Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.399
Total de tópicos
26.899
  • «A Santa Inquisição», tudo o que a Igreja Católica não quer que saibas!
    Iniciado por IceBurn
    Lido 28.726 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


A 54ª edição da Crónica Paranormal terá como tema "A Santa Inquisição", temática abrangida pela primeira parte sob o tema base "Tudo o que a Igreja Católica não quer que saibas".

A chamada Santa Inquisição criada pela Igreja Católica resultou na morte de milhares de pessoas que não pactuavam com os ensinamentos de uma religião determinada a controlar a humanidade.

Em nome de Jesus Cristo, os mais altos representantes Católicos montaram um esquema bárbaro para torturar e matar todos os hereges na Europa.

Para escutar hoje, dia 25 de Dezembro das 22:00 às 23:00 na Rádio Amplitude em http://radioamplitude.com/

Por acaso dei este tema a História quando estudava.
A igreja católica é uma vergonha. Ainda hoje nós vemos os escândalos que aparecem.

Uma igreja que não segue a Bíblia à letra (como por exemplo: descansar ao sétimo dia (Sábado - que é o dia certo) e não ao oitavo (Domingo - tal como a igreja católica embutiu aos crentes)...)
Já para não falar na riqueza que demonstram e no dinheiro que gastam a fazerem santuários, viagens, etc. bem que podiam ajudar quem realmente necessita (seguindo assim realmente a Bíblia, ou seja, basicamente naquilo que eles dizem que seguem).

Eu não pertenço a nenhuma religião (embora acredite em Deus, talvez o que não é descrito na Bíblia) mas simplesmente revolta-me o que oiço e o que leio.

Numa próxima crónica deveriam de abordar o mandato do Papa João Paulo I (que durou apenas um mês).



Citação de: OvniTuga em 26 dezembro, 2010, 00:26
Por acaso dei este tema a História quando estudava.
A igreja católica é uma vergonha. Ainda hoje nós vemos os escândalos que aparecem.

Uma igreja que não segue a Bíblia à letra (como por exemplo: descansar ao sétimo dia (Sábado - que é o dia certo) e não ao oitavo (Domingo - tal como a igreja católica embutiu aos crentes)...)
Já para não falar na riqueza que demonstram e no dinheiro que gastam a fazerem santuários, viagens, etc. bem que podiam ajudar quem realmente necessita (seguindo assim realmente a Bíblia, ou seja, basicamente naquilo que eles dizem que seguem).

Eu não pertenço a nenhuma religião (embora acredite em Deus, talvez o que não é descrito na Bíblia) mas simplesmente revolta-me o que oiço e o que leio.

Numa próxima crónica deveriam de abordar o mandato do Papa João Paulo I (que durou apenas um mês).

A bíblia não é para ser levada a letra...

Em relação ao tema, a inquisição parece-me que tinha pouco de espiritual e mais de politico que outra coisa.  ::)

E qual oitavo dia? só ha sete dias...  ;D  E tudo depende de interpretação...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Citação de: OvniTuga em 26 dezembro, 2010, 00:26
Por acaso dei este tema a História quando estudava.
A igreja católica é uma vergonha. Ainda hoje nós vemos os escândalos que aparecem.

Uma igreja que não segue a Bíblia à letra (como por exemplo: descansar ao sétimo dia (Sábado - que é o dia certo) e não ao oitavo (Domingo - tal como a igreja católica embutiu aos crentes)...)
Já para não falar na riqueza que demonstram e no dinheiro que gastam a fazerem santuários, viagens, etc. bem que podiam ajudar quem realmente necessita (seguindo assim realmente a Bíblia, ou seja, basicamente naquilo que eles dizem que seguem).

Eu não pertenço a nenhuma religião (embora acredite em Deus, talvez o que não é descrito na Bíblia) mas simplesmente revolta-me o que oiço e o que leio.

Numa próxima crónica deveriam de abordar o mandato do Papa João Paulo I (que durou apenas um mês).

Sim, eu sou contra a igreja católica e acho exactamente o mesmo... Se eles se baseiam em Jesus Cristo e é ele o seu modelo, então eles fazem tudo ao contrário... O mais incrível é que ninguém se importa com as túnicas de ouro e todas as ostentações vergonhosas que se vêem regularmente. É nojento e acreditem que 90% dos segredos ainda estão por ser revelados...

A morte do papa João Paulo I cabe na área das teorias de conspiração... Ele era conhecido como o "Papa que ri" e tinha alguns atributos que nenhum outro teve até hoje... Ele queria realmente mudar as coisas (para melhor) e ao fim de 33 dias foi encontrado morto... Mão maçónica? Tudo leva a crer que sim...
"Nada é absoluto, tenho um relógio avariado que está certo duas vezes por dia"

"Sejas uma pedra ou um grão de areia, na água ambas se afundam"

Obrigado pelas sugestões. Serão certamente temas a abordar nas próxima edições sob esta temática base.

Entretanto, esta emissão já está disponível aqui em podcast.

Fausto
Concordo
Citação de: AlexSynchro em 26 dezembro, 2010, 03:41
Sim, eu sou contra a igreja católica e acho exactamente o mesmo... Se eles se baseiam em Jesus Cristo e é ele o seu modelo, então eles fazem tudo ao contrário... O mais incrível é que ninguém se importa com as túnicas de ouro e todas as ostentações vergonhosas que se vêem regularmente. É nojento e acreditem que 90% dos segredos ainda estão por ser revelados...

A morte do papa João Paulo I cabe na área das teorias de conspiração... Ele era conhecido como o "Papa que ri" e tinha alguns atributos que nenhum outro teve até hoje... Ele queria realmente mudar as coisas (para melhor) e ao fim de 33 dias foi encontrado morto... Mão maçónica? Tudo leva a crer que sim...

Fausto
A igreja é uma fantochada, eles apelam á austeridade, mas depois demonstram riquezas e opulências, tudo contrário ao que Jesus ensinava, acredito mesmo que a igreja é o ópio do povo como dizia Nietzsche, A igreja desde os primórdios das conquistas romanas, não passa de concílios de acordo com aquilo que podem arrecadar, é vergonhoso, tb acredito em Deus, mas o que é Deus, ele está fora de nós, ele faz parte de nós , nós somos Deus....? Deus é aquilo em que acreditamos, mais puramente, sem ensinamento, ou mandamento  nenhum, é aquilo que fazemos Dele, Pode ser um bom Deus , ou um Mau Deus... conforme as nossas crenças , resumindo Deus somos nós , e ele em nós.E a Igreja que se #oda, , o Reino dos Céus há muito que já deveria ter vindo, se não veio é porque, alguma coisa coisa aconteceu. A igreja católica, é uma fantochada , mais uma vez, Jesus existiu, Buda existiu, krhisna existiu, Maomé existiu, mas o Deus é sempre o mesmo, por isso o resto é conversa, o conhecimento pode ser caótico, mas tb pode ser simples. abraços 
Citação de: OvniTuga em 26 dezembro, 2010, 00:26
Por acaso dei este tema a História quando estudava.
A igreja católica é uma vergonha. Ainda hoje nós vemos os escândalos que aparecem.

Uma igreja que não segue a Bíblia à letra (como por exemplo: descansar ao sétimo dia (Sábado - que é o dia certo) e não ao oitavo (Domingo - tal como a igreja católica embutiu aos crentes)...)
Já para não falar na riqueza que demonstram e no dinheiro que gastam a fazerem santuários, viagens, etc. bem que podiam ajudar quem realmente necessita (seguindo assim realmente a Bíblia, ou seja, basicamente naquilo que eles dizem que seguem).

Eu não pertenço a nenhuma religião (embora acredite em Deus, talvez o que não é descrito na Bíblia) mas simplesmente revolta-me o que oiço e o que leio.

Numa próxima crónica deveriam de abordar o mandato do Papa João Paulo I (que durou apenas um mês).

»Uma vez ouvi um homem sábio dizer que não há homens perfeitos, apenas intenções perfeitas.«

Citação de: jose albano em 03 fevereiro, 2011, 19:30
quem nunca errou que atire a primeira pedra mais nada

Com todo o respeito pela opinião de cada um, a Igreja não errou ... ::)

Só omitiu, deturpou, roubou, matou, violou, e está intimamente ligada a todo o tipo de atrocidades ...

Se juntarmos isto, a ecos do passado e olharmos para o presente, a única coisa que mudou foram as caras .. o resto continua ...

Pode-se até dizer, que não serão todos .. muito bem, mas por aí também se formos por versículos,
digo eu: "tão ladrão é o que rouba como o que fica a porta"..
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

TinaSol
Este tema fazia parte do programa escolar da minha época.
A propósito do tema, na altura visitei uma exposição sobre os "métodos de castigo", eram de uma crueldade..., podem ter uma ideia em: http://www.nerdssomosnozes.com/2009/12/os-mais-terriveis-instrumentos-de.html

A propósito de João Paulo I, há quem diga que defendia que a Igreja devia viver de forma humilde e que pretendia fazer alterações no banco do Vaticano, a sua morte foi envolta de mistério e contradições.
Por acaso simpatizava com João Paulo II, era uma pessoa que de alguma forma me transmitia uma certa paz. Relativamente ao Papa actual, não me diz nada, pelo contrário. No muito que se escreve, consta que mandou fazer uns sapatos da Cardin, enquanto que o anterior andava com umas simples pantufas.

chacalnegro
Citação de: Seth em 06 fevereiro, 2012, 08:56
Com todo o respeito pela opinião de cada um, a Igreja não errou ... ::)

Só omitiu, deturpou, roubou, matou, violou, e está intimamente ligada a todo o tipo de atrocidades ...

Se juntarmos isto, a ecos do passado e olharmos para o presente, a única coisa que não mudou foram as caras .. o resto continua ...

Pode-se até dizer, que não serão todos .. muito bem, mas por aí também se formos por versículos,
digo eu: "tão ladrão é o que rouba como o que fica a porta"..
Tens razão, mas a Igreja não foi só isso. Foi a Igreja que segurou a ordem nas cidades quando o poder civil colapsou junto com o Império Romano. Todas as obras assistenciais estavam a cargo da Igreja durante a Idade Média, porque as instituições régias nunca se encarregaram disso. Em todas as universidades da Europa os professores eram clérigos e se hoje há ensino, à Igreja se deve. Todo o conhecimento da Antiguidade que chegou até nós se deve aos livros copiados e bibliotecas organizadas nos mosteiros medievais, porque cultura e conhecimento não faziam parte do programa político da altura. Portanto, como em todas organizaçãoes laicas ou religiosas, tem em si coisas boas e coisas más.

Citação de: AlexSynchro em 26 dezembro, 2010, 03:41
Sim, eu sou contra a igreja católica e acho exactamente o mesmo... Se eles se baseiam em Jesus Cristo e é ele o seu modelo, então eles fazem tudo ao contrário... O mais incrível é que ninguém se importa com as túnicas de ouro e todas as ostentações vergonhosas que se vêem regularmente. É nojento e acreditem que 90% dos segredos ainda estão por ser revelados...

A morte do papa João Paulo I cabe na área das teorias de conspiração... Ele era conhecido como o "Papa que ri" e tinha alguns atributos que nenhum outro teve até hoje... Ele queria realmente mudar as coisas (para melhor) e ao fim de 33 dias foi encontrado morto... Mão maçónica? Tudo leva a crer que sim...

Apoio tudo o que voce disse.

Citação de: chacalnegro em 06 fevereiro, 2012, 20:55
Tens razão, mas a Igreja não foi só isso. Foi a Igreja que segurou a ordem nas cidades quando o poder civil colapsou junto com o Império Romano. Todas as obras assistenciais estavam a cargo da Igreja durante a Idade Média, porque as instituições régias nunca se encarregaram disso. Em todas as universidades da Europa os professores eram clérigos e se hoje há ensino, à Igreja se deve. Todo o conhecimento da Antiguidade que chegou até nós se deve aos livros copiados e bibliotecas organizadas nos mosteiros medievais, porque cultura e conhecimento não faziam parte do programa político da altura. Portanto, como em todas organizaçãoes laicas ou religiosas, tem em si coisas boas e coisas más.

A Igreja já dominava antes dos colapsos, e não foi por "humanidade", que o fez, mas por razoes óbvias.
Se a Igreja o fez e eu sei que sim, a meu ver não fez mais do que a sua obrigação, mas também não deixa de ser um facto que só ensinava o que lhe interessava ...
A questão de serem os únicos a transmitirem por via escrita (textos), não é por acaso, pois à igreja convinha ter súbditos analfabetos, por uma questão de domínio ...

Se hoje há ensino generalizado deve-se a pessoas como Lutero e outros, repara que não mencionei isto por ser protestante, que não sou, mas em todo o caso é um bom exemplo, a par das suas 95 teses são disso um bom exemplo.
Claro que se deve ver os dois lados, mas também se pode pesar, e nesse caso, acho que a balança não é favorável à igreja.
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

chacalnegro
#13
Citação de: Seth em 06 fevereiro, 2012, 23:19
A Igreja já dominava antes dos colapsos, e não foi por "humanidade", que o fez, mas por razoes óbvias.
Se a Igreja o fez e eu sei que sim, a meu ver não fez mais do que a sua obrigação, mas também não deixa de ser um facto que só ensinava o que lhe interessava ...
A questão de serem os únicos a transmitirem por via escrita (textos), não é por acaso, pois à igreja convinha ter súbditos analfabetos, por uma questão de domínio ...

Se hoje há ensino generalizado deve-se a pessoas como Lutero e outros, repara que não mencionei isto por ser protestante, que não sou, mas em todo o caso é um bom exemplo, a par das suas 95 teses são disso um bom exemplo.
Claro que se deve ver os dois lados, mas também se pode pesar, e nesse caso, acho que a balança não é favorável à igreja.
Seth, estás a interpretar a história à luz do nosso tempo. No passado as coisas não se processavam assim, não podes partir do princípio que as pessoas pensavam da mesma forma que hoje pensam. Tu e boa parte das pessoas que estão a comentar este tópico, estão a usar de dois preconceitos clássicos: 1º a propaganda do pós-Revolução Francesa que via na Igreja um apoiante clássico do senhorialismo/feudalismo. 2º a Igreja do nosso tempo sempre a par dos regimes conservadores e do Capital.
Se recuarmos à queda do Império Romano, foi a Igreja que segurou as pontas e evitou que toda a Europa caísse na anarquia. A Igreja ensinou aquilo que estava disponível para ensinar, não te esqueças que os povos conquistadores não eram de modo algum ligados à urbanidade e o seu interesse por conhecimento escrito era muito limitado. Outro preconceito muito comum que advém do séc. XIX, é que os romanos eram muito instruídos em oposição aos medievais. Nada mais errado, os romanos eram tão analfabetos como as pessoas na Idade Média. Como é natural, com a grande maioria da população a viver no campo durante a Alta Idade Média, a menor das suas preocupações seria sequer aprender a ler e a escrever, independentemente da boa ou má vontade do clero em ensinar o que quer que fosse.
A sociedade tripartida em ordens sociais rígidas não foi uma invenção da Igreja, por exemplo, foi instituída pelos povos que conquistaram o Império Romano. Esta categorização social é uma tradição indo-europeia, sem uma base religiosa remota, que ainda hoje vigora na Índia.
Sim, a Igreja não fez mais do que a sua obrigação, poderia ter feito mais sim senhor...
Relativamente ao Protestantismo X Igreja Católica, independentemente da veracidade da crença de cada um, ambos usaram das mesmas armas e desse modo dilaceraram a Europa em guerras durante todo o séc. XVI e XVII. Experimentem ver a actuação das milícias protestantes e de teólogos como Calvino...

Foi graças ao facto de termos uma coisa horrível como a Inquisição que nunca existiram guerras de religião em Portugal, Espanha ou Itália. Convém ainda dizer que apesar de a Inquisição ter um comportamento claramente repressivo, não andava a queimar e torturar pessoas adscricionariamente. De todos os processos inquisitoriais portugueses, cerca de 10 por cento dos acusados sairam em Auto de Fé. Outra coisa, a Inquisição só usava dois tipos de tortura: esticamento de membros e asfixia com água; e utilizava 2 aparelhos: o potro e a polé. Portanto, cadeiras com espetos, ferros em brasa etc, não passam de mitos. Não quer isto dizer que os métodos de tortura usados fossem mais misericordiosos, mas estavam proibidos de fazer sangue a um interrogado.
A Inquisição servia sobretudo o poder político e por causa disso, o papa nunca autorizou a Inquisição em Portugal, dentro dos moldes da espanhola, apesar dos insistentes pedidos de D. Manuel. Autorizou-a sim, já no reinado de D. João III, com um estatuto muito menos político. Não era uma instituição tão inflexível como se acredita e a prova disso é que foi suspensa em Portugal durante 30 anos (no séc. XVII), graças à pressão de um lobby de cristãos-novos em Roma.

Voltando aos protestantes, são eles hoje que fazem as cruzadas e as guerras a que assitimos, fruto de uma mentalidade americana puritana e fanática (para além dos interesses económicos, claro). São os americanos que apoiam Israel incondicionalmente contra o Islão, porque acreditam que quando todos os judeus voltarem à Terra Santa, Jesus virá à Terra. São estes protestantes a nova Inquisição que obriga ao ensino do criacionismo em alguns estados americanos e dizem que os profetas conviveram com dinossauros.

Concluindo, a todas as pessoas que não gostavam de ir à missa ao domingo, ou da catequese ou das beatas cuscuvilheiras da terra, têm toda a razão, mas não julguem a história como se as pessoas do passado pensassem ou agissem como nós. 200 anos volvidos da Revolução Francesa, a mentalidade mudou e muito, portanto é anacrónica uma visão maniqueísta do passado.
Já agora, não sou católico, nem sequer cristão e concordo que a Igreja actualmente seja pasto de um conservadorismo desadequado e repressivo e amiga de interesses económicos, mas ontem não foi como o hoje...

TinaSol
Citação de: chacalnegro em 07 fevereiro, 2012, 18:53
Seth, estás a interpretar a história à luz do nosso tempo. No passado as coisas não se processavam assim, não podes partir do princípio que as pessoas pensavam da mesma forma que hoje pensam. Tu e boa parte das pessoas que estão a comentar este tópico, estão a usar de dois preconceitos clássicos: 1º a propaganda do pós-Revolução Francesa que via na Igreja um apoiante clássico do senhorialismo/feudalismo. 2º a Igreja do nosso tempo sempre a par dos regimes conservadores e do Capital.

Acho que tenho uma posição intermédia relativamente à v/. Espero não ferir susceptibilidades nos meus comentários, são ponderações.
Como referi num tópico anterior, visitei a exposição referente ao tema e a menos que a origem das fontes da exposição estivessem erradas, estes instrumentos eram utilizados pela Inquisição.
Já que refere um Auto, também outro Auto, o da Barca do Inferno satiriza o tipo de vida do Clero da época e a forma pouco justa de como eram julgadas as pessoas. Não nos podemos esquecer que este periodo foi denominado como a Época das Trevas devido à entrave e retrocesso da evolução do conhecimento e da ciência. Os cientistas eram considerados hereges e o facto das pessoas serem analfabetas dá algum crédito a quem tem mais conhecimentos, é um acto empírico nos dias actuais e mais seria antigamente. Acredito que muitas pessoas pertençam à Igreja mas nunca tenham lido ou lhes tenham sido devidamente explicadas as suas leis, porque provavelmente ficariam na dúvida. Mas actualmente as pessoas são mais informadas, a igreja actual julga as pessoas e tenta impor leis injustas, retrógradas e o que acontece? as igrejas cada vez mais vazias e as pessoas a afastarem-se. Acredito que haja uma certa situação de conhecimento vs religião.
Talvez a Inquisição estivesse para a Igreja como a PIDE estaria para o Salazarismo, ou como o terrorismo que se pratica e que tentam ligar à religião, alguns apelidando de guerra santa. Não me admiraria que a Inquisição - Igreja estivesse numa posição destas. Não me admira que haja também situação de Igreja - Deus. (isto é como o pensamento filosófico, nunca tem fim, a seguir a uma resposta há logo outra pergunta... ;D)