Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.439
Total de tópicos
26.913
  • O que é a Experiência de Quase-Morte
    Iniciado por IceBurn
    Lido 25.111 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
O termo Experiência de Quase-Morte refere-se a um conjunto de sensações frequentemente associadas a situações de morte iminente, associadas a hipóxia cerebral, sendo que as mais divulgadas são o efeito túnel e a "experiência fora-do-corpo" (EFC ou OOBE, também denominada autoscopia). O termo foi lançado pelo Dr. Raymond Moody no seu livro escrito em 1975, "Vida Depois da Vida".

Apesar destas sensações serem frequentemente associadas a uma experiência mística, são explicadas cientificamente como uma resposta secundária fisiológica do cérebro à hipóxia. Na maioria dos casos a morte clínica do paciente foi atestada pelos médicos, mas em nenhum deles houve a confirmação de morte cerebral.

As pessoas que viveram o fenómeno, geralmente relatam uma série de experiências comuns a elas, tais como:
> um sentimento de paz interior;
> a sensação de flutuar acima do seu corpo físico;
> a percepção da presença de pessoas à sua volta;
> visão de 360º;
> ampliação de vários sentidos;
> a sensação de viajar através de um túnel intensamente iluminado no fundo (efeito túnel).

Nesse espaço atemporal, a pessoa que vive a EQM, percebe a presença do que a maioria descreve como um "ser de luz", embora esta descrição possa variar conforme os arquétipos culturais, filosofia ou religião pessoal.

O portal entre estas duas dimensões é também descrito como "A fronteira entre a vida e a morte". Por vezes, alguns pacientes que tiveram esta experiência relatam que tiveram que decidir se queriam ou não regressar à vida física. Muitas vezes falam de um campo, uma porta, uma sebe ou um lago como uma espécie de barreira que, se atravessada, implicaria o não regresso ao seu corpo físico.


Citação de: IceBurn em 20 março, 2009, 02:45
O termo Experiência de Quase-Morte refere-se a um conjunto de sensações frequentemente associadas a situações de morte iminente, associadas a hipóxia cerebral, sendo que as mais divulgadas são o efeito túnel e a "experiência fora-do-corpo" (EFC ou OOBE, também denominada autoscopia). O termo foi lançado pelo Dr. Raymond Moody no seu livro escrito em 1975, "Vida Depois da Vida".

Apesar destas sensações serem frequentemente associadas a uma experiência mística, são explicadas cientificamente como uma resposta secundária fisiológica do cérebro à hipóxia. Na maioria dos casos a morte clínica do paciente foi atestada pelos médicos, mas em nenhum deles houve a confirmação de morte cerebral.

As pessoas que viveram o fenómeno, geralmente relatam uma série de experiências comuns a elas, tais como:
> um sentimento de paz interior;
> a sensação de flutuar acima do seu corpo físico;
> a percepção da presença de pessoas à sua volta;
> visão de 360º;
> ampliação de vários sentidos;
> a sensação de viajar através de um túnel intensamente iluminado no fundo (efeito túnel).

Nesse espaço atemporal, a pessoa que vive a EQM, percebe a presença do que a maioria descreve como um "ser de luz", embora esta descrição possa variar conforme os arquétipos culturais, filosofia ou religião pessoal.

O portal entre estas duas dimensões é também descrito como "A fronteira entre a vida e a morte". Por vezes, alguns pacientes que tiveram esta experiência relatam que tiveram que decidir se queriam ou não regressar à vida física. Muitas vezes falam de um campo, uma porta, uma sebe ou um lago como uma espécie de barreira que, se atravessada, implicaria o não regresso ao seu corpo físico.


Extraordinário, estas palavras me confortam muito, pois muito procurei, em muitos livros, e jamais tinha vista um resumo tão grandioso, "Mestre" está de parabens, resumiu tuda uma vida em poucas palavras, que DEUS veja você com bons olhos.

Concordo  ;)
Está um resumo muito mais completo e muito mais directo que muitas explicações e "testamentos" que circulam por aí  :)
Believe to see...

Suas palavras são simples e objetivas, parabens. Que "DEUS" continue a iluminar-te

#4
Obrigado Pedro Vaceli, mas se há coisa que não gosto é de ficar com os créditos de algo que não foi da minha autoria.

O texto foi retirado da Wikipédia, conforme está escrito no tópico (em baixo à direita).

Cumprimentos,
IceBurn

Citação de: IceBurn em 26 agosto, 2009, 19:38
Obrigado Pedro Vaceli, mas se há coisa que não gosto é de ficar com os créditos de algo que não foi da minha autoria.

O texto foi retirado da Wikipédia, conforme está escrito no tópico (em baixo à direita).

Cumprimentos,
IceBurn
Modesto tu - DEUS, escreve certo, as vezes por linhas tortuosas.

é um tema interessante e ainda um pouco estudado, apesar de ser uma coisa que tem a ver com todos nós, pois todos os seres vivos morrem (ou até ja morreram se tivermos em conta a hipotese de reencarnaçao) talvez porque se afaste das religioes tradicionais parece que é um fenomeno pouco conhecido entre nós.

A todos que gostam do tema "quase morte" aconselho o romençe "E depois... de Guillame Musso"

"Realmente não sabemos nada, porque a verdade está no fundo do Abismo" - Demócrito

Também li o livro que aqui refere, e dou-lhe os parabéns pela forma sucinta mas tão esclarecedora que faz da" Experiência Quase Morte". Lela

bem eu tambem acho q a experiencia quase morte é assim.
Eu aprendi a nadar muito tarde, já tinha uns 9 ou 10 anos (mas a minha mãe com as mariquices nunca me deixou tentar até então). Com uns 7 ou 8 anos, caí numa piscina e os meus pais estavam afastados e não deram por isso. Como é obvio eu estava em pânico, mas pelo facto de não ter oxigénio nos pulmões e não saber nadar, não conseguia chegar à superfície. Não tive noção de quanto tempo lá fiquei mas nunca me vou poder esquecer do que senti. De facto, eu já não tinha noção de que não respirava, aliás, eu parecia respirar, estava calmíssima, deixei de me debater para chegar à superfície e fui descendo até chegar ao fundo da piscina. O que mais me intriga é realmente o facto de não ter estado em sofrimento, como eu sempre imaginei que uma morte por afogamento fosse. Comecei depois a ouvir vozes, e na minha mente eu estava na sala de aula e a professora dizia "coitada...."

E a seguir só me lembro de ser puxada para cima por um senhor que tinha entrado na piscina e me tinha visto no fundo.

#10
eu já entrei em coma alcoólico... isso conta?

a ultima coisa que me lembroantes de me apagar foi como todo o meu campo de visão ficou vermelho vivo. como uma TV antiga a dar o berro. quando me lembrei fiz associação com o exterminador... muito estranha essa experiência. durante 1 segundo não vi mais nada que uma tela vermelha. e depois... apaguei

Citação de: josoco em 28 outubro, 2010, 13:31


Se for possível, gostaria que alguém explicasse o que é essa visão de 360º, como é isso?

Também essa ampliação de vários sentidos. Quais sentidos? Existe algum outro sentido que aparece depois da morte? Como é essa ampliação de sentido?

Muito obrigado.

Visão de 360º é a visão a toda a tua volta, não vês apenas num sentido mas tudo em teu redor.
Ampliação dos sentidos (5 sentidos: visão, audição, olfacto, tacto e paladar) é um aumento da sua percepção, isto é, ver, ouvir, cheirar, sentir e saborear mais intensamente, melhor.

Subscrevo inteiramente o que a Marlene diz!

Amanhã vou ser operado, vamos lá ver se acontece algo marado.

Já voltei!

Sangrei demasiado nos olhos na operação, parecia Nosso Senhor Jesus Cristo.