ainda dá para ouvir o programa , mas o endereço do podcast é este: http://castroller.com/podcasts/CronicaParanormalNa

Beijinhos a todos ;)
Quando sou boa, sou boa, mas quando sou má, sou melhor ainda.

Não posso estar mais de acordo com a Karoxa,como foi possivel homens designados de Homens de Deus permitirem e compactuarem com tais barbaridades >:(???Por isso é que sou católica mas não sou praticante pois não consigo ver com bons olhos a maioria dos Padres.Eu sou o tipo de mulher que só pelo simples facto de me rir muito era considerada mulher do Diabo e por isso queimada na fogueira  :o :o
Um abraço a todos
Morgaine Le Fay

Citação de: fialves em 16 outubro, 2012, 00:52
Olá,

creio que percebeu mal o meu post.

O que quis dizer é que a Igreja não é um bloco monolítico e que é composto por todos os católicos, não apenas pela hierarquia. Tal como o Estado português não é apenas o Governo, mas sim todos nós. E tal como o Estado português --  todos os outros -- a Igreja cometeu e comete erros. Mas temos de distinguir entre Igreja e católicos e Estado e cidadãos. Foi isso que quis dizer.

Da mesma forma que não deixo de ser português porque não concordo com os erros do meu Governo, também não deixo de ser católico por não concordar com a hierarquia da Igreja em determinados aspectos.

saudações


Olá fialves,

Claro, como o fialves já referiu e muito bem, são constituidas por pessoas, e mais, inundadas por pessoas com sede de poder e a luta pelo poder económico. Infelizmente aplica-se em quase tudo, religião, politica, e muitas leis ou a ausência delas, e pior, fechar os olhos. Irá sempre existir até à autodestruição.


Citação de: Morgana em 15 outubro, 2012, 22:45

Exactamente Azarenta, mesmo acontece comigo conheço beatas que vão "bater com a mão no peito" nas igrejas e depois são das piores pessoas...hipocrisia mesmo.
Em relação aos padres não respeito nem deixo de respeitar  :)


Pois é Morgana, parecem pessoas tão crentes e sensíveis e depois revelam uma insensibilidade perante outros, e até contra os próprios familiares como eu já vi, incompreensível.

Cump.

"Don't become a monster in order to defeat a monster" - Bono Vox U2

Olá

Este assunto sempre me deixou triste e furiosa. No entanto temos que nos lembrar que tudo o que de mal foi feito pela igreja foi com o apoio dos seus fieis. Temos que concordar que a maioria da população sempre gostou de ver barbárie e selvajaria desde que não fossem eles as vitimas claro.
E a Igreja foi avançando e tomando poder alimentando-se da ignorância do povo. Podemos ver que periodos negros da história da humanidade foram grandes avisos para o que pode acontecer se não estivermos de olhos bem abertos.
Também gostava de saber onde estava a Igreja católica na altura do holocausto mas isso é outro assunto... :(

Olá Buterfly,

Li em qualquer lado que alguns padres estavam metidos no assunto do Holocausto, mas não posso tomar isto como certo porque nem tudo o que se lê na internet é verdade, mas suspeito que muita coisa é escrita com o objectivo de acabar com a igreja católica.

Cump.

"Don't become a monster in order to defeat a monster" - Bono Vox U2

fialves
As igrejas cristãs salvaram milhares de judeus, especialmente crianças, da perseguição Nazi. Isto está documentado e explica, por exemplo, o prestígio internacional que o Papa Pio XII tinha no final da guerra, em 1945.


Citação de: Azarenta em 16 outubro, 2012, 14:23
Olá Buterfly,

Li em qualquer lado que alguns padres estavam metidos no assunto do Holocausto, mas não posso tomar isto como certo porque nem tudo o que se lê na internet é verdade, mas suspeito que muita coisa é escrita com o objectivo de acabar com a igreja católica.

Cump.



chacalnegro
Citação de: buterfly em 16 outubro, 2012, 14:08
Olá

Este assunto sempre me deixou triste e furiosa. No entanto temos que nos lembrar que tudo o que de mal foi feito pela igreja foi com o apoio dos seus fieis. Temos que concordar que a maioria da população sempre gostou de ver barbárie e selvajaria desde que não fossem eles as vitimas claro.
E a Igreja foi avançando e tomando poder alimentando-se da ignorância do povo. Podemos ver que periodos negros da história da humanidade foram grandes avisos para o que pode acontecer se não estivermos de olhos bem abertos.
Também gostava de saber onde estava a Igreja católica na altura do holocausto mas isso é outro assunto... :(

Será tão difícil de perceber que não podemos aplicar um paradigma do nosso tempo ao passado?


chacalnegro
Citação de: Gida em 29 janeiro, 2013, 15:38
E o Terceiro Segredo de Fátima? alguém comenta?
O terceiro segredo de Fátima é um embuste tal como os restantes dois.